A OBRA DE RUTH ROCHA: TEMÁTICAS, ABORDAGENS E FORMAS DE DIZER

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Escola Municipal Professor Antonio Lopes Lins
PIBID UFF ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA COORD.: PROF.ª DRA. SIGRID GAVAZZI
Maria Clara Di Pierro Faculdade de Educação da USP
PARTICIPANTES DO GRUPO
Maria das Dores Soares Maziero
A LEITURA EM SUA RELAÇÃO COM A BIBLIOTECA: O QUE NOS APONTAM AS DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS ENTRE ? Renata Aliaga Orientador: Lilian Lopes.
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
O artigo científico Projeto Atualidades
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Organização Jornada Pedagógica de 17/04/2013 2º encontro
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
15/05/2007 – Ser Educador : Missão, ação e reflexão do Assistente Social: da Exclusão à Inclusão Ministrado por: Maria Cristina dos Santos para 53 participantes.
Pós-Graduação em Saúde
Técnicas da Comunicação Científica
RELATÓRIO PCC PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
Autores Lívia Maria de Pádua Ribeiro (UNI-BH)
Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior –PIBIC
PROJETO DESPERTAR O PRAZER PELA LEITURA
Dissertações e Teses-PROPAD
Referências Bibliográficas.
Cursos de Informática - UNATI UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade.
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 5 BIBLIOTECA PÚBLICA “BERNARDO.
A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE, O QUE A TV TEM COM ISSO?
“Práticas de Leitura e Escrita como constituição da memória”
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
Sophia de Mello breyner Andresen.
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2010
Redação de sínteses Rodney Caetano.
Características de um bom professor de biologia
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
Literatura Linhas de Pesquisa
Curso de Especialização em Educação a Distância
Reunião de Pais 2012.
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
Universidade Federal do Amapá
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
APRESENTAÇÃO BIODIREITO
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA: INFÂNCIA E EDUCAÇÃO (NEPIE)
Disciplina: Estágio Supervisionado I
As discussões desenvolvidas neste pôster têm em vista o eixo temático Currículo e prática pedagógica em espaços formais de educação. Dentro desse contexto,
Dobras da Leitura começou em abril de 2000, com 4 diferentes “dobras” de conteúdos: Eixo 3. Valorização da leitura e comunicação.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Ana Luiza Barbosa Maciel (Uergs) Roselei da Silva (Uergs)
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
Portfólio Jan/Fev Acad. Bolsista: Juliana Pedroso. Pedagogia
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
LABORATÓRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS
Trabalho nas regras ABNT
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ IV REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA XIII REUNIÃO DE ANTROPÓLOGOS NORTE E NORDESTE JUVENTUDE INDÍGENA: ETNOGRAFANDO A ORGANIZAÇÃO.
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
Como elaborar Memorial e
Laboratório de estudos Interdisciplinares das Representações discursivas do leitor brasileiro contemporâneo - LIRE Líder: Prof(a) Dr(a) Luzmara Curcino.
A ORGANIZACÃO E AS CONDICÕES DE TRABALHO DOCENTE NA PÓS-GRADUACÃO Fernando Henrique Protetti (autor) Profa. Dra. Aparecida Neri de Souza (orientadora)
Estrutura para trabalho acadêmico Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Psicóloga/Pesquisadora, Dr a. DOCENTE Psicologia Organizacional.
Editora EditAedi Quem somos A Editora Universitária da Assessoria de Educação a distância – AEDI da UFPA - Editora EditAedi é um órgão suplementar da AEDI.
Normatização ABNT.
Transcrição da apresentação:

A OBRA DE RUTH ROCHA: TEMÁTICAS, ABORDAGENS E FORMAS DE DIZER CLÁUDIA DE OLIVEIRA

Objetivos: Pretende-se analisar a obra da autora buscando respostas às seguintes questões: Quais são as temáticas mais constantes na produção desta autora? Como elas se apresentam nesta produção? Quais são as ênfases temáticas dadas ao longo do tempo de produção das obras? Como essas temáticas ganham novos sentidos, novas abordagens, novas formas de dizer nesses últimos 40 anos?

Justificativa: PRESENÇA DA AUTORA NAS ESCOLAS (Livros encontrados - em acervo constituído entre 2002 e 2010 com 1793 obras) AUTOR Nº DE TÍTULOS Nº DE EXEMPLARES RUTH ROCHA 109 120 ANA MARIA MACHADO 23 32 ZIRALDO 18 67 EVA FURNARI 13 SYLVIA ORTHOF 11 TATIANA BELINKY 10 14 RICARDO AZEVEDO 05 06

Procedimentos: Identificação, classificação e organização das obras, a contemplar data de publicação, categorização das temáticas, formas de abordagem dessas temáticas e demais classificações que se mostrarem pertinentes no decorrer do estudo. Seleção de algumas obras dentro do conjunto maior, interrogando os modos como elas se configuram de formas mais distintas ou mais repetitivas ao longo do tempo. Busca de indícios discursivos inscritos nas obras que possam sugerir representações da leitura como crítica e transformadora da realidade, como mais intimista ligada ao aprimoramento pessoal, como formadora de valores comportamentais adequados socialmente etc., numa construção mais ou menos literária, mais ou menos conservadora, didática ou ainda problematizadora.

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO TERMO PESQUISADO: LITERATURA INFANTIL FONTES: REGISTROS ENCONTRADOS: SBU SCIELO PROPOSIÇÕES EDUCAÇÃO E SOCIEDADE LEITURA: TEORIA E PRÁTICA LINHA MESTRA ALLE CAPES 4069 146 02 00 14 05 1043

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO REGISTROS RELEVANTES SBU: MAZIERO, Maria das Dores Soares (autor); FERREIRA, Norma Sandra de Almeida (orient.). Mitos gregos na literatura infantil: que Olimpo e esse?. 2006. 120p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. 30 anos de leitura para crianças e jovens: algumas leituras. Coautoria de Elizabeth D'Angelo Serra. Campinas, SP: Mercado de Letras : ALB, 1998. 112p. (Leituras no Brasil). COUTO, Karem da Costa (autor); FERREIRA, Norma Sandra de Almeida (coaut.). A serie "mico maneco" de Ana Maria Machado: um convite ao universo literario. Campinas, [SP: s.n.], 2005. 72f.

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO REGISTROS RELEVANTES PROPOSIÇÕES: Klein, Madalena. Literatura infantil e produção de sentidos sobre as diferenças: práticas discursivas nas histórias infantis e nos espaços escolares. Pro-Posições, Abr 2010, vol.21, no.1, p.179-195. ISSN 0103-7307

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO REGISTROS RELEVANTES LEITURA TEORIA E PRÁTICA: nº 36:   Leitura critica da literatura infantil (Maria do Rosário Longo Mortatti) Maluquinha: que professora é essa? (Maura Maria de Oliveira Bolfer e Rita de Cássia Rezende Maciel)

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO REGISTROS RELEVANTES ALLE: BOLFER, Maura Maria Morais de Oliveira (autor); FERREIRA, Norma Sandra de Almeida (orient.). Imagens / representações de professora na literatura infantil: um confronto entre a tradição e a inovação. 2003. 160p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. MAZIERO, Maria das Dores Soares (autor); FERREIRA, Norma Sandra de Almeida (orient.). Mitos gregos na literatura infantil: que Olimpo e esse?. 2006. 120p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. GIACOPINI, Carina Maria Momoli (autor); ALMEIDA, Norma Sandra de (orient.). A presença da literatura infantil na Revista "leitura : Teoria & Pratica". Campinas, SP: [s.n.], 2007. 70 f. ISBN. ASBAHR, Melissa Cristina Correa (autor) FERREIRA, Norma Sandra de Almeida (orient.). Produção Cultural para crianças: Livros de Auto-Ajuda. Trabalho de Iniciação Científica / Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Educação, UNICAMP, financiado pela FAPESP

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO TERMO PESQUISADO: RUTH ROCHA FONTES: REGISTROS ENCONTRADOS: SBU CAPES SITE DA AUTORA LIVRARIA CULTURA ESTANTE VIRTUAL 102 24 142 265 3857

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO REGISTROS RELEVANTES SBU (98 Obras da autora, 01 Livro, 02 Dissertações de Mestrado, 01 TCC) OLIVEIRA, Ieda de (autor). O contrato de comunicação da literatura infantil e juvenil: Análise de “O Reizinho Mandão, de Ruth Rocha... Rio de Janeiro: Lucerna, 2003. 154 p. CIPOLINI, Thais Otani (autor); GALZERANI, Maria Carolina Boverio (orient.). Tramas tramadas de um tapete: fios históricos nas produções literárias de Ruth Rocha. 2007. 162p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, 2007. MAZIERO, Maria das Dores Soares (autor); FERREIRA, Norma Sandra de Almeida (orient.). Mitos gregos na literatura infantil: que Olimpo e esse?. 2006. 120p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. CIPOLINI, Thais Otani (autor); GALZERANI, Maria Carolina Boverio (coaut.). A literatura infantil como documento histórico. Campinas, [SP: s.n.], 2003. 65f. TCC/UNICAMP C495L

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO REGISTROS RELEVANTES CAPES Isolda Paiva Carvalho. O ideário moral-pedagógico na literatura infantil de Ruth Rocha. 01/09/2005 1v. 169p. Doutorado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO   Jaraunice Rodrigues Cavalcanti. O leitor inscrito nos textos infantis. 01/04/2001 1v. 121p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - LINGÜÍSTICA Luciene Batista Aranha. Utilitarismo às avessas em obras infantis de Ruth Rocha.. 01/01/2004 1v. 124p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - LETRAS ANNE KAY EMERICH LENTZ MELLER. As concepções de infância em obras de Ruth Rocha. 01/12/2009 1v. 73p. Mestrado. UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - EDUCAÇÃO MARIA APARECIDA DE FATIMA MIGUEL. Ruth Rocha, página a página: bibliografia de e sobre a autora. 01/11/20061v. 197p. Mestrado. UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO/ASSIS - LETRAS

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO LIVRARIA CULTURA: 150 – Títulos de Literatura Infanto Juvenil em Português 70 – Reedições 11 – Obras de Tradução 11 – Títulos de Literatura Infanto juvenil em espanhol 02 – Títulos de Literatura Infanto Juvenil em Inglês 01 – Livro Biográfico 12 – Livros Didáticos 04 – CDs, álbum e audiolivro 04 – Box e coleção (sendo15 Obras com o nome da autora no título)  

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO ESTANTE VIRTUAL: 16 – Títulos de Literatura Infanto Juvenil em Português 08 – Obras de Tradução 04 – Títulos de Literatura Infanto juvenil em Espanhol 15 – Livros Didáticos e Paradidáticos 01 – Revista 01 – Obra de Crítica Literária sobre Lobato 10 – Coletâneas com a participação da autora

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO FONTES DIVERSAS (LIVROS SOBRE A AUTORA): SILVA, Vera Maria Tietzmann. Vendo a Vida com Humor: estudos sobre a vida de Ruth Rocha. Cânone Editorial, 2005. ROCHA, Ruth. O Escritor por ele mesmo. IMS, s/d. DANTAS, Adaulio. A Infância de Ruth Rocha, Callis, 2006. LAJOLO, Marisa. BASTOS, Dau. MORAES, Carlos. Ana e Ruth: 25 anos de Literatura. Salamandra, 2000. Catálogo Ruth Rocha. 25 Anos de Muita História para Contar. AMS, 2004.