Capítulo 02 Cristãos Solitários

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Departamento dos Ministérios da Criança da Divisão Sul-Americana
Advertisements

A visão do vale de ossos secos. Ezequiel 37: 1-4.
Capítulo 03 O Veneno que Causou a Reforma
Passos para a IMPLANTAÇÃO dos Pequenos Grupos. Passos para a IMPLANTAÇÃO dos Pequenos Grupos.
Seminário de Pequenos Grupos
3ª Aula INTERESSADOS Interessados - Quem São Eles - Como Conseguir.
Capítulo 04 Modelo da Igreja Perseguida
Os Pequenos Grupos para o Tempo do Fim
Técnicas de Conservação
Vamos estudar o modelo ideal de igreja para os dias atuais e quais os métodos que ela deve usar.
“Eu não faço parte do grupo”; “Eu não me encaixo”;
IGREJA MULTIPLICADORA
Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba Ministério de Células
MINISTÉRIO DA CONSERVAÇÃO
É uma Classe de Estudos da Bíblia para instruir as pessoas nas doutrinas e prepará-las para o batismo.   “Muitas pessoas há que querem saber o que fazer.
Joani Alves Ferreira Júnior
O QUE É UMA IGREJA EM CÉLULAS?
Em busca da ovelha perdida. Jo
I. Teologia do Discipulado e a Manifestação dos Dons Espirituais.
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
Compreender que cada adulto é um mentor que tem o privilégio de instruir as crianças nos caminhos do Senhor. O terno cuidado de Jesus.
MINISTÉRIO IGREJA EM CÉLULAS O QUE É UMA CÉLULA?
A Escola Sabatina e os Pequenos Grupos..
A casa de Deus é uma instituição sem fronteiras, formada por homens e mulheres, unidos pela Palavra, motivados por uma esperança, incumbidos de um.
42) E uniram-se aos outros crentes na freqüência regular às reuniões de ensino dos apóstolos, de Comunhão, e nas reuniões de oração 43) Em todos eles havia.
“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine”. 1 Co 13:1.
É a base para o ministério Jovem Pequenos Grupos Relacionais? “A formação de pequenos grupos, como uma base de esforço cristão, é um plano que tem.
Como Conservar os Novos Membros
Reunião de Ministros em Outubro de 2008
A RAZÃO DA NOSSA IGREJA.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
A formação integral do cristão
IGREJABATISTABRASILERIA
Bem-vindos.
CAPÍTULO 9 MOBILIZE SUA IGREJA.
A IGREJA MUNDIAL AVANÇA MAS O QUE DIZER DE NOSSA IGREJA LOCAL? QUÃO SAUDÁVEIS SÃO NOSSAS IGREJAS QUAL O NÍVEL DE COMPROMETIMENTO DE NOSSOS MEMBROS?
RM 13:11 E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando.
REVISTA PEQUENOS GRUPOS.
CONDUZINDO PESSOAS A CRISTO
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO II.
Escola Sabatina/Ministério Pessoal
EVANGELISMO PÚBLICO.
DUPLAS MISSIONÁRIAS GUIA DE CAPACITAÇÃO.
CAPÍTULO 1 DUPLAS MISSIONÁRIAS.
POR QUE EU DEVO CONGREGAR?
REVISTA PEQUENOS GRUPOS.
11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO. 11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO.
O que é o Ministério do Evangelismo O Ministério do Evangelismo envolve o trabalho da mulher no lar, na igreja e na comunidade, trabalhando para.
GANHANDO ALMAS COM CLASSES BÍBLICAS.
COMO CONSEGUIR INTERESSADOS
Pequenos Grupos e Duplas
5. Uma comunidade discipuladora
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
Na igreja primitiva... Todos os membros leigos participavam do cuidado pastoral e do evangelismo. Os pastores eram os apóstolos e evangelistas, que iam.
Razões dos Pequenos Grupos
A Igreja Adventista do Sétimo Dia cresceu a partir do movimento Milerita de 1840, que atraiu pessoas de várias denominações tradicionais. Muitos vieram.
O Movimento Estudantil Alfa e Ômega é um ministério internacional e interdenominacional, formado por estudantes universitários cristãos evangélicos comprometidos.
Recebendo a chuva serôdia... SENDO MORDOMO FIEL.
Onde os membros encontrarão um ambiente propício para desenvolver seus dons, experimentar o sacerdócio de todos os crentes e o poder do Espírito Santo.
60% a 70% das pessoas que se unem à igreja, o fazem devido à influência de amigos ou parentes.
"Ide portanto, fazei discípulos... Ensinando-os a guardar todas as coisas..." Mateus 28:19, 20.
REVELAÇÃO DA EDIFICAÇÃO
EVANGELIZANDO A 1000 CONDIÇÕES ATUAIS QUE FACILITAM A EVANGELIZAÇÃO DA SOCIEDADE.
Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Paulistana 2010
TLC - Treinamento de Líderes de Células
1. INTRODUÇÃO O PODER DOS GRUPOS PEQUENOS O PODER DOS GRUPOS PEQUENOS.
O Pequeno Grupo é um organismo vivo; e como tal, precisa reproduzir-se ou multiplicar-se para dar sentido à existência.
Transcrição da apresentação:

Capítulo 02 Cristãos Solitários PEQUENOS GRUPOS Capítulo 02 Cristãos Solitários

É tempo de mudarmos algumas maneiras de realizar o trabalho da igreja. Nem tudo precisa ser alterado, muitas coisas estão funcionando bem. O Espírito de Deus está atuando no mundo e milhares de pessoas estão aceitando a Jesus. Vamos analisar o que está funcionando bem e quais são alguns problemas que enfrentamos.

O que está funcionando bem? O projeto de Missão Global. Milhares de leigos como pioneiros de missão global tem implantando igrejas em novos lugares ao redor do mundo. A igreja tem usado vários métodos de evangelismo com sucesso: Visitação, Estudos bíblicos, Pequenos grupos nos lares, Evangelismo Público, Programas de rádio e tv, Evangelismo pela literatura, Classes Bíblicas, Unidades de ação da Escola Sabatina, Programas de alfabetização de adultos, Seminários de saúde, Escolas Cristãs de Férias e outros.

Quais são alguns problemas que a igreja está enfrentando? Mesmo com o grande crescimento que temos alcançado, ainda enfrentamos alguns problemas: Aproximadamente 20% dos membros estão envolvidos no trabalho e 80% são inativos. A população mundial tem crescido rapidamente e há milhões de pessoas que nunca ouviram falar de Jesus. A seara é grande e poucos são os ceifeiros. Lucas 10:2. Há milhares de cidades e municípios sem a presença adventista. As igrejas adventistas estabelecidas há muitos anos tem um crescimento muito pequeno. Em muitas destas igrejas a prioridade são uma variedade de programas e o evangelismo fica em segundo plano. Alguns membros consideram o pastor o único responsável por atender as necessidades dos membros: Visitar, dar estudos bíblicos e resolver todos os problemas da igreja. A apostasia chega a quase 40% dos membros batizados a cada ano. Alguns deixam de freqüentar a igreja por semanas e as vezes até um ano, sem serem notados. Há falta de relacionamento e amizade para integrar os novos conversos na comunidade da igreja. Estudos revelam que um novo membro deve fazer no mínimo sete amigos na igreja no primeiro ano de freqüência, ou então provavelmente abandonará a fé. Os membros estão envolvidos com seus trabalhos e tarefas e muito ocupados para fazer qualquer coisa além de ficar em casa. A sociedade moderna está criando uma situação para que as pessoas fiquem em casa. Eles raramente tem tempo para uma reunião de oração ou para um pequeno grupo. Alguns membros se escondem na falta de dons espirituais como uma desculpa para não testemunhar. O plano de Deus é que cada cristão sinta-se responsável por testemunhar àqueles com quem entra em contato. A igreja tem dificuldade de ir além dos seus muros para se tornar uma comunidade de amor. Quase todas as programações são realizadas dentro do templo.

Temos um grande trabalho a realizar para cumprir a missão dada por Cristo. Nosso desafio é estabelecer métodos que envolvam a maior parte dos membros para alcançar as pessoas da sociedade atual. A maioria dos membros da igreja gostaria de se envolver ativamente no testemunho.

Então, por que a maioria não está participando? Porque alguns métodos não envolvem a maioria dos membros, em vez de participantes eles são apenas espectadores. Estamos formando membros em vez de formar discípulos. As pessoas aceitam a Cristo mas não são treinadas para fazer novos discípulos.

Como podemos ter uma igreja viva e atuante? A Bíblia e o Espírito de Profecia orientam que uma igreja viva é aquela que produz discípulos dedicados totalmente a Jesus Cristo, e que se envolvem em evangelismo desde o começo de sua vida cristã. Da mesma maneira que o corpo humano é formado por muitas células, as quais formam os vários órgãos do corpo, a igreja também é formada de muitos membros unidos uns com os outros que são considerados o corpo de Cristo.

O que é necessário para o “corpo de Cristo” ser saudável? A igreja como “corpo” deve ter células: Ministério individual e pequenos grupos. E ter o “corpo” inteiro - grande grupo. Séries de evangelismo, Serviços de adoração, Semanas de colheita, etc... Pequenos grupos e o grande grupo devem funcionar juntos numa perfeita integração.

Qual deve ser a prioridade da Igreja? Um princípio chave que não podemos esquecer é que a vida do corpo está na célula, o mesmo ocorre na igreja. Nossa prioridade deve ser o ministério individual, e não as estruturas, programas e serviços da igreja. Por este motivo é tempo de capacitar os leigos para o ministério e é tempo de rever e se necessário redefinir a função do pastor como capacitador e treinador.

Um exemplo real Numa grande cidade, depois de um treinamento para leigos, ficou decidido implantar duas igrejas de 70 membros à partir de uma igreja maior de 350 membros. Dois jovens pastores foram designados para preparar os membros para o ministério nessas novas igrejas.

Um deles decidiu usar os métodos que havia aprendido na classe de treinamento. Dividiu os 70 membros em 12 pequenos grupos e realizou com eles um treinamento antes de iniciar o trabalho. Os membros se reuniam aos sábados nas unidades da Escola Sabatina e durante a semana nos lares dos membros, e convidavam amigos e familiares a freqüentarem os pequeno grupos. Como resultado deste plano, em 10 meses 49 pessoas foram batizadas, e o número de membros da igreja subiu de 70 para 119. Os novos conversos imediatamente foram envolvidos no ministério dos pequenos grupos e se tornaram discípulos.

O outro pastor seguiu um modelo tradicional de ministério. Ele visitou os membros fielmente, ele pregou sermões excelentes, não organizou a escola sabatina em unidades de ação, não houve pequenos grupos nos lares, e também não houve batismos, ao contrário houve uma perda de 40 membros.

A diferença entre as duas igrejas estava: No treinamento e discipulado dos membros. No apoio dado ao trabalho do pastor. Na formação de pequenos grupos. Deus está nos chamando para fazer este tipo de serviço, treinando e discipulando os membros e organizando grupos de trabalho.

Deus sempre chama Seu povo primeiro “Vinde a Mim” para os encher do Espírito. Após isso, então, Ele diz: “Ide!” Não devemos inverter a ordem das coisas. Não podemos ir e depois vir, ou estaremos ministrando com nossas próprias forças, e nos tornaremos desencorajados e veremos resultados medíocres. Devemos sempre vir primeiro aos pés de Jesus – como Ele havia dito aos Seus discípulos para esperarem pelo Espírito Santo no Pentecostes. E só então estaremos prontos para ministrar àqueles que precisam de Jesus, obedecendo o “IDE”. Este é o plano divino.

A igreja está fazendo muita coisa certa, graças a Deus por isso, mas há áreas que podemos melhorar!

Segundo a descrição de Ellen White o que acontecerá quando a chuva serôdia for derramada? “Em visões da noite, cenas de um grande movimento reformatório entre o povo de Deus passaram diante de mim. Muitos louvavam a Deus. Os doentes eram curados, e outros milagres eram efetuados. Um espírito de intercessão foi visto, da mesma maneira que se manifestou antes do grande Dia do Pentecostes.

Centenas e milhares foram vistos visitando famílias e abrindo diante deles a palavra de Deus. Corações foram convertidos pelo poder do Espírito Santo, e um espírito de conversão genuína foi manifesto.

Por toda parte, portas foram abertas para a proclamação da verdade. O mundo parecia estar iluminado com a influência celestial. Grandes bênçãos foram recebidas pelo verdadeiro e humilde povo de Deus.” Testemunhos para a Igreja, Vol. 9, 126.