SINTOMAS E EFEITOS DO CALOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Riscos Ambientais Riscos físicos:
Advertisements

Queda do nível de glicose circulante no sangue. menor que 50 mg/dl
Monitoria de Bioquímica e Laboratório Clínico
SINTOMAS E EFEITOS DO CALOR
CALOR.
TIREÓIDE É controlada pelo hormônio tireoestimulante (TSH) da adenohipófise Origina-se de uma envaginação do assoalho da faringe Situada na face anterior.
Excessos Alimentares.
Calor e Frio Norma Espanhola.
VERMES PLATELMINTOS E NEMATÓDEOS – UT 12
Higiene e Segurança no Trabalho
Diabetes.
Baço-pâncreas Deficiência do chi do baço – ocorre por def. de energia, de sangue,desarmonias de líquido orgânico e fraqueza do sistema digestivo – esta.
Fígado - gan Depressão do chi do fígado; Sangue do fígado deficiente
Professor Cristofer A. Masetti
HALOTERAPIA NO ESPORTE
CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE NANDA
PREVENÇÃO CONTRA DISTÚRBIOS TÉRMICOS E
Cloretos Carolina Maximo Maldonado
Diabetes.
O que é a doença renal crónica?
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
Calor.
INSOLAÇÃO E INTERMAÇÃO
Exposição Ocupacional ao Calor
Ligações perigosas: associações e maus hábitos prejudicam a saúde
CHOQUE Choque é a situação de falência do sistema cardiocirculatório em manter a distribuição de sangue oxigenado para os tecidos. Tratar-se de uma condição.
DIABETES MELITO 1. Conceito 2. Curiosidades
HIPERTERMIA.
PROBLEMAS RELACIONADOS AO CLIMA
Déficit de volume plasmático
Desmaios os síncopes.
Procedimentos a serem tomados com a vítima de desmaio:
Atividade Física x Stresse : o matador silencioso
QUEIMADURAS Aulas P.S. 3° col. Turismo.
Curso “Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde”
HIPERTENSÃO.
DIABETES Projecto "Educar para a Saúde".
PRESSÃO ARTERIAL Automático.
Quais são as funções do rim?
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
TERMORREGULAÇÃO E EXERCÍCIO
As grandes escaladas e a altitude
Infarto Agudo do Miocárdio
Guilherme Zanini, Jordana Wendling e Leonardo Staggemeier
A Ressaca Trabalho realizado por: Duarte Cátia João almeida Soneca.
ÍNDICE Diabetes Sintomas Tipos de diabetes Prevenção Tratamento
TEMPERATURAS EXTREMAS
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
Doenças Cardiovasculares
Primeiros Socorros – Desmaio
Diabetes - A criança na Escola -
RISCOS DE EXPOSIÇÃO AOS AGENTES FÍSICOS Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança FRIO.
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
SINCOPES EnfºDocente: Marcos Melo
SEGUNDO SUAS PRÓPRIAS QUEIXAS
Exercícios físicos e saúde mental (03/08)
IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA TÉRMICO
RISCOS DE EXPOSIÇÃO AOS AGENTES FÍSICOS Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança TEMPERATURAS EXTREMAS.
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia
FISIOLOGIA HUMANA.
Distúrbios do Equilíbrio Ácido-Base
Prevenção e Manejo das Complicações Agudas
Aspectos fisiológicos, indicadores e estratégias de hidratação
Componente Curricular: Educação Física Hidratação Professor Irapuan Medeiros de Lucena.
Distúrbios Hidroeletrolíticos
EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência
Avaliação do Equilíbrio hidroeletrolítico. Avaliação Importante para o controle de qualquer paciente gravemente doente Importante para o controle de qualquer.
HIPERGLICEMIA E HIPOGLICEMIA
TEMPERATURAS EXTREMAS
Transcrição da apresentação:

SINTOMAS E EFEITOS DO CALOR José Possebon abril de 2004

SINTOMAS E EFEITOS DO CALOR * 1) GOLPE DE CALOR(Hipertermia) * 2) SÍNCOPE PELO CALOR(Exaustão) * 3) PROSTRAÇÃO TÉRMICA * 4) CÃIBRAS DE CALOR * 5) ENF.DAS GLAND. SUDORÍPARAS * 6) EDEMA PELO CALOR * 7) OUTROS EFEITOS

1) GOLPE DE CALOR Quando o sistema termorregulador é afetado pela sobrecarga térmica, a temperatura interna aumenta continuamente, produzindo alteração da função cerebral, com perturbação do mecanismo de dissipação do calor, cessando a sudorese.

1) GOLPE DE CALOR Como os danos às células nervosas são irreversíveis, é importante que os outros trabalhadores reconheçam imediatamente os sinais e sintomas do golpe de calor, para que o tratamento seja feito imediatamente.

1) GOLPE DE CALOR SINTOMAS: colapsos, convulsões, delírios, alucinações e coma, sem aviso prévio, sendo parecido com convulsões epilépticas.

1) GOLPE DE CALOR OCORRÊNCIA: Em tarefas físicas pesadas, em condições de calor extremo, quando não há a aclimatização e quando existem certas enfermidades como o diabetes mellitus, enfermidades cardiovasculares e cutânea ou obesidade.

2) SÍNCOPE PELO CALOR (EXAUSTÃO PELO CALOR) A vasodilatação periférica reduz o fluxo de sangue nos órgãos internos, podendo ocorrer deficiência de oxigênio, agravando particularmente o cérebro e o coração. Essa situação pode ser agravada no caso de esforço físico intenso.

3)PROSTRAÇÃO TÉRMICA PROSTRAÇÃO TÉRMICA POR DESIDRATAÇÃO A desidratação ocorre quando a quantidade de água ingerida é insuficiente para compensar a perda pela urina, sudação ou pelo ar exalado.

3)PROSTRAÇÃO TÉRMICA PROSTRAÇÃO TÉRMICA POR DESIDRATAÇÃO Com a perda de 5 a 8% do peso corpóreo, ocorre a diminuição da eficiência do trabalho, sinais de desconforto, sede, irritabilidade e sonolência, além de pulso acelerado e temperatura elevada.

3)PROSTRAÇÃO TÉRMICA PELO DESCRÉSCIMO DO TEOR SALINO. CAUSA: Quantidade de sal ingerido menor que as perdas por evaporação. As pessoas mais susceptíveis são as não aclimatizadas.

3)PROSTRAÇÃO TÉRMICA SINTOMAS: fadiga, tonturas, falta de apetite, náuseas, vômitos e cãibras musculares. As dores de cabeça, a constipação e a diarréia são bastante comuns, podendo ocorrer até a síncope pelo calor.

4) CÃIBRAS DE CALOR CAUSAS: perda de cloreto de sódio por sudorese intensa SINTOMAS: dores agudas nos músculos, em particular os abdominais, coxas e aqueles sobre os quais a demanda física foi intensa.

4) CÃIBRAS DE CALOR TRATAMENTO: descanso em local fresco, com a reposição salina através de soro fisiológico(solução a 1%). Deverá haver acompanhamento médico afim de evitar possível hipertensão.

5) ENF. GLAND.SUDORIP. A exposição ao calor por um período prolongado e particularmente em clima muito úmido pode produzir alterações das glândulas sudoríparas que deixam de produzir o suor agravando o sistema de trocas térmicas, podendo levar os trabalhadores á intolerância ao calor.

5) ENF. GLAND.SUDORIP. Esses trabalhadores deverão receber tratamento dermatológico e em alguns casos devem ser transferidos para tarefas onde não haja a necessidade de sudorese para a manutenção do equilíbrio térmico.

6) EDEMA PELO CALOR Consiste no inchaço das extremidades, em particular os pés e tornozelos. Ocorre comumente em pessoas não aclimatizadas, sendo muito importante a manutenção do equilíbrio hídrico-salino.

7) OUTROS EFEITOS Aumento da susceptibilidade a outras doenças (maior susceptibilidade às dermatoses e potencialização dos efeitos pela presença de outros agentes)

7) OUTROS EFEITOS Diminuição do rendimento pela sobrecarga do sistema cardiovascular redução na atividade cerebral e redução do tempo de reação.

7) OUTROS EFEITOS Catarata(exposição à radiação infravermelha provoca a degeneração do cristalino do olho, muito comum em pessoas idosas)

7) OUTROS EFEITOS Efeitos nos órgãos solicitados pela sobrecarga térmica(Cardiovascular, Respiratório e Glândulas internas)