Paradigma do carro Maior velocidade Maior eficiência Maior segurança

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESAFIOS DE MOBILIDADE PROPOSTAS DE MÉDIO E LONGO PRAZO
Advertisements

MEIO AMBIENTE E URBANISMO
Introdução a Eng.ª de Tráfego
TRANSPORTE URBANO NO BRASIL
DESAFIOS DE MOBILIDADE PROPOSTAS EMERGENCIAIS
Transporte Público Urbano
Segurança e Eng.ª de Tráfego Finalidades e aprendizado
Os cidadãos e o trânsito
Professor : Rui Francisco M. Marçal Aluno : Erivelto Tschoeke – PPGEP-PM / 2009.
Conferência das Cidades Mato Grosso
Eduardo A. Vasconcellos
MOBILIDADE URBANA E TRANSPORTE PÚBLICO
atual da Estação Cidade Universitária não é a mais adequada. Deste
Transposição Praça do Relógio
ESTATÍSTICAS DE MORTES EM ACIDENTES DE TRÂNSITO
TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA.
A crise De 1998 a 2005, houve queda nas capitais brasileiras da quantidade de passageiros transportados nos Sistemas de Transporte Público de Passageiros.
Transporte Público Urbano
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
SISTEMAS DE MOBILIDADE INTELIGENTE
Radar Social Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
SIMBRACS 2013 Otávio Cunha Presidente Executivo
ACESSIBILIDADE DE UM TERRITÓRIO CONCEITOS E INDICADORES
ACESSIBILIDADE DE UM TERRITÓRIO CONCEITOS E INDICADORES
A Bacia do Itacorubi.
Veículos e Sustentabilidade Ambiental
Indicadores do Mercado
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006.
III CISEV Congresso Iberoamericano de Seguridad Vial Seguridad vial para los motociclistas en São Paulo - Brasil Heloisa Helena de Mello Martins Junio.
Planejamento da Mobilidade Urbana para Cidades Sustentáveis
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA Faculdade de Tecnologia de Jundiaí TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA E TRANSPORTES – GISELLE ROSATTI KRUMMRICH.
INFRAESTRUTURA CICLOVIÁRIA DE CURITIBA
AS ÁREAS RESIDENCIAIS em espaço urbano
Reestruturação da mobilidade urbana: pela democratização da circulação em Vila Velha André Tomoyuki Abe ASEVILA–Associação dos Empresários de Vila.
TRANSPORTES E SISTEMAS VIÁRIOS URBANOS Populações Urbana e Rural Brasil / milhões de habitantes % _______________________________________________________________________________________________________________________________.
MOBILIDADE URBANA JÁ. MOBILIDADE URBANA JÁ Responsabilidade e direito de todos nós Mudança cultural Conscientização Participação social Ação Planejamento.
Ativ.urban.
Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Qual cidade construímos ? Quais políticas adotamos ? Quais foram os resultados ?
Direito á cidade e as lutas urbanas
A problemática do transporte: um dos principais inibidores geográficos de São Paulo; A problemática do transporte: um dos principais inibidores geográficos.
ITANHAÉM Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Itanhaém.
Medidas para a Melhoria do Trânsito em São Paulo
TRANSPORTE URBANO NO BRASIL AULA 1
Planejamento Urbano e Mobilidade Urbana
Poluição sonora em centros urbanos
Estimativa de Emissão de GEE do Setor de Transporte Rodoviário.
A Educação como Elemento Chave numa Estratégia de Mobilidade Urbana Tiago Farias Conferência Mobilidade Eléctrica Torres Vedras, 29 de Abril de 2011 Tiago.
Ciclomobilidade: os caminhos legais
Sistema Viário.
TRANSPORTES E SISTEMAS VIÁRIOS URBANOS Populações Urbana e Rural Brasil / milhões de habitantes % _______________________________________________________________________________________________________________________________.
Circulação Urbana Luiz Paulo Cavalca Mariana Heimy Kano
História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades
PESQUISA OD NA RMSP PESQUISA OD 2007 MOBILIZADOS CERCA DE 370 PESQUISADORES, DE AGOSTO A NOVEMBRO DE 2007(COMPLEMENTAÇÃO DE.
V ISÃO G ERAL DA I NTERCONECTIVIDADE DO D IA DA A ÇÃO S OCIAL E Q UESTÕES - CHAVE PARA O D ESENVOLVIMENTO DO C ONTEÚDO.
A Política de Mobilidade Urbana no desenvolvimento das cidades
Transporte Urbano nos Países em Desenvolvimento
MODAIS ALTERNATIVOS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
Que cidade nós queremos? O governo do estado de São Paulo, em convênio com a prefeitura, acaba de iniciar a construção de 7 novas pistas na Marginal do.
A Importância do Transporte Urbano
Programa Cidades Sustentáveis Foto: Por gelinh. Flickr Creative Commons.
Gestão e Transporte de Passageiros (GTPA)
Paradigma do carro Maior velocidade Maior eficiência Maior segurança Importância econômica Cidade como passagem e ponto de chegada.
Bicicleta e mobilidade Conhecendo os dados
Mobilidade Urbana.
PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE VOLTA REDONDA
Projeto de Lei nº 396/15 (PDDU) Capítulo V – Da Mobilidade Urbana.
Sou + De Bicicleta. Sou + De Bicicleta Plano de Governo de Fernando Haddad 13 Prefeito Propostas para a Bicicleta como fator de Mobilidade Urbana.
Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal Audiências Públicas Investimento e Gestão: Desatando o Nó Logístico do Pais 2º Ciclo Financiamento.
Comitê de Acompanhamento das Obras de Infra-Estrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Transcrição da apresentação:

Paradigma do carro Maior velocidade Maior eficiência Maior segurança Importância econômica Cidade como passagem e ponto de chegada

Paradigma da bicicleta Velocidade humanizada Eficiência do corpo Economia de recursos Circulação livre, velocidade constante. Cidade como espaço de convivência e encontro

Indicadores Comparativos (PlanMob, Ministério das Cidades) Modo Índices por passageiro - km Anergia (1) Poluição (2) Custo Total (3) Área de Via ônibus 1,0 moto 1,9 14,0 3,9 Automóvel 4,5 6,4 8,0 bicicleta 0,1 1,1 1 Base calculada em gramas equivalentes de petróleo (diesel e gasolina). 2 Monóxido de carbono (CO), Hidrocarbonetos (HC), Óxidos de Nitrogênio (NOx) e Material Particulado (MP). 3 Custos totais (fixos e variáveis). Fonte: “Panorama da Mobilidade no Brasil, ANTP, 2006” e SeMob.

Mobilidade urbana Energia: São consumidas 10,7 milhões de TED (Tonelada Equivalente de Petróleo) por ano na realização da mobilidade urbana, sendo 75% no transporte individual e 25% no transporte coletivo Acidentes: O custo dos acidentes representa um total de 4,9 bilhões de reais por ano, correspondendo um valor médio de R$ 45,89 por habitante. Emissão de Poluentes: A poluição produzida pelo transporte individual custa à sociedade o dobro da produzida pelo transporte público.

1 carro = 1,5 toneladas = 1 a 2 pessoas 1 bicicleta = 70 Kg = 1 pessoa

Cidade de São Paulo Até 1940: concentração e heterogeneidade. Plano de Avenidas (Prestes Maia), Higienópolis, Avenida Consolação, etc. A partir de 1940: dispersão, divisão por classes (ônibus para classe trabalhadora e automóvel para classe média e elites), aquisição da casa própria, urbanização da periferia. Depois dos anos 60: classe média vai para apartamentos, verticalização da cidade, grande crescimento, relação centro-periferia. A partir dos anos 90: descentralização da classe média e alta, condomínios, muros e aparatos de segurança, valorização da tranquilidade e de áreas verdes, melhoria e empobrecimento da periferia, violência, privatização do espaço público.

Los Angeles Maior malha viária do mundo e estrutura urbana baseada em modelo modernista: rua como passagem, segmentação espacial, áreas ocupadas intercaladas a parques, fluxo rápido de trânsito, espaços planejados.

OD do Metrô 2012 Taxa de motorização passou de 184 para 212 automóveis particulares por 1.000 habitantes. Deste total, 29,7 mi são viagens realizadas por modo motorizado e 14,0 mi por modo não motorizado. As viagens por modo motorizado cresceram 18% e as viagens por modo não motorizado cresceram 8% A divisão modal entre modos coletivo e individual permaneceu praticamente a mesma, 54% e 46%

Uso de bicicletas Viagens de "bike" por dia: 2007: 310.000 2012: 333.000 (+7%) USOS DA BICICLETA NA CAPITAL (2012) Assuntos pessoais: 9,1% Ir à escola: 14,7% Ir ao trabalho: 66% Lazer: 7% Fazer compras: 3% Procurar emprego: 0,1% Ir ao médico: 0,1% Fonte: OD Metrô 2007

Rede Nossa São Paulo/Ibope O tempo médio gasto no trânsito pelo paulistano é de 2 horas e 45 minutos. Média supera em 31 minutos o resultado da pesquisa de 2013. 90% são favoráveis à ampliação das faixas exclusivas de ônibus;

Rede Nossa São Paulo/Ibope 52% acham que estão menos respeitadas como pedestres. Em 2013, eram 41%; 88% são a favor da construção e ampliação de ciclovias. Em 2013, eram 86% 41% são favoráveis à implementação do passe livre para todos os usuários do transporte público em São Paulo;

Rede Nossa São Paulo/Ibope 71% dos entrevistados deixariam de usar o carro caso houvesse uma boa alternativa de transporte; 26% apontam a diminuição do tempo de espera dos ônibus como ponto favorável para deixar o uso do automóvel; 26% indicam a construção de ciclovias como fator favorável para trocar o carro pela bicicleta; 26% dizem que se houver mais segurança no uso de bicicletas deixaria o carro.

Mobilidade urbana “Devem ser destacados os efeitos negativos do atual modelo de mobilidade, como a poluição sonora e atmosférica; o elevado número de acidentes e suas vítimas, bem como seus impactos na ocupação do solo urbano.” “A mobilidade urbana é um atributo das cidades e se refere à facilidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano. Tais deslocamentos são feitos através de veículos, vias e toda a infra-estrutura (vias, calçadas, etc.)” (Ministério das Cidades, 2004c, p. 13)

Mobilidade urbana Diminuir a necessidade de viagens motorizadas, posicionando melhor os equipamentos sociais, descentralizando os serviços públicos, ocupando os vazios urbanos, favorecendo a multi-centralidade, como formas de aproximar as oportunidades de trabalho e a oferta de serviços dos locais de moradia. Repensar a circulação de veículos, priorizando os meios não motorizados e de transporte coletivo nos planos e projetos.

Mobilidade urbana Desenvolver os meios não motorizados de transporte, passando a valorizar a bicicleta como um meio de transporte importante. Reconhecer a importância dos pedestres, valorizando o caminhar como um modo para a realização de viagens curtas e incorporando definitivamente a calçada como parte da via pública, com tratamento específico. Reduzir os impactos ambientais da mobilidade urbana, uma vez que toda viagem motorizada que usa combustível, produz poluição sonora, atmosférica e resíduos.

Mobilidade urbana Propiciar mobilidade às pessoas com deficiência e restrição de mobilidade, permitindo o acesso dessas pessoas à cidade e aos serviços urbanos Priorizar o transporte público coletivo no sistema viário, bem como desestimular o uso do transporte individual. Promover a integração dos diversos modos de transporte.

Missão da Ciclocidade Contribuir para a construção de uma cidade mais sustentável, baseada na igualdade de acesso a direitos, promovendo a mobilidade e o uso da bicicleta como instrumento de transformação.

Infra estrutura para bicicletas Intermodalidade = integração com transporte público Ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas Bicicletários Bicicletas públicas por aluguel / empréstimo Outras facilidades

Ações coletivas