Submersa na obscuridade do Universo a Terra é simplesmente encantadora…

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
São Tomé e Príncipe, 03 e 06 de dezembro de 2012
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
Papel do Fóruns – conquistas e limitações
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
Fundação Roberto Marinho
CONSTRUINDO DIRETRIZES DA POLITICA E DO PLANO DECENAL.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Participação de Crianças e Adolescentes em processos de incidência em políticas públicas Ação Educativa, 27 de abril de 2011 Experiência das Conferências.
Quem são vocês, os Interlocutores de EA????
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
PNEDH e compromisso do Estado
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Rio + 20 Apresentação Inicial Trabalhos/Participação do Prof. M. P. Côrtes na Rio +20.
A Escola e as Mudanças Sociais
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de
PASSO A PASSO PARA FAZER A CONFERÊNCIA NA ESCOLA*
PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL SOBRE O USO E A PRESERVAÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO PARAÍBA DO SUL EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ CCH / LEEA / SEUR.
Cursos de Formação Continuada da DPEDHUC/SECADI
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
PROGRAMA VAMOS CUIDAR DO BRASIL Promoção dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente. Parceria com os estados e o Distrito Federal.
Profa. Daniela Rocha Teixeira Riondet Costa
Bolsista: MARCOS VINICIUS DA SILVA GOULART
Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
Cidadania Indicadores da.
QUESTÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE PALESTRANTE:NILMA PAES BARRETO aLVES.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Mês da Mobilização da Juventude pelo Meio Ambiente Guia de Participação.
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Luciene Burlandy Universidade Federal Fluminense 2006 Forum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional.
III CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.
Giselly Rodrigues das Neves S. Gomes
Programa Primeiro Emprego
Histórico do FBES Sebastiana Almire de Jesus – FEES-MS
1º Encontro Preparatório IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo
Dia Global do Voluntariado Jovem 27, 28 e 29 Abril 2007.
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
INSÍGNIA MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
Educando-nos para pensar e agir em
Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO:
III CONFERÊNCIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE DO PARANÁ.
Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Programa Juventude e Meio Ambiente São Cristóvão, 10 de março de 2010.
III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente mudanças ambientais globais Relatório Final.
Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Tudo começou com a motivação da sociedade civil pressionando o ex-presidente.
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
O DIA MUNDIAL DA ÁGUA é comemorado no dia 22 de março. Nesse dia, as escolas estaduais, municipais e diversas outras instituições estarão realizando uma.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
Objetivos O Programa de Redução da Violência Letal tem como objetivos: mobilizar e articular a sociedade em torno do tema dos homicídios construir mecanismos.
PDDE SUSTENTÁVEL O Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE) Escolas Sustentáveis prevê recursos a serem empregados:   •para a melhoria da qualidade.
ICLEI 2012 CONGRESSO MUNDIAL2012 ICLEI é a sigla de “International Council for Local Environmental Initiatives”, associação democrática e internacional.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes/SNPDCA/SDH Disque Denúncia Nacional
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Transcrição da apresentação:

Submersa na obscuridade do Universo a Terra é simplesmente encantadora…

TERRA FOGO FOGO AR ÁGUA

A Terra retribui e transfere aquilo que nós lhe oferecemos. Adaptação do texto de Albert Eisnten

Histórico das Conferências Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente Envolver estudantes, professores, juventude e comunidade no enfrentamento do desafio de construirmos juntos uma sociedade brasileira educada e educando ambientalmente para a sustentabilidade.

Histórico das Conferências Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente Esta é a tarefa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, representado pela Diretoria de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Coordenação Geral de Educação Ambiental (CGEA) do Ministério da Educação (MEC).

Histórico das Conferências Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente A Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente é uma instância desse desafio e representa um marco na construção das políticas públicas de meio ambiente no Brasil. A primeira versão, em 2003, envolveu 16 mil escolas de todo o país, mobilizando quase seis milhões de pessoas em 4.067 municípios.

Histórico das Conferências Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente O processo desencadeou o Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas desenvolvido pela CGEA a partir de 2004, tendo especial ênfase na formação de professores e estudantes das escolas participantes da I Conferência.

Histórico das Conferências Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente A II Conferência Nacional Infanto- Juvenil pelo Meio Ambiente, realizada em 2005/2006, as escolas e comunidades assumiram responsabilidades e compromissos de ações locais em um debate baseado em Acordos Internacionais.

Temas da II Conferência Acordos Internacionais sobre: Histórico das Conferências Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente Temas da II Conferência Acordos Internacionais sobre: Mudanças Climáticas – Protocolo de Quioto Biodiversidade – Convenção sobre Diversidade Biológica Segurança Alimentar e Nutricional – Declaração de Roma sobre a Segurança Alimentar Mundial Diversidade Étnico-racial – Declaração de Durban contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata.

Histórico das Conferências Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente A II Conferência teve como resultado final a Carta das Responsabilidades – Vamos Cuidar do Brasil, também transformada em linguagem de rádio, hip-hop, jornal e publicidade, entregue pelos adolescentes ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao Ministro da Educação Fernando Haddad e à Ministra do Meio Ambiente Marina Silva , no dia 27 de abril de 2006, em cerimônia no Palácio do Planalto.

Histórico das Conferências Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo meio Ambiente vai discutir as mudanças climáticas a partir de quatro subtemas: água, ar, terra e fogo.

III CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE NA ESCOLA PASSO A PASSO

Conferência e seus momentos: O que é a conferência? - É um processo coletivo  Conferência para quê? Para que todos participantes possam ser ouvidos; Criar e fortalecer espaços de debates na escola; Discutir as mudanças ambientais globais.  Como será a III Conferência? - Conferência na Escola, Estadual (opcional) e Nacional.