ÁLCOOL COMBUSTÍVEL MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO JOSÉ NILTON DE SOUZA VIEIRA AGOSTO DE 2002.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biodiesel: Agricultura Familiar e Estrutura Industrial
Advertisements

A matriz energética brasileira, o etanol e o gás natural veicular
A cadeia de valores e a vantagem competitiva
Audiência Pública sobre a MP 413
Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural Reunião Ordinária Audiência Pública 15/09/2004.
TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
PAC:Progama de aceleração do crescimento
Custos de Operações Corretagens - Tabela sugerida pela Bovespa.
Participações Societárias
Agricultura.
ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS
a comercialização agrícola
Ministério de Minas e Energia
Proposta dos Produtores de Cana-de-Açúcar
POLÍTICAS PÚBLICAS E COMERCIALIZAÇÃO
GESTÃO DO AGRONEGÓCIO II
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
Mercado de Etanol Carros Flex, alto preço petróleo, Aquecimento global
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof
ESTRUTURA DA ORDEM JURÍDICA BRASILEIRA
Análise do Meio Ambiente
Área de Operações Indiretas
Aspectos Trabalhistas nos Programas de Stock Option
1 Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Porto Alegre-RS, 01 de mar;o de 2004.
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Superintendente Adjunto de Fiscalização do Abastecimento
Propostas de Políticas para o Agronegócio Leite
Fundamentos da Proteção Financeira
Terminologia de Capital de Giro.
Os Desafios da Análise de Interesse Público: Processo e Metodologia

Mercado de veículos a álcool Hugo Maia de A. Pereira Presidente da FENABRAVE.
AGRONEGÓCIO Fórum de Tendências Aliança do Brasil Amaryllis Romano
FÍSICA 3 ENEM 2007.
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL E PERSPECTIVAS PARA 2010
Aula 10 e 11.
ÂNGELO BRESSAN FILHO Novembro de 2005 ETANOL COMBUSTÍVEL: BALANÇO E PERSPECTIVAS UNICAMP O PAPEL DA C&T NA EVOLUÇÃO DA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR NO BRASIL.
LANÇAMENTOS CONTÁBEIS
1 Comércio Exterior. Objetivos Alertar para o risco de mercado associado às operações de comércio exterior Apresentar os principais instrumentos utilizados.
Características das estruturas do mercado da EE
relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor.
Julho/2006 V JORNADAS LUSO-BRASILEIRAS DE PAVIMENTOS Recife-PE, 5 a 7 de julho de 2006 Engº INÁCIO BENTO DE MORAIS JÚNIOR Presidente da ABDER PAINEL 3:
B2B: Comércio eletrônico
Fundamentos da Proteção Financeira
AS VINCULAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS FEDERAIS
Conab - Companhia Nacional de Empresa Pública vinculada ao
Audiência Pública Resolução e Regulamento Técnico PROJETO SIMP Sistema de Informações de Movimentações de Produtos Rio de Janeiro, 2 julho 2004.
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Comissão Nacional e Cana-de-Açúcar Rogério Avellar – Assessor Técnico Potencial de investimentos da cadeia.
Plano de Trabalho para 2005 Natal / RN, 02 de setembro de 2004 Ministério dos Transportes Fórum Nacional de Secretários de Estado de Transportes C I D.
Audiência Pública Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural Preço do óleo diesel e seus impactos na agropecuária e no setor.
Instrumentos de Apoio à Comercialização Agrícola e Pecuária
Prof.ª Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
1 INSTITUTO SOLON TAVARES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL GRUPO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 2007.
MADEN - 2 Jayme Buarque de Hollanda Seminário MadEn São Paulo, 25/11/2010 Rio de Janeiro.
Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento 1 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Célio Porto Secretário de Relações Internacionais.
Câmara dos Deputados Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural: Audiência Pública sobre as causas da recente queda nos preços.
DIREITO EMPRESARIAL ADMINISTRAÇÃO – 4 ADN
Mercado Mundial de Álcool e Flex Fuel Roberto Giannetti da Fonseca Fevereiro de 2004.
Formação de Preços: Indústria Aeronáutica
Ministério dos Transportes Brasília / DF, 16 de maio de 2007 Execução orçamentária e financeira dos recursos da CIDE 1ª Assembléia da Associação Brasileira.
Mercado Financeiro e Investimentos
Sociedade Anônima Características
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988
ESTRATÉGIAS DE COMERCIALIZAÇÃO
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender a estrutura dos mercados e o comportamento dos agentes econômicos.  Promover a discussão sobre.
ESTADO PRODUTOR DE BENS E SERVIÇOS
WORKSHOP ANP CENÁRIO ATUAL E PERSPECTIVAS MERCADO DE COMBUSTÍVEIS Búzios - RJ, 11, 12 e 13 de novembro de 2009.
Transcrição da apresentação:

ÁLCOOL COMBUSTÍVEL MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO JOSÉ NILTON DE SOUZA VIEIRA AGOSTO DE 2002

PARTE I RELAÇÕES ECONÔMICAS ENTRE O ÁLCOOL E O AÇÚCAR

INDICADORES DE RENDIMENTO E CUSTO

FATORES DE VANTAGEM COMPETITIVA DO BRASIL

Fonte : Secex (Alice)

PARTE II O ÁLCOOL NO BRASIL

PARTE III POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ÁLCOOL

2. POUCOS COMPRADORES 3. AUSÊNCIA DE COMÉRCIO INTERNACIONAL CARACTERÍSTICAS DO MERCADO DE ÁLCOOL COMBUSTÍVEL 1. SAZONALIDADE DA PRODUÇÃO 4. PASSIVIDADE DOS CONSUMIDORES 5. PRODUÇÃO MODULÁVEL

2.1 CARREGAMENTO PRIVADO DE ESTOQUES CRÉDITO PARA COMERCIALIZAÇÃO a - Fonte segura e de baixo custo b - Garantia de Liquidação 2.2. FORMAÇÃO DE ESTOQUES OFICIAIS 2.3. INSTRUMENTOS ALTERNATIVOS a – PRÊMIO PARA PREÇOS b – CONTRATO DE OPÇÃO

I – pagamento de subsídios a preços ou transporte de álcool combustível, de gás natural e seus derivados e derivados de petróleo II – financiamento de projetos ambientais relacionados com a indústria de petróleo e do gás III – financiamento de programas de infra-estrutura de transportes Lei n° , de 19 de dezembro de LEI DA CIDE Art. 1° -- § 1º: o produto da arrecadação da Cide será destinado a:

ORÇAMENTO DA CIDE PARA O EXERCÍCIO DE 2002 Ministério Responsável Classificação OrçamentáriaValor AçãoGrupoR$/milhões Fazenda Subsídio para álcool, gás e derivados. Desp.corrente 1.400,00 Dívida da conta Petróleo, Derivados e Álcool. Desp.corrente Desp.de capital 163, ,00 TOTAL 4.286,38 Transporte Diversas Desp.corrente Desp.de capital 24, ,17 TOTAL 2.708,62 Meio Ambiente Diversas Desp.corrente Desp.de capital 37,50 217,50 TOTAL 255,00 TOTAL GERAL 7.250,00 Fonte: Lei de 10/01/02 (Orçamento Geral da União)

Art. 2 o As medidas de políticas econômicas de apoio à comercialização que assegurem a estabilidade do setor produtivo serão criados por ato do Poder Executivo e podem compreender, dentre outras, as seguintes: II - aquisição e venda de álcool combustível III - instrumentos de apoio ao escoamento da produção, por meio de prêmios a serem pagos até o limite definido pelo volume de produção própria VI - oferta antecipada de garantia de preços por meio de promessa de compra e venda futura de álcool, cabendo ao interessado exercer ou não a opção de entrega do produto V - financiamento à estocagem de produto, com ou sem opção de compra; e VI - financiamento para emissão de Cédula de Produto Rural - CPR nos termos da Lei n o 8.929, de 22 de agosto de 1994 I - equalização de preços Lei , de 10 de maio de 2002.

PARTE IV AS PERSPECTIVAS PARA O ÁLCOOL COMBUSTÍVEL

I – NOVO IMPULSO NO CARRO A ÁLCOOL II – O ÁLCOOL NO CICLO DIESEL 2.1 – O BIODIESEL 2.2 – A MISTURA DO ÁLCOOL NO DIESEL III – AS NOVAS TECNOLOGIAS 3.1 – O FLEX-FUEL 3.2 – A CÉLULA A COMBUSTÍVEL 3.3 – O MOTOR AEROESPACIAL IV – O MERCADO EXTERNO

1- A GARANTIA DE SUPRIMENTO REGULAR DE ÁLCOOL COMBUSTÍVEL, COM PREÇOS ESTÁVEIS, DEPENDE DE VÁRIOS AGENTES 2 – PRINCIPAIS AÇÕES DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA: MONTAGEM DE UM NOVO MODELO DE POLÍTICA PARA O SETOR SUCROALCOOLEIRO DIÁLOGO E COMPROMISSO COM O SETOR APOIO ÀS NOVAS OPORTUNIDADES DE USOS E DESTINOS DO ÁLCOOL COMBUSTÍVEL 3 – O ÁLCOOL COMBUSTÍVEL É UM PRODUTO DE FUTURO