HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho do Senado
Advertisements

O papel das entidades na valorização do profissional : Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia – SOBRAFO Mario Jorge Sobreira, MSc Diretor Técnico.
Rosana de Lemos Vasques Coordenado do SEBPRS
Portal do Professor SEED/MEC
Introdução (HINARI SIM e NÃO). A iniciativa de acesso à rede eletrônica de pesquisa em saúde (HINARI) é coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)
Gerenciando a fragmentação: os muitos acervos raros da UFRJ
Entre Fatos, Fotos e Variedades, o compromisso:
Plano Básico de Comunicação Interna
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Universidade Federal de Santa Catarina
Coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ
SepNet - Sistema Eletrônico de Protocolo
BRASÍLIA, 25 de julho de 2008 A Imprensa Nacional foi criada em 1808 por D. João VI. Completou 200 anos no dia 13 de maio de Cabe à Imprensa Nacional.
1 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS Suzana Willrich Mazocco Coordenadora de Educação Infantil e Anos Iniciais Reclassificação CGE SECRETARIA.
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UCDB
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
Arquivo e Documentação
FÓRUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA Gestão de Documentos e a Preservação da Memória: Relatos de Experiências A Gestão de Documentos da Administração Geral.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro Divisão de Biblioteca e Documentação.
IDENTIFICAÇÃO BIBLIOTECA CONSELHEIRO ALOYZIO ALVES DA COSTA Av. Raja Gabaglia, º subsolo Bairro Luxemburgo - BH/MG - CEP Telefones:
Imagem e Memória da República
TEMA 08 – SERVIÇOS DISPONÍVEIS NA INTERNET Profª Ana Patrícia e Paula Karini Web-tutora Aline Salles INFORMÁTICA FORENSE AULA 12 – 03/05/2006.
UNIVERSALIZAÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES
Gerenciando e Integrando Banco de Dados e Repositórios na Rede CTPetro Amazônia Laurindo Campos INPA II Workshop da Rede CTPetro Amazônia – de Novembro.
Portal Capes
Título do evento Catarina Felix dos S. Soares Analista Executivo em Metrologia e Qualidade Acervo Digital.
Museu Histórico Bradesco: a memória como alicerce do conhecimento
O Museu Antropológico Diretor Pestana, mantido pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado – Fidene, foi criado em 25.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR
SISTEMA FLEXIS 2009 EAControle Sistemas.
NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
Passo 1 – Acesse o site <portalbu.ufsc.br>
GESTÃO DOCUMENTAL DCAR / SETOR DE ARQUIVO E MICROFILMAGEM 2004.
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Eixo 1. Democratização do acesso
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Preservação e acesso a informação científica em saúde pública - Repositório Institucional para a Faculdade de Saúde Pública da USP Maria Imaculada da Conceição.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Reunião da CIT Brasília, 1º/03/2012
II Jornada de Recuperación del Patrimonio Historico Educativo
Os Sistemas da Informação no
Para consultar na Biblioteca Digital Jurídica do STJ, você pode optar pela busca em campos específicos, como: Atos Administrativos, Doutrina e Repositório.
Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Projeto de modernização do DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO
SISTEMA DE PROJETOS ProPPEC Instruções para Cadastro de Projetos Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura – ProPPEC Gerência de Pesquisa.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
O Centro de Referencia do Professor, localizado no prédio centenário da antiga Secretaria de Educação, à Praça da Liberdade, é reconhecido por historiadores,
PORTAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO
Sistemas de informação em planos de saúde: rede credenciada, usuários e ANS André Junqueira Xavier.
12º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal Título da Iniciativa: MINIBIBLIOTECAS DA EMBRAPA Data de Início: Dezembro/2003 Área Temática: Outros: DEMOCRATIZAÇÃO.
Seja bem-vindo!. SUMÁRIO Cadastro do projeto pedagógico Cadastro.
Simplificação de processos
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES AMBIENTAIS E CONSELHEIROS DO SISNAMA EM SANTA CATARINA.
Literacia da informação
A EFICIÊNCIA NA GESTÃO Regulação, Fiscalização e Cooperação Técnica POLÍTICA DE SANEAMENTO - DESAFIO DO PLANEJAMENTO ITUIUTABA/MG MAR Ç O DE 2013 Marcos.
PERSISTÊNCIA HISTÓRICA DE DADOS Quadro cognitivo V. 3.
A Digitalização Universidade de Brasília
REPROGRAFIA Etapas de reprodução da Microfilmagem
Guia de Dicionários de Música: coleção de obras da Biblioteca do IEB-USP impressas em idioma português CBD 0200 – Recursos Informacionais I –diurno CBD.
CONSERVAÇÃO E RESTAURO
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
2º Ciclo de Acompanhamento Formativo ESTÁGIO PROBATÓRIO.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
Metas Para NESTA ATIVIDADE ESTÃO INCLUIDOS OS PAGAMENTOS DOS SERVIDORES, OBRIGAÇÕES PATRONAIS, INDENIZAÇÕES TRABALHISTAS E DESPESAS DIVERSAS DA.
1º ENCONTRO DE MULTIPLICADORES PNLD E PNBE DO MS 2016.
O mais recente projeto de Niemeyer. “São tantos os projetos recentes – no Brasil e no exterior. Eu poderia, ao menos, lembrar dois trabalhos que me.
Transcrição da apresentação:

HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA Marina Nogueira Ferraz Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa Praça da Liberdade, nº21, Funcionários Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

“O que se guarda e armazena é o que se quer lembrar, pois o não mais visto tende ao esquecimento”. (ENNE, 2001)

HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA Secretaria de Estado da Cultura Superintendência de Bibliotecas Públicas Bibl. Pública Estadual Luiz de Bessa Hemeroteca Histórica

HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa: Criada em 1954 pelo governador Juscelino Kubitschek e projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

raros e de grande relevância histórica e cultural. A Hemeroteca Histórica compõe as Coleções Especiais da BPELB, e o acervo é formado por periódicos publicados em Minas Gerais e outros estados, a partir de 1825, incluindo exemplares raros e de grande relevância histórica e cultural.

HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA Histórico Coleção teve início em Ouro Preto, no final do séc. XIX. É parte da coleção original do jornalista, historiador e deputado provincial José Pedro Xavier da Veiga. Esteve sob a guarda do Arquivo Público Mineiro, quando foi transferida para a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa/ Hemeroteca Histórica, através do Decreto 12.221 de 01 de julho de 1996.

Acervo 1.200 títulos de jornais 550 títulos de revistas editados em Minas e principais capitais do país.

O Universal, foi editado em Ouro Preto, e era responsável pela publicação dos atos governamentais, em especial decretos, editais e leis. Circulou no período de 1825 a 1842.

Jornais de cunho político também fazem parte da coleção: “A Actualidade- órgão do partido liberal”, “A Província de Minas- órgão do partido conservador”, de propriedade de José Xavier da Veiga e “Colombo – semanário republicano”

Boletim Leite Criôlo (1929) O acervo de revistas é composto por diversos títulos de extrema relevância para a imprensa mineira, sendo retrato de uma época. Boletim Leite Criôlo (1929) Revista Alterosa (dec. 1940) Revista Palavra (1990)

O Malho (1909) Eu Sei Tudo (1944) MAD (1978) Revista Illustrada (1876)

Les Bons Romans (1870) L’Illustration (1848) Le Livre (1880)

HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA Acesso Leitor deixa seus pertences no escaninho. Permitido: lápis, papel, notebook e máquina fotográfica. Primeira visita: preenche o “Cadastro de Consulentes”: dados pessoais, contatos e dados sobre a pesquisa.

HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA Acesso (continua) Não é permitido aos leitores o livre acesso às estantes. A consulta no suporte original (papel), somente quando o periódico não estiver digitalizado. O leitor poderá fotografar, sem flash, não sendo permitida a cópia xerox.

HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA Acesso (continua) O número não é determinado, mas já se percebe a necessidade de se implantar um limite para tal atividade, devido ao abuso da permissão oferecida. Recomenda-se ao leitor o uso de máscaras e luvas.

HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA Digitalização Necessidade de ampliar o acesso e intervir na documentação devido ao processo de degradação. 80% do acervo de jornais está microfilmado, mas a falta de modernas leitoras de microfilme obriga o acesso aos originais, aumentando assim, a degradação por seu manuseio.

HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA Projetos de Digitalização: 2006- parceria com o APM e a Sec. de Estado de Ciência, Tec. e Ensino Sup., com financiamento da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG). Digitalizados 98 rolos de microfilmes de jornais editados em MG no período Imperial (1825-1889) - 78.000 fotogramas.

HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA Projetos de Digitalização: 2007 até 2010 (ainda em andamento) recursos orçamentários da SEC. Em média 530 mil fotogramas (530 rolos), de jornais editados em BH e municípios mineiros, 1900 a 1995.

HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA Padrão “gray-scale”- tons de cinza, Resolução de 350 dpi (pontos por polegadas) Formato .jpeg 70% do tamanho original. Indexação: título do jornal, nº da edição, data da edição do jornal, nº do filme, localidade do jornal. Ferramenta visualizadora para recuperação das imagens digitalizadas segue os padrões de Interface Web Linguagem de desenvolvimento PHP ou Java.

HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA Interface Web para busca dos jornais digitalizados

HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA 3 terminais de consulta para os leitores. Estão disponíveis pela internet os jornais do séc. XIX. O leitor pode adquirir cópias das imagens, previamente selecionadas, salvas em CD.

HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA Dificuldades e Propostas Adequação às normas: limite de cópias e utilização das imagens, tanto fotografadas quanto digitalizadas. Reprodução de parte dos documentos, relacionados ao tema específico da pesquisa. Assinatura de termo de compromisso pela utilização das imagens, proibindo a comercialização e divulgação para fins não-acadêmicos, além de:

HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA Dificuldades e Propostas Crédito em nome da instituição; Doação do produto final da pesquisa à Biblioteca Pública. Poucas revistas foram inseridas na base Pergamum (software utilizado para administração de bibliotecas), e os jornais, não há previsão de início. Falta de RH e capacitação adequada para catalogação de periódicos.

HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA Conservação Principais fatores de degradação física: - ação humana. - manipulação diária A digitalização contribui para a preservação do acervo, mas os parcos recursos faz a atividade ficar morosa, e parte importante de certos títulos estão se perdendo. A restauração também é de caráter de urgência, mas há somente 1 restauradora.

jornal Estado de Minas

HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA Comissão Especial de Avaliação de Periódicos Em janeiro de 2009 foi formada uma Comissão Especial, encarregada de apontar critérios para a formação dos acervos de periódicos da SUB/MG.

HEMEROTECA HISTÓRICA: GUARDA DA MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA Projetos “Hemeroteca Histórica - Tratamento, Acessibilidade e Divulgação do Acervo”: encaminhado à Lei Rouanet, aprovado em 2008, com prorrogação da captação dos recursos até 31 de dezembro de 2010. Valor do projeto: R$ 894.997,40 Julho de 2010: projeto sofreu adaptações e foi encaminhado ao Programa Petrobrás Cultural. Valor do projeto: R$699.128,03.

Considerações Finais Jornais e revistas são valiosos materiais de pesquisa para estudo de uma época, além de contribuírem na construção da identidade cultural de uma determinada região, possibilitando a discussão de interesses em comum. A Biblioteca, como um “lugar de memória”, torna-se a guardiã desse acervo, possibilitando o acesso a toda comunidade. O grande desafio parece ser a preservação e conservação desses materiais, sem restringir o acesso aos interessados. É nesse caminho que a Hemeroteca Histórica se propõe a seguir, garantindo as melhores condições de conservação dos acervos, e acesso irrestrito às informações pelos leitores.

Equipe da Hemeroteca

OBRIGADA! Vídeo Hemeroteca.wmv marina.nogueira@cultura.mg.gov.br hemeroteca.sub@cultura.mg.gov.br bibliotecapublica.sub@cultura.mg.gov.br (31)3269-1214