Interpretado por Giliard Melo da Silveira

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Transcrição da apresentação:

Interpretado por Giliard Melo da Silveira O Príncipe de Nicolau Maquiavel Interpretado por Giliard Melo da Silveira

Maquiavel (1469-1527) Idéia central: força é inerente ao exercício do poder => política é uma esfera da vida social que tem leis próprias. Plano da exposição 1.     Contexto histórico a)    Economia e política no poder no berço da alta finança b)    o humanismo c)     Itália: avanço econômico e atraso político 2.     Trajetória pessoal 3.     Aspectos gerais da obra e plano do livro 4.     Virtú e fortuna 5.     A moral do príncipe 6.     Pontos mais importantes

1. Maquiavel – Contexto histórico 1.1. Economia e política no berço da alta finança. Aurora do capitalismo industrial e comercial. Estado: oligarquia mercantil capitalista. Na Itália: “capitalismo político”. Na Itália: cidades-estados. Importância da diplomacia. Início da “globalização”; relação da aristocracia com o Estado (financiamento da dívida pública).

1. Maquiavel – Contexto histórico Humanismo renascentista: fundamental para a relação entre fortuna e virtù. Contraste entre avanço econômico e atraso político da Itália.

2. Trajetória pessoal 1469: Leonardo da Vinci tinha 17 anos; Cristóvão Colombo, 18. Rafael e Lutero nascerão 14 anos mais tarde. 1494: ocupação da Itália por Carlos VIII da França. Queda dos Médici. Maquiavel: cargo de primeiro escalão de 1498 a 1512. Dos 80 mil habitantes de Florença, só uns 1.000 têm participação na política.

3. O Príncipe – Aspectos gerais Título: De Principatibus. Objetivo geral: como manter o poder (e não como fazer o bem): o livro não começa com uma digressão sobre a natureza humana, a moral, Deus, o bem ou o mal, mas diretamente com a natureza dos regimes políticos => Autonomia da esfera política da vida social. O pressuposto não são as virtudes do cidadão. Objeto: o que é a soberania ? Quantas espécies de soberania existem? Como ela é adquirida ? Como ela é conservada ? Como ela é perdida?

3. O Príncipe – Aspectos gerais Cinco teses centrais: a) não existe poder sem um Estado nacional forte. b) o verdadeiro Deus da política não é religioso nem moral: é a correlação de forças. c) Maquiavel é um autor materialista. d) A política é uma disciplina positiva e não normativa. e) Não há qualquer sentido da história.

3. O Príncipe – Plano do livro ·     Capítulo I: classificação dos tipos de Estado ·     Capítulos II a XI: como cada um dos tipos de Estado pode ser adquirido, conservado e eventualmente perdido ·     Capítulos XII a XIV: questão militar: combate às tropas mercenárias ·     Capítulos XV a XXIII: como o Príncipe comporta-se com relação a seus súditos e amigos. XXIII a XXVI: manifesto pela liberação da Itália

4. Virtù e fortuna Para Maquiavel não: virtù não é igual a conduta justa. As metas adequadas a um príncipe são glória e fama. Para isso é impossível ter um comportamento sempre de acordo com preceitos abstratos de justiça. virtù do homem político é diferente da virtù do homem comum. Dante: nobreza deveria ser qualidade pessoal e não patrimônio familiar. Santo Agostinho: livro IV da Cidade de Deus: ataque às deusas gêmeas: Virtus e Fortuna. importância da contingência na história.

5. A moral do Príncipe Não é o “vale-tudo” para conservar o poder. Métodos criminosos não são exaltados, mas tolerados.

6. Pontos mais importantes A sociedade é necessariamente dividida. A ordem política está sempre baseada em algum tipo de coerção. Autonomia da ordem política relativamente à ordem moral e religiosa. o Estado não é identificado a qualquer tipo de instância “universal”. Não existe utopia social em Maquiavel.

6. Pontos mais importantes Não há determinismo nem leis sociais que decidem o rumo da história. Não é um autor a-moral Importância da unificação italiana.