Teoria do Estado Contemporâneo Prof. Dejalma Cremonese

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Participação – a Mudança em Nossas Mãos!
Advertisements

UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Materialismo 1.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Teoria do Estado Contemporâneo Prof°:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
O Estado, a democracia e a cidadania José Mauricio Domingues
Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
POLÍTICAS PÚBLICAS DE/COM/PARA A JUVENTUDE Projeto de Extensão
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
“Direitos humanos são aqueles direitos fundamentais...
Ciência Política e Teoria do Estado Prof. Dejalma Cremonese FEDERAÇÃO
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul
Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul PARTIDOS Professor: Dejalma Cremonese Elaborado por: Fabiano S. Hildebrandt 29/03/2008.
Professor – Dejalma Cremonese
UNIJUÍ- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE HISTÓRIA TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE.
Ciência Política e Teoria do Estado
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluno: Guido Icaro Fritsch.
Ciência Política e Teoria do Estado
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PLURALISMO, CAPITALISMO CORPORATIVO E O ESTADO PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR:
TEORIA DO ESTADO COMTEMPORÂNEO
UNIJUI - Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
DIREITOS POLÍTICOS Aluna: Bárbara Lazzari Cavalheiro
Ciência Política e Teoria do Estado Docente - Dejalma Cremonese
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
Prof.: Dejalma Cremonese Aluno: Jeronymo Petry
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí Eleandra Astresse Geografia licenciatura – EaD Teoria do estado contemporâneo.
Ijuí, 17 de setembro de 2007 UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
Cidadania, Confiança e Instituições democráticas
DCS – Departamento de Ciências Sociais Projeto de Extensão
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul História EaD Teoria do Estado Contemporâneo Professor: Dejalma Cremonese Aluno:
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS C.C.: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF°: DEJALMA.
A CÂMARA VAI À ESCOLA Um projeto de educação para a cidadania da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
INTRODUÇÃO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS
Cúpula Social do Mercosul Brasília 13 a 15 de dezembro de 2006 SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA REPÚBLICA.
TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE
O papel político dos conselhos estaduais na 5ª Conferência Nacional das Cidades: atuação e passo a passo para mobilização O PAPEL POLÍTICO DOS CONSELHOS.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Voto e cidadania.
Fonte:Elaboração da SPE/MF a partir da base de dados de Barro & Lee (2000)
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Profa. Daniela Rocha Teixeira Riondet Costa
Curso Direito à Memória e à Verdade
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
Gestão Estratégica na Política Pública
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ TEORIA DO ESTADO COMTEMPORÂNEO Professor: Dejalma Cremonese Nome: ROCHELI BLANKE.
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Jeferson Dahmer Mestrando em Administração UDESC-ESAG
Secretaria Extraordinária de Relações Institucionais CONSULTA POPULAR 2008.
Eu quero segundo turno! Falam as pesquisas que o cidadão está retraído! Que em vários estados a tendência é a da eleição ou reeleição em primeiro turno,
Utilização de redes tecnológicas para aumentar a participação social e a mobilização de voluntários.
Plenária FEPS 14/06. Pauta: CFES CFES Assembléia Popular Assembléia Popular Centro Público de Economia Solidária Centro Público de Economia Solidária.
Politicas publicas de Educação em Saúde
Sergio Luis Allebrandt
A Reforma Sanitária e SUS Antonía Alizandra Gomes dos Santos AVAN.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Tudo começou com a motivação da sociedade civil pressionando o ex-presidente.
O povo vai às ruas! No final da década de 70, a sociedade brasileira estava muito descontente. A população não aguentava mais a situação econômica,
Painel 1 Saneamento Ambiental e a Construção do SNDU (Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano)
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Transcrição da apresentação:

UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Teoria do Estado Contemporâneo Prof. Dejalma Cremonese Elisangela Peres CONSULTA POPULAR Ijui, 01/07/2008

CONSULTA POPULAR Neste estudo analisaremos o funcionamento do processo de elaboração do orçamento público anual dos Estados. No Rio Grande do Sul existem dois instrumentos de Consulta Popular : - Orçamento Participativo; - Fórum Democrático.

Orçamento Participativo É de iniciativa do Governo do Estado, é um processo de consulta pelo qual uma parcela da população define as prioridades de parte dos gastos do orçamento público anual do Estado, sendo que a decisão final fica a cargo do Governo.

Fórum Democrático É um instrumento de consulta utilizado pela Assembléia Legislativa, que decide em última instância sobre o formato final do orçamento público anual do Estado.

Quando iniciou ? O Movimento Consulta Popular surge no ano de 1997 no Governo do Fernando Henrique Cardoso, numa conferência Nacional realizada em Itaici.

Idéia principal A idéia principal era a necessidade de se resgatar um Projeto Popular para o Brasil, que serviria para confrontar com a rotina gerando incômodos, pois sua prática cobra responsabilidades.

Quem participa ? Os participantes da Consulta Popular na sua maioria já passaram por sindicatos e partidos mas toda comunidade pode participar, são pessoas que vêem a importância da participação popular, votando nas áreas em que mais há necessidade.

A Consulta Popular não parte de uma formula pronta, se constrói na ação pensada, a base inicial é formada principalmente pelos milhares de militantes dos movimentos sociais.

Foi criado depois do governo Collor, este que mexeu com o sentimento de cidadania dos brasileiros. Na época em que foi criado era um movimento forte e havia a participação de muitas pessoas.

Mas com o tempo este movimento Consulta Popular deixou de ter a mesma participação dos seus militantes, enfrentando problemas internos. Precisa resgatar a idéia do coletivo.

Os militantes dizem que para enfrentar as elites a Consulta Popular precisa dar um salto de qualidade ou então se retirar.

Nossa sociedade vive uma crise de destino, onde a elite foi tão incapaz de organizar a vida da nação e propor a ela um projeto ( espaço – acadêmico 13/06/04 )

No Rio Grande do Sul a Consulta Popular é organizada pelos Coredes, são muitos e cada um abrange vários municípios

Depois que é feita a votação na Consulta Popular os Coredes se reúnem em um Fórum, que acontece em Porto Alegre, para avaliar e homologar os resultados do Processo de Participação Popular

É feita a divulgação do resultado oficial do Processo de Participação Popular pelo governo, este ano pela governadora Ieda Crusios. Então a comissão geral de coordenação da consulta se reúne para homologar os resultados de um ano para o orçamento do ano seguinte.

Ijuí faz parte do Corede Noroeste Colonial e tem como presidente Gilmar Bedim, este ano foi menor a participação da população de Ijuí.

A Consulta Popular 2008 em Ijuí mobilizou 3 A Consulta Popular 2008 em Ijuí mobilizou 3.996 eleitores e as áreas sociais foram prioridades para os eleitores como: Saúde Educação Segurança Agropecuária Industria e Comércio Desenvolvimento

Para o presidente do Corede Norc Gilmar Bedim, a Consulta Popular segue sendo o processo mais representativo da participação popular, fortalecendo a cidadania.

BIBLIOGRAFIA www.midiaindepêndente.org/pt/blue/2005/06/318046.shtml www.consultapopular.org.br Benjamim Cezar, Sader Emir – A Opção Brasileira. Jornal da Manhã – 28/06/08 e 05/07/08