Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE É POLÍTICA? O QUE É CIÊNCIA POLÍTICA?
Advertisements

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Unijuí – Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Materialismo 1.
Conceito Trabalhado: Idealismo
O Estado, a democracia e a cidadania José Mauricio Domingues
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
Para abrir as ciências sociais:
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Ciência Política e Teoria do Estado Prof. Dejalma Cremonese FEDERAÇÃO
UNIJUÍ UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIENCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO Professor:Dejalma Cremonese Aluna:Bianca.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ CAMPUS SANTA ROSA CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE.
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluno: Leonardo Hermes.
LIBERALISMO.
Ciência Política e Teoria do Estado Docente - Dejalma Cremonese
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIÊNCIA POLÍTICA Fonte: Outhwaite, W. & Bottomore, T. (1996) Dicionário do pensamento.
DEMOCRACIA Elaboração e revisão : Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento e do Departamento de Ciências Sociais da Unijuí – RS.
Teoria Geral do Direito
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS C.C.: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF°: DEJALMA.
Geografia Política e Geopolítica: Definições e Reflexões
Max Weber foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista.
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Contexto histórico do surgimento da Sociologia
Ciência Política Disciplina de Fundamentos de Filosofia e Ciências Humanas Prof. Alfredo Pereira Jr.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
SOCIOLOGIA O ESTUDO DA SOCIEDADE
Sociologia
Nicolau Maquiavel e o Nascimento do Realismo Político
Método Hipotético-dedutivo Segundo Bunge
Introdução ao Estudo da História
TEORIA GERAL DO ESTADO E CIÊNCIA POLÍTICA
A prática da Virtude Professor José Roque Pereira de Melo
O I L U M N S Professor: Odair.
Para início de estudo Estatística.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Sociologia Introdução
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Autor: Jefferson de Souza Bernardes
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
FORÇA MAGNÉTICA PARTE I
O olhar e a imaginação sociológica
Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Estado Moderno, Cidadania e Direitos Humanos.
Sociologia Por quê?.
ABSOLUTISMO.
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
Prof. Gilmar Rodrigues 1º Ano – Ensino Médio
A crise do Feudalismo. Relação da Crise do Feudalismo com a Formação dos Estados Nacionais Absolutistas.
Surgimento da Sociologia
Sociologia A Sociologia no quadro das Ciências Humanas
POSITIVISMO. Isidore Auguste Marie François Xavier Comte. Pioneiro Rebelde –participou de um motim dos alunos. Pouco de medicina. Filosofia Positiva.
Surgimento da sociologia e Sociologia Clássica
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
O que é Sociologia?.
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
CIÊNCIA POLÍTICA Sentido lato e sentido estrito
Transcrição da apresentação:

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese Aluna Isabel Pukall

CIÊNCIA POLÍTICA É a teoria e prática da Política, descrição e análise dos sistemas e comportamentos políticos. Para P. Janet: “A Ciência Política é a parte da ciência social, que trata das bases do estado e dos princípios do governo” Ela abrange diversos campos como a teoria e filosofias políticas, os sistemas políticos, relações internacionais, etc...

Afirmações da Ciência Política como disciplina indispensável nas universidades: Para Aristóteles a política deveria estudar a PÓLIS e suas estruturas e instituições. É considerado o pai da Ciência Política porque considerou a política a ciência maior.

No século XVI Maquiavel dá origem a modernidade política No século XVI Maquiavel dá origem a modernidade política. A sua preocupação era a criação de um governo eficaz que unificasse e secularizasse a Itália. Defende “o Príncipe”. Introduziu ainda um método comparativo – histórico. Na segunda metade do século XVI, Jean Bodin escreve “República” – uma sistematização e explicação dos fenômenos políticos, idéia de soberania de Estado.

No século XVIII Montesquieu em pleno iluminismo difunde idéias políticas que tem por base a ação humana. Esta surge, como alternativa às idéias de Aristóteles chamando a atenção para a “Natureza das coisas”. A partir da segunda metade do século XVIII, a investigação dos fenômenos políticos começaram a perder terreno e a dar lugar a ciências como sociologia, direito e a economia. Embora não tenha desaparecido.

A prová-lo está a contribuição de: Comte – que alertou para a necessidade de analisar com objetividade os fenômenos políticos. Alexis de Tocqueville – que chama a atenção para o estudo do sistema político norte-americano.

Karl Marx – introduz uma nova perspectiva de abordagem dos fenômenos políticos e de poder. Ele faz a análise do ponto de vista econômico e social No final do século XIX a Ciência política é reconhecida nos EUA, nas universidades como forma de combater o ‘caciquismo’ no poder local e a corrupção nos partidos políticos.

A Ciência Política no Brasil Institucionalizou-se há relativamente pouco tempo . Em meados dos anos 50. Fundadores Centrais da Ciência Política no Brasil: Wanderley Guilherme dos Santos (IUPERI) Leonardo Avitzer (UFMG)

A Ciência Política – analisa, descreve e compara a sistematização e explicação dos fenômenos políticos.

Somente após a 2ª Guerra Mundial a ciência política torna-se uma disciplina autônoma e ganha relevo nos quadros das universidades européias. Ela ganha força e análise de sistemas eleitorais.