DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Vivencial do GED Niteroi
Advertisements

PROXIMIDADE... REQUISITO PARA COMUNHÃO.
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL.
A VOCAÇÃO.
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
CARISMA MISTICA ESPIRITUALIDADE DAS ENS
Projeto de Capacitação entre as Alianças Bíblicas
O PAPEL DA IGREJA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS
APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA
Congregação para a Doutrina da Fé
Encaminhamento para o AGIR
Objetivos das URGÊNCIAS
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
Apresentação ESTREIA 2014.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
I. Teologia do Discipulado e a Manifestação dos Dons Espirituais.
VOCAÇÃO É O ENCONTRO DE DUAS LIBERDADES:
ENCONTRO DE RESPONSÁVEIS MCC DA DIOCESE DE ARAÇATUBA
Igreja e Novo Milênio: Perspectivas e esperanças.
Diocese de Amargosa.
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Conselho Missionário Diocesano
Documento de Aparecida
RECONSTRUINDO AS MURALHAS
A importância da união feminina
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
Espiritualidade do Catequista
APRESENTAÇÃO ANO DA FÉ.
VOCAÇÃO LEIGA.
RCCBRASIL Diocese de Osasco
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Antes de tudo... Queremos ouvir... 1 ano após a JMJ, que resultados podemos visualizar em nossa realidade juvenil?
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES JOVENS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO
Crescendo em Comunidade O Propósito da comunhão
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
Apresentação Campanha da Fraternidade 2013 retoma o tema Juventude. Se propõe olhar a realidade dos jovens, acolhendo-os com a riqueza de suas diversidades,
IGREJABATISTABRASILERIA
E.P.F. I – IDENTIDADE DA RCC
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
E.P.F. I – IDENTIDADE DA RCC
17 E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
COORDENADORES DE COMUNIDADE
Assunção de Maria.
O QUE É PLANEJAR? “Processo gerencial de formulação de objetivos para a seleção de programas de ação para execução; Levar em conta as condições internas.
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)
Diretrizes gerais para O Ano Missionário Arquidiocese de Curitiba Equipe de Articulação Missionária.
BOAS VINDAS!!! EACRE 2009.
UMA IGREJA EM PARTICIPAÇÃO
Quem somos? Uma Igreja fechada em si mesma que não causa transformação na sociedade em que está. Sem boas sementes não há uma boa colheita. Teve crescimento.
Formação Catequética Catequista.
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
ORAÇÃO DE PREPARAÇÃO PARA O JUBILEU DE OURO.
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
MINISTÉRIO DE PREGAÇÃO SERGIPE 2015
O Movimento Estudantil Alfa e Ômega é um ministério internacional e interdenominacional, formado por estudantes universitários cristãos evangélicos comprometidos.
“Se nos tornássemos naquilo que somos chamados a ser, incendiaríamos o mundo…” Santa Catarina de Sena 1.
Marcos 1:21,22 Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava. E maravilharam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo.
CURSO LIDERANÇA CRISTÃ
UMA PREGAÇÃO CARISMÁTICA
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
Conversão Pastoral. Aparecida 365 diz: 2 “Nenhuma Comunidade deve isentar-se de:  entrar decididamente,  com todas as forças, nos processos constantes.
Transcrição da apresentação:

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 1º   NOSSA  VISÃO Tornar o ESPIRITO SANTO mais conhecido , amado e adorado ,difundindo a espiritualidade e a cultura de pentecostes.

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 2º NOSSA MISSÃO Evangelizar com renovado ardor missionário, a partir da experiência do BATISMO no ESPIRITO SANTO. Para fazer discípulos de Nosso Senhor JESUS CRISTO.

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 3º VALORES - VIDA NO ESPIRITO Graça de DEUS, renovada pelo BATISMO no ESPIRITO SANTO, que necessita do nosso acolhimento aos seus dons e frutos, mediante à obediência aos mandamentos da lei de DEUS e o exercício das bens aventuranças e das virtudes teologais e cardeais. - SENHORIO DE JESUS Vida de absoluta submissão à autoridade de JESUS em tudo o que temos e somos, expresso por meio de autentico testemunho de vida.

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 3º VALORES - CONVERSSÃO Processo de busca diária de mudança de vida, a partir da experiência pessoal de salvação, vida de oração, leitura orante da palavra e vivencia dos sacramentos. -VIDA SACRAMENTAL E DE ORAÇÃO Pratica dos sacramentos, buscando as forças que saem do CORPO de CRISTO para a vida do homem, e vivencia da oração que é oxigênio da alma, um dom da graça e uma resposta decidida da nossa parte.

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 3º VALORES - TESTEMUNHO DE SANTIDADE Transformação progressiva da vida pela ação do ESPIRITO SANTO, que passa pela cruz, pois não a santidade sem renuncia, combate espiritual e relacionamento intimo com Deus. -DISCIPULADO Convite ao continuo seguimento e a intimidade com JESUS CRISTO .Caminho verdade e vida ,reconhecendo-O como mestre de toda vida , fonte de toda graça e salvação ,revelador do pai e doador do ESPIRITO SANTO .

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 3º VALORES -PRATICA DOS CARISMAS Acolhimento, reconhecimento e exercício dos carismas como uma maravilhosa riqueza de graças pra a vitalidade apostólica, a edificação da igreja, o bem dos homem e as necessidades do mundo. -ARDOR MISSIONÁRIO Consciência de ser escolhido pelo o SENHOR JESUS CRISTO para, a partir da experiência pessoal do SEU amor , anunciar o SEU REINO em todos os ambientes e imprimir a cultura de pentecostes

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 3º VALORES -AMOR A PALAVA Leitura ,meditação, oração e vivencia da PALAVRA DE DEUS diariamente, como caminho para o fortalecimento da fé católica em obediência ao Magistério da igreja, que autenticamente a interpreta . -UNIDADE A estima reciproca e adequada comunhão entre nós e todas as formas de apostolado e fundamento de todas as ações evangelizadoras da RCC BRASIL com um autêntico testemunho de maturidade eclesial, de solidez e de convicção, em obediência e revelação filial com o MAGISTERIO da IGREJA .

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 3º VALORES -A PROFISSÃO DE FÉ Empenho em conhecer e aprofundar sempre mais a fé genuinamente católica, através de processo bem definido de formação continuada, afim de estar apto a dizer ao mundo a razão de sua esperança .

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 4º ANALISE DA SITUAÇÃO A) AMBIENTE EXTERNO Desafios - Concorrência com formas de entretenimento atraentes oferecidas pelo mundo civil. -Grande variedade cultural existente no BRASIL , trazida por migrantes. -Escassez de tempo provocada pelo modo de vida imposto ao ser humano deste século . - Ateísmo prático - Indiferentismo religioso vivenciado pelos lideres sociais .

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 4º ANALISE DA SITUAÇÃO A) AMBIENTE EXTERNO Desafios -Fortalezas modernas - condomínios verticais e horizontais - que segregam as pessoas e embaraçam ou impedem o aceso aos missionários , -Secularismo que contamina e vicia a pratica da moral e dos costumes até dentro da igreja . - Relativismo ,comodismo e superficialidade que governam os costumes e a moral , além de influenciarem diversas filosofias ,de que no dia a dia se apresentam como fáceis soluções espirituais ,para problemas individuais e sociais .

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 4º ANALISE DA SITUAÇÃO A) AMBIENTE EXTERNO Desafios -Falta de compreensão e de sentido para sofrimentos e problemas inteiramente humanos . -Construção da paz e da unidade no meio das adversidades existente no mundo e na igreja . - Evangelização nos meios de comunicação. -Dialogo com as novas comunidades cujas atividades evangelizadoras dividem espaço , povo e recursos com a RCC.

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 4º ANALISE DA SITUAÇÃO A) AMBIENTE EXTERNO Desafios - Fraqueza moral da lideranças católicas ,que por vezes tem chegado a cair no abismo dos pecados hediondos aos olhos do mundo, provocando fissuras na autoridade ético-moral da igreja, de forma a levar pessoas ao indiferentismo religioso e a rejeição de sérias propostas de vida conforme o evangelho. -Pouco tempo que a vida leiga deixa disponível para desenvolver grandes projetos de evangelização.

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 4º ANALISE DA SITUAÇÃO B) AMBIENTE INTERNO Pontos Fracos Existência de pessoas com: evangelização querigmática incompleta, as vezes deficiente formação catequética insuficiente comprometimento, fidelidade e oração pessoal por vezes, deficientes dificuldade de transmitir a visão do movimento a todos os seus integrantes formação acadêmica insuficiente o que dificulta o processo de aprendizagem

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 4º ANALISE DA SITUAÇÃO B) AMBIENTE INTERNO Pontos Fracos Existência de pessoas com: formação missionária insuficiente Testemunho de santidade inconsistente chegando às vezes a ferir a ética e os costumes Pouco comprometimento missionário acúmulo de atividades que prejudica a qualidade dos serviços prestados

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 4º ANALISE DA SITUAÇÃO B) AMBIENTE INTERNO Pontos Fracos Existência de pessoas com: dificuldade para ligarem fé e vida dificuldade em apresentar ao mundo por palavras e obras, o que entendemos por cultura de pentecostes incompreensão da existência do batismo no Espirito Santo e a graça dos carismas

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 4º ANALISE DA SITUAÇÃO B) AMBIENTE INTERNO Pontos Fracos Ocorrências dos seguintes fatores: dificuldade de articulação dos principais níveis de coordenação (grupo de oração<->diocesana<->estadual<->nacional) falta de formação para coordenadores, visando a capacitação para o exercício do ministério de coordenação, provocando estrangulamento das estratégias evangelizadoras pouca expressividade carismática por parte de membros de ministérios

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 4º ANALISE DA SITUAÇÃO B) AMBIENTE INTERNO Pontos Fracos Ocorrências dos seguintes fatores: missionários com pouca formação bíblica doutrinal e metodológica alta rotatividade dos integrantes pouco conhecimento da RCC Brasil por parte de lideranças locais discernimento vocacional deficiente para o exercício missionário nos ministérios desenvolvimento de projetos pessoais em paralelo como os projetos da RCC Brasil

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 4º ANALISE DA SITUAÇÃO B) AMBIENTE INTERNO Pontos Fracos Ocorrências dos seguintes fatores: pastoreio insuficiente em virtude da pouca formação e do acúmulo de atividades multiplicidade de eventos

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 4º ANALISE DA SITUAÇÃO B) AMBIENTE INTERNO Pontos Fracos Ocorrências dos seguintes fatores: Inexistência de metodologia para os grupos de oração, que sem pretender uniformiza-los, consiga apresentar-lhes um modo simples e eficaz de realizar sua missão evangelizadora, além de ajudar seus participantes a compreender que o grupo de oração é um local de cultuar a Deus, bem como de buscar a plenitude do Espírito Santo (permanente pentecostes), além de preparar os fiéis para celebração da missa

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 4º ANALISE DA SITUAÇÃO B) AMBIENTE INTERNO Pontos Fracos Ocorrências dos seguintes fatores: perda de participantes por causa de servos despreparados falta de diálogo com autoridades eclesiais e com lideranças dos movimentos leigos, a fim de lhes comunicar eficazmente que o propósito da RCC Brasil é servir Jesus Cristo Nosso Senhor e salvador, servindo à igreja por meio da colaboração que aquela lhe pode prestar, anunciando o evangelho para todos os povos

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 4º ANALISE DA SITUAÇÃO B) AMBIENTE INTERNO Pontos Fracos Ocorrências dos seguintes fatores: diálogo ineficaz com o mundo fazendo se entender quando comunicar o evangelho elevação de custos de eventos por faltarem locais pertencentes ao movimento dificuldade na captação de recursos para a evangelização

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 4º ANALISE DA SITUAÇÃO B) AMBIENTE INTERNO Pontos Fortes Existência de pessoas com: experiência de fé experiência de salvação experiência pentecostal carismática consciência do chamado ao discipulado de Nosso Senhor Jesus Cristo pertença à igreja como fruto do discipulado crescimento espiritual e pessoal por meio de formação e treinamentos

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 4º ANALISE DA SITUAÇÃO B) AMBIENTE INTERNO Pontos Fortes Existência de pessoas com: vida de oração experiência de vida fraterna vocação missionária cumprida com vigor e ardor missionário Elevado grau de empenho missionário grande busca por formação hábito da leitura de livros espirituais dinamismo

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 4º ANALISE DA SITUAÇÃO B) AMBIENTE INTERNO Pontos Fortes Existência de pessoas com: abertura para o novo espiritual ardor e vigor missionário bom relacionamento com a hierarquia da igreja peregrina e triunfante destemor amor evangélico realização pessoal mediante a experiência do amor de Deus e da participação nas diversas atividades evangelizadoras realizadas pela Renovação

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 4º ANALISE DA SITUAÇÃO B) AMBIENTE INTERNO Pontos Fortes Ocorrência dos seguintes fatores: evangelização nova no ardor e nos métodos evangelização querigmática busca da unidade e constante vigilância para não perdê-la valorização do ser humano como pessoa sujeita de direitos e obrigações em ambiente profundamente comunitário, onde cada qual pode ser conhecido pessoalmente e ter seus dons e carismas incluindo os talentos naturais fraternalmente reconhecidos

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 4º ANALISE DA SITUAÇÃO B) AMBIENTE INTERNO Pontos Fortes Ocorrência dos seguintes fatores: grande quantidade de pessoas que se prontificou a servir nos ministérios união sinérgica de suas expressões objetividade evangelizadora versatilidade convivência fraterna e partilha de dons e talentos por pessoas de vários graus de formação, de alfabetizados a doutores em prol da evangelização

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 4º ANALISE DA SITUAÇÃO B) AMBIENTE INTERNO Pontos Fortes Ocorrência dos seguintes fatores: aproveitamento de talentos e bens materiais pessoais em prol da missão organização interna em instâncias de serviço abriga grande quantidade de tendências religiosas unidas pela singular experiência pentecostal autonomia canônica

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 4º ANALISE DA SITUAÇÃO B) AMBIENTE INTERNO Pontos Fortes Ocorrência dos seguintes fatores: boa imagem que seus integrantes têm do movimento razoável capacidade para agregar valores assessores e lideranças que atestam a seriedade do movimento grande quantidade de vocações

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 5º OBJETIVOS FORMAÇÃO aprofundar os conteúdos da fé contribuindo para a vida de santidade serviço formar discípulos capazes de evangelizar pastorear formar liderar e coordenar as ações da RCC Brasil

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 6º METAS FORMAÇÃO direcionar a elaboração e atualização do material de formação, revistas e livros promover a formação básica permanente módulo básico, intercalado com a formação humana, de todos os integrantes da RCC capacitar o conselho nacional, coordenadores nacionais de ministérios e comissões e lideranças em geral capacitar coordenações diocesanas e prelazias capacitar coordenações de grupos de oração

DIRECIONAMENTOS PARA A RCC BRASIL RUMO AO JUBILEU EM 2017 6º METAS FORMAÇÃO incentivar o grupo de oração a formar pelo menos um formador por ano capacitar e orientar os ministérios diocesanos e prelazias capacitar os ministérios dos grupos de oração conforme orientação nacional capacitar os servos dos grupos de oração para a missão realizar grupos de perseverança como serviço do grupo de oração, visando fortalecer a consciência do chamado de Deus e o comprometimento com o Reino