Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Classes e Objetos em Java.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LPOO Atributo método.
Advertisements

LPOO Classe e objeto.
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
Refatorações Experiência é aquela coisa maravilhosa que permite que você reconheça um erro tão logo o cometa novamente F.P. Jones.
Diagrama de Classes.
UMA ABORDAGEM SOBRE ORIENTAÇÃO A OBJETOS!
Programação e Sistemas da Informação
Bagagem Paulo Valzacchi Este PPS não tem senha de segurança,
Linguagem técnica de programação I Java – REVISÃO
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Portfólio de matemática
Entendo os números inteiros
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
O Portal do Estudante de Computação
AS PESSOAS EM NOSSAS VIDAS.
Princípios de Orientação à Objetos
Programação Orientada a Objetos com Java
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
Aula prática 13 Orientação a Objetos – C++ Parte 1
Linguagem de Programação II Parte V
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Este PPS não tem senha de segurança, para que você possa estudar
Revisão para primeira mini prova de AVLC
Boa Tarde Galera.! Estou sem voz hoje, então, teremos uma aula um pouco diferente. Quem tiver dúvidas, pode perguntar, mas por favor, só se for realmente.
Professor Mário Dantas
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa This.
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO - JAVA
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Membro Static.
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Tutorial de Utilização.
Programação Orientada a Objetos Curso de Engenharia da Computação Parte 03 – Conceitos Básicos III Prof. Fabricio Mota Oliveira
INTRODUÇÃO À ORIENTAÇÃO A OBJETOS EM JAVA
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Como criar uma Classe e.
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Tutorial de Utilização.
Programação Orientada à Objetos
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
Programação Orientada a Objetos - Java
Verdade Absoluta Brian Andrew Chalker.
Alguém te disse que você é especial? Mas, disseram isso hoje?
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB
 É uma construção de agrupamento que permite a você pegar qualquer construção na UML e agrupar seus elementos em unidades de nível alto.  Representa.
Aula Prática 4 Monitoria IP/CC (~if669).
Ligue o som Pessoas!.
PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!.
Linguagem de Programação JAVA
Acabias Marques Luiz. I - Introdução ao Ruby Parte 1 – Introdução a linguagem  O que é Ruby  Instalação  O IRB  Operadores Aritméticos  Tipos de.
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos Professor: Cheli Mendes Costa Introdução a Programação Orientada.
Novidades... Quartetos; – Equilibrar Conhecimento; – Aprender a Ensinar; – Trabalho em Equipe; – Facilitar a Vida do Professor. – Então, definam seus grupos.
Introdução a Orientação a Objetos
a razão pela qual isso foi enviado a você !!!
SITUAÇÕES.
Objetos de aprendizagem
Questões sobre quatro quadrados
Automação de Escritório II Excel
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
By Búzios Slides NINGUÉM CRUZA SUA VIDA POR ACASO Automático.
Você é uma RAZÃO... uma ESTAÇÃO... ou uma VIDA INTEIRA?Você é uma RAZÃO... uma ESTAÇÃO... ou uma VIDA INTEIRA?
Array e ArrayList LPOO – 01/09/14.
ETERNIDADE.
Módulo I Capítulo 7: Funções e Procedimentos William Ivanski Curso de Programação C#
Engenharia de Software Orientada a Objetos Professor: Guilherme Timóteo Aula 3: – Modelagem de Classes (parte 2)
Cuide do seu relacionamento e aproveite
Minicurso Java Básico Ruddá Beltrão | Cristian Costa.
Herança em Java Curso: Informática Disciplina: Programação Orientada a Objetos Prof. Abrahão Lopes
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
Transcrição da apresentação:

Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Classes e Objetos em Java

O que são e para que servem as Classes e Objetos. O conceito de orientação a objetos, é, sem dúvida, o mais importante em Java. Por ser um conceito um pouco abstrato, é normal que demore um pouco até entender tudo. E até entender bem, vai demorar mais ainda. Porém, vamos ensinar, ao longo de vários momentos, divididos em várias seções, estes tão importantes detalhes.

Agora vamos falar um pouco como declarar as classes, instanciar os objetos (com e sem construtores) e como usar testes condicionais dentro das classes que criamos. Isso dará uma ideia do que são classes e objetos, e é importante que se habitue a estas ideais.

Na explicações passada, entendemos que classes podem ser vistas como abstrações ou definições maiores das coisas e objeto já é algo mais real, mais concreto, é um elemento ou tipo daquela classe. Usando essas definições, é realmente difícil entender os conceitos, por isso vamos usar exemplos. O que são Classes e Objetos em Java

Por exemplo, podemos ver "Pessoa" como uma classe. É uma classe que representa seres humanos, que possuem cabeça, coração, cérebro etc. É uma generalização maior. Podemos declarar você, como um objeto dessa classe, com seu nome e características específicas de uma "Pessoa". Você pertence a classe "Pessoa". Eu também, pois possuímos cabeça, coração, cérebro etc.

Nós temos essas características gerais, que todos da classe "Pessoa" possuem. Ou seja, em Java, dizemos que somos instâncias da classe "Pessoa".

Esse tipo de representação vai nos ajudar muito em programação Java. Por exemplo, imagine que você foi contratado para criar um aplicativo para uma empresa - em Java, claro. Você tem que cadastrar os milhares de funcionários da empresa. É claro que você não vai declarar milhares de strings para armazenar o nome de cada um, nem de inteiros para armazenar seus números nem de floats para armazenar seus salários. Seria humanamente impossível fazer isso. Utilidade das Classes e Objetos em Java

1- Agrupar coisas semelhantes Aí que entra a vantagem da programação orientada a objetos. Podemos ver todos esses funcionários de uma mesma maneira: como a classe Funcionario. O que a classe "Funcionario" tem em comum? Tem um nome, uma idade, uma data de contratação, um salário, um setor em que trabalham e outras coisas específicas da empresa.

Pronto. Você pode ver essa classe como um tipo de dado. Assim como 'int' ou 'float', agora existe o tipo 'Funcionario'. Toda vez que entrar alguém novo na empresa, você declara esse elemento como fazendo parte do tipo 'Funcionario'. Ou seja, estará criando um objeto dessa classe. O objeto, diferente da classe, é algo mais específico, ele que terá as informações pessoais de cada funcionário.

2- Crie uma vez, use quantas vezes quiser A grande vantagem desse tipo de 'visão', é que, ao declarar a classe, você declara dentro dela os tipos: string, float, int etc, que estão dentro da classe. Então, quando for criar um objeto, automaticamente esses dados estarão criados! Aí que reside a beleza do Java e da orientação a objetos. É muito, mas muito útil e prático. É um novo jeito de pensar e ver o mundo. Dizemos que é um tipo de paradigma de programação diferente.

3- Altere uma parte do código, e a mudança se propagará em todo o código Ok, você criou seu aplicativo usando a classe "Funcionario". Porém, a pessoa que te contratou - que muitas vezes não são da área de TI - esqueceu de te informar que os funcionários devem ter uma informação no cadastro: se possuem carro ou não. E aí? Alterar tudo? Começar do zero?

Claro que não. Simplesmente vá na classe e coloque esse atributo (informação), e automaticamente todos os objetos passarão a ter esse dado, "carro". Então é só pedir para os funcionários preencherem esse dado no seu aplicativo de cadastro.

4- Classe à parte, vida à parte. Uma coisa interessante que a programação orientada a objetos nos proporciona é a divisão das partes do programa. Dois programadores podem programar duas classes de forma totalmente independente e fazer com que elas funcionem perfeitamente. Coisa que em outros paradigmas de programação é quase impossível.

Por exemplo, você criou a classe "Funcionario". Nessa classe você precisa a informação do salário de cada funcionário, porém você não tem acesso aos detalhes financeiros da empresa. Ora, nem precisa e nem deve ter, é algo mais restrito.

Outro programador, responsável pelo setor financeiro, pode ter criado a classe "Salario" que recebe os dados de cada pessoa, sua posição na empresa, bônus, horas extras etc etc, e te dá somente o resultado final: o número. Esse dado é o que você vai usar na sua classe "Funcionario".

Isso todo pode ser feito de uma maneira totalmente eficiente, segura e independente, tanto por você como pelo programador que fez a outra classe. A única troca de informação é que você pega um float dele e ele pega o nome do seu funcionário ou código dele da empresa.

O mais importante disso é: em nenhum momento foi necessário um ver o código do outro! Na hora de trabalhar, isso nos diz muito em termos de rendimento!

Como você pode notar, através dos exemplos dos Carros, das Pessoas e dos Funcionários, as Classes são nada mais que um grupo de informações. Sempre que quiser usar essas informações, declare um Objeto daquela classe. Ou seja, sempre que quiser generalizar ou criar um grupo com características parecidas, não tenha dúvida, use Classe e Objetos. Como saber quando usar Classes e Objetos em Java

Em um jogo, Worms Armageddon ou Counter-Strike, por exemplo. Existem vários jogadores. Ora, eles são parecidos, tem semelhanças e características em comum. Não perca tempo declarando seus atributos individualmente, use classes e objetos.

Na verdade, em Java, tudo são classes e objetos, então não há muito essa preocupação. Nosso programa principal, que contém a 'main()', é uma classe. Para receber dados, vamos usar a classe Scanner. Em C, não existe Orientação a Objetos. Em C++, você escolhe se usa ou não.

 Uma classe pode se parecer com uma e outra.  Podemos pegar 'emprestado' detalhe de outras.  Implementar ou estender outras.  Existem vários recursos para serem usados nas Classes, inclusive de segurança, que permitem que alguns objetos tenham acesso a alguns dados, outros não.  Recursos gráficos: por exemplo, as janelas dos aplicativos Java, botões, menu e tudo mais são classes. Como dissemos, Java gira em torno de orientação a objetos, e Java é uma linguagem de programação riquíssima e ilimitada. Logo, o que é possível fazer com as classes e objetos também é bem vasto.

Código em java – Classe intancia o objetos Aluno fulano = new Aluno(); Vamos agora aprender como se cria objetos!!!