Ministério da Previdência Social - MPS Secretaria de Previdência Social - SPS Departamento do Regime Geral de Previdência Social - DRGPS Coordenação Técnica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas Municípios fortes, Brasil Sustentável Brasília 28 a 30 janeiro 2013 Aubiérgio Barros Recadastramento.
Advertisements

Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano A CRIAÇÃO DE COMITÊS DE.
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
Secretaria de Estado do Planejamento Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Florianopolis 20/03/2007 Florianopolis 20/03/2007.
Avaliação do Plano Plurianual
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
MPS – Ministério da Previdência Social FÓRUM NACIONAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL FEVEREIRO DE 2007.
SAT X FAP Questões Relevantes
MODELO DE GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
Secretaria de Estado da Saúde
Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social CONAPREVCONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência.
SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social
Seminário sobre regime de previdência complementar do servidor público IPREM – São Paulo – A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO DOS FUNDOS DE PENSÃO.
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
Título II Dos Tribunais Regionais. Advogado Res.-TSE nºs /2001, art. 12, p. único, VI, e /2003, art. 1º: exigência de 10 anos de prática profissional;
MÓDULO IV PREVIDÊNCIA SOCIAL : Estrutura e Funcionamento
Carla Carrubba Promotora de Justiça – Estado do Rio de Janeiro
CRIAÇÃO DE CONSELHO MUNICIPAL
SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP – Departamento de Regimes de Previdência no Serviço Público GCEEI – Coordenação-Geral de Estudos.
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
PROPOSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA PARA INSTITUIÇÃO DO COLÉGIO DE ENTIDADES.
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
Política Nacional do Meio Ambiente CONAMA
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
Minas Gerais.
Contabilidade Aplicada aos RPPS
Sistema Estadual de Meio Ambiente
EXIGÊNCIA CONSTITUCIONAL DO ÓRGÃO GESTOR ÚNICO

participação e controle social
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE AUDITORIA GERAL GERÊNCIA DE AUDITORIA DE PESSOAL CONSELHO DE POLÍTICA FINANCEIRA - CPF.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Sistema Integrado de Informações Previdenciárias
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - ANVISA 27ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da Anvisa Brasília, 6 de dezembro de 2007.
Fórum de Secretários Executivos
Ministério da Previdência Social-MPS Ministério da Previdência Social-MPS Secretaria de Políticas de Previdência Social-SPS Secretaria de Políticas de.
Conselho Municipal de Educação
CANOASPREV Estrutura e Funcionamento
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
Maio/2012 SISTEMA DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL-SRPPS
PORTARIA SAS/MS Nº 134 DE 4 DE ABRIL DE 2011
Conselho Comunitário.
MPS - Ministério da Previdência Social SPPS - Secretaria de Políticas de Previdência Social 48º CONGRESSO NACIONAL DA ABIPEM DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES AMBIENTAIS E CONSELHEIROS DO SISNAMA EM SANTA CATARINA.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Desenvolvimento Social Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome LUCILENE RODRIGUES Consultora Jurídica Brasília Abril/2007 Desenvolvimento.
LEI 8142/90 Prof: Daniela de Souza
OBJETIVOS Mostrar como organizar o conselho;
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Portaria MCT nº 650, de estabeleceu a nova estrutura do LBA Foram instituídos um Conselho Diretor, uma Gerência Executiva e um Comitê Científico.
Descentralização da política ambiental no Município de São Paulo
Comemoração 25 anos A organização da Previdência Pública e Privada no país Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2008 Associação dos Aposentados e Pensionistas.
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.358, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2010 Institui o Sistema Nacional de Comércio.
Hélio Carneiro Fernandes
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
LBA2. ORGANIZAÇÃO O novo modelo organizacional deverá contribuir para a consolidação da atual rede de pesquisas. Para isto, considerará não apenas a.
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
O CCDF E SUAS INSTÂNCIAS VINCULADAS. REESTRUTURAÇÃO A reestruturação do CCDF e suas instâncias vinculadas, de acordo com o Projeto da Lei Orgânica da.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

Ministério da Previdência Social - MPS Secretaria de Previdência Social - SPS Departamento do Regime Geral de Previdência Social - DRGPS Coordenação Técnica do Conselho Nacional de Previdência Social - CNPS Conselhos de Previdência Social - CPS Brasília, maio 2004

O que é um Conselho de Previdência Social- CPS? Diálogo entre o gerente-executivo e a sociedade, para buscar formas de melhorar a gestão previdenciária. A sociedade se faz ouvir pela voz de representantes dos trabalhadores, empregadores e aposentados. CPS são Conselhos de Previdência descentralizados. Projeções do CNPS.

O que é o CNPS? O Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS é um órgão superior de deliberação colegiada, integrante da estrutura do Ministério da Previdência Social, instituído pela Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991.

Como é constituído o CNPS? O CNPS é constituído por representantes dos trabalhadores, dos aposentados e pensionistas, dos empregadores e do governo. São ao todo 15 conselheiros: 9 representantes da sociedade (divididos igualmente entre trabalhadores, aposentados e empregadores) e 6 do governo.

titularsuplente Governo MinistroSecretário Executivo Secretário SPSSPS/RGPS Presidente do INSS INSS SPC MF MP IPEA/MP Aposentados COBAP Trabalhadores Força SindicalCGT CUTSDS Contag Empregadores CNF CNI CNC CNACNT COMPOSIÇÃO CNPS

Para que serve o CNPS? O CNPS tem como objetivo deliberar e estabelecer diretrizes para a política de Previdência Social, adotando também medidas para a gestão do sistema previdenciário. Em abril de 2003, uma resolução do CNPS propôs o restabelecimento de Conselhos descentralizados.

Já houve Conselhos descentralizados? Sim, estaduais e municipais, subordinados ao CNPS. Foram instituídos em 1993, para descentralizar o debate previdenciário. Foram extintos em 1999, por Medida Provisória.

Por quê foram extintos? contexto político estudos comprovando que alguns Conselhos não corresponderam às expectativas

Como funcionarão os novos Conselhos? Funcionarão como unidades descentralizadas do Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS.

Qual é o objetivo e as competências dos conselheiros dos CPS? fazer gestão democrática e próxima dos cidadãos promover a interação entre os representantes do Governo e da sociedade aperfeiçoar a gestão do sistema previdenciário examinar e propor soluções para o aperfeiçoamento da previdência

Como será composto cada CPS nas gerências? O CPS será composto por 10 conselheiros: 4 representantes do governo 2 representantes dos trabalhadores 2 dos empregadores 2 dos aposentados e pensionistas

O Decreto nº (11/11/03) criou os CPS: Art. 296-A Ficam instituídos, como unidades descentralizadas do CNPS, Conselhos de Previdência Social - CPS que funcionarão junto às Gerências Executivas do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS ou, na hipótese de haver mais de uma gerência no mesmo município, junto às Superintendências Regionais.

Nos CPS vinculados às gerências: 1. Gerente-executivo; 2. Chefe da Divisão ou Serviço de Benefícios 3. Chefe da Divisão ou Serviço da Receita Prev. 4. Procurador da Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS. Quem serão os 4 conselheiros do governo?

§ 3º As reuniões serão mensais e abertas ao público, cabendo, conforme o caso, ao superintendente regional ou ao gerente-executivo providenciar a sua organização e funcionamento. § 4º. Os representantes dos trabalhadores, dos aposentados e dos empregadores serão indicados pelas respectivas entidades sindicais ou associações representativas e designados pelo gerente-executivo ou pelo superintendente.

§ 5º Os CPS terão caráter consultivo e de assessoramento, competindo ao CNPS disciplinar os procedimentos para o seu funcionamento, suas competências, os critérios de seleção dos representantes da sociedade e o prazo de duração dos respectivos mandatos, além de estipular por Resolução o Regimento dos CPS. § 6º As funções dos conselheiros dos CPS não serão remuneradas e seu exercício será considerado serviço público relevante. § 7º A Previdência Social não se responsabilizará por eventuais despesas com deslocamento ou estada dos conselheiros representantes da sociedade.

Como selecionar as entidades que indicarão conselheiros? Entidades de maior representatividade na região de atuação da Gerência- Executiva. Número de filiados, peso na economia da região, interesse da própria entidade, áreas prioritárias de atuação da gerência.

Apoio ao CPS: A Coordenação técnica do Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS estará à disposição para ajudar a instalar e acompanhar as reuniões dos CPS em 2004.

Coordenação Técnica do Conselho Nacional de Previdência Social Esplanada dos Ministérios, bloco F, sala 932 Ministério da Previdência Social. Brasília, DF. Cep Telefone: Fax: