Repetições na propaganda

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo das orações coordenadas
Advertisements

Como evitar a repetição
Figuras de Linguagem.
Dificuldades da Língua Portuguesa
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Professora Angela Biazi
Dois modos de ler a Bíblia.
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Período Simples e Período Composto
Referência e Sentido Denotação e Conotação Polissemia e Monossemia
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 3
Vícios de Linguagem.
TEXTO.
O QUE É METAFÍSICA.
O ensino da língua: complexidade do objeto e articulação entre os objetivos Irandé Antunes.
SINTAXE "Sintaxe" é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e das relações que se estabelecem entre as orações nos períodos.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Orientação Técnica Recuperação Paralela Língua Portuguesa
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Karen Olivan.
Figuras de estilo Literatura.
COESÃO E COERÊNCIA TEORIA.
Coesão e Coerência.
Professora: Raysa Ferreira
CARACTERÍSTICAS DA SONDAGEM PROPOSTA POR FERREIRO E TEBEROSKY:
Semântica.
CONJUNÇÃO.
8ª série/9º ano Prof.ª Cláudia Leal Keller
COESÃO TEXTUAL.
Coesão Textual Os elementos responsáveis pela textualidade são:
PROJETO REDAÇÃO NOTA 1000/2014 2M1, 2M2, 2M3 MARIA ANNA
Orações Subordinadas Adjetivas
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
ORALIDADE E ESCRITA A palavra falada é formada por combinações de unidades mínimas de som (fonemas). Na escrita, a representação do fonema ocorre através.
Linguagem e sentido E E Coronel Calháu Língua Portuguesa - Unidade 05
Verbo Língua Portuguesa.
Figuras de linguagem ou estilo
Ver ESQUEMA DE TEXTUALIZAÇÃO
ANÁLISE TEXTUAL Aula 3: Textualidade. Articulações sintáticas e relações semânticas.
Existe somente uma estrada real para a jornada espiritual... O amor! Existe na Índia um ser de luz feito do mais puro amor... Sai Baba!
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Coesão e coerência Coesão referencial.
Prof. Francisco Platão Savioli
Literatura, Professora Nichele. Estratégias para conseguir determinado efeito no texto ou na fala podem estar relacionadas a diferentes aspectos:
Viviane Yamane da Cunha
ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO
Desafio Pré-vestibular
O texto: construção de sentidos
Como interpretá-los? (OBJ.2). * No ordinário de nossas vidas, o contexto em que encontramos determinado sinal ou símbolo usualmente nos ajudará.
Coesão textual É a função exercida pelos os elementos que realizam a ligação dos componentes dos textos, a fim de que eles formem um só corpo estrutural.
COESÃO E COERÊNCIA Coesão textual: ligação entre partes de um texto, obtida a partir do uso de operadores lingüísticos específicos. Mecanismo de coesão:
Domínio da Leitura e Escrita
PROVA BRASIL 2015.
O TEXTO POÉTICO.
Coesão por quê?.
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
Adequação Vocabular Carlos Drummond de Andrade em Procura da poesia: “cada uma (a palavra) tem mil faces sob a face neutra”. Isso quer dizer que por meio.
Senta aqui! Não tenha tanta pressa Senta aqui! Porque toda essa angústia? Não fique aí tão quieta Quebra o teu silêncio Se abre comigo...
O USO DA ASSOCIAÇÃO SEMÂNTICA COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DO TEXTO LITERÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Programa Institucional de Bolsa.
Consciência Fonológica
Flávia Patrício Lucas. O PROCESSO DE INFERENCIAÇÃO E A ANÁLISE DO CORPUS “ Quanto à concepção de leitura, consideramos esta uma prática social que remete.
O PRONOME RELATIVO É a subclassificação dos pronomes responsável por estabelecer relações de sentido entre duas orações. Por isso, é um importante elemento.
Introdução à sintaxe Estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e que as orações da língua estabelecem entre si nos períodos.
ETAPAS DA OLIMPÍADA 1ª ETAPA - ESCOLAR 2ª ETAPA - MUNICIPAL 3ª ETAPA - ESTADUAL 4ª ETAPA - REGIONAL 5ª ETAPA - NACIONAL.
Disciplina: Leitura e Produção de textos Prof. Andréa Ulisses
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Figuras de Linguagem.
Tipos e mecanismos de coesão textual
Transcrição da apresentação:

Repetições na propaganda Profa. Marilene Garcia

“Sabe aquela história do gás que acaba, do humor que acaba, da paciência que acaba? Também acabou”.

Nessa propaganda: gás, humor e paciência, quando acabam, têm efeitos (ou conseqüências) diversos. Já o item lexical ‘acabou’ também remete para outro significado: o de que a companhia de gás vai resolver o problema das donas de casa, incomodadas com a ocorrência

Um é pouco, dois é pouco, três é pouco”,

Na propaganda do BIS, o item lexical ‘pouco’, reiterado, permite que se obtenha o efeito de ‘querer mais’.

“Tinha uma pedra no meio do caminho “Tinha uma pedra no meio do caminho. No meio do caminho tinha uma pedra”.

O poema de Drummond, ao reiterar a existência da pedra, aumenta-se a sensação dos problemas enfrentados, das dificuldades. Nesse poema, observa-se a recorrência de estruturas que produzem um paralelismo sintático: utilizam-se as mesmas estruturas sintáticas, modificando-se apenas os itens lexicais.

Assim... “Segundo KOCH (1997), a recorrência de termos (reiteração de um mesmo item lexical) produz o que se chama de coesão seqüencial parafrástica.” Nessa repetição, um novo sentido é impresso à palavra repetida. Não é, portanto, uma repetição pura e simples, mas adquire um novo significado, pois vai contribuindo para intensificar os diferentes efeitos.

Classificação da repetição Johnston classifica os estudos sobre a repetição em quatro grandes grupos: a) a repetição como mecanismo coesivo; b) a repetição como recurso retórico; c) a repetição como produtora de efeitos semânticos d) a importância da repetição na aquisição da linguagem, na socialização lingüística e no ensino de línguas.

Tipos de repetição

Repetição FONOLÓGICA Monofonemática a) Sibilância (consoante /s/ aleatoriamente): asfaltos vastos. b) Aliteração (consoante inicial ou não): o rato roeu a roupa. c) Assonância (vogal em sílaba tônica): casa de prata.

Plurifonemática Amplificação (juntos e depois separados): prata partida. Redução (separados e depois juntos): diários dramáticos. Quiasmo (duas consoantes em X): retém teu rancor. (r - t / t – r) Acróstico (várias consoantes invertidas): d – r – s / s – r - d. Com quatro patinhas, o rabo curtinho, Orelhas compridas, peludo – é verdade – E sempre a mexer o nariz quando come, Louco por cenouras e alfaces, louquinho, Há tanto no campo como na cidade. O nome não digo. qual é o seu nome?    (Leonel Neves – Bichos de trazer pra casa) 

Repetição morfológica Homeoteleuto (final de palavras próximas): capitão Salomão. Rima (final de palavras simetricamente dispostas). Parequema (fim e início de palavras contíguas): roupa parda

Monolexical entre orações: Anáfora - repetição no início de cada oração. Nem tudo que ronca é porco, Nem tudo que berra é bode, Nem tudo que reluz é ouro, Nem tudo falar se pode. Epístrofe - repetição no fim de cada oração. Mesodiplose - repetição no meio de cada oração. Anadiplose - repetição da lexia final de uma oração no início da oração seguinte. Epanadiplose - repetição da lexia inicial de uma oração no fim da oração seguinte. Ambos poetas, grandes poetas ambos." "Vozes veladas, veludosas vozes, Volúpias dos violões, vozes veladas." (Cruz e Sousa)

Repetição estrutural Paralelismo: repetição de estruturas oracionais preenchidas com itens lexicais diferentes. Exemplos de paralelismo no texto de propaganda: 1) Não existe outra pessoa igual a você. Não existe outro espaço igual a esse. Muito menos outra oportunidade igual a essa. 2) Eu tenho pressa. Eu tenho dúvidas. Eu tenho medo. Eu tenho câncer. Nós podemos ajudá-lo.

Repetição semântica Sinonímia (repetição do mesmo sentido com palavras formalmente diferentes). Paráfrase (repetição do mesmo sentido com textos formalmente diferentes). Pleonasmo (repetição da significação de vocábulos ou termos oracionais com propósito retórico).

Conclusão No texto publicitário escrito, a repetição deixa de ser um vício de linguagem e assume a função de estabelecer coesão e produzir efeitos semânticos. Assim, no texto publicitário, a repetição não serve para retomar o que já foi dito, mas para acrescentar novas idéias que levem o leitor adquirir um determinado produto.