 Após ter apresentado o projecto a outros professores, três colegas de língua portuguesa, disponibilizaram-se para participar e para nos ajudar a pô-lo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AprenderEnsinar Matemática nos primeiros anos. Que desafios?
Advertisements

O discurso na sala de aula de Matemática
Sequência Didática ESCOLA PADRE CÍCERO DE CASTRO Tema: Pré-História: Período Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
Você sabe ler? A que grupo de leitores você pertence?
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO OS AMIGOS DO SOL António Manuel Cortes Rodrigues Nuria Näf Telma Sofia Cortes Rodrigues.
Apresenta: Projecto Ideia. Projecto: Ideia – Inclusão Digital com Ensino Interactivo Acessível. Conteúdos do 1º Ciclo para crianças com deficiência neuromotora.
Etapas de uma Sequência Didática
A Pré-Historia Matheus de Souza Prado. E Carlos Eduardo Dias Giacomini Professores Marcos-Lingua Portuguesa Vania-ArtesLeandra-Historia.
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
LUDICIDADE NA LEITURA REFORÇO NA LEITURA COM ALUNOS DA 5ª SÉRIE.
Produção de historias em quadrinho e textos.
Como os professores lidam com os erros
Didáctica I – The Lingo of Learning Capitulo 4 – Teaching Techniques – Questões convergentes e divergentes O tema deste capitulo explica-nos a diferença.
Reflexão do Professor.
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
Bom Dia Projecto de Acompanhamento Pedagógico de Internet
O EGA chega à Escola.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
COLÉGIO EFETIVO EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Reflexões da docência As funções matemáticas como chave para a Criptografia Noélli Ferreira dos Santos
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Katty Xiomara na Epralima. Um olhar sobre o Dia DN Chega o correio à Epralima – Escola Profissional do Alto Lima e no meio de tanto envelope surge um.
Maria Gambina Na Zarco.
Escola Profissional da Mealhada ClC7 Formadora: Teresa Augusto
Evangelização Espírita Infantil Um professor diferente
Quando falamos em aprender...
O PONTO PRETO.
O uso de novas mídias nas escolas
Escola Comum e Inclusão
CARACTERIZAÇÃO PETROFÍSICA DE ROCHAS E SOLOS COMO CONTRIBUTO PARA O ESTUDO DO PERMAFROST E DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NA ANTÁRCTIDA JOGO ... PETROFÍSICA.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O PONTO NEGRO.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa “Lifelong Learning Programme – Comenius ( )” Ler, uma procura activa.
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção “Unmute” activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver.
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
Alicerces II Avaliação dos Apoios Educativos 1.º Período 1.º Encontro Pedagógico – 20 de dezembro de 2013.
Área de Projecto. O que é ? Uma nova área não disciplinar. Constituída por um bloco semanal de 90 minutos. Um espaço educativo onde podemos assumir um.
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Projeto: Conta que eu conto
COLÉGIO EFETIVO EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
ETAPAS DE INVESTIGAÇÃO EM SOCIOLOGIA
Desenvolvimento da Consciência Fonológica
CAÇADORES DE CONHECIMENTO
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
É possível a germinação sem água? CEMEI “Dionísio da Silva”
Etapas de uma sequência didática
Pequenas curiosidades,
O aluno tem que… E para que isso suceda, devemos… Para que a aprendizagem cooperativa resulte… QUERER FORMAR GRUPOS HETEROGÉNEOS PROMOVER UMA PARTICIPAÇÃO.
Trabalho realizado por:
FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Por que o jornal na escola?
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
Mapa da Escola Seqüência didática:.
Caminhando pelo mundo dos Enigmas
Poderá Ser Considerado Crime, O Seu Não Entendimento.
Softwares educacionais Vantagens softwares educacionais nas salas de aula.
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
TESTE EM DUAS FASES Características O teste é aplicado em duas fases distintas; Na 1ª fase: O teste é composto por duas partes, na primeira as questões.
Transcrição da apresentação:

 Após ter apresentado o projecto a outros professores, três colegas de língua portuguesa, disponibilizaram-se para participar e para nos ajudar a pô-lo em prática, afim de contribuir na melhoria da compreensão na leitura. Cremilda Santos, Agostinha Henriques,Alice Vale e Helena Matos deram então os pré-testes- primeiro passo da aplicação do projecto (estes foram recolhidos) Numa secunda etapa, deram outros textos identicos explicando o sentido e a função das personagens ajudando os alunos a descobrir mais facilmente as respostas correctas para cada pergunta. Explicaram-lhes porque é que determinadas respostas não estavam correctas. Tudo isto foi feito pouco a pouco.

Ouçam o testemunho de um dos alunos que participou neste trabalho e que é o porta-voz da turma. Finalmente, os alunos fizeram os pós-testes. (agora sem ajuda da professora) Estes pós-testes foram recolhidos para serem corrigidos e comparados com os resultados dos pré-testes afim de verificar a evolução da compreensão por parte dos alunos. Os alunos reagiram muito positivamente a este trabalho.

E agora… o testemunho da Cremilda que transmite o que pensam as outras colegas que tiveram um papel fundamental trabalhando com os seus alunos e aplicando o projecto. (As sequências introduzidas nas aulas não foram gravadas porque esta actividade foi realizada em língua materna). >> video