Veloso - GAPA, Fórum ONG Aids, CEP CRT DST/AIDS SP 1 II ENCEP – São Paulo, agosto de 2007 Avaliação do sistema CEP/CONEP: a perspectiva dos usuários do.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ética e Pesquisa José Roberto Goldim.
Advertisements

Aspectos Éticos Aplicados ao Projeto de Pesquisa
Ética em pesquisa envolvendo seres humanos
INTRODUÇÃO A ÉTICA EM PESQUISA
Consentimento Livre e Esclarecido
ÉTICA EM PESQUISA.
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
Aspectos Éticos das Pesquisas em Ciências Sociais e Humanas
Avaliação e capacitação do Sistema CEP-CONEP
Tuberculose no Brasil: Avanços e Perspectivas
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
Ministério da Saúde 1 Novas recomendações em Assistência e Tratamento: participação e controle social Ronaldo Hallal Programa Nacional de DST-Aids SVS.
DTS/Aids/Hepatites Virais
O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
Sistema CEP – CONEP: Organização e Funcionamento
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
Promoção da Saúde Intersetorialidade Comunidade Saudável
II Conferência Estadual de Saúde Mental
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Aspectos Éticos em Pesquisas no SUS
CONEP: histórico, funções e relações com os CEPs.
Resolução 196/96 de 10 de Outubro de 1996
Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica SBPPC
Concepções Teóricas em Psicologia II
Habilidades em Comunicação V
Objetivo da apresentação:
Políticas Públicas Municipais
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
Metodologia Científica
METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA A ÁREA DE SAÚDE NOÇÕES BÁSICAS
VULNERABILIDADE E AVALIAÇÃO DE RISCO
COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA CEP/UNICRUZ
Faculdade de Odontologia de Araraquara
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS
ÉTICA EM PESQUISAS ENVOLVENDO SERES HUMANOS
TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
CONEP Comissão Nacional de Ética em Pesquisa Analise Ética de Estudos em Diabetes Mellitus Brasília CARLOS ADRIANO SILVA DOS SANTOS CONEP.
Clinical Trial Sistema CEP/Conep Responsabilidades Demandas Seguro.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Pesquisas envolvendo Seres Humanos no Brasil:
III Congresso da CPLP HIV/SIDAIST Formação de Recursos Humanos – O impacto do VIH sobre os Recursos Humanos em Saúde Lisboa, 18 de março de 2010.
INTEGRALIDADE EM SAÚDE
Escola Nacional de Saúde Pública
Conselho Nacional de Saúde/CNS
“Os usuários e o seu lugar político no SUAS: desafios e possibilidades”
MESA REDONDA: Rede como produção de Encontro e Responsabilização
Seminário da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador A Trajetória da Saúde do Trabalhador no Município CarlosNeder Carlos Neder A Política de Saúde.
Bom dia. Obrigado pelo convite
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior clareza da política.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Financiamento dos laboratórios;
PRINCÍPIOS ÉTICOS BÁSICOS Deontologia e responsabilidade
PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO Fala, Comunidade 7! Dezembro de 2006.
Monitoramento Online das ações de Prevenção das DST/AIDS e assistência às DST na Rede de Atenção Básica do Estado de São Paulo Paula de Oliveira e Sousa.
Ética e pesquisa em Saúde Mental
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
Ética na Pesquisa com Seres Humanos
Ética em pesquisa Resolução 196/96.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Estímulo à produção de conhecimento.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
Transcrição da apresentação:

Veloso - GAPA, Fórum ONG Aids, CEP CRT DST/AIDS SP 1 II ENCEP – São Paulo, agosto de 2007 Avaliação do sistema CEP/CONEP: a perspectiva dos usuários do SUS.

Veloso - GAPA, Fórum ONG Aids, CEP CRT DST/AIDS SP 2 Ética e Pesquisa no SUS Portaria 16/81- Divisão de Vigilância Sanitária de Medicamentos MS (DIMED) Resolução 01/88 – Conselho Nacional de Saúde MS Resolução 196/96 – Conselho Nacional de Saúde MS

Veloso - GAPA, Fórum ONG Aids, CEP CRT DST/AIDS SP 3 Ética e Pesquisa no SUS Portaria 16/81- MS (DIMED) Termo de Conhecimento de Risco O médico que aplica esta medicação ou novo método é responsável e o laboratório é co- responsável pela medicação, estando a União isenta de responsabilidade por danos que possam ocorrer ao paciente decorrente do uso do produto ou método terapêutico aplicado

Veloso - GAPA, Fórum ONG Aids, CEP CRT DST/AIDS SP 4 Ética e Pesquisa no SUS Resolução 01/88 – Conselho Nacional de Saúde -MS Termo de Consentimento Informado. Conceito de informação e respeito ao voluntário e ênfase em grupos específicos como : população indígena, memores de 18 anos e cárceres.

Veloso - GAPA, Fórum ONG Aids, CEP CRT DST/AIDS SP 5 Ética e Pesquisa no SUS Resolução 196/96 CNS/MS Termo de Consentimento Informado Livre e Esclarecido (TCLE). Resultado de trabalho conjunto entre governo, pesquisadores e sociedade civil. Amplia os conceitos éticos e participação da sociedade civil.

Veloso - GAPA, Fórum ONG Aids, CEP CRT DST/AIDS SP 6 Participação da Sociedade Civil Resolução 240/97 CNS/MS Conselhos de Saúde Fóruns Usuários de Unidades

Veloso - GAPA, Fórum ONG Aids, CEP CRT DST/AIDS SP 7 Fatores que dificultam a participação dos usuários. Conceito de participação; Entrosamento com a equipe; Oportunidade de capacitação e troca de experiências;

Veloso - GAPA, Fórum ONG Aids, CEP CRT DST/AIDS SP 8 Ética e Pesquisa. Qual o entendimento de ética pelo profissional de saúde/pesquisador? Como o profissional pesquisador entende o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido? Participação voluntária? Autonomia?

Veloso - GAPA, Fórum ONG Aids, CEP CRT DST/AIDS SP 9 Mobilização Debates envolvendo usuários e profissionais pesquisadores. Ampliação da discussão sobre ética em pesquisas entre os movimentos sociais. Criar demandas de pesquisas.

Veloso - GAPA, Fórum ONG Aids, CEP CRT DST/AIDS SP 10 Ética e Dignidade Humana Autonomia Beneficência Não maleficência Justiça

Veloso - GAPA, Fórum ONG Aids, CEP CRT DST/AIDS SP 11 CEP CRT DST/AIDS José Carlos Veloso representante da Sociedade Civil – Fórum ONG Aids Estado de São Paulo, GAPA/SP