República de Moçambique

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
Advertisements

Fórum Nacional de Agricultura Porque Fórum Nacional de Agricultura?
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Visão Global da Macroeconomia UNIVERSIDADE DOS AÇORES
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
Meio Ambiente e Desenvolvimento
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
Oficina para a Universalização da Inclusão de Famílias de Baixa Renda no Cadastro Único no Estado do Rio Grande do Sul.
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
GPPAA/DPP1 Linhas de Orientação Estratégica Comunitária Desenvolvimento Rural Programação
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Reforçar a concentração
SNV Moçambique.
Projecto de Água e Saneamento em Cabo Delgado Maputo, Julho de 2008
Economia de Comunhão 13 de Setembro de 2011.
PROJECTO: Integração do HIV e SIDA Resultados Resultado 1: Recursos de conhecimento sobre a integração do HIV e SIDA (guiões, kits de ferramentas,
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
| 29 de Outubro 2013 | INCUBADORA de ECONOMIA SOLIDÁRIA E
BIOCANT PARK Descrição adicional do tema. Pode ter referencias a co-autores e assuntos semelhantes PAG 1 AUTOR.
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Desafio da Gestão Intersetorial na Segurança Alimentar e Nutricional
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
IV CONFERENCIA DO SECTOR PRIVADO DA ZONA CENTRO 1 AMBIENTE DE NEGOCIOS NA PROVINCIA DE SOFALA NA PERSPECTIVA DO GOVERNO REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE.
Programa “Oportunidades”: Empreendedorismo e Combate à Pobreza
Prioridades do Governo para acelerar o crescimento económico e reduzir a pobreza, Ministério da Planificação e Desenvolvimento Seminário do Governo.
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
GESTÃO DELEGADA DOS SISTEMAS URBANOS INVESTIMENTOS E DESAFIOS
Seminário CPLP Maputo 3/4 de Novembro de 2008 A estratégia da AFD na gestão e no desenvolvimento das áreas de conservação, com o exemplo de Moçambique.
“Contra a fome e a violência sexista”
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
Apresentação aos parceiros
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
United Nations Development Programme
IIAM – SALA SAVE 15 DE SETEMBRO DE 2014 RUI SANTOS “PLATAFORMA NACIONAL DE DIÁLOGO NO SECTOR DE SEMENTES”
CIÊNCIAS MARINHAS E PESCAS
Coordenadora: Antonieta Nhamusso
Millennium Challenge Account – MOÇAMBIQUE
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
Apresentador: Paula Taunde, Investigadora Faculdade de Veterinária
5˚ Seminário Nacional de Divulgação dos Resultados dos Projectos Financiados pelo FNI Maputo, 20 e 21 de Novembro de 2014 Fundo Nacional de Investigação.
PROGRAMA EMBRAPA_MOÇAMBIQUE
VALE DO ZAMBEZE IMPLEMENTANDO O PLANO ESTRATÉGICO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO Apresentação à NOVA ALIANÇA PARA A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICÃO ABRIL de.
Produção de Hortícolas a partir de
LIÇÕES APRENDIDAS DA ABORDAGEM CLUSTER EM EMERGENCIAS ANTERIORES WASH CLUSTER Encontro Nacional de Coordenação / Preparação Emergência Beira, 09 de Novembro.
Seminário sobre os Desafios de crescimento económico e do emprego em Moçambique, 9-11 Fevereiro 2011 Sumário da equipa do Governo Maputo, 11 Fevereiro.
Seminário sobre Lancamento do Bloco Regional do PACF na África Austral e o Papel da Mulher no Desenvolvimento da SADC EQUIPE: TEÓFILO FERRAZ -DELEGAÇÃO.
PROJETO DE PRODUÇÃO E PROCESSAMENTO DE LEGUMES DE NHAMATANDA
Pense globalmente contribua localmente para programas de impacto ao longo prazo para responder as necessidades locais Parceria com Comunidade Moçambicana.
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
Futuro dos jovens agricultores no quadro da PAC pós 2013
II Workshop Regional: Nordeste do Brasil Cruz das Almas, de Maio de 2015 Rede Latino-americana para Implementação do Tratado Internacional sobre.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Conferencia sub-regional da AFRACA
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
P RONATEC C AMPO Acadêmicos: Cristiano, Lenise, Jonathan, Rodrigo.
Projecto de Desenvolvimento de Irrigação Sustentável (PROIRRI) INFORMAÇÃO SOBRE O PROJECTO REUNIÃO DO CDC 27 DE NOVEMBRO DE 2013.
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
CIMEIRA DO PROTOCOLO DA SADC 2015 Ministério de Género, Criança e Acção Social/ Projecto de Potenciação de Habilidades Empresarias Femeninas. Mocambique,
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO DA PROVÍNCIA DO CUANDO CUBANGO DIRECÇÃO PROVINCIAL DA ENERGIA E ÁGUAS.
Disseminação da Pesquisa Científica do Setor Agrícola, Florestal e Pesqueiro do Estado do Amazonas Sonia Alfaia SEPROR.
Iniciativa Regional de Adaptação Baseada em Ecossistemas para SAN 04 de Novembro de 2014 Agricultura e Impacto das Mudanças Climáticas Por: Hiten Jantilal.
Arroz Atratividade Oportunidades de investimento Existe oportunidade de negócio em toda cadeia de valor bem como a integração de produtores; Oportunidade.
Transcrição da apresentação:

República de Moçambique Ministério da Agricultura Instituto de Investigação Agrária de Moçambique Centro Provincial de Formação Agrária de Sofala Projecto Transferência de Tecnologia para Produção de Frango de Abate, Hortícolas, Agro-processamento da Mandioca e Conservação da Batata Semente 5° Seminário Nacional de Divulgação de Resultados Apresentadora: Eng. Bernardete B. Saulosse Maputo, 20 a 21 de Novembro de 2014

1. Introdução O Centro Provincial de Formação Agrária de Sofala (CPFAS), é uma unidade que faz parte do Centro Zonal Centro Manica-IIAM. Fica localizado no 16˚ bairro, Vila Massane Ex. PAPIR e dista 17km da cidade da Beira. Os objetivos a médio e longo prazo do Ministério da Agricultura de Moçambique, são de melhorar a segurança alimentar e reduzir a pobreza (PDER, 2007).

1.1 Papel do CPFA de Sofala Desenvolver acções de capacitação aos técnicos agropecuários a todos níveis, incluindo camponeses, produtores e criadores; Elaborar curriculos de cursos técnicos agrários e não agrários de curta duração, como forma de contribuir para o aumento de produção e produtividade dos intervenientes no desenvolvimento.

1.2 Objectivos do Projecto 1.2.1 Objectivo geral Contribuir para melhoria da produção e produtividade agro-pecuária dos produtores (homens, mulheres e jovens) com vista a elevar o seu nível de vida, através da transferência de tecnologias na área de produção agro-pecuária nos distritos de Beira, Buzi, Nhamatanda, Muanza, Chiringoma, Chibabava e Gorongosa.

1.2.2 Objectivos específicos Dotar capacidades técnicas aos produtores de modo que possam produzir hortícolas a todo o ano usando sombraculo e fazendo agricultura de conservação; Aumentar o número de produtores de frango de abate e melhorar a produção e sua produtividade;

Cont. Melhorar a qualidade da conservação da batata semente de modo que os produtores possam aumentar a sua produção e capacitar produtores em técnicas de agro-processamento de mandioca usando máquinas a nível do produtor; Pretende-se também com este projecto criar mais postos de trabalho e auto emprego uma vez que os produtores serão capacitados na área agro-pecuária.

2. Desafios Montagem de um tanque de água para a rega por gravidade no campo da associação de Nangue, distrito de Chiringoma; Criar mais associações de criadores de Frango de Abate no distrito de gorongosa, chiringoma e caia; Treinar apicultores tradicionais em técnicas modernas de apicultura, no distrito de gorongosa e maringue; Expandir as técnicas de produção de horticolas de verão para os distrito de maringue, chemba e chibabave.

3. Constrangimentos Sistema de rega por asperção é insustentavel (inoperacional) na associação de Nangue em Chiringoma; Falta de conhecimento socio económico na área de produção das horticolas ao longo do rio Zangue no distrito de Chiringoma; Insuficiência aliada a chegada tardia de batata semente aos produtores do distrito de gorongosa , Chibabava, Buzi, Nhamatanda e caia; Elevado custo de racção para produção de Frango Abate;

Cont. Inexistência de matadouro de Frango de abate na cidade da Beira e Dondo; A adesão popular aos programas de formação agrária depende de donativos; Falta de linha de creditos para a promoção de pequenos produtores apos a capacitação técnica agro-pecuária; Deficiência de via de acesso a comunidade de Muera-Nhamapaza, dificultando o escoamento do produto.

4. Proposta de solução Montagem de um tanque de água para a rega por gravidade no campo da associação de Nangue, distrito de Chirimgoma; Continuar a promover a produção, consumo/venda de horticolas naquelas comunidades; Capacitar os produtores de Batata reno na produção e conservação do Batata semente local; Produção local de racção para frango de abate; Reabilitação e adequação do matadouro municipal da cidade da Beira para abate de Frango;

Cont. Sensibilizar o Governo e parceiros para alocar fundos na área de formação agrária de curta duração; O Governo deve sensibilizar as agências de micro-credito para financiar a área agrária.

5. Resultados 1.1 Capacitação de produtores e técnicos de extensão em produção de Hortícolas no distrito de Chiringoma, posto administrativo de Inhamitanga localidade de Nangue Capacitados 19 produtores e 1 técnico de extensão da organização CEDES sendo 13 homens e 7 mulheres. Montados 3 CDR de 60m² cada, sendo um alpendre com rede de sombrite, um alpendre feito de material local (caniço) e o ultimo CDR sem alpendre mais com cobertura morta. Deste o alpendre de rede de sombrite é que mostrou melhor resultado.

Cont. 1.2 Capacitação de produtores e técnicos de extensão na área de produção de Frango de Abate no distrito da Beira Capacitados 25 produtores e 2 técnicos (1 do SDAE Local e 1 da cadeia provincial de Sofala). Deste 17 são homens e 10 são mulheres e montado um CDR de produção de Frango de Abate com 500 bicos. Dentro dos beneficiados 14 já produzem e 6 são mulheres.

Cont. 1.3 Capacitação de produtores e técnicos de extensão na área de conservação de Batata Semente no distrito de Gorongosa, posto administrativo de Nhamadzi comunidade de Muera-Nhamapaza Beneficiados 25 produtores e 5 técnicos do SDAE de Gorongosa, caia, Chibabava, Nhamatanda e Buzi, sendo 20 homens e 10 mulheres. Construido um pequeno armazém na base de material local para conservação de batata semente com 11.56m² de área com 3 tratamentos (uso de folha de eucalipto como repelente, uso de Actellic (inseticida em pó) e sem tratamento).

6.1 Utilidade dos resultados na Pesquisa Os resultados serão uteis para a pesquisa porque iram ajudar a: Criar novas variedades de horticolas adaptaveis a epoca do verão; Produção de ração e vacinas a baixo custo; Procurar melhorar a qualidade da batata semente de modo a aumentar a produção, produtividade e longividade na conservação.

6.2 Utilidade dos resultados na comunidade Reduzir o nivel da desnutrição devido ao consumo de horticolas a todo o ano; Gerar mais postos de trabalho; Reduzir do custo de frango e a procura nas provincias vizinhas e paises estrangeiros; Aumentar a disponibilidade da batata semente na comunidade;

7. Sustentabilidade do Projecto No final do projecto, os 9 facilitadores formados darão a continuidade na formação de novos produtores e assistência aos beneficiados; Deste, 2 estão na área de produção de hortícolas de verão (Chiringoma), 2 na área de produção de Frango de abate (Beira) e 5 na área de conservação e grelamento da batata semente (Caia, Nhamatanda, Chibabava, Buzi e Gorongosa), sob a supervisão dos SDAEs abrangidos.

OBRIGADO POR ME EMPRESTAREM OS VOSSOS OUVIDOS