Preparações fitofarmacológicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Misturas e Soluções.
Advertisements

Reaproveitando alimentos, principalmente as cascas.
ALIMENTAÇÃO VIVA O QUE É?
EXAMES PARASITOLÓGICOS DE FEZES 2
PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS SEGUNDO AS FAIXAS ETÁRIAS LACTENTES
Tecnologia dos Produtos de Origem Vegetal
É batata ou maçã? Material uma batata uma maçã taça com água faca
"GERAÇÃO SAÚDE" Alunos da EMEF ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA - São Paulo
JOGO MAU-MAU Por Munir Chain
…a partir de óleo de fritura usado.
Óleos e Gorduras.
Processamento das plantas
E quando os antibióticos não funcionam
LICORES E BEBIDAS FEITAS EM CASA
Armazenamento em Embalagem Laminada
Separação de Misturas Heterogêneas 1) catação:
Molho de Iogurte com Hortelã
Processo de Separação de Misturas
CINÉTICA QUÍMICA.
Centro-Oeste Nomes: Raul, Priscila, Natália P., Nédison, Mateus, Nicholas, Natalia C., Rafaela. Série: 7ªA.
REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
BOLO DE CASCA DE ABÓBORA
BOLO DE CASCA DE BANANA.
Você sabia que... Projeto Molho de Cascas de
Trabalho : Plano de Aula Matéria: Química Nome do Professor: Paulo Cezar Ferreira Série que leciona: Colegiais.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
NUTRIÇÃO E A DOENÇA DE ALZHEIMER NUTRIÇÃO: O QUE SIGNIFICA REALMENTE
DICAS DE SAÚDE PLANTAS MEDICINAIS QUE AJUDAM
Água e Saúde Profª Lilian Larroca.
DESEJA UM FELIZ NATAL PARA VOCÊ!
Pudim de Morango com Gengibre
MAMÃO - “ UM TESOURO AO SEU ALCANCE” O mamão (Carica papaya), originário da América Tropical, é uma das melhores frutas do mundo, tanto pelo seu valor.
Qualidade de Vida Repasse da palestra ministrada pelo Sr. Diaulas do Hospital OASIS do Paraná – Tratamentos Naturais.
Berinjela em Conserva - ½Kg de Berinjela refogada no azeite - 1 Cebola picada - 3 Tomates picados s/ pele e s/ sementes - ½Kg de Pimentão vermelho refogado.
LM Método Cinquenta Milesimal
Introdução a Engenharia de Alimentos
PROCESSOS DE SEPAÇÃO DE MISTURAS
Marinadas Observações:
XAROPE DE NABO Expectorante natural.
Dicas de Armazenamento
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
SÍNTESE DO SULFATO DE TETRAMINOCOBRE II
Separação de Misturas Prof. Danilo Borges 25/03/2015.
Aula: Processos de separação de misturas.
COMO FAZER TOFU TRADICIONAL
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Profa.: Larissa Funabashi de Toledo Dias
1 - Fitoterapia E métodos de extração.
Quando estiver à toa, Cozinhar é preciso...
SEPARADORES CRIAM UM MÉTODO PARA SEPARAR OS MATERIAIS.
Este trabalho foi realizado por: - Catarina Mendes; - Joana António; - Luís Pinheiro; - Tiago Vieira. para a disciplina de Área de Projecto.
Equipamentos e Insumos
BOAS PRÁTICAS E CUIDADOS NA UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS Projeto FITOCONDE/UFBA EQUIPE COORDENADORA: Profª Dra. Mara Zélia de Almeida.
CHÁ DE BELEZA E BEM- ESTAR
BOLO DE CHOCOLATE COM PUDIM DE LEITE EM BANHO-MARIA
CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
PLANTAS MEDICINAIS EM ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE
CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
PLANTAS MEDICINAIS EM ATENÇÃO BÁSICA
Panetone.
Receitas Hambúrguer Bolacha Macarrão Rapadura Risolis.
Projeto Herbário 8º ano – Colégio Simon
Tratamento de Inverno Gelso Marchioro MSc Engenheiro Agrônomo
Receitas da Maria Espero que gostem.
Ciências Naturais – 9.o ano
4º A - manhã.
Qualidade de Vida Repasse da palestra ministrada pelo Sr. Diaulas do Hospital OASIS do Paraná – Tratamentos Naturais.
LUGAR SABOR IMAGEM. Moqueca Capixaba (para 6 pessoas) Ingredientes 1,5kg de peixe fresco (robalo, badejo, papa-terra, ou namorado) 3 maços de coentro.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
Transcrição da apresentação:

Preparações fitofarmacológicas

Banho Faz-se uma decocção ou infusão mais concentrada, que é coada e misturada na água do banho. Outra forma de uso é colocar as ervas picadas em um saquinho de pano fino e deixar boiando na água do banho.

Cataplasma Obtenção: Ervas frescas e limpas amassadas. Aplicadas diretamente sobre a pele Ervas em pó misturadas em água, chás, etc. Aplicada com o auxílio de gaze. Erva seca ou fresca triturada associada a farinha de mandioca ou fubá e água.

Compressa Preparação para uso tópico que visa a penetração do princípio ativo através da pele. Usam-se panos, chumaços de algodão ou gaze embebida em um infuso, decocto, sumo ou tintura da planta. Pode ser quente ou fria.

Decocção Ervas com princípios ativos termo-estáveis. Preparo de plantas em que o principio ativo encontra-se em partes mais duras(sementes, raízes, cascas, etc). Coloca a planta em água fervente por 10 a 20 minutos deixando em fogo baixo. Deve ser usado no mesmo dia do seu preparo.

Inalação Plantas com princípios ativos voláteis. Usada geralmente em doenças do aparelho respiratório. Coloca a erva seca ou fresca em uma vasilha com água fervente na proporção de uma colher de sopa de erva para cada meio litro de água. Com o auxílio de uma cartolina, ou jornal ou uma toalha direciona-se o vapor para ser aspirado. Prende o ar por 3 segundos, solta, conta até 3 e inspira novamente. Repetir por 15 minutos.

Infusão Plantas ricas em princípios ativos voláteis, aromas delicados e sensíveis ao calor prolongado. Ferve-se a água necessária, derrama-se sobre a erva separada e picada em outro recipiente e tampa-se o recipiente deixando tampado por 5 a 10 minutos. Utilizá-la no mesmo dia.

Maceração Usadas na preparação de plantas cujo principio ativo se degrada facilmente pelo calor. De acordo com o tipo de princípio ativo utiliza-se o liquido extrator adequado que pode ser água, álcool, óleo, etc. Flores, folhas e outras partes tenras: 10 a 12 hs. Raízes, cascas e partes mais duras: 18 a 24 hs. Conhecida por infusão a frio.

Óleos Plantas aromáticas e com substâncias ativas lipofílicas. A planta seca ou fresca é colocada em um frasco transparente contendo óleo de oliva, girassol ou milho e este é deixado no sol e agitado diariamente por 2 a 3 semanas. Filtrar ao final e separar de uma possível camada de água que se formar.

Pós Resultado da trituração e peneiração da erva seca ou das cascas e raízes moídas. Deve ser conservado em frasco fechado e ao abrigo da luz. Permite a conservação da planta e pode ser utilizado em diversas preparações.

Sumo ou suco O suco é obtido ao se espremer um fruto. O sumo é obtido ao se triturar a planta em um pilão, liquidificador, etc. Deve-se preparar no momento do uso, não é recomendável conservar por muito tempo.

Tintura É uma maceração especial feita com álcool, na qual as partes trituradas ficam macerando ao abrigo da luz e à temperatura ambiente por um período variável entre 8 e 15 dias. Ao final o liquido resultante deve ser filtrado em pano limpo e guardado ao abrigo da luz. Indicado para extração de princípios ativos solúveis em álcool. Dar preferência ao álcool de cereais.

Ungüento e pomada Preparados misturando sumo ou chá concentrado com banha animal, gordura de coco ou vaselina. Pode ser feito aquecendo a erva em gordura, depois coar e guardar em frascos tampados, ou adicionando a tintura à vaselina ou cera de abelhas e misturando em banho-maria. Indicados para uso tópico, a frio, 2 a 3 vezes ao dia.

Vinho Usa-se, em geral, 5 g de ervas secas para cada 100 mL de vinho, que pode ser branco, tinto ou licoroso. Deixar macerando em local escuro e fresco por 10 a 15 dias agitando 2 a 3 vezes ao dia.

Xarope Inicialmente se faz uma calda com açúcar cristal ou rapadura, na proporção de 1,5 partes para cada parte de água, logo após coloca-se a planta, preferencialmente fresca e picada, e mexe-se em fogo baixo por 3 a 5 minutos. Depois disso o xarope deve ser coado e guardado em frasco de vidro. Nos casos em que é usado mel não se deve levar ao fogo Conservar em geladeira e aos primeiros sinais de fermentação ele deve ser desprezado. A adição de gotas de tintura de própolis pode ser usada para conservar o xarope por mais tempo.

Peso da planta em grama (média) As medidas : Ressalta-se que estas medidas são aproximadas e variam de acordo com dezenas de fatores.São passadas aqui apenas como forma de se aproximar e também como se ter um idéia do peso, visto que pessoas com balanças de precisão em casa são raras. Medida Peso da planta em grama (média) Volume em ml 1 Colher de sopa 15 1 Colher de sobremesa 10 1 Colher de chá -- 05 1 Colher de café 02 1 Cálice de licor 30 1 copo 150