02 de setembro de 2003 Geraldo Soares Vice-presidente IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Membro do Conselho de Administração INI – Instituto Nacional de Investidores O porquê de as empresas possuírem diretorias de RI VII Curso de Mercado de Capitais para Jornalistas
2 Mercado de Capitais
3 Princípios Fundamentais em Mercado de Capitais As decisões de investimento são atos soberanos de cada investidor em ações ou outros valores mobiliários Princípio da Liberdade de Decisão Princípio do Acesso à Informação Princípio da Igualdade de Tratamento Princípio da Transparência
4 Princípio da Liberdade de Decisão Princípio do Acesso à Informação Princípio da Igualdade de Tratamento Princípio da Transparência Todo investidor tem o direito de estar informado para que possa decidir bem, portanto é essencial que as empresas disponibilizem regularmente informações financeiras e fatos relevantes Princípios Fundamentais em Mercado de Capitais
5 Princípio da Liberdade de Decisão Princípio do Acesso à Informação Princípio da Igualdade de Tratamento Princípio da Transparência A todos os investidores é garantido igual acesso às informações relevantes para o processo decisório Princípios Fundamentais em Mercado de Capitais
6 Princípio da Liberdade de Decisão Princípio do Acesso à Informação Princípio da Igualdade de Tratamento Princípio da Transparência As informações disponibilizadas ao mercado devem refletir fielmente as operações, situação econômico- financeira e a estratégia da empresa Princípios Fundamentais em Mercado de Capitais
7 Mercado de Capitais RI
8 Administração Shareholder Value Relações com Investidores Objetivo: Fornecer ao mercado de capitais informações transparentes, tempestivas e confiáveis sobre as operações da empresa. Redução do Custo de Capital O que é RI ?
9 O Resultado no Mecado de Capitais Evolução de R$ IGC x IBOVESPA desde 26/06/ ,25 104, IGC Ibov
10 Pró-atividade Qualidade Tempestividade Democratização Princípios Éticos Princípios Legais Transparência Fornecer Subsídios para Decisão de Investimentos Direcionamento: Interno (Empresas) e Externo (Mercado) O que é RI ?
11 Agregar Valor aos seus Acionistas Continuamente e com Sustentação através de... Planejamento Estratégico Implementação Coordenada Acompanhamento Contínuo Avaliação e Feedback Objetivo de uma Política de RI Política de RI O que é RI ?
12 Consolidação da Imagem da Empresa Atuando junto ao mercado de capitais com... Liderança Inovação Transparência Pró-atividade Política de RI Objetivo de uma Política de RI O que é RI ?
13 Outros Mídia RI EmpresaMercado Coletar, analisar, sintetizar e uniformizar informações internas Disseminar informações transparentes democráticas tempestivas acessíveis Áreas da Empresa Analistas Acionistas Investidores Retroalimentação O RI é a voz do mercado dentro da empresa e a voz da empresa no mercado. Em suma …
14 Varejo Investidores Institucionais Fonte: Investor Relations Magazine – Junho de 2002 Canais de Distribuição Preferidos
15 Investidores InstitucionaisVarejo Fonte: Investor Relations Magazine – Junho de 2002 Informações mais procuradas On-line
16 Sim Estrutura do RI – Brasil (*) Pesquisa realizada com 91 empresas Não Possui Departamento de RI? Número de Pessoas (*) Fonte: Pesquisa Selulloid AG/2003
17 Estrutura do RI – Brasil (*) Tipos de Serviços que a área de RI desenvolve (*) Fonte: Pesquisa Selulloid AG/2003 – Pesquisa realizada com 91 Empresas Reuniões APIMEC
18 Estrutura do RI – Brasil (*) Qual o grau de importância que empresas, analistas e investidores atribuem algumas atividades ? Investidores e Analistas Empresas (*) Fonte: Pesquisa Selulloid AG/2003 – Pesquisa realizada com 91 Empresas Reuniões com Analistas
19 Acessibilidade Democracia Transparência Responsabilidade de divulgar Confidencialidade Credibilidade Melhores Práticas Em qualquer conjuntura Nacional e Internacional Economia e Política
20 R I EmpresaMercado Assessoria de Imprensa Mídia Mais opções e fontes de informação para a mídia dentro das empresas Maior integração entre RI e RP Canais de Comunicação com a Mídia
21 IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores O IBRI é uma entidade de direito público, sem fins lucrativos, fundada em junho de Congrega associados em todo o Brasil, dividindo-se em três regionais: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O IBRI possui hoje mais de 250 associados nas três regionais. Representa profissionais ligados direta, ou indiretamente, às atividades de Relações com Investidores, consubstanciadas nas áreas de Finanças, Contabilidade, Planejamento, Comunicação e Marketing, estabelecendo um link entre a Administração e os acionistas (e seus representantes), analistas do mercado de capitais e demais representantes da comunidade financeira nacional e internacional. Como acessar o RI ?
22 Contribuir para o crescimento e valorização da função de Relações com Investidores. Criar valor para os associados, através de ações voltadas à formação de profissionais e fortalecimento da função. Missão do IBRI IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores
23 Estabelecer e desenvolver relações e acordos de cooperação com entidades sediadas no Brasil e no exterior, no interesse dos associados, visando maior intercâmbio de informações. Propósitos do IBRI Desenvolver a função de Relações com Investidores, através das empresas em que atuam ou por seus profissionais no exercício da atividade; Fomentar a troca de idéias e experiências entre seus associados, e o mercado de forma geral, promovendo e/ou apoiando cursos de formação e de reciclagem profissional, seminários, palestras e eventos, bem como criar foros de debates e incentivar publicações para a disseminação e desenvolvimento profissional; Estabelecer padrões de conduta ética e profissional a todos profissionais de Relações com Investidores; IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores
24 Estrutura do IBRI Conselho de Administração Diretoria Executiva Conselho Fiscal Comissão Técnica Comitê de Ética Comissão de Divulgação Órgãos Permanentes Vice-Presidências Diretorias Regionais IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores
25 Educação Continuada: criação, em conjunto com a FIPECAFI-USP, do 1º MBA em Finanças, Comunicação e Relações com Investidores da América Latina, que já está em sua 3a turma. Os cinco congressos de Relações com Investidores, realizados em São Paulo com mais de 2000 participantes ao todo. Congrega analistas e executivos em discussões sobre diversos assuntos no cenário político-econômico e sua inserção no assunto mercado de capitais; Realização de mais de 50 seminários e cursos relativos à atividade de RI, muitos deles em parceria com instituições como APIMEC, Abrasca e Bovespa; Realizações do IBRI Integração: realização de 8 Encontros Informais com mais de 400 participantes, objetivando a integração e fortalecimento da comunidade IBRIana através da discussão de temas não necessariamente ligados à atividade de RI. O 9º Encontro será dia 1 de outubro na sede da HStern / RJ. IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores
26 Canais de Comunicação / Divulgação Coluna Jornal Valor Econômico Revista RI IBRI News Portal IBRI – Sala de Imprensa Comunicação Impressa e Eletrônica Comissão de Divulgação (coordenação) IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Revista CapitaiS
27 Portal IBRI
28 Revista RI e Coluna Jornal Valor
29 IBRI News Releases O Que é o IBRI? Conselho / Diretoria Sugestão de Pauta Cadastre-se IBRI – Sala de Imprensa
30 IBRI News
31 IBRI – Releases
32 IBRI – O que é o IBRI
33 IBRI - Conselho e Diretoria - Sugestão de Pauta
34 Nelson Tucci Assessoria de Comunicação – IBRI Geraldo Soares Vice-Presidente do IBRI Contatos
02 de setembro de 2003 Geraldo Soares Vice-presidente IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Membro do Conselho de Administração INI – Instituto Nacional de Investidores O porquê de as empresas possuírem diretorias de RI VII Curso de Mercado de Capitais para Jornalistas