02 de setembro de 2003 Geraldo Soares Vice-presidente IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Membro do Conselho de Administração INI.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II Programa de Treinamento em Mercado de Capitais para
Advertisements

Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno Aula Inaugural MBA Finanças, Comunicação e Relações com Investidores FIPECAFI /FEA/USP.
1.
12 de setembro de 2005 Geraldo Soares A importância dos Profissionais de Relações com Investidores XI Curso de Introdução Mercado de Capitais 2005 Vice-presidente.
Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Movimento Catarinense para Excelência Gestão 2005 – 2008 Principais Resultados.
Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos.
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
GOVERNANÇA CORPORATIVA Marcelo M. Bertoldi
Comissão de Educação dos Profissionais
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Geraldo Soares Superintendente de Relações com Investidores Banco Itaú Holding Financeira S.A. Dezembro de 2003 O Site de Relações com Investidores como.
Visão Geral da Administração Financeira
Secretário Nacional de Juventude
Apresentação do Projeto
CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE 29/08/2012
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
Secretaria de Educação Básica
VIII Curso de Introdução Mercado de Capitais 2004
Área de Negócios de Exploração e Produção
O Mercado de Capitais e a Sustentabilidade das Empresas:


Presidente Executivo do IBRI
Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno 9º Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessorias de Imprensa e Relações Públicas.
ABAMEC Nacional São Paulo, 16 de maio de 2000.
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
1 35ª Reunião da Qualidade Sessão - fechada 11/5/2004.
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
PLANO DE ACTIVIDADES Linhas de Acção I.Apoiar os Doentes ELA e Familiares II.Divulgar a ELA e a APELA III.Acompanhar e Promover a Investigação e Evolução.
GESTÃO DESCENTRALIZADA DO TURISMO
2º Encontro Associados 2012 (Restaunte Sal &Brasa – 25/06/2012)
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Censo da Educação Superior 2007 Resultados das principais variáveis Coordenação Geral do Censo da Educação Superior - CGCES Diretoria das Estatísticas.
PLENÁRIA FINAL.
Secretaria da Educação
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
COMUNICAÇÃO estrutura – funções - projetos
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Unidade de Inteligência Comercial Brazilian Footwear 2010 / 2011.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Geraldo Soares Vice Presidente do IBRI Membro do Conselho de Administração do INI – Instituto Nacional de Investidores Superintendente de RI – Banco Itaú.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
PROGRAMA EXECUTIVO PARA FORTALECIMENTO DA ESTRATÉGIA E INOVAÇÃO BE INVENTIVE SCMC.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Luiz Henrique Valverde.
Recepção dos Calouros de CAEEL – Centro Acadêmico de Eng. Elétrica da UFBA2 O que é É a entidade oficial de representação do corpo discente do.
Guia de estilo para apresentações em Power Point 25 de Novembro de 2004 Lúcio Marques RI – Banco Itaú Holding Financeira S.A. Diretor do IBRI Seminário.
1ª Reunião de Diretoria 17 de maio de A Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio grande do Sul - Federasul - é uma entidade de.
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Planejamento de Comunicação Projeto Valorização do Mercado Imobiliário do Distrito Federal Setembro de 2014.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Transcrição da apresentação:

02 de setembro de 2003 Geraldo Soares Vice-presidente IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Membro do Conselho de Administração INI – Instituto Nacional de Investidores O porquê de as empresas possuírem diretorias de RI VII Curso de Mercado de Capitais para Jornalistas

2 Mercado de Capitais

3 Princípios Fundamentais em Mercado de Capitais As decisões de investimento são atos soberanos de cada investidor em ações ou outros valores mobiliários Princípio da Liberdade de Decisão Princípio do Acesso à Informação Princípio da Igualdade de Tratamento Princípio da Transparência

4 Princípio da Liberdade de Decisão Princípio do Acesso à Informação Princípio da Igualdade de Tratamento Princípio da Transparência Todo investidor tem o direito de estar informado para que possa decidir bem, portanto é essencial que as empresas disponibilizem regularmente informações financeiras e fatos relevantes Princípios Fundamentais em Mercado de Capitais

5 Princípio da Liberdade de Decisão Princípio do Acesso à Informação Princípio da Igualdade de Tratamento Princípio da Transparência A todos os investidores é garantido igual acesso às informações relevantes para o processo decisório Princípios Fundamentais em Mercado de Capitais

6 Princípio da Liberdade de Decisão Princípio do Acesso à Informação Princípio da Igualdade de Tratamento Princípio da Transparência As informações disponibilizadas ao mercado devem refletir fielmente as operações, situação econômico- financeira e a estratégia da empresa Princípios Fundamentais em Mercado de Capitais

7 Mercado de Capitais RI

8 Administração Shareholder Value Relações com Investidores Objetivo: Fornecer ao mercado de capitais informações transparentes, tempestivas e confiáveis sobre as operações da empresa. Redução do Custo de Capital O que é RI ?

9 O Resultado no Mecado de Capitais Evolução de R$ IGC x IBOVESPA desde 26/06/ ,25 104, IGC Ibov

10 Pró-atividade Qualidade Tempestividade Democratização Princípios Éticos Princípios Legais Transparência Fornecer Subsídios para Decisão de Investimentos Direcionamento: Interno (Empresas) e Externo (Mercado) O que é RI ?

11 Agregar Valor aos seus Acionistas Continuamente e com Sustentação através de... Planejamento Estratégico Implementação Coordenada Acompanhamento Contínuo Avaliação e Feedback Objetivo de uma Política de RI Política de RI O que é RI ?

12 Consolidação da Imagem da Empresa Atuando junto ao mercado de capitais com... Liderança Inovação Transparência Pró-atividade Política de RI Objetivo de uma Política de RI O que é RI ?

13 Outros Mídia RI EmpresaMercado Coletar, analisar, sintetizar e uniformizar informações internas Disseminar informações transparentes democráticas tempestivas acessíveis Áreas da Empresa Analistas Acionistas Investidores Retroalimentação O RI é a voz do mercado dentro da empresa e a voz da empresa no mercado. Em suma …

14 Varejo Investidores Institucionais Fonte: Investor Relations Magazine – Junho de 2002 Canais de Distribuição Preferidos

15 Investidores InstitucionaisVarejo Fonte: Investor Relations Magazine – Junho de 2002 Informações mais procuradas On-line

16 Sim Estrutura do RI – Brasil (*) Pesquisa realizada com 91 empresas Não Possui Departamento de RI? Número de Pessoas (*) Fonte: Pesquisa Selulloid AG/2003

17 Estrutura do RI – Brasil (*) Tipos de Serviços que a área de RI desenvolve (*) Fonte: Pesquisa Selulloid AG/2003 – Pesquisa realizada com 91 Empresas Reuniões APIMEC

18 Estrutura do RI – Brasil (*) Qual o grau de importância que empresas, analistas e investidores atribuem algumas atividades ? Investidores e Analistas Empresas (*) Fonte: Pesquisa Selulloid AG/2003 – Pesquisa realizada com 91 Empresas Reuniões com Analistas

19 Acessibilidade Democracia Transparência Responsabilidade de divulgar Confidencialidade Credibilidade Melhores Práticas Em qualquer conjuntura Nacional e Internacional Economia e Política

20 R I EmpresaMercado Assessoria de Imprensa Mídia Mais opções e fontes de informação para a mídia dentro das empresas Maior integração entre RI e RP Canais de Comunicação com a Mídia

21 IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores O IBRI é uma entidade de direito público, sem fins lucrativos, fundada em junho de Congrega associados em todo o Brasil, dividindo-se em três regionais: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O IBRI possui hoje mais de 250 associados nas três regionais. Representa profissionais ligados direta, ou indiretamente, às atividades de Relações com Investidores, consubstanciadas nas áreas de Finanças, Contabilidade, Planejamento, Comunicação e Marketing, estabelecendo um link entre a Administração e os acionistas (e seus representantes), analistas do mercado de capitais e demais representantes da comunidade financeira nacional e internacional. Como acessar o RI ?

22 Contribuir para o crescimento e valorização da função de Relações com Investidores. Criar valor para os associados, através de ações voltadas à formação de profissionais e fortalecimento da função. Missão do IBRI IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores

23 Estabelecer e desenvolver relações e acordos de cooperação com entidades sediadas no Brasil e no exterior, no interesse dos associados, visando maior intercâmbio de informações. Propósitos do IBRI Desenvolver a função de Relações com Investidores, através das empresas em que atuam ou por seus profissionais no exercício da atividade; Fomentar a troca de idéias e experiências entre seus associados, e o mercado de forma geral, promovendo e/ou apoiando cursos de formação e de reciclagem profissional, seminários, palestras e eventos, bem como criar foros de debates e incentivar publicações para a disseminação e desenvolvimento profissional; Estabelecer padrões de conduta ética e profissional a todos profissionais de Relações com Investidores; IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores

24 Estrutura do IBRI Conselho de Administração Diretoria Executiva Conselho Fiscal Comissão Técnica Comitê de Ética Comissão de Divulgação Órgãos Permanentes Vice-Presidências Diretorias Regionais IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores

25 Educação Continuada: criação, em conjunto com a FIPECAFI-USP, do 1º MBA em Finanças, Comunicação e Relações com Investidores da América Latina, que já está em sua 3a turma. Os cinco congressos de Relações com Investidores, realizados em São Paulo com mais de 2000 participantes ao todo. Congrega analistas e executivos em discussões sobre diversos assuntos no cenário político-econômico e sua inserção no assunto mercado de capitais; Realização de mais de 50 seminários e cursos relativos à atividade de RI, muitos deles em parceria com instituições como APIMEC, Abrasca e Bovespa; Realizações do IBRI Integração: realização de 8 Encontros Informais com mais de 400 participantes, objetivando a integração e fortalecimento da comunidade IBRIana através da discussão de temas não necessariamente ligados à atividade de RI. O 9º Encontro será dia 1 de outubro na sede da HStern / RJ. IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores

26 Canais de Comunicação / Divulgação Coluna Jornal Valor Econômico Revista RI IBRI News Portal IBRI – Sala de Imprensa Comunicação Impressa e Eletrônica Comissão de Divulgação (coordenação) IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Revista CapitaiS

27 Portal IBRI

28 Revista RI e Coluna Jornal Valor

29 IBRI News Releases O Que é o IBRI? Conselho / Diretoria Sugestão de Pauta Cadastre-se IBRI – Sala de Imprensa

30 IBRI News

31 IBRI – Releases

32 IBRI – O que é o IBRI

33 IBRI - Conselho e Diretoria - Sugestão de Pauta

34 Nelson Tucci Assessoria de Comunicação – IBRI Geraldo Soares Vice-Presidente do IBRI Contatos

02 de setembro de 2003 Geraldo Soares Vice-presidente IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Membro do Conselho de Administração INI – Instituto Nacional de Investidores O porquê de as empresas possuírem diretorias de RI VII Curso de Mercado de Capitais para Jornalistas