1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE DO ESTADO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

Gabrielle Selani Cicarelli
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Proposta de Reestruturação da Mesa Estadual de Negociação do SUS
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
1ª Consocial Informações Gerais.
Secretário Nacional de Juventude
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Cúpula Social do Mercosul Brasília 13 a 15 de dezembro de 2006 SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA REPÚBLICA.
Ministério da Cultura.
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Pauta da 1ª Reunião Preparatória
REGIMENTO INTERNO DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
Desafios e Propostas para o Desenvolvimento
1ª OFICINA ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS
SEMINÁRIO SINDICAL SOBRE O PLANO NACIONAL DE TRABALHO DECENTE - PNTD
EMPREGOS VERDES: COMPROMISSO BRASILEIRO
Política Nacional de Empreendedorismo:
Direitos dos Trabalhadores
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Geografia Humana e econômica Novembro Trabalho decente Organização Internacional do Trabalho - ONU TRABALHO DECENTE Trabalho Decente é um trabalho.
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
Minas Gerais.
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Governo do Estado do Espírito Santo
Orçamento Participativo Osasco
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
“Contra a fome e a violência sexista”
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
III CONFERÊNCIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Brasília, 27/06/2012 Trabalho Decente Adolescentes e Jovens.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Empreendedorismo Feminino no Brasil
Consocial METODOLOGIA.
Maio Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas A Lei Complementar 123/06 assegura tratamento favorecido e diferenciado para micro e pequenas empresas.
Janeiro a Maio de OBJETIVO   Indicar diretrizes para a construção do Sistema Nacional de Esporte e Lazer, em consonância com a Política Nacional.
Desenvolvimento e Trabalho Decente: uma agenda para o futuro
Controle Social.
MAIO/2012. O QUE É UMA CONFERÊNCIA Espaço público de debates, Mecanismo institucional de democracia participativa. CONFERÊNCIA CONVOCADA PELO PODER PUBLICO.
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Comissão de EJA de Alagoas
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
O Movimento Sindical no Brasil A Atual Organização da Estrutura Sindical no Brasil KLF – Korea Labor Foundation O Movimento Sindical no Brasil A Atual.
1. Marco Inicial – Discussão da Política Publica Ambiental “Plano Nacional de Saúde Ambiente no Desenvolvimento Sustentável” Contribuição do Brasil.
Movimento Sindical Brasileiro na construção da Agenda do Trabalho Decente Gleides Sodré – secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD. Agenda Curitiba de Trabalho Decente.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL RURAL.
OIT – 90 ANOS A visão da indústria brasileira Câmara dos Deputados Comissão 28 - abril
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE DO ESTADO DE MINAS GERAIS – 1ª CETD PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE - PNETD

O QUE É TRABALHO DECENTE Compreendido como o trabalho produtivo, adequadamente remunerado, exercido  em condições  de  liberdade, equidade  e  segurança, capaz de garantir uma vida digna. O  conceito  de  trabalho   decente  se  apóia   nos  quatro objetivos estratégicos definidos no marco da OIT:  Respeito às normas internacionais do trabalho, particularmente aos princípios e direitos fundamentais do trabalho contidos na Declaração de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho da OIT;  b)  Promoção do emprego de qualidade;  c)  Extensão da proteção social; e  d)  Diálogo social.

MARCO INSTITUCIONAL DO TRABALHO DECENTE NO BRASIL Memorando de entendimento entre OIT e Brasil em 2003; Agenda Nacional de Trabalho Decente em 2006; Construção do Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente  (PNETD) desde 2008; Instituição do Comitê Executivo para a construção de agenda de promoção do trabalho decente em 04 de junho de 2009; Apresentação de proposta do PNETD e início de debates: pré lançamento em 03 de maio de 2010; Convocatória da I CNETD em 24 de novembro de 2010; e • Realização da I CNETD de 02 a 04 de maio de 2012.

PRIORIDADES DO PLANO NACIONAL DE TRABALHO DECENTE - PNTD 1: Gerar mais e melhores empregos, com igualdade de oportunidades e tratamento; 2: Erradicar o trabalho escravo e eliminar o trabalho infantil, especialmente em suas piores formas; e 3: Fortalecer os atores tripartites e o diálogo social como um instrumento de governabilidade democrática.

EIXOS TEMÁTICOS DAS CONFERÊNCIAS: 1 - Princípios e Direitos Igualdade de oportunidades e de tratamento, especialmente para jovens, mulheres e população negra; Negociação Coletiva; Saúde e Segurança no Trabalho; Política de valorização do salário mínimo. 2 - Proteção Social Prevenção e erradicação do trabalho infantil; Prevenção e erradicação do trabalho escravo e do tráfico de pessoas; Informalidade; e Migração para o Trabalho.

EIXOS TEMÁTICOS DAS CONFERÊNCIAS: 3 - Trabalho e Emprego Políticas macroeconômicas de crédito e investimento para a geração de mais e melhores empregos; Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda e educação profissional; Micro e pequenas empresas, empreendedorismo e Políticas Públicas de Microcrédito; Cooperativas e empreendimentos de economia solidária; Emprego rural e agricultura familiar; - Empresas sustentáveis; - Empregos verdes e desenvolvimento territorial sustentável.

EIXOS TEMÁTICOS DAS CONFERÊNCIAS: 4 - Fortalecimento dos Atores Tripartites e do Diálogo Social Mecanismos e instâncias de Diálogo Social, e especial a negociação coletiva; Conselhos Nacionais de Políticas Públicas; Comissões tripartites de trabalho e emprego.

1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE - 1ª CETD/MG Convocada pelo Governo de Minas Gerais sob a coordenação da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego – SETE, conforme Decreto nº 45.613 de 03 de Junho de 2011; Sediada em Belo Horizonte – MG; Realização dias 06 e 07 de outubro de 2011; - Participação dos 300 delegados eleitos nas Conferências Regionais; Eleição dos 60 delegados que irão participar da I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente, que será realizada no período de 02 a 04 de maio de 2012.

1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE - 1ª CETD/MG Objetivos: promover a discussão do tema Emprego e Trabalho Decente; subsidiar a formulação de proposta da Política Nacional de Trabalho Decente; subsidiar proposta à atualização do Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente e sua agenda de trabalho; subsidiar proposta de criação da Agenda Minas Gerais de Trabalho Decente.

ESTRUTURA DA 1ª CETD/MG Em todo o processo será assegurada a participação das seguintes representações: Governo: 30%; Empregadores: 30%; Trabalhadores: 30%; Outras Organizações:10% . Incentivo à participação de, no mínimo, 30% de mulheres, além dos segmentos sociais de raça, etnia e juventude.

Comissão Organizadora ESTRUTURA DA 1ª CETD/MG Comissão Organizadora Representação tripartite: 20 membros titulares e 20 suplentes Apoio Técnico à Comissão Organizadora: 05 membros titulares Atribuições: Garantir o apoio técnico e administrativo para a realização da 1ª CETD Definir a estrutura funcional da 1ª CETD Atender aos aspectos técnicos, políticos e administrativos previstos nos documentos da I CNETD e Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente.

ESTRUTURA DA 1ª CETD/MG Comissão Organizadora INSTITUIÇÕES REPRESENTANTES DO GOVERNO 06 membros titulares e 06 suplentes Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego – SETE Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDESE Secretaria de Estado da Educação – SEE Secretaria de Estado da Saúde - SES Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado de Minas Gerais – SRTEMG Secretaria de Estado Governo – SEGOV Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - SEAPA

ESTRUTURA DA 1ª CETD/MG Comissão Organizadora INSTITUIÇÕES REPRESENTANES DOS EMPREGADORES 06 membros titulares e 06 suplentes Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais - FAEMG Associação Mineira de Silvicultura – AMS Sindicato da Indúst. da Construção Pesada no Estado de M.G - SICEPOT - MG Sindicato da Indús. da Construção Civil no Estado de M. G – SINDUSCON Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - FIEMG Fed. do Comércio de Bens, Serv. e Turismo do Estado de M.G - FECOMÉRCIO Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais - OCEMG Federação das Empr. de Transportes de Carga do Estado de M.G. - FETCEMG Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado de M.G - SIAMIG

ESTRUTURA DA 1ª CETD/MG Comissão Organizadora INSTITUIÇÕES REPRESENTANTES DOS TRABALHADORES 06 membros titulares e 06 suplentes Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil -CTB Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de M.G – FETAEMG Central Única dos Trabalhadores -CUT Movimento dos Sem Terra - MST Força Sindical União Geral dos Trabalhadores - UGT Nova Central Sindical Central Geral dos Trabalhadores do Brasil - CGTB

ESTRUTURA DA 1ª CETD/MG Comissão Organizadora ENTIDADES REPRESENTANTES - OUTRAS 02 membros titulares e 02 suplentes Assembléia Legislativa de Minas Gerais - ALMG Ministério Público do Trabalho - MPT ENTIDADES DE APOIO TÉCNICO À COMISSÃO ORGANIZADORA 05 membros Secretaria de Estado Casa Civil - SECC Organização Internacional do Trabalho - OIT Fundação João Pinheiro - FJP Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - DIEESE

ETAPAS DA 1ª CETD/MG Oficina de Capacitação em Construção e Análise de Indicadores de Trabalho Decente Parceria entre a Organização Internacional do Trabalho - OIT e o Fórum Nacional das Secretarias do Trabalho - FONSET Realização de seis oficinas regionais (uma em cada região do país e duas no Nordeste) Região Sudeste: organizada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego – SETE; Abertura Data da realização: 29 de Agosto de 2011; Palestra sobre o Tema Trabalho Decente e suas implicações; Público aproximado de 100 pessoas Sediada em Belo Horizonte – MG.

ETAPAS DA 1ª CETD/MG Oficina de Capacitação em Construção e Análise de Indicadores de Trabalho Decente Oficina Data da realização: 30 de agosto de 2011; Subsídios para as Conferências Estaduais de Trabalho Decente e construção de diagnósticos em termos do Trabalho Decente; Composta por uma sequência de aulas ministradas por especialista da OIT; Estados participantes: RJ, ES, SP e MG com a presença de 06 membros de cada Estado. Sediada em Belo Horizonte - Minas Gerais;

ETAPAS DA 1ª CETD/MG Conferências Municipais de Emprego e Trabalho Decente : As Conferências Municipais serão facultativas; Convocadas pelos prefeitos até 30 de junho e realizadas até 20 de julho de 2011; Caso não haja Conferências Municipais, o prefeito deverá garantir a discussão do tema em seus respectivos municípios.

ETAPAS DA 1ª CETD/MG Conferências Regionais de Emprego e Trabalho Decente: Convocadas pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego – SETE, conforme Resolução nº 012/2011, de 28 de Junho de 2011; Realização entre os meses de agosto à setembro de 2011; Divididas em cinco regionais; Eleição de 300 delegados que irão participar da I Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente, sendo 60 delegados por região.

Divisão de regionais das Conferências de Emprego e Trabalho Decente 30/09/11– Belo Horizonte 214 Municípios 60 Delegados 300 Participantes 12/08/11 – Araxá 85 Municípios 60 Delegados 300 Participantes 16/09/11 - Montes Claros 155 Municípios 60 Delegados 300 Participantes 02/09/11 Governador Valadares 244 Municípios 60 Delegados 300 Participantes 26/08 /11 – Varginha 155 Municípios 60 Delegados 300 Participantes

Governador Valadares - MG CALENDÁRIO DE EVENTOS DATA SEDE DESCRIÇÃO 12/08/2011 Araxá - MG Conferência Regional de Emprego e Trabalho Decente - Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste 26/08/11 Varginha - MG - Sul 02/09/11 Governador Valadares - MG - Rio Doce e Zona da Mata 16/09/11 Montes Claros - MG - Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas 30/09/11 Belo Horizonte - MG Conferência Regional Emprego e Trabalho Decente - Central e Centro Oeste 06 e 07/10/2011 1ª Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente – 1ª CETD/MG 02 à 04/05/2012 Brasília - DF I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente – I CNETD

INFORMAÇÕES E CONTATOS: Inscrições: - Site da SETE: www.trabalho.mg.gov.br Mais informações: Site Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego – SETE (www.trabalho.mg.gov.br) Site do Ministério de Trabalho e Emprego: http://portal.mte.gov.br/antd/i-conferencia-nacional-de-emprego-e-trabalho-decente-cnetd.htm Site do Conselho Estado de Trabalho, Emprego e Geração de Renda: http://www.conselhos.mg.gov.br/ceter/ Contato: - Hélio Rabelo – Secretário Adjunto - Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego – SETE - Email: cetd2011@gmail.com; - Tel.: (31)3916-9027 – (31)3916-9080