Ambientes Livres do Tabaco e o trabalho em REDE UNICAMP, 04/03/2009 Profa. Dra. Ana Maria Girotti Sperandio Coordenadora da Rede de Municípios Potencialmente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II Encontro Anual de Autoridades Locais
Advertisements

III ENCONTRO NACIONAL DE VISA EM ALIMENTOS
A Transversalidade e a Coordenação das Políticas Públicas
Alimentação Escolar e a Agricultura Familiar
“Direitos humanos são aqueles direitos fundamentais...
Projeto: Educação em Direitos Humanos e Cidadania
“Tecendo Políticas Públicas Integradas em Rede”
Plano Integrado de Enfrentamento das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais
Saúde e Prevenção nas Escolas
A iniciativa “RIPSA Nacional”
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
POLITICAS DE EXTENSÃO: SUBSÍDIOS A EXPERIÊNCIA RECENTE DA FCM ROBERTO TEIXEIRA MENDES.
Promoção de Saúde e Intersetorialidade
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
Fortaleza (CE) – 19/08/2011 Apresentação. Data: 09, 10 e 11 de novembro de 2011 Local: Sede do Banco do Nordeste – Fortaleza (CE) Público-alvo: Representantes.
Escolas Promotoras de Saúde
Tecnologia da Informação : Uma proposta de Integração da Rede de Saúde do Vale do Médio São Francisco.
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
SEBRAE & Desenvolvimento LocaL
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
Programa de Combate ao Racismo Institucional - PCRI
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
COMO SER PREFEITO.
Fórum QPC 12/06/2008. CONSTRUÇÃO DO SONHO Governança Mobilização Capacitação Reconhecimento.
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Informe ENCONTRO PARA ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Junho de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas Superintendência de Vigilância a Saúde Diretoria.
04 titulares e 04 suplentes poder público 04 titulares e 04 suplentes entidades e/ou movimentos sociais 04 titulares e 04 suplentes empresas privadas.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Surgimento Mobilização dos diversos segmentos da sociedade: cidadãos, gestores públicos e organizações Todos por uma causa: tornar Florianópolis uma.
Agenda 21 Local segundo as estatísticas da MUNIC
OFICINA ESTADUAL DE ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE - PID COMISSÃO INTERSETORIAL DE COMUNICAÇÃO.
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
Ministério da Cultura.
ALIMENTAÇÃO – princípio constitucional
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
Fórum de Secretários Executivos
Programa de Educação Ambiental da Bahia
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Abordagem das Questões Anticorrupção na Perspectiva do PNUD.
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
CONSTRUINDO REDES DE ATENÇÃO AO CÂNCER INFANTOJUVENIL I Fórum de Oncologia Pediátrica do Rio de Janeiro Maria Auxiliadora Gomes – Superintendência de.
5º CONGRESSO GIFE SOBRE INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO NOVOS ARRANJOS DO INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO 3 de abril de 2008 Maria Alice Setubal Fundação Tide.
Mude a história cuidando das crianças hoje novembro, 2014.
Gestão Municipal da Habitação
Cap-Net Brasil: Rede Brasileira de Capacitação em Recursos Hídricos Semana da Água Amazônica Oficina Gestão Estratégica de Recursos Hídricos 19 de março.
Contextualização da Promoção da Saúde no Brasil e o Papel da Formação Adriana Castro Departamento de Análise de Situação de Saúde Setembro/2007.
Política Nacional de Habitação
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Política Municipal para Álcool e Outras Drogas : Plano Intersetorial de Políticas sobre Crack, Álcool e Outras Drogas Programa De Braços Abertos Myres.
Novembro de Movimento Autônomo e Apartidário Criado em 2007 Rio Como Vamos Objetivos Informar sobre a cidade Incentivar comunicação entre todos.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Comissão de EJA de Alagoas
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
Plano Decenal de Segurança do Trânsito
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
TECENDO METODOLOGIAS... DESCUBRINDO RESULTADOS NA REDE DE MUNICÍPOS POTENCIALMENTE SAUDÁVEIS Profa. Dra. Ana Maria Girotti Sperandio Coordenadora no Brasil.
Rio de Janeiro, 15 de julho de 2010
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
MAIO 2010.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Coordenação Nacional de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Análise de Situação de Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Transcrição da apresentação:

Ambientes Livres do Tabaco e o trabalho em REDE UNICAMP, 04/03/2009 Profa. Dra. Ana Maria Girotti Sperandio Coordenadora da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Professora Convidada e Pesquisadora Colaboradora da FCM/DMPS-UNICAMP Comitê de Ambientes Livres do Tabaco da RMPS Apoio técnico:

A Rede de Municípios Potencialmente (RMPS) Saudáveis foi criada há cerca de 5 anos. Desde 2004.

RMPS é definida como: criação de conhecimentos e teias de práticas que permitem ações intersetoriais e extra setoriais renovadas para otimização de qualidade de vida. Os atores sociais são parte da rede, interagem entre eles, mantendo suas individualidades

Parcerias T é cnicas: UNICAMP (Dep. Medicina Preventiva e Social/FCM e Dep. Engenharia Civil, Arquitera e Urbanismo) OPAS-OMS Ministério da Saúde Prefeituras

POTENCIALMENTE Devemos estar sempre em Movimento buscando novos desejos e soluções.

Missão Criar um espa ç o de reflexão/a ç ão atrav é s da troca de experiências entre os Munic í pios participantes, construindo teias de saberes e pr á ticas propiciando subs í dios para a gestão integrada de modo horizontal na perspectiva da promo ç ão da sa ú de, da qualidade de vida.

OBJETIVOS Subsidiar gestores, t é cnicos, acadêmicos, organiza ç ões e sociedade para a constru ç ão de pol í ticas p ú blicas que considerem a promo ç ão da sa ú de e melhoria da qualidade de vida como eixo principal do desenvolvimento dos seus projetos; Instrumentalizar a administra ç ão municipal para que possa desenvolver um projeto de governo ú nico e integrado estimulando o capital social.

1- Qualidade da água e resíduos sólidos 2- Segurança 3- Participação Social 4- Saúde 5- Geração de emprego e renda Cinco grandes prioridades – março de 2005 Produção de Saúde Fazendo Interface e transversalizando com os temas del Plana Diretor (construção, implementação e monitoramento).

Na prioridade Sa ú de Escolas Promotoras de Sa ú de Atividades F í sicas Saud á veis Alimenta ç ão Saud á vel Ambientes Livres do Tabaco

Ambientes Livres de Fuma ç a do Tabaco Comitê de ALTS desde 26/06/08

Em junho de 2007, a RMPS organizou um Comitê para Ambientes Livres do Tabaco/RMPS, gerenciado pela Universidade. É formado por membros gestores de 8 cidades do Estado de São Paulo, Brasil, representantes da RMPS e pesquisadores de diferentes áreas, com o propósito de refletir e colaborar na elaboração, implementação e monitoramento de políticas públicas para ALTs.

Comitê de ALT da RMPS

Acordo de Compromisso das cidades da Rede de Munic í pios Potencialmente Saud á veis (RMPS) Respirando fundo... Este ambiente é livre de Tabaco!

Comitê ALT Unicamp

Fórum de ALT – Sumaré-SP Fevereiro-2008

Dia 29/08 ALT

HC ALT 0908

Fórum de ALT – Sumaré-SP Febrero-2008 Campinas-SP, 29/08/08

Mais de 300 locais ALTs no Comitê de ALTs da RMPS

PRODUTOS P Ó S-REDE... Iniciamos com 6 municípios... Hoje somos cerca 56, 5 Estados comMunicípios representados: SP, MG, PR, RJ e AM Mais de 3 milhões de habitantes...

Participantes da Rede: Academia/Governo/Sociedade L í deres pol í ticos dos Munic í pios; Lideres sociais – sociedade civil; Universidades; ONGs.

Parcerias/Convênios: CPHA através da ABRASCO e ENSP – Projeto Ações Intersetoriais em Promoção da Saúde MS – Atividades Físicas e Prevenção de Violências – Nucleos de Promoção da Saúde OPAS-OMS

Estrat é gias para o desenvolvimeto da RMPS

1-Envolvimento dos Prefeitos, Secret á rios, Coordenadores, Legisladores e Representações Sociais; 2-Parceria Interinstitucional; 3-Grupos/Comitês Grupo Intersetorial

Extrema (MG) Pirassununga (SP) Borba (AM) Nova Odessa (SP)

OBRIGADO!!! CONTATOS Telefone: (19)