Camadas da atmosfera da Terra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Clima e vegetação na América
Advertisements

MASSAS DE AR.
Climas brasileiros e domínios climáticos
Vamos conhecer O clima.
Condensação É a passagem do estado gasoso ao estado líquido.
Complexo convectivo de Mesoescala (CCM) no Brasil
Ventos Regionais Especiais
Alterações Climáticas
HIDROLOGIA E CLIMATOLOGIA Prof. Hiroshi P. Yoshizane
Terra: o planeta azul Cap.3 – 6º ano
MASSAS de AR FRENTES CICLONES EXTRA-TROPICAIS
CLIMA DAS AMÉRICAS.
TEMPO E CLIMA.
CIRCULAÇÃO GERAL O MODELO DE 3 CÉLULAS
ZCIT.
SISTEMAS FRONTAIS.
Classificação e Identificação das Nuvens
Prof. Jeferson C. de Souza
Prof. Jeferson C. de Souza
CLIMATOLOGIA.
FURACÃO.
Mudança GLOBAL 8º ano.
condições climáticas intensas
Climas!!! Fatores do Clima Tipos de chuva Tipos de clima G. 10
Eventos Extremos de Precipitação sobre o Leste do Brasil
Climas!!! Fatores do Clima Tipos de chuva Tipos de clima G. 10
NUVENS EQUIPE: Soetânea Santos de Oliveira Leandro Gomes de Sousa
Frentes e Frontogênese
Módulo 18 – Brasil: Climas e Domínios Vegetais
VARIAÇÃO DOS ESTADOS DE TEMPO
METEOROLOGIA Volta ao índice.
Interação Oceano Atmosfera Profª Natalia Pereira
Nevoeiros de Advecção Referências:
Meteorologia.
ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CLIMA
REVISÃO PROVA Mensal Ciências – 2º Bimestre Profª. Luciana
GOMES SOBRINHO, T.R. Estudos Ambientais ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
TEMPO E CLIMA METEOROLOGIA: Parte da ciência que estuda o tempo e suas variações. TEMPO: condições climáticas em um dado momento do dia, de dois dias.
O Ciclo da Água Daniela Ferreira Seco.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO
Temperatura Pressão Ventos Umidade Precipitação
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
A “água” na Atmosfera.
Revisão Prova Mensal 6º Ano AB – 2º Bimestre PRESSÃO ATMOSFERICA
climatologia Fatores climáticos: o que interfere no clima de um lugar
Prof. Jefferson O Clima.
Ciclone: é o nome genérico para ventos circulares como tufão, furacão, tornado e willy-willy. Caracteriza-se por uma tempestade violenta que ocorre em.
5ª SÉRIE REVISÃO PARA A P2 DO SEGUNDO TRIMESTRE! BONS ESTUDOS!!!!
PROCESSO DE FORMAÇÃO DE NUVENS E DE CHUVA
Climas do Brasil Prof. Filipe Santos.
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 2° BIMESTRE – 6°S ANOS
Dinâmica climática Radiação solar: É a principal fonte de energia e a base da vida vegetal e animal na Terra. Quanto maior é a temperatura, mais emitem.
CLIMA BRASILEIRO.
FATORES CLIMÁTICOS.
TEMPERATURA DO PONTO DE ORVALHO
Clima polar ANTÁRTIDA Curso Técnico em Meio Ambiente Professor: Vandeir Robson Turma: 1º NA Subsequente Componentes: Camila Rodrigues, Fernanda Faria,
Dinâmica Climática.
Camadas da Atmosfera e Dinâmica dos Ventos
Alguns Fenômenos Ópticos
LCE Meteorologia Agrícola Sentelhas/Angelocci
Exercício 3.3 (pag. 79) Formação de nevoeiro
FATORES CLIMÁTICOS.
Pressão Atmosférica “Com uma espessura de cerca de 1000 km, a atmosfera exerce uma forte pressão sobre os corpos da superfície terrestre. Contudo devido.
O TEMPO E O CLIMA AULAS 11 E 12 DATA: 28/05 PERÍODO: MANHÃ.
Atmosfera.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO CENTRO DE COORDENAÇÃO DE ESTUDOS DA MARINHA EM SÃO PAULO CCEMSP PNV ASPECTOS POLÍTICOS, AMBIENTAIS, LEGAIS E PRÁTICOS DO.
Gráfico termopluviométrico
Transcrição da apresentação:

Camadas da atmosfera da Terra

Nuvens

Formação de nuvens

Formação por convecção

Nuvem de tempestade na Praça Panamericana - São Paulo-SP.

Levantamento devido a topografia Nuvem orográfica formada em uma montanha do Alasca. Nuvem lenticular sobre o Monte Ranier em Kent, Washington, Estados Unidos.

Serra do Mar Litoral de Santos e do Paraná

Formação por convergência Zona de Convergência Intertropical é o encontro de ventos vindos do hemisfério norte e do hemisfério sul. As nuvens dessa região são responsável por parte das chuvas no Norte e no Nordeste do Brasil. Fonte: NASA

Formação devido a frentes frias Ilustração do que ocorre durante a passagem de uma frente fria. Vários tipos de nuvens são formados. 

Posição da zona de convergência intertropical

Formação de nuvens devido a umidade do Atlântico e um frente fria do oeste para leste. (B – zona de baixa pressão)

Nuvens

Nuvens Altas Cirrus: Nuvem isolada em forma de filamentos brancos e delicados, bancos ou faixas estreitas, brancos ou quase brancos. Esta nuvem tem aspecto fibroso como um rabo de galo. O cirro é constituído por cristais de gelo. Normalmente, visualizamos antes de uma frente fria chegar.

Cirruscumulus: banco, lençol ou camada fina de nuvens brancas constituídas por elementos muito pequenos em forma de grãos, rugas, ligados ou não; Estas nuvens são constituídas quase que, exclusivamente, por cristais de gelo; podem também existir gotículas de água. Cria, geralmente, um “céu escamado”, ou seja, as ondulações podem se parecer com escamas de peixe. Tempo associada: tempo estável com aproximação de áreas de instabilidade.

Cirrustratus: véus nebulosos, transparentes e esbranquiçados, de aspecto fibroso como de cabelo liso que cobre total ou parcialmente o céu e produz em regra fenômenos de Halo. É constituído por cristais de gelo. Esta nuvem é uma boa precursora de precipitação, indicando que isto pode ocorrer num prazo de 12 à 24 horas.

Nuvens Médias Altostratus: lençol ou camada de nuvem acinzentada ou branco azulado, de aspecto estriado, fibroso ou uniforme, cobrindo inteiramente ou parcialmente o céu, mas com porções menos espessas que deixam ver o Sol, pelo menos vagamente (como através de um vidro fosco). Normalmente, se formam na frente de tempestades com chuva ou neve contínua. Ocasionalmente, a chuva pode partir de um Altostratus, e se esta chega ao solo, pode se classificar a nuvem como Nimbostratus.

Altocumulus: Banco, lençol ou camada de nuvens brancas ou acinzentas, ou simultaneamente brancas e acinzentas, formada por elementos com o aspecto de pequenas lâminas, glóbulos, rolos, etc., de aspecto muitas vezes, parcialmente fibroso, soldados ou não e geralmente com sombra própria. Estão regularmente dispostos e encontram-se afastados o suficiente para permitir ver o azul do céu entre eles, quando observados de baixo. Condição de tempo associada: raramente produzem chuva que alcançam o solo.

Nuvens Baixas Stratus: Camada nebulosa, cinzenta, de base uniforme e definida. São constituídos por gotículas de água e quando espessos, podem conter gotículas de chuvisco. Podem ser tão tênues que permitem distinguir, nitidamente, o contorno do Sol ou da Lua. Quando produzem precipitação é sempre em forma de chuvisco. Estas nuvens podem se formar muito próximo do solo, produzindo restrição da visibilidade horizontal semelhante a um nevoeiro denso.

Nuvens Baixas Stratoscumulus: camada de nuvens cinzentas ou esbranquiçadas, quase sempre com porções escuras, constituídas por massas em mosaico, glóbulos, rolos etc., de aspecto não fibroso, ligadas ou não. Mantém o céu nublado e por muitas vezes com chuva fraca e contínua. Geralmente, são formadas quando há uma forte circulação marítima (ventos vindos do Oceano ou de sudeste/leste).

Nuvens de Desenvolvimento Vertical Nimbustratos: Nuvem típica da formação de chuva. Muitas vezes, sua base não pode ser vista devido ao peso da precipitação. Geralmente, estão associadas às condições climáticas do outono e do inverno, podendo, contudo, aparecer em qualquer estação. Estas nuvens sempre produzem chuva fraca à moderada que pode perdurar por horas.

Cúmulus: Nuvens isoladas, geralmente, densas e de contornos nítidos, que se desenvolvem verticalmente em forma de torres. O topo parece, muitas vezes, uma couve-flor ou um amontoado de algodão. As porções da nuvem iluminadas pelo sol são quase de um branco brilhante; a base é relativamente sombria. O topo do cúmulo é, às vezes, esfarrapado e constituído por gotículas de água e cristais de gelo nas porções mais elevadas em que a temperatura é inferior a 0º C. Cúmulos bem desenvolvidos produzem pancadas de chuva ou aguaceiros; cúmulos pequenos, lembrando flocos de algodão são também conhecidos como cúmulos de bom tempo.

Cumulunimbus: Nuvem densa de grande extensão vertical, em forma de montanha ou enormes torres. A região superior, pelo menos em parte, é lisa, e quase sempre achatada em forma de bigorna. O cumulunimbus é constituído por gotículas de água e cristais de gelo na parte superior. Contém também grandes gotas de chuva e granizo. Quando cobre grande parte do céu pode, facilmente, confundir-se com Nimbustratus. É responsável pela formação de tempestades, trovoadas, e em alguns casos, tornados. Produzem aguaceiros violentos, acompanhados de relâmpago, trovão e rajadas de vento moderadas a forte. Algumas vezes produzem granizo.