Definição e estruturação de objectivos O que é um objectivo? - Segundo Ander-Egg representam aquilo que queremos alcançar com a nossa acção - procuram.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem Objectivos do Módulo
Advertisements

Resumo e Síntese.
Visão Global do Projecto
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
Visão Global do Projecto
Flávia Tavares Silva Elias
Abordagem Exploratória e Investigativa - IBSME
Tecnologias da Informação e Comunicação
Matemática para todos Educação Básica
Organização e Gestão da Biblioteca Escolar ☺
V de GOWIN Diagrama em forma de V, que esquematiza toda a actividade experimental numa só página, permitindo articular a teoria e a prática de forma integrada.
Construção de Projectos de Intervenção
Considerações gerais Lei 66 –B / 2007 de 28 de Dezembro
FICHA DE AUTO-AVALIAÇÃO 8 chcbvcnvbnbvmnbv.
Agências de Notícias Imprensa Jovem
“Guião para Elaboração de Projectos”
Etapas do trabalho de Projecto
PLANIFICAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO.
Metodologia da pesquisa
Profº: Mesaque Silva Correia
Abrangência do Planejamento
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.
VISITA DOMICILIAR CONSULTA DE ENFERMAGEM
Observação da sala de aula
ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
PLANO DE ANIMAÇÃO ETAPAS Mónica Mendes 2010.
Démarche de Referencialização Trabalho Prático de Cariz Cooperativo Metodologia de Resolução de Problemas.
MÓDULO 10 Planeamento Anual e Estratégico
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
Planejamento de estratégias:
A planificação e actividade planificadora
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
PLANEJANDO AS AÇÕES EM SAÚDE
PESQUISA.
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA (Parte 01)
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
Terapia comportamental
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
Itens para avaliação do artigo
Estruturas Organizacionais
Avaliação de projectos sociais de intervenção
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Metodologia Unidade 1 : Ética nos negócios Unidade 2: Fontes de Informação Unidade 3: Da questão ao questionário Unidade 4: O tratamento da informação.
Etapas do Trabalho de Projecto
Como elaborar um plano de aula
Docente: Prof Doutor Nuno Corte Real Discentes: João Guimarães Jorge Gomes Pedro Castro Tânia Teixeira.
TIPICIDADE.
Planificação e Execução de Projectos Módulo 7 Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: |
Como elaborar um projeto de pesquisa?
Projeto de Pesquisa Candice Cristiane B. S. Novaes
Prof. Armando Chafik. APRESENTAÇÃO A cultura de projetos nas organizações deve ser implantada de forma sistemática e os seus princípios colocados em prática.
GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS COMPREENSÃO DOS TIPOS DE GESTÃO NO PROCESSO EDUCATIVO.
Projeto de Pesquisa 5o. ADM
Departamento Internacional de Homens e Mulheres de Negócios GUIÃO MENSAL REUNIÃO CLUBE EXECUTIVO JANEIRO TEMA: PROJECTOS – PARTE 02 ___________________________________________.
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA
Gestão Estratégica de Negócios
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Resumo e Síntese.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema
Modelização do sistema – Envolvimento da Direcção Concepção e desenvolvimento; Direcção da empresa Técnicos de RH / DRH Questões; Decisões.
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
1 Formação Pedagógica Inicial de Formadores/as Módulo Acompanhamento e Avaliação da Formação Módulo Julho 2011.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

Definição e estruturação de objectivos O que é um objectivo? - Segundo Ander-Egg representam aquilo que queremos alcançar com a nossa acção - procuram dar respostas concretas ao que queremos atingir Implicam: - Intenção - que deve ser claramente expressa - clarificação – daquilo que pretendemos fazer e como queremos fazer - descrição – de comportamentos que queremos que o grupo atinja

Os objectivos, segundo Espinoza, bem formulados, deverão ser: - claros - realistas - pertinentes Para Cembranos, eles deverão ser: - coerentes - motivadores - participativos - concretos - avaliáveis

Objectivos gerais - definem o objectivo mais amplo a atingir com o grupo - admitem várias interpretações e não são directamente observáveis Ex: Conhecer técnicas de dinâmicas de grupos Objectivos específicos - definem os nossos objectivos mais restritos com o grupo - permitem desenhar indicadores para a consecução do objectivo geral e sua avaliação Ex: explicar o que é a dinâmica de grupos classificar as diferentes técnicas de dinâmicas de grupos Identificar as diferentes dinâmicas de grupos…

Cuidados a observar na formulação de objectivos - devem ser claros e utilizar uma linguagem cuidada - devem ser definidos do lado do grupo e não do educador - devem utilizar verbos adequados - deve definir-se um objectivo por frase - devem evitar-se palavras e verbos que suscitem ambiguidade - devem ser observáveis do lado do grupo - devem permitir reformulação - devem ser partilhados e avaliados com o grupo

Só depois de definidos os objectivos, concebemos a actividade - uma actividade consiste em um conjunto de operações ou tarefas próprias de uma pessoa ou instituição. Dentro da programação/planificação refere-se mais especificamente a uma unidade de trabalho que implica dispensar tempo para a sua realização (Ander-Egg) - Devem ser pensadas em função dos objectivos, dos interesses/necessidades dos grupos, tamanho do grupo e tipo de população, dos recursos disponíveis e do tempo - as actividades devem ser descritas, descrevendo-se, ao mesmo tempo, as estratégias a privilegiar

- finalmente, devem ser descritos os recursos a utilizar: humanos, materiais, financeiros - devem prever tempo de preparação, de execução e de avaliação - devem ser avaliadas em função dos objectivos estabelecidos e devem ser avaliadas pelo grupo a quem se dirigiram

Na elaboração da planificação deverão constar os seguintes elementos: - nome do planificador, local onde se realizou a acção, público a quem se dirigiu - pequena descrição do público-alvo de intervenção (baseada na observação dos alunos e no contacto com os grupos) - definição de objectivos - actividade (s) a realizar - descrição da actividade - identificação dos recursos - avaliação da actividade

- A definição de objectivos inclui, por agora, apenas objectivos específicos - na actividade, identifica-se o tipo de actividade e o nome que esta pode, eventualmente, assumir - a descrição da actividade deve ser feita num tempo futuro, uma vez que ainda não aconteceu e deverá descrever, passo a passo, a forma como se desenrolará (identificam-se, assim, estratégias e metodologias presentes na actividade a desenvolver) - identificação dos recursos: físicos, humanos, materiais (financeiros, se esse for o caso) - avaliação da actividade: avalia-se a forma como decorreu o processo, os graus de participação do público-alvo, os objectivos, metodologias e estratégias adoptadas (escrita no passado)