Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica
Advertisements

Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
Ferramentas Indispensáveis ao Professor
Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/1 Aprendizagem e Performance Corpo Docente Mário Godinho ( Turmas.
Roteiros de Formação e Aprendizagem para Plataformas de eLearning
Excel Profa. Cristina M. Nunes.
Questionário de Avaliação Institucional
Aplicação Multimédia para Ensino e Aprendizagem Bases de Dados
Folha de Cálculo TIC 10.
Internet e Informação Electrónica INTERNET EXPLORER
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Monitoria GDI Aula Prática
Tecnologias de Informação e Comunicação
Folha de cálculo Conceitos básicos Criação de uma folha de cálculo
Avaliação Simplificada pelo CE no âmbito da Avaliação de Desempenho do Pessoal Docente (Dec.- Reg. nº 2/2008 de 10 de Janeiro e Dec. Reg.- nº ?? de ??)
Microsoft Access Carlos Sebastião.
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Primeira Reunião Acadêmica
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
FOLHA DE CÁLCULO.
Dep. Informática Sistemas de Informação Módulo de Processamento de Documentos Lic. Administração Pública 1º ano 2001/02 A. J. Proença.
Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica
TIC 10º ano de escolaridade
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Estudo Acompanhado/Informática
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
ACCESS Introdução às Tecnologias de Informação II
Criar e editar conteúdos para a Plataforma Moodle
Formação ITED Problemas e propostas de solução
Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Tecnologias de Informação e Comunicação
Disciplina de Geografia
A Escola AA virtual INTERNETINTERNET INTERNETINTERNET SITE ou Página WEB Plataforma Moodle antonioarroio.crie.fc.ul.pt Correio eletrónico.
Banco de Dados 4P/SI – 2010/02 Prof. Carlos Alberto Seixas.
Trabalho em grupo.
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
A Escola AA virtual INTERNETINTERNET INTERNETINTERNET SITE ou Página WEB Plataforma Moodle Correio eletrónico.
INTRODUÇÃO À FOLHA DE CÁLCULO
Professor: Pedro Lopes
Criação colaborativa de páginas web com o WetPaint Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo (2º ano) Disciplina de ITICE
GESTÃO DE FICHEIROS ÍNDICE Pág. I.Instalação do Software 2 II.Selecção de Empresas / Manutenção de Empresas 5 III.Criação da Base de Dados (Clientes,
Formação em Access: Formação em PHP; Formação em Primavera; Formação em Redes; Cronograma de Formação; Orçamento de Formação; Ficha de Inscrição; Folheto.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Aplicações Informáticas B 12º Ano
Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo
A Escola AA virtual Plataforma Moodle Correio eletrónico SITE
Informática Básica – Unidade 2
Folha de Cálculo Professor: Pedro Lopes Ano Lectivo 2010/2011.
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
Disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)- 7º ano de escolaridade Prof. Emanuel Camacho Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da.
Variante de Cozinha - Pastelaria
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Folha de cálculo – Microsoft Excel
Professor: Pedro Lopes Gestão de Base de dados Ano Lectivo 2010/2011.
Sistemas de Gestão de Bases de Dados Educação e Formação de Adultos (EFA) Operador de Informática Arcozelo 2009/2010 Curso Co-Financiado por:
Organização Normas e Qualidade
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
TEMA 25 EE ERNESTO SOLON BORGES BANDEIRANTES – MS PROGETEC: RAUL C. NUNES.
Folha de Cálculo Professor: Pedro Lopes Ano Lectivo 2010/2011.
TIC Tecnologias da Informação e Comunicação 7º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico Ano letivo 2015/2016 Artur Ramísio.
Folha de cálculo - EXCEL. O que é a folha de cálculo Folha de cálculo integrada: – Funções de base de dados – Possibilidade de criação de gráficos – Ferramentas.
Transcrição da apresentação:

Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Curso: CFC Técnico Vendas Turma 2 Prof. Emanuel Camacho Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas Ano letivo 2014/2015

Objectivos da disciplina; Conteúdos; Critérios de avaliação; Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) – Curso ténico Vendas tipo 5 Objectivos da disciplina; Conteúdos; Critérios de avaliação; Regras a cumprir na sala de aula; Material; Contactos;

Objetivos da disciplina Nos cursos de Educação e Formação, a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação integra a componente de formação sociocultural dos cursos de Educação e Formação. Estes cursos permitem aos alunos o prosseguimento de estudos e a aquisição de competências profissionais, por forma a garantir aos jovens a aprendizagem de ferramentas diversificadas na óptica do utilizador, constituindo uma mais valia na sua formação, promovendo as suas capacidades e aptidões quer a nível pessoal quer a nível de integração profissional.

Conteúdos Módulo 5- Folha de Cálculo (20 horas) Introdução à folha de cálculo Personalização da folha de cálculo Estrutura geral de uma folha de cálculo O ambiente de trabalho da folha de cálculo Criação de uma folha Conceitos de Livro e Folha de trabalho Selecção de Células e Intervalos Construção de uma folha Utilização de livros para organizar informação Introdução e manipulação da informação Edição de uma folha Inserção e eliminação de Colunas, Linhas e Células Atribuição de um nome a uma Célula e a um Intervalo Modificação da largura das Colunas e da altura das Linhas

Conteúdos Módulo 5- Folha de Cálculo (continuação) Utilização de fórmulas e funções para processar números Aumento da produtividade com macros Impressão de uma folha de cálculo Formatação de uma folha Formatação de texto e números Aplicação de cores e padrões a células Formatação de células utilizando os limites Criação de gráficos em folhas Trabalho com Listas (bases de dados) Criação de Listas Ordenação de Listas

Conteúdos Módulo 5- Folha de Cálculo (continuação) Trabalho com Tabelas Dinâmicas Análise de dados Modificação de uma tabela dinâmica Transformação de uma tabela dinâmica num gráfico Integração de Tabelas e Gráficos no processador de texto Utilização da folha de cálculo para publicar na Web

Conteúdos Módulo 6 –Gestão de Base de Dados (20 horas) Conceitos básicos Conceito de base de dados Sistema gestor de base de dados (SGBD), base de dados relacional Campo, registo, dados, tabela, relação e associação Planificação de uma base de dados Programa de gestão de base de dados A janela do programa, o ambiente de trabalho, o sistema de menus, barras de ferramentas Elementos de uma base de dados: Tabelas, Consultas, Formulários, Relatórios, Páginas, Macros, Módulos

Conteúdos Módulo 6 –Gestão de Base de Dados (Continuação) Abertura, Criação e Gravação de uma base de dados Criação de uma base de dados, usando o assistente de base de dados Criação de tabelas 􀂃 Introdução, modificação e eliminação de dados numa tabela 􀂃 Propriedades dos campos numa tabela 􀂃 Definição de uma chave primária 􀂃 Abertura de uma tabela e introdução de dados, alteração da estrutura de uma tabela 􀂃 Consulta, ordenação, e impressão de dados numa tabela 􀂃 Relacionamento entre tabelas 􀂃 Ordenação de registos de tabelas 􀂃 Adição e eliminação de tabelas ou consultas

Conteúdos Módulo 6 –Gestão de Base de Dados (Continuação) Criação de uma Consulta 􀂃 Inserção, movimentação e eliminação de um campo 􀂃 Introdução de critérios 􀂃 Gravação de uma consulta 􀂃 Elaboração de cálculos nas consultas Criação de um formulário, utilizando o assistente de formulários 􀂃 Colocação de campos em formulário 􀂃 Selecção, eliminação e movimentação de objectos num formulário 􀂃 Gravação de um formulário Criação de um relatório, utilizando o assistente de relatórios 􀂃 Formatação de um relatório 􀂃 Gravação, impressão e fecho de um relatório 􀂃 Visualização das propriedades de um relatório

Conteúdos Módulo 6 –Gestão de Base de Dados (Continuação) Criação de páginas, utilizando o assistente de páginas 􀂃 Gravação, impressão e fecho de uma página 􀂃 Inserção de campos numa página 􀂃 Ferramentas disponíveis numa página Conceito de Macro 􀂃 Criação de Macros 􀂃 Criação de Macros com condições 􀂃 Execução de uma macro, ligação de uma macro a um objecto. Conceito de Módulo 􀂃 Criação de Módulos

Critérios de avaliação Domínio Cognitivo (90%): 40% - Testes de avaliação 30% - Trabalho de grupo 20% - Trabalho individual Domínio Sócio-Afetivo (saber-ser e saber-estar) (10%): Responsabilidade (Assiduidade / Pontualidade; Material; T.P.C)-3% Cumprimento de tarefas (Empenho / Interesse)- 3% Sociabilidade( Saber estar na Comunidade Educativa)- 2% Autonomia (Espírito Crítico, Mobilização do Saber)-2%

Regras a cumprir na sala de aula Só é permitida a permanência dos alunos na sala de informática na presença de um professor; Permanecer na sala de aula e no seu posto de trabalho até o professor autorizar a sair; Respeitar professores e colegas; Ser pontuais e assíduos (trazer a caderneta); Não podem mascar pastilha elástica nem usar boné; É proibido comer ou beber na sala de informática; Não devem ter o telemóvel ou leitor mp3 ligado;

Regras a cumprir na sala de aula Zelar pelo equipamento informático, equipamento de apoio pedagógico e instalações em geral da escola; Não aceder a sites ou programas não autorizados; Não devem alterar a disposição dos equipamentos; Sempre de detetem alguma anomalia devem avisar o professor; Após o uso da sala de informática, devem encerrar os computadores quando o professor autorizar.

Regras a cumprir na sala de aula  Disposição dos postos de trabalho  1-Professor      

Material Os alunos devem trazer para a aula uma pendrive (com capacidade de armazenamento de pelo menos 1GB de capacidade de armazenamento) para guardar os trabalhos realizados nas aulas. Porque os computadores da escola devem ser utilizados para guardar temporariamente os trabalhos, a responsabilidade do correto armazenamento de todos os trabalhos cabe aos alunos (devem realizar cópia de segurança da pendrive para evitar perda de informação). Devem ter caderno para registo dos sumários.

Contactos Endereço do sítio de apoio à disciplina na Internet : www.infoescola.pt Endereço de correio eletrónico para envio de trabalhos : infoebsc@gmail.com

Calendarização – Testes de avaliação Trabalhos Grupo Individuais 1º Semestre 2º Semestre

Questionário - Diagnóstico Cada aluno deverá responder, utilizando o seu posto de trabalho, ao questionário diagnóstico, disponível no endereço do sítio de apoio à disciplina : www.infoescola.pt

Trabalho 1 infoebsc@gmail.com Tema: Caracterização do software folha de cálculo O trabalho deverá ter no máximo 1 página (A4), deverá conter o nome da escola, ano letivo, a identificação do aluno (nome, ano, turma, número) tema do trabalho, data e bibliografia; Os trabalhos devem ser enviados por correio electrónico para o seguinte endereço: infoebsc@gmail.com