Profª Eloisa de Moura Lopes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contabilidade Geral Profª. Cristina.
Advertisements

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO BALANÇO PATRIMONIAL – GRUPO DE CONTAS
Contabilidade e Custos
GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL
Contabilidade e custos
Módulo 1 – Estrutura das Demonstrações Contábeis
MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO BALANÇO PATRIMONIAL – UMA INTRODUÇÃO
Contabilidade, Estratégia Financeira e de Capital de Giro
Administração Financeira e Orçamentária II Introdução
Contabilidade Empresarial Demonstrações Financeiras O Balanço Patrimonial Prof.º José Luis.
Conceitos e Definições Contábeis e Financeiras
CURSO DE CONTABILIDADE Engenharia de Produção e Mecânica
4 – Algumas Decisões em Relação ao Balanço Patrimonial
2 – BALANÇO PATRIMONIAL uma introdução
3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas
Contabilidade Geral Prof º Ivã C. Araújo Aula 03.
BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores.
Estrutura das Demonstrações Contábeis 2014
PATRIMÔNIO  .
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE PALMARES
Contabilidade Balanço Patrimonial – uma introdução Introdução.
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
CONTABILIDADEI Estrutura Conceitual
Aula 05 Assunto: Balanço Patrimonial (BP).
Aulas 04 e 05 Assunto: Balanço Patrimonial (BP).
Faculdade de Ciências Aplicadas - FASA Curso de Administração PLANO DE AULAS 4. Estática patrimonial 4.1 Patrimônio; conceito; aspectos quantitativos.
Análise das Demonstrações Financeiras
Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo.
Estrutura do Balanço Patrimonial
PATRIMÔNIO DE UMA PESSOA OU DE UMA EMPRESA
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
DOAR – DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS
ORIGENS X APLICAÇÕES.
PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM DIREITO EMPRESARIAL
BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
PATRIMONIO PATRIMÔNIO AULAS 5 E 6
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
ContabilidadeRelatórios Econômico-Financeiros Balanço Contas do Ativo Contas do Passivo Patrimônio Líquido Variações do Patrimônio Líquido Receita Despesa.
Contabilidade Básica Aula 6
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
1-Demonstrativos contábeis básicos
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
André Amorim. Para que o gestor das finanças consiga tomar as decisões adequadas, o mesmo deverá identificar o verdadeiro objetivo da empresa; Segundo.
A Contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do Patrimônio da empresa. A principal finalidade da.
Contabilidade e Análise de Balanços
Pós-graduação em Administração de Empresas Aula 3 – Mecânica Contábil
Análise das Demonstrações Contábeis
Balanço Patrimonial - Grupo de Contas
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
Análise das Demonstrações Contábeis
Integração das Demonstrações
TESTE DE CONHECIMENTO CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/PNAP.
Contabilidade Aula 6.
Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras
Contabilidade Aula 3.
Contabilidade Aula 7.
Administração Financeira e Orçamentária I
Contabilidade Aula 5.
FINANÇAS CORPORATIVA 3ª PARTE - Analise Ecônomico/Financeira das Empresas.
Cap. 05- Balanço Patrimonial – Grupo de Contas
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 1º SEMESTRE 2016
PLANO DE CONTAS.
Cap 02 Prof. José Carlos Marion e Sérgio Iudícibus AUTORES: Sérgio de Iudícubus José Carlos Marion CURSO DE CONTABILIDADE Para não contadores Para as.
CONTABILIDADE APOSTILA N.º 1
CURSO DE CONTABILIDADE
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Marcos Roberto Pinto Maria Rosa Trombetta #02.
CURSO DE CONTABILIDADE
Transcrição da apresentação:

Profª Eloisa de Moura Lopes elolopes@yahoo.com CONTABILIDADE Profª Eloisa de Moura Lopes elolopes@yahoo.com

Relatórios Contábeis: Obrigações e Auxílio à Gerência Importância da tomada de decisão. Tomada de decisão no âmbito da empresa: Para serem tomadas os Administradores precisam de informações. A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios.

Má gerência Muitas empresas, principalmente as pequenas, têm falido ou enfrentam sérios problemas de sobrevivência. Estudos têm comprovado que decisões são tomadas sem respaldo, sem dados confiáveis. Por fim observamos, nesses casos, uma contabilidade irreal, distorcida, em conseqüência de ter sido elaborada única e exclusivamente para atender às exigências fiscais.

Tomada de decisão fora dos limites da empresa Investidores Fornecedores de bens e serviços a crédito Bancos Governo Sindicatos Outros interessados: funcionários, órgãos de classe

Função do Contador É produzir informações úteis aos usuários da Contabilidade para a tomada de decisões. Ressalta-se, entretanto, que, em nosso país, em alguns segmentos da nossa economia, principalmente na pequena empresa, a função do contador foi distorcida , estando voltada exclusivamente para satisfazer exigências do fisco.

Demonstrações Financeiras e relatórios Contábeis Algumas definições básicas: Relatório Contábil é a exposição resumida e ordenada de dados colhidos pela Contabilidade. Objetivo: dados registrados no período, também conhecidos como informações contábeis.

Relatórios Contábeis Obrigatórios A lei da S/As. Estabelece que no final de cada exercício social (ano), a diretoria fará elaborar com base na escrituração contábil, as seguintes demonstrações financeiras ou (contábeis): . Balanço Patrimonial; . Demonstração do resultado do exercício; . Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados ou . Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido; . Demonstrações das Origens e Aplicações de Recursos.

Uma introdução didática O Balanço Patrimonial: É uma demonstração muito usada por usuários externos à empresa: Bancos, Governo, Fornecedores, Sindicatos e até mesmo donos de empresas (sócios ou acionistas). Normalmente, esses usuários não precisam ser especialistas em Contabilidade.

Balanço Patrimonial uma representação gráfica Assim, poderíamos iniciar relacionando tudo aquilo que a empresa receberá no Curto Prazo (aquilo que será transformado em dinheiro). Confrontando com tudo aquilo que será pago no Curto Prazo.

Balanço Patrimonial Itens que já são dinheiro ou que serão transformados em dinheiro rapidamente. (Curto Prazo) Ativo Todas as contas que serão pagas rapidamente, no Curto Prazo, ou até 1 ano. Passivo Como essas contas recebidas e pagas rapidamente se renovam (estão sempre girando). Foi dado o nome de circulante, tanto para o Ativo como para o Passivo.

Balanço Patrimonial O grupo seguinte seria o das contas que a empresa espera muito tempo para receber (Ativo), confrontando com as contas que se demora muito para pagar (Passivo). ATIVO PASSIVO Circulante Recebe rapidamente _________________ Recebe lentamente no Longo Prazo Circulante Paga-se rapidamente _________________ Demora-se muito tempo para pagar

Balanço Patrimonial Se a empresa espera muito tempo para receber, poderíamos chamar esse grupo de Realizável a Longo Prazo. E, por outro lado, demora-se muito para pagar significa um Exigível a Longo Prazo. Assim, no Passivo, temos: contas que se pagam rapidamente e contas que vão demorar muito tempo para se pagar.

Consequentemente, o terceiro grupo será de contas que não serão pagas. Balanço Patrimonial Consequentemente, o terceiro grupo será de contas que não serão pagas. É o caso do Patrimônio Liquido: enquanto a empresa estiver em um processo de continuidade, não precisa pagar (Não Exigível) a seus donos.

ATIVO ATIVO Circulante Será transformado em dinheiro rapidamente 1) O que recebemos rapidamente. 2) O que vamos demorar para receber. 3) O grupo de itens que a empresa não receberá, pois não estão a venda, mas destinados ao uso e à renda. Esses itens permanecem muito tempo dentro da empresa, daí serem chamados de Permanente. ATIVO Circulante Será transformado em dinheiro rapidamente Realizável a Longo Prazo Espera-se muito tempo para receber Permanente Normalmente não se vende, não se recebe, pois é para uso.

Grupos de conta do Ativo Ativo Circulante: Disponível (caixa e bancos). Contas a Receber (duplicatas). Estoques (matéria-prima). Investimento Temporário. Provisão para Devedores Duvidosos (-)

Grupo de contas do Ativo Realizado a longo prazo: os empréstimos ou adiantamentos concedidos as sociedades coligadas ou controladas, a diretores, acionistas, etc. Além dos títulos a receber a longo prazo. Permanente: Prédios, instalações, equipamentos, móveis, utensílios, etc. (-) Depreciação do Permanente.

PASSIVO 1) As contas que serão liquidadas rapidamente. PASSIVO 2) Aquelas contas que serão pagas num prazo mais longo. 3) E as que são investimentos dos proprietários (capital). PASSIVO será pago rapidamente, no Curto Prazo Exigível a Longo Prazo demora-se muito tempo para pagar Patrimônio Líquido não precisa pagar enquanto a empresa estiver em continuidade.

Grupos de conta do Passivo Passivo Circulante: Contas a pagar (dívidas com fornecedores, impostos, empréstimos, encargos, salários, férias), etc. Exigível a Longo Prazo: São dívidas da empresa que serão liquidadas com prazo superior a um ano (financiamentos, títulos a pagar), etc. Patrimônio Líquido: O PL representa os investimentos dos proprietários (capital) mais o lucro acumulado, no decorrer dos anos retido na empresa, ou seja, não distribuídos e ainda não incorporado ao Capital. Ainda encontramos as reservas.

VISÃO SINTÉTICA DO BALANÇO

Origens e aplicações O lado do Passivo, tanto Capital de Terceiros (Passivo Exigível) como Capital Próprio (Patrimônio Líquido), representa toda a fonte de recurso, toda a origem de capital. Nenhum recurso entra na empresa se não for via Passivo ou Patrimônio Líquido. O lado do Ativo é caracterizado pela aplicação dos recursos originados no Passivo e Patrimônio Líquido.

Origens e aplicações Se uma empresa pega recurso emprestado de uma instituição financeira, terá uma origem de recurso: Passivo. Este recurso será aplicado em algum lugar no ativo: estoque, máquinas, caixa... Por essa razão que o Ativo será sempre = ao Passivo + Patrimônio Líquido.

Explicação da expressão balanço patrimonial O termo balanço decorre do equilíbrio: ou da igualdade de Aplicações = Origens A expressão patrimonial origina-se do Patrimônio Global da empresa, ou seja, o conjunto de bens, direitos e obrigações. Assim surge a expressão: Patrimônio Líquido, que significado a parte residual do patrimônio, a riqueza líquida da empresa. Ativo = Passivo + PL