Plano Integrado de Enfrentamento das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST e Aids IV Encontro Nacional.
Advertisements

Ministério da Saúde POLÍTICA DE INCENTIVO EXECUÇÃO DE METAS E DE RECURSOS FINANCEIROS
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Fundo Global de Luta contra a Aids, Tuberculose e Malária Proposta preliminar para a 9ª Ronda Fortalecimento.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
Política de Incentivo no Âmbito do Programa Nacional de DST e Aids
Estrutura e Governança
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
INCENTIVO ÀS AÇÕES NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE DST/AIDS Panorama Geral março 2009.
COORDENAÇÃO ESTADUAL DE DST/AIDS E HEPATITES VIRAIS
DTS/Aids/Hepatites Virais
8 de Março Ações para o Dia Internacional da Mulher.
GT Relatórios Internacionais em HIV e Aids
Planos de enfrentamento da epidemia de Aids e DST
Saúde e Prevenção nas Escolas
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Programa Nacional de DST e Aids Apoio às SES para elaboração do PAM 2009.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Maio/2008.
Avaliação das coberturas vacinais da hepatite B
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - PE 10/12/2012.
SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SAÚDE EM DESASTRES
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde
Fórum Saúde da Mulher século XXI
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
COMITÊ GESTOR GAT Implantação-piloto da nova ART e do Módulo SIC-ART
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
Tuberculose nas Populações em Situação de Rua 29 e 30 de Outubro de 2007 Rio de Janeiro.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Audiência Pública – Serviços de Telecomunicações Câmara dos Deputados – Comissão de Fiscalização Financeira e Controle Audiência Pública Qualidade do Serviço.
Ministério da Cultura.
Metas Gestão e Desenvolvimento Humano e Institucional.
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Brasil Sem Homofobia Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLTB e de Promoção da Cidadania Homossexual.
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Conselho Estadual de Saúde do Paraná
ARTICULAÇÃO E APOIO com as Organizações da Sociedade Civil (OSC) no contexto da epidemia das DST/ aids Jean Carlos de Oliveira Dantas Núcleo de Articulação.
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
III Congresso da CPLP HIV/SIDAIST Formação de Recursos Humanos – O impacto do VIH sobre os Recursos Humanos em Saúde Lisboa, 18 de março de 2010.
Secretaria Municipal de Educação e Saúde
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
Redução de Danos como Política de cuidado
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
O caso do Telessaúde Brasil Redes
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
A política de incentivo às Casas de Apoio para Adultos vivendo com HIV/aids como modalidade da linha de cuidados em HIV/Aids Programa Estadual de DST/Aids.
Monitoramento das Metas priorizadas para 2013
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Unidade de Prevenção Insumos Brasília, novembro 2009.
Orientações Básicas e Agenda Integrada
PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel.
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
Coordenadora de Programas Estratégicos do SUS - COPES/DSNVS/ANVISA
Manual de Boas Práticas Comissões ABETA Comissões ABETA.
Ministério da Saúde Ministério da Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Coordenação.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Transcrição da apresentação:

Plano Integrado de Enfrentamento das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais 2011

Monitoramento da implantação do Plano Integrado de Enfrentamento da Feminização da Epidemia de Aids e outras DST Objetivo: Identificar a situação atual, e propor alternativas frente aos problemas identificados, sem atribuição valorativa. Procedimentos: a) análise documental e de dados secundários; b) navegação nos sites das secretarias; c) análise dos PAMS; d) entrevistas telefônicas com os responsáveis.

RESULTADOS Ações em âmbito federal Todas as ações estão sendo encaminhadas pelo MS e SPM. Algumas ações foram transformadas em indicadores do Pacto pela Saúde. Navegação pelos sites da Secretária da Saúde Identificar o que está na agenda de governo e o que se pretende comunicar com a população. Agendas prioritárias: Dengue, H1N1, ampliação da ABS; (SM na ABS; aids na VE; organograma distintos) Poucos sites dão para CE DST/aids e apenas uma SES disponibiliza o plano estadual . RESULTADOS

RESULTADOS População alcançada Concentração de ações voltadas para mulheres em geral 70%; Número maior de ações para mulheres vivendo com HIV/Aids (baixa ação para redução de estigma); Para prostitutas ações escassas e pouco especificas; Apenas 2 estados referem ações para mulheres transexuais; Para mulheres lésbicas, ações de apoio a eventos.

Capacitação a manejo clínico ANÁLISE DOS PAM 2008 E 2009 Tipo de ação População Capacitação a manejo clínico Ações de assistência Eventos Ações educativas Mulheres vivendo com HIV/Aids 02 06 05 Prostitutas --- 04 MSM 08 Mulheres Transexuais 01 Privadas de liberdade Situação de violência 03 Total 10 09 19 16

ANÁLISE DAS ENTREVISTAS Secretaria de Vigilância em Saúde ANÁLISE DAS ENTREVISTAS MS - ATSM e Depto. DST, Aids e HV; SPM – Secretaria de Políticas para as Mulheres; Lideranças da sociedade civil; Responsáveis pelos Planos Estaduais de 24 estados. De 24 estados acessados: 06 “não saiu do papel”. De 18 estados acessados: 03 em fase inicial ou retomando.

DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DOS PLANOS Dificuldade de integração e de intersetorialidade; Equipes reduzidas, rotatividade de quadros, tarefas de rotina que consomem todo o tempo. Baixa participação dos movimentos sociais de mulheres. Importância da presença do gestor federal para dar suporte técnico e reduzir tensões políticas. Dificuldade de adequar propostas às realidades locais e às características da epidemia.

CONQUISTAS Construir o “Plano” para dentro do SUS; Investir em gestores de cidades do interior; Investir na capacitação e inclusão de OSC; Construir sustentabilidade da proposta intersetorialmente.

VIDEO-CONFERÊNCIAS O objetivo Continuidade ao processo de implementação e monitoramento nos Estados; Aprimoramento dos planos locais e análise conjunta das estratégias de execução de cada estado. Estabelecimento de indicadores por Estado.

VIDEO-CONFERÊNCIAS SP/ES 04/04 RJ/MG 08/04 PR/RS/SC 15/04 AL/BA/CE 20/04 MA/PB/PI 29/04 PE/RN/SE 06/05 AC/AP/AM 16/05 PA/RR 26/05 RO/TO 30/05 GO/MS/MT/DF 15/06

Plano de Enfrentamento da Epidemia de DST-Aids-HV entre Gays, HSH e Travestis

Objetivo Geral do Plano Plano de Enfrentamento da Epidemia de DST-Aids-HV entre Gays, HSH e Travestis Objetivo Geral do Plano Enfrentar a epidemia do HIV-Aids, das DST e HV entre gays, outros HSH e travestis, por meio da redução de vulnerabilidades, estabelecendo políticas de prevenção, promoção e atenção integral à saúde.

Plano de Enfrentamento da Epidemia de DST-Aids-HV entre Gays, HSH e Travestis Realização de oficinas com os Estados, que resultaram 26 planos estaduais de enfrentamento da epidemia entre Gays, HSH e Travestis.

Técnicos de Referência de 25 estados Conteúdo: Plano de Enfrentamento da Epidemia de DST-Aids-HV entre Gays, HSH e Travestis 24 e 25/março/2011 Oficina de revisão dos Planos Estaduais de Enfrentamento da Epidemia de DST/Aids/HV entre Gays, HSH e Travestis Técnicos de Referência de 25 estados Conteúdo: Apresentação da situação dos planos, em relação ao PAM e Plano de Necessidades de Preservativos; Apresentação de experiências de estados; Exercícios para detectar barreiras e soluções. Apresentação da pesquisa RDS entre gays e HSH

Agenda (próximos três meses): Plano de Enfrentamento da Epidemia de DST-Aids-HV entre Gays, HSH e Travestis Agenda (próximos três meses): Reuniões regionais de avaliação do Plano HSH (SES, OSC e parcerias locais); Revisão das informações estaduais sobre a população de gays, HSH e travestis; Revisão das ações voltadas para gays, HSH e travestis previstas no PAM; Revisão das informações sobre HSH nos Planos de Necessidades de Insumos; Aprimorar o monitoramento e avaliação: Revisão das ferramentas de monitoramento e avaliação dos planos; Apoio técnico do Departamento DST/Aids/HV para construção de metas e indicadores regionais.

Obrigada. MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais www.aids.gov.br Coordenação de Direitos Humanos, redução de Riscos e Vulnerabilidades - DHRV juny.kr@aids.gov.br Ministério da Saúde