PROJOVEM URBANO É uma das modalidades do ProJovem Foi construído tendo como referência o processo de avaliação do “ProJovem original” Sistema de Monitoramento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Plano Nacional de Formação
PROJOVEM URBANO 2012.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
1 Resolução /FNDE/CD/Nº48 de 28 de novembro de 2008.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação.
1. Público-alvo Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada em 2003, havia nas cidades brasileiras cerca de de jovens.
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
Educação Escolar Indígena
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Formação PROJOVEM URBANO gestores estaduais Sistema de Monitoramento e Avaliação - SMA Brasília, novembro de 2008.
Sistema de Monitoramento e Avaliação_ SMA
Como se caracteriza o processo de avaliação da aprendizagem no ProJovem Urbano?
Coordenação Nacional do Projovem Urbano
Organização dos Tempos e Espaços
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
Programa Aprendiz Na Administração Pública Estadual.
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
Ministério da Educação
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Formação Profissional na Construção Civil
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
Departamento do Ensino Secundário
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DAS PROFISSÕES
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
OBJETIVO GERAL Oportunizar a alunos de escolas públicas, qualificação no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Potencialidades Redução do número de beneficiados por núcleo (relação do nº de Recursos Humanos por beneficiado); Aquisição e distribuição dos materiais.
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Educação básica de qualidade para todos
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Os Programas de Provimento:
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA. FINALIDADES Proporcionar formação integral aos jovens, por meio de associação entre: Proporcionar formação integral aos.
27 de setembro Organização Estados Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACSs e Aux/Téc. De Enfermagem.
Plano de Gestão da Escola
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA s SECRETARIA DE EDUCAÇAO CONTINUADA,ALFABETIZAÇAO E DIVERSIDADE.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO PELO ENSINO MÉDIO INTEGRAL.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
PROJOVEM URBANO PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO (PPI)
O papel do Estagio na Formação de Professores
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Transcrição da apresentação:

PROJOVEM URBANO É uma das modalidades do ProJovem Foi construído tendo como referência o processo de avaliação do “ProJovem original” Sistema de Monitoramento e Avaliação do ProJovem apresenta avaliação positiva sobre a efetividade e a implementação do programa

PÚBLICO POTENCIAL E TERRITÓRIO Público alvo: jovens de 18 a 29 anos que sabem ler e escrever , mas não concluíram o ensino fundamental. Território: Municípios com população igual ou superior a 200.000 habitantes -47% do público alvo Estados da federação para atuar nos municípios com população inferior a 200.000 habitantes-53% do público alvo. Distrito Federal

FINALIDADE Proporcionar formação integral aos jovens por meio de efetiva associação entre : Formação básica para elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental. Qualificação profissional com certificação de formação inicial. Participação cidadã com a promoção de experiência de atuação social na comunidade.

OBJETIVOS: Re-inserção dos jovens no processo de escolarização; Identificação de oportunidades potenciais de trabalho e capacitação dos jovens para o mundo do trabalho; Participação dos jovens em ações coletivas de interesse público; Inclusão Digital como instrumento de inserção produtiva e de comunicação; Ampliação do acesso dos jovens á cultura.

GESTÃO E EXECUÇÃO Intersetorialidade – gestão compartilhada com as áreas de governo envolvidas. Governo Estadual: Secretaria de Estado da Criança e da Juvventude Secretaria de Estado da Educação

DESENHO CURRICULAR. Projeto pedagógico integrado Integração das dimensões:educação geral ( ensino fundamental), qualificação profissional e participação cidadã. Interdisciplinaridade Organização em ciclos e Unidades Formativas. Cada ciclo contém duas Unidades Formativas e dura 6 meses

CURRÍCULO E CARGA HORÁRIA Carga horária : 2.000 horas- 1.560 presenciais e 440 não presenciais( 18 meses) Unidades Formativas e eixos estruturantes: UF I- Juventude e Cultura UF II- Juventude e Cidade UF III- Juventude e Trabalho UF IV– Juventude e Comunicação. UF V- Juventude e Tecnologia UF VI- Juventude e Cidadania

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL Desenvolvimento ao longo de todo o curso de forma articulada com as demais dimensões Componentes: Formação Técnica Geral Arcos Ocupacionais Projeto de Orientação Profissional( POP)

PARTICIPAÇÃO CIDADÃ Desenvolvimento ao longo de todo o curso de forma articulada com as demais dimensões Interação com conceitos das áreas de formação básica e qualificação profissional Plano de Ação Comunitária ( PLA).

MATRÍCULA Estratégia nacional de matrícula Realização da matrícula pelo Estado por meio de sistema informatizado. Acompanhamento do Sistema de Monitoramento e Avaliação Observação dos critérios para ingresso no ProJovem Urbano Faixa etária: 18 a 29 anos Saber ler e escrever, o que será aferido por meio de teste de proficiência

AUXÍLIO FINANCEIRO Pagamento pelo governo federal do auxílio financeiro de R$ 100,00 por mês durante 20 meses. Condições para receber o auxílio financeiro: comparecer a pelo menos 75% das atividades presenciais, incluindo a ação comunitária programada para o mês Entregar, pelo menos 75% dos trabalhos previstos para cada mês.

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DA GESTÃO Número de alunos por turma: máximo de 40,podendo chegar a 20 , excepcionalmente. Núcleos: 5 turmas Exigência para a constituição do Núcleo:mínimo de 150 alunos com matrícula confirmada. Constituição de Pólos: 16 núcleos com , no mínimo , 2400 alunos com matrícula confirmada.

AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO Sistema de Monitoramento e Avaliação Subsistema de Monitoramento Subsistema de Supervisão Subsistema de Avaliação dos alunos Subsistema de Avaliação do Programa

OBRIGAÇÕES DO GOVERNO FEDERAL: Material didático: elaboração , produção e distribuição Pagamento do auxílio financeiro aos alunos Repasse de recursos para: Pagamento do lanche dos alunos Remuneração dos profissionais . Pagamento da formação inicial e continuada dos profissionais Pagamento do transporte de material didático no caso dos Estados.

OBRIGAÇÕES DO ESTADO Insumos e material de consumo Espaço físico adequado para o desenvolvimento das atividades do Programa As aulas deverão ocorrer obrigatoriamente em escolas das redes públicas. Garantia de acesso dos alunos a laboratórios de Informática (10 computadores, no mínimo). Realização do processo de recrutamento e matrícula dos jovens. Seleção pública dos profissionais que atuarão no ProJovem Urbano

REPASSE DE RECURSOS Transferência Direta ( automática) Os recursos serão repassados de acordo com o número de jovens em atividade no Programa. Repasse inicial: de acordo com a meta definida Demais repasses : de acordo com o número de alunos que comparecerem aos exames externos ao final de cada ciclo.

INSTRUMENTOS DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA Projeto Pedagógico Integrado Resolução do FNDE Plano de Implementação Termo de Adesão Plano de Formação

PROPOSTA DE CALENDÁRIO Assinatura dos Termos de Adesão ,aprovação dos Planos de Implementação e repasse de recursos iniciais PARANÁ: Matrícula: novembro e dezembro de 2008 Início das aulas: fevereiro de 2009.

O QUE O PROJOVEM PREVÊ PARA A ESCOLA: APOIO NA MATRÍCULA o pessoal de apoio recrutado para as etapas de matrícula terá a função de entrar em contato diretamente com os jovens aptos a participarem do ProJovem Urbano em âmbito local e auxiliar no processo de matrícula; b) o pessoal de apoio recrutado para as etapas de matrícula receberá uma ajuda de custo no valor máximo de um salário mínimo nacional por mês (R$ 415,00); c) poderão ser recrutadas até 5 (cinco) pessoas de apoio por núcleo a ser aberto por este Estado, na etapa de matrícula; d) os serviços desenvolvidos nas etapas de matrícula de jovens pelo pessoal de apoio não poderão ultrapassar o período máximo de 60 (sessenta) dias, a contar da data de seu recrutamento; e) em razão das especificidades do Programa, preferencialmente serão recrutados cidadãos que habitem ou atuem nas regiões em que este Estado tiver definido para efetuar as matrículas dos jovens;

O QUE O PROJOVEM PREVÊ PARA A ESCOLA: EDUCADORES Profissionais para educação básica (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Inglês) Profissionais para Participação Cidadã; Profissionais para oficinas de Qualificação Profissional;

O QUE O PROJOVEM PREVÊ PARA A ESCOLA: OUTROS PROFISSIONAIS Merendeiras (escolas com 5 turmas pode receber até 2 merendeiras); Monitores para qualificação profissional (até 02 para cada núcleo);

ESTÁ PROGRAMADA A PUBLICAÇÃO DO EDITAL PARA NOVEMBRO DE 2008 TODOS OS PROFISSIONAIS, QUE ATUARÃO DURANTE OS 18 MESES DE CURSO, DEVERÃO SER SELECIONADOS POR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO. ESTÁ PROGRAMADA A PUBLICAÇÃO DO EDITAL PARA NOVEMBRO DE 2008

O QUE O PROJOVEM PREVÊ PARA A ESCOLA: LANCHE Recursos para adquirir gêneros alimentícios para cada aluno matriculado e frequente;

MATERIAL DE CONSUMO PARA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL O QUE O PROJOVEM PREVÊ PARA A ESCOLA: MATERIAL DE CONSUMO PARA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL Todo material de consumo adquirido para o projovem urbano deverá, ao final do curso, ser destinado a escola sede do núcleo do projovem;

PARA ALUNOS Material escolar exclusivamente para alunos do Projovem (02 kits); Camiseta; Boné;

PARA PROFESSORES Material escolar exclusivamente para professores do Projovem (02 kits); Camiseta; Boné; Capacitação de 360 horas;

Contatos: Coordenação Estadual do Projovem (41) 3270- 1008 Equipes regionalizadas E-mail: juventude@secj.pr.gov.br Site: www.secj.pr.gov.br www.projovem.gov.br