A Rede Ecovida de Agroecologia e o PAA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário Internacional “Agricultura Familiar e Soberania Alimentar no MERCOSUL” Políticas Públicas, Integração e Participação Social no MERCOSUL Crispim.
Advertisements

BASES DE SERVIÇO DE COMERCIALIZAÇÃO – BSC’s caminhos e estratégias para constituição dos SISTEMAS ESTADUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO – SECAFES.
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
UMA POLÍTICA NACIONAL DE FOMENTO AO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
A Gestão Social pode ser vista como...
Conceito O Fome Zero é uma estratégia impulsionada pelo Governo Federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada, priorizando as pessoas.
Comissão de Educação dos Profissionais
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Saúde e Prevenção nas Escolas
Encontro dos parceiros do Programa Cisternas: celebrando conquistas e refletindo desafios 02 e 03 de dezembro de 2010 Salvador-BA.
Projetos PAA – Doação Simultânea
Nome do Gestor: FASE – Programa Mato Grosso
Guilherme F. W. Radomsky Cynthia X. de Carvalho Valério V. Bastos
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DE MULHERES RURAIS
SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SAÚDE EM DESASTRES
ADESÃO AO PROGRAMA BPC NA ESCOLA
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
CIRCUITO DE COMERCIALIZAÇÃO DA REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA.
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ORGÂNICA – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AJUDANDO A PRODUZIR CONHECIMENTO A ECOSERRA: Fundação: 1999 Sócios Fundadores: 20 pessoas Número Atual.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Superintendência Regional de SC
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
TEMA – 1- OS ESPAÇOS PARA VENDA DIRETA DE ORGÂNICOS EM SÃO PAULO
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
da Agricultura Familiar
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS – PAA
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Oficina de Capacitação Programa de Aquisição de Alimentos – 2013
FLORIANÓPOLIS, 04 E 05 DE NOVEMBRO DE 2006
Encontro de Segurança Alimentar e Nutricional e Mercado Institucional 13 de Julho de 2010 Florianópolis - Santa Catarina CONSELHO ESTADUAL DE SEGURANÇA.
Desafio da Gestão Intersetorial na Segurança Alimentar e Nutricional
DESAFIOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
Nome da Gestora: Marigaiane de Medeiros Nome da Experiência: Cooperativa Sul Ecológica de Agricultores Familiares Ltda. Município/Estado: Pelotas/Rio.
COMPRA INSTITUCIONAL BRASÍLIA - Maio de 2013.
“Contra a fome e a violência sexista”
FÓRUM Potiguar de Escolas Leitoras Natal, 09 de Junho de 2009.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
A POLÍTICA NACIONAL DE AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA E SEU PLANO
Segurança alimentar e mercados institucionais
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Apresentação do III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA)
REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA. Rede Ecovida A Rede Ecovida de Agroecologia e um espaço de articulação entre agricultores familiares e suas organizações,
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
A EXPERIÊNCIA DA REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
Articulação da Agricultura Familiar com o Mercado REDE ESTADUAL DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR.
SISTEMA INTEGRADO DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA SICAFES (PROPOSTA INICIAL/NOME SUGESTÃO) UM SISTEMA QUE USA A INTERNET.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
AÇÕES DO PNAE DESENVOLVIDAS COM APOIO DA EPAGRI - SC 2009.
PROGRAMA DE DIVERSIFICAÇÃO EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO - OS DESAFIOS EM ÁREAS DE FUMICULTURA Adriana Gregolin - MDA/SAF/DATER.
Débora Barroso Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.
MODALIDADE* FONTE DE RECURSO LIMITESEXECUTORFORMA DE ACESSO Compra DiretaMDS/MDAR$ 8 milCONAB Individual, cooperativa e associação Formação de EstoqueMDS/MDAR$
Transcrição da apresentação:

A Rede Ecovida de Agroecologia e o PAA Seminário PAA Brasília 24 a 26 novembro 2010.

Inicio da Rede Ecovida constituída em 1998. atividades de pessoas, famílias, entidades articuladas (TAs, eventos:EBAs, ERAs...) organizada em 26 Núcleos Regionais, nos Estados do RS, SC, PR e Sul de S. Paulo. aproximadamente 2 650 (famílias) de agricultores familiares e camponeses. Coordenação c/ representantes nucleos

Atua com produtos ecológicos ≠ orgânicos Lei orgânicos N° 10.831 /03 (regul. 2007) prioridade pelo SPG - Sistema Participativo de Garantia (criação da Associação Redeecovida =OPAC) avaliações de Conformidade também por auditagem OCS – Organismo de Controle Social

“espaços” e “canais” de abastecimento / comercialização Feiras Venda Direta (153), Restaurantes, “Supermercados - Redes”, Casas especializadas, Eventos e outros, Alimentação Escolar e PAA Circuito entre Núcleos.

Alguns princípios que orientam as ações autoabastecimento, autonomia, soberania o abastecimento alicerçado em várias opções valorizar diversos espaços e criar ‘novos’ valorizar diversidade e qualidade: saudáveis, nutritivos... circuitos curtos: proximidade produção consumo priorizar espaços aproximem quem produz e consome; valorização produtos regionais: laranja, pinhão, nativas... Aperfeiçoar a Segurança Alimentar e Nutricional

A Rede e o PAA O PAA começou a ser operado por algumas organizações da Rede a partir de 2004/05 com as CAEAF-DS e Formação de Estoques. O PAA veio para aportar mais apoio e impulsionar o processo de abastecimento/ comercialização existente.

Percepções potenciais, limites, desafios... o PAA como opção p/ apoiar a comercialização e fortalecer as organizações (com os limites das partes) se dependêssemos do PAA, andaríamos no ritmo do Programa; se não tivéssemos o Programa andaríamos no ritmo menor... aproximação c/ entidades de educação e assist. social possibilidades pequenos volumes de produção AFC (pouca terra) maior visibilidade social (para as partes) limites do Programa (intervalos entre projetos, outros...) limites das Organizações (gestão, na produção, informalidade...) limites dos gestores (controles sobre beneficiários das doações...)

Propostas PAA para fortalecer a Agroecologia Política de preços e outras de incentivo para a agroecologia Fortalecimento institucional: das organizações, da Rede, Conab, MDA = parcerias e capacitação Apoio e monitoramento junto aos beneficiários das doações

contatos Lauro Foschiera Ecovida (sitio , correio eletronico) CETAP – Passo Fundo/RS fone 54.3313.3611 ou 9629.5090 contato@cetap.org.br ou laurofosch@hotmail.com