A logística de Distribuição Grupo 19 A Subgrupo Y – Igor Guevara e Daniel Aires Unidade VI (a)Distribuição: como os objetos chegam até os pontos de venda/ cliente final (90 ) (b) As tecnologias enriquecem o papel estratégico do Distribuidor (62 – 63; 149 – 152) (c) Distribuição e seus serviços ( ; 152– 155; )
A logística de Distribuição A logística de distribuição trata das relações empresa-cliente-consumidor. Recentemente, houveram grandes mudanças na maneira como as empresas olham suas cadeias de abastecimento. Novas modalidades de serviço de transporte fornecem oportunidades para redesenhar fluxos de produtos.
Serviço ao cliente Os cliente esperam dos distribuidores serviços de valor agregado como uma fonte de vantagem competitiva.
Para responder bem aos clientes, a necessidade do negócio de distribuição é minimizar seus custos e, ao mesmo tempo: Manter o nível crescente de serviço; Garantir produtos com qualidade; Diminuir devoluções por defeitos de manuseio no processo de distribuição; Maximizar a resposta à demanda Velocidade
Mudança no papel do distribuidor O distribuidor provê eficiência na distribuição física e no desenvolvimento de vendas, de mercado e gestão administrativa.
Distribuition Utility Uma alternativa para as empresas é a distribution utility, uma associação de empresas não concorrentes que servem os mesmo clientes finais.