Distribuidora Rio Preto

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Transcrição da apresentação:

Distribuidora Rio Preto

Trabalho de Administração de Recursos Materiais Agenda Trabalho de Administração de Recursos Materiais Gabriela Farias Paula Maia Tarso Frota

Agenda Caracterização da Empresa Logística na Empresa Processo de Negócio Estrutura Organizacional Produtos Logística na Empresa A posição na cadeia de Suprimentos Relação com a Fábrica Avaliação Relação com os clientes Conclusão

Distribuidora Rio Preto Ramo de Negócio: Distribuição de bebidas Como o grupo obteve acesso? Diretora da Empresa Tema logístico estudados: Evolução da organização estudada Fluxo do processo logístico da organização estudada; A posição da distribuidora na cadeia de suprimentos; Interação com Fornecedores; Interação com Clientes; Avaliação do papel do centro de distribuição: Network optimizers Market optmizers

Distribuidora Rio Preto Tempo da empresa: 17 anos Histórico: Inaugurada em maio de 1993 na cidade de Planaltina – DF Em agosto de 1993 a distribuidora passou a ter sua sede na cidade de Sobradinho com ampliação da sua área física Agosto de 2001 sua sede foi transferida para a cidade de Samambaia Em 2007 houve um novo remanejamento de local, agora planejado para atender as necessidades físicas e estruturais da revenda. Área de cobertura: Samambaia, Taguatinga, Ceilândia, Recanto das Emas, Sobradinho, Planaltina, PADEF, Paranoá e São Sebastião.

Processo de negócio

Estrutura Organizacional A empresa conta com 152 funcionários distribuídos dentro de cada área da organização.

Produtos Schincariol: Cervejas Refrigerantes Sucos Água Tônica

Logística na empresa A Distribuidora Rio Preto não faz parte da empresa Schincariol sendo, portanto é um distribuidor terceirizado. A Schincariol passou a trabalhar com esse modelo para evitar custos com distribuição e focar mais no seu processo de negócio que é a produção A Distribuidora Rio Preto é a maior distribuidora em volume de vendas do Centro-Oeste.

Vamos conhecer a Rio Preto? Video

A Posição na Cadeia de Suprimentos

A Posição na Cadeia de Suprimentos A Distribuidora trabalha com o fluxo descontínuo de material A demanda é empurrada pela fábrica baseando-se a quantidade nas: Vendas do mesmo período do ano anterior A perspectiva de aumento para as vendas Estoque atual da distribuidora.

A Posição na Cadeia de Suprimentos A fábrica da Schincariol possui todos os dados de estoque da distribuidora Objetivo: Monitorar o andamento das vendas recebendo assim um feedback sobre a previsão de vendas Controlando e cobrando a distribuidora que a meta de vendas estipulada sejam cumprida

Relação Fábrica - Distribuidora A Distribuidora Rio Preto trabalha ainda com frota de veículos de carga próprias tanto para o transporte da mercadoria da fábrica à distribuidora quanto da distribuidora para seus clientes finais.

Processo A equipe de vendas realiza a pré venda. O Vendedor possui pontos de venda cadastrados divididos por cidades e regiões próximas em função dos custos de gasolina e tempo de deslocamento). Quando o vendedor retorna a empresa, no período da tarde, o Palm Top está com os pedidos automatizados são lançados para o sistema que em seguida separa as cargas por região.

Processo No próximo dia, pela manhã a equipe de distribuição sai para fazer a entrega nos pontos de venda e receber o pagamento de cada cliente. Na nota fiscal que acompanha os produtos na entrega está disposto o tipo de pagamento (a vista, dinheiro ou cheque) para que o motorista possa fazer a conferência.

Processo No retorno à empresa, os motoristas fazem o acerto com o departamento financeiro que tem em mãos as cargas e os valores a serem recebidos por cada caminhão e motorista. Além disso, há ainda a conferência das garrafas bicadas.

Processo Como muitas vezes por falta de tempo e correria o motorista não confere devidamente se a garrafa está com lesões, elas dão retorno a empresa e são enviadas a fábrica que cobra por cada garrafa com defeito. Acontecem também retornos parciais de mercadorias, elas precisam então ser devolvidas ao estoque e assim, é entregue a nota ao departamento de faturamento para entrada novamente no estoque. Há ainda as premiações para que haja melhor conferência do material que é recebido.

Gerenciamento do Estoque É feita contagem e conferência diária estruturado em processos padrões estipulados e aplicados por todo grupo de revendas. Existem planilhas específicas para saída e entrada de produtos diversos. Possuem o auxílio de um ótimo sistema: Sistema de nota digital, que além de fazer a ligação com o sistema interno de faturamento ele é ligado a receita federal que acompanha o movimento financeiro da empresa. Por exemplo. O chopp é um produto que exige um tratamento mais cuidadoso. Ele precisa ser estocado em uma câmera fria e tem validade inferior aos demais produtos. Ou seja, a previsão de venda de chopp precisa se mais precisamente calculada pois isso pode causar prejuízo cause o produto vença em nosso estoque. Ele precisa ter saída de pelo o menos 1 mês antes de sua data limite de vencimento.

Avaliação do papel do centro de distribuição Problemas identificados: Caminhões não transportam a mercadoria em plena capacidade Devolução das garrafas bicadas Agilidade do processo de venda Excesso de atividade do entregadores

Relação Distribuidora - Clientes Para os pequenos Varejistas tais como bares e restaurantes self-service a distribuidora forma parcerias fornecendo freezers, televisores, DVD’s e outros equipamentos em troca da exclusividade daquele cliente aos produtos da Schincariol, esses equipamentos são 100% patrocinados pela Schincariol não gerando custos para a distribuidora. Com esse formato de parcerias a distribuidora conseguiu aumentar sua capilaridade quanto a clientes atendendo cada vez mais bares e restaurantes perto dos consumidores finais desses produtos.

Avaliação do papel do centro de distribuição Segundo nos foi informado pela distribuidora, certa vez um dos clientes da distribuidora, o Wall Mart foi à procura da fábrica para comprar uma grande quantidade da cerveja Nova Schin, a fábrica os atendeu vendendo mais barato do que vendia na época para a Distribuidora que em retaliação ao acontecido foi ao Wall Mart e comprou parte do carregamento deles ao invés de comprar da fábrica, fato que gerou um grande desconforto entre as duas empresas.

Conclusão Segundo Ching existem dois papéis que a Distribuidora poderia assumir para gerar maior valor ao cliente: Network optimizers (que visam minimizar o custo do canal por meio da gestão eficiente de estoques de seus clientes assumindo o papel de administrador do canal) Market optimizer (que visa maximizar o mercado de seus clientes, contribuindo para seu sucesso)

Network optmizers A empresa poderia criar um sistema de ECR para cortar o processo de venda e criar um contato mais próximo dos seus clientes locais, tendo um retorno momentâneo das saídas dos produtos das empresas.

Network optmizers Poderia melhorar o sistema de entrega dos produtos reduzindo a devolução de garrafas bicadas, por meio de um maior controle e de um transporte mais cuidadoso e diferenciado.

Network optmizers Verificamos que a comunicação da quantidade a ser transportada no caminhão ainda é falha, não aproveitando sua total capacidade produtiva, é preciso que se crie um sistema que passe esse tipo de informação tanto para os clientes quanto para as fábricas.

Conclusão Segundo Hong o papel dos distribuidores no futuro é incerto devido a fatores externos como o estreitamento das relações entre fábrica e os grandes varejistas. O Market optimizer seria a melhor opção da distribuidora trabalhar pois: Ela possui muitos dados de mercado que compartilham com seus clientes e possuem ações de marketing compartilhadas com a fábrica que evidenciam os produtos que são vendidos nesses estabelecimentos. Consegue levar a marca e os produtos da Schincariol a lugares que ela sozinha não conseguiria como bares e restaurantes pequenos

Obrigado!