A Lingüistica Pré e Pós Saussureana

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O CONHECIMENTO SOBRE A LINGUAGEM Eduardo Guimarães Eni P. Orlandi
Advertisements

O que é Antropologia?.
TENDÊNCIAS ATUAIS NA INVESTIGAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA Luís Guerra
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
As várias acepções do Direito
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Enquanto isto na roça....
LINGUAGEM, LÍNGUA E LINGUÍSTICA
Conceitos de Linguística
LINGUÍSTICA HISTÓRICA: REVISÃO E APROFUNDAMENTO
A LINGUÍSTICA DO SÉCULO XIX Barbara Weedwood
Linguagem, língua, linguística
O Romance Experimental
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
Conceitos e preconceitos
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
Prof. Everton da Silva Correa
Gramática Profª Regina.
Introdução ao Estudo da História
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Linguística, Semântica e Terminologia
Visão Geral da Linguística antes de Saussure
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS-FTC PROFESSORA ESPECIALISTA: GILSÁRIA TEIXEIRA DISCIPLINA: LINGUAGEM E PRODUÇÃO DE TEXTO SEMESTRE:
ANÁLISE DO DISCURSO: A GÊNESE DA DISCIPLINA
Habilidad lingüística comunicativa
Nasceu em Marburg, na Alemanha;
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA
O Livro da Sabedoria.
A Linguística Saussureana
Noção, objetivo e método
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Leitura e Produção de Textos
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Bruno Latour Jamais Fomos Modernos Ensaio de Antropologia Simétrica
Antropologia Conceitos básicos
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
Geografia Ciência que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos que constituem aspectos da superfície da Terra. A Geografia estuda a superfície.
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
MORFOLOGIA VERSUS SINTAXE
ENSINO DE LEITURA: MÉTODO INSTRUMENTAL
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
VÍDEO 1. VÍDEO 1 MORAL Moral É o conjunto de regras, valores e comportamentos considerados dentro da Lei por uma sociedade. Moral, porém, não é.
A gramática e suas partes
A relação entre fonemas e letras
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
FILOSOFIA.
LINGÜÍSTICA TRADICIONAL: fonética/fonologia morfologia sintaxe, semântica LINGUAGEM língu a FALA, DISCURSO LÍNGUA NATUR AL OUTRAS LINGUAGE NS.
INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.
A GEOGRAFIA E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
Adaptado pela Professora Maria Zélia Araújo.
Linguística Aprofundamentos
Mª João Rodrigues Linguagem e Comunicação. Mª João Rodrigues LÍNGUA E FALANTE Linguagem – é a capacidade humana de usar símbolos para representar o mundo.
 Os dicionários costumam definir tradução como “ato ou efeito de traduzir”. Enquanto ato, leva o tempo que o tradutor emprega no seu trabalho; como efeito,
ANTROPOLOGIA JURÍDICA
O que é Sociologia?.
Principais características
História da Filosofia Contemporânea - II "Aula introdutória" Observações: Sentido e Significado Princípio de verificação Princípio de uso.
DO SABER ÉTICO À ÉTICA VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia IV: introdução à ética filosófica 1. São Paulo: Loyola, p
A pré história da linguagem escrita
VISÃO GERAL DA HISTÓRIA DA LINGUÍSTICA (p. 7-12)
O texto como objeto de estudo: de elemento empírico a categoria teórica Profa. Solange Mittmann UFRGS – IL – DECLAVE LET01424 – Teoria do Texto.
Transcrição da apresentação:

A Lingüistica Pré e Pós Saussureana Disciplina: Lingüística – História e Teoria Professora Sabine Mendes Lima Moura sabine.mendes@gmail.com

Visão Geral da Lingüística Pré-Saussureana A Linguística, definida hoje como o estudo científico da linguagem humana, é "um saber muito antigo e uma ciência muito jovem” A Lingüística pré-sassureana pode ser dividida em 3 fases: 1ª Fase: Filosófica 2ª Fase: Filológica 3ª Fase: Histórico-Comparatista

A Fase Filosófica Os gregos como recursores - reflexões em torno da origem da linguagem. Etimologia, a Semântica, a Retórica, a Morfologia, a Fonologia, a Filologia e a Sintaxe. Baseavam-se na Lógica (analogistas) ou no uso corrente “(anomalistas). Finalidades: Gramática voltada para a práxis, para a ação, o fazer – a arte de ler e escrever, como disciplina normativa desprovida de uma visão científica e desinteressada da língua Gramática “das regras e das exceções” – reprodução dos romanos tentando conciliar. França, 1660 - elaboração de uma Gramática geral, a “Grammaire de Port-Royal”, de base puramente lógica – influência grega.

A Fase Filológica Surgida em Alexandria por volta do século II a.C., definindo-se historicamente como o estudo da elucidação de textos, de preocupação marcadamente gramatical. Morfologia, Sintaxe e Fonética. Friedrich August WoIf - um de seus maiores divulgadores. A partir de 1777, a escola alemã de Wolf veio estendendo o campo e o âmbito da Filologia. Além de interpretar e comentar os textos, a Filologia procura também estudar os costumes, as instituições e a história literária de um povo. Entretanto, seu ponto de vista crítico torna-se falho, pelo fato de ela ater-se demasiadamente à língua escrita, deixando de lado a Iíngua falada.

Fase histórico-comparativa Descoberta do sânscrito entre 1786 e 1816 - relações de parentesco genético do latim, do grego, das línguas germânicas, eslavas e célticas com aquela antiga língua da India. Preocupação diacrônica em saber como as línguas evoluem, e não como funcionam. Franz Bopp (1791-1867), é considerado o fundador da Linguística Comparatista. Para ele, o sânscrito era uma espécie de irmã mais velha daquelas línguas. fase naturalista (1810-1890) - preocupação com a história interna da língua, analogias com a natureza fase culturalista (1890-1930) – neo-gramáticos - preocupação com fatores externos, condicionadores da língua (= histórico- culturais).

Méritos de Saussure Estruturação, organização científica, metalinguagem.