Seminário “Taguspark – Construção de um futuro” Instituto Superior Técnico - Taguspark Taguspark, 26 de Janeiro de 2004.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação de Ideia de Negócio
Advertisements

Jovens Investigadores: que Futuro?
Excelência Organizacional – Modelo EFQM
1 Ponta Delgada, 18 de Fevereiro de Qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou nova iniciativa, tal como emprego próprio, uma nova organização.
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
Novas Tecnologias da Comunicação
Escola Superior Agrária de Coimbra Licenciatura em Engenharia Alimentar.
Seminário Empreendedorismo e Criação de Empresas 22 de Fevereiro de 2006 Auditório Millennium BCP, TagusPark Os Apoios ao Empreendedorismo no IAPMEI Jaime.
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
O que é a Associação de BICS Portugueses?
DRH - DESENVOLVIMENTO DRH - DESENVOLVIMENTO Edição 2008 (4 vagas): Áreas de Atuação: 02 vagas - Engenharia 02 vagas - Fabricação 2010PROGRAMA TRAINEE.
Seminário SANTA CATARINA 2015
CAPÍTULO 2 A INOVAÇÃO NA EMPRESA.
Creating Value in Biotechnology Raul de Sá nº Turma P3.
Profissão: Engenheiro Informático
BIOCANT PARK APRESENTAÇÃO INFORMAÇÃO SOBRE VISÃO, LOCALIZAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, SERVIÇOS E VALOR.
Financiadora de Estudos e Projetos
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Workshop Regional Londrina 14/03/2013
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Ana Sofia Passeira Torres
A Inova-Ria é uma Associação de Empresas determinante para um ecossistema de inovação único formado por empresas, instituições de ensino e de I&D na área.
SolwiSe – Smart Solutions 1º SITIC Conferência Capital Tecnológico em Portugal Organizada pelo Organizada pelo Diário Tecnológico.
Profª Marli de Cássia Rodrigues
Workshop Regional Ponta Grossa 5/4/2013
Sistema de Formação e Certificação em Competências TIC
Divulgação 2006/2007 Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação.
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Creating Value in Biotechology
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Bacharelado em Sistemas de Informações
Utilização de Contrapartidas na Dinamização da Inovação Tecnológica Utilização de contrapartidas associadas a grandes compras na dinamização da inovação.
A Missão do IST no Taguspark Relação com as Empresas
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
Me Integra Projecto Mercados e Estratégias de Inserção de Jovens Licenciados
Qualidade e Sucesso Educativo pela auto-avaliação das escolas
BIOCANT PARK Descrição adicional do tema. Pode ter referencias a co-autores e assuntos semelhantes PAG 1 AUTOR.
Departamento de Engenharia Informática
PROJECTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Direcção de Tecnologias e Sistemas de Informação Departamento de Sistemas de Informação 15/01/2004 NOVOS SERVIÇOS E.
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
dos Objectivos à Concretização
PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UP - REITORIA PORTO 24 NOVEMBRO 2008 UNIVERSIDADE DO PORTO.
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
11 de Novembro de O GAPI-grupUNAVE resulta de uma iniciativa pública levada a cabo pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial em parceria.
WS Final Resultados e Recomendações
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
ISCAP. ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Sistemas de Informação Bacharelado em Sistemas de Informação 2007.
Aspectos metodológicos de la I+D en Ingeniería Empresas de Base Tecnológica (EBTs) EBTs Carlos Navarro Martínez Director Innovación - UPI OTRI ULPGC /
Breve Apresentação da Empresa. EXPOENTE Localização sede: BragaInício de actividade: 1994Acreditada pela DGERTCertificada pela SGSEntidade Nacional de.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Reunião Oniway 28 de Junho de 2001 Bragança.
Departamento Engenharia Informática Departamento de Engenharia Informática Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Maria Oliveira Apresentação do serviço Reitoria, 24 de Novembro de 2008 ID & Inovação UPIN – Universidade do Porto Inovação.
8 anos depois Eduardo Pereira Membro do Conselho Directivo – 2003 a 2007 Presidente do Conselho Pedagógico – 2008 a março 2014Instituto Superior.
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
Encontro Empresarial INOVAÇÃO Kelyane Silva Gerente Técnica Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas - ICTAL 10/04/2014.
AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL TEMA “PARQUE TECNOLÓGICO E O DESENVOLVIMENTO DO DF” DATA: 19/04/2016 HORÁRIO: 8H45MIN.
O Papel da Universidade no desenvolvimento de Cabo Verde Marco Lamas Lisboa 11 de Abril de 2007.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Transcrição da apresentação:

Seminário “Taguspark – Construção de um futuro” Instituto Superior Técnico - Taguspark Taguspark, 26 de Janeiro de 2004

Criação e Desenvolvimento de Empresas de Base Científica ou Tecnológica no TAGUSPARK Centro de Inovação Empresarial Geração Ideias Criação Empresas Graduação Empresas Incubação de Ideias de Base Científica ou Tecnológica I I Incubação de Projectos I&D c/ Orientação Empresarial I D Desenvolvimen - to de Empresas Maduras D E Incubação de Empresas de Base Científica ou Tecnológica HE IN EX I E PESSOASPESSOAS EMPRESASEMPRESAS Centro de Competências

1. INCUBAÇÃO DE PROJECTOS DE I&D COM ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL 2. INCUBAÇÃO DE IDEIAS Apoio ao promotor de uma ideia inovadora - 6 meses 3. HOTEL DE EMPRESAS Instalação da empresa nascente com 2 a 3 postos de trabalho - 1 ano 4. NIDIFICAÇÃO Instalação de empresas até 6 pessoas - 3 anos 5. EXPANSÃO Instalação de empresas até 25 pessoas - 5 anos 6. DESENVOLVIMENTO Empresas maduras - 7 anos renovável Regimes de Incubação do CIE

Serviços do CIE ESTÍMULO Promoção do empreendedorismo. Formação em técnicas de gestão empresarial AJUDA Prestação de serviços comuns: recepção, fotocópias, comunicações, salas reuniões APOIO Consultoria de primeiro nível e acompanhamento ; constituição de parcerias OUTROS A través de empresas de serviços instaladas: centro de cópias, design, consultoria

Incubação de Ideias  O PRESTÍGIO DA SELECÇÃO APOIO TÉCNICO ESPECIALIZADO FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO PARTICIPAÇÃO NO CAPITAL SOCIAL SERVIÇOS COMUNS E AMBIENTE INOVADOR

Processo de apresentação e selecção APRESENTAÇÃO E ENTREVISTA AVALIAÇÃO (IDEIA, EMPREENDEDOR E I/E) DESENVOLVIMENTO DA IDEIA CANDIDATURA AO PARQUE DA EMPRESA CRIADA DECISÃO DO CONSELHO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

Ferramenta de apoio à distância

Resultados da actividade (Janeiro Novembro 2003 Resultados da actividade (Janeiro Novembro 2003 ) Contactos realizados por empreendedores à incubadora de ideias410 Apresentações efectivas de projectos à incubadora de ideias189 Processos seleccionados a receberem apoios no âmbito da incubadora de ideias44 EBT’s criadas no âmbito da incubadora de ideias24 EBT’s que se instalaram no Parque17 Iniciativas seleccionadas cujos empreendedores têm formação superior 84% EBT’s criadas cujos empreendedores têm formação superior 96%

Exemplos de EBTs NOME DO EMPREENDEDOR RAFAEL PACHECO & PAULO DUARTE COMPETÊNCIAS EXISTENTES Os promotores são licenciados em Informática tendo o primeiro especializado-se nas áreas de Computação Móvel e Publicação Digital e o segundo tem experiência profissional na área comercial DESCRIÇÃO DO PROJECTO/IDEIA Concepção e desenvolvimento de sistemas de informação móveis – sistemas de informação que podem ser acedidos remotamente e com grande mobilidade, através de aparelhos móveis como computadores portáteis, palmtops ou telemóveis. APOIOS DISPONIBILIZADOS Apoio técnico ao plano de negócios + Consultoria específica/ Orientação + Apoio logístico (local de trabalho) Data de início Janeiro 2001 Data de conclusão Setembro 2001 NOME DA EMPRESA CRIADA MOBISCRIPTUM

Exemplos de EBTs NOME DO EMPREENDEDOR CARLOS COUCELO COMPETÊNCIAS EXISTENTES Licenciado em Engenharia Mecânica com grande experiência na área do sistemas de informação geográfica (SIG) DESCRIÇÃO DO PROJECTO/IDEIA Criar uma empresa de consultoria geomática, actuando nas áreas do planeamento estratégico, da consultoria e gestão de projectos de sistemas de informação geográfica (SIG) e do planeamento e execução de projectos de formação avançados em tecnologia SIG, destinados a técnicos e a decisores. APOIOS DISPONIBILIZADOS Apoio técnico ao plano de negócios + Consultoria específica/ Orientação + Apoio logístico (local de trabalho) Data de início Fevereiro 2001 Data de conclusão Outubro 2001 NOME DA EMPRESA CRIADA CCCG - CARLOS COUCELO CONSULTORIA GEOMÁTICA

Exemplos de EBTs NOME DO EMPREENDEDOR PEDRO SOARES & BERNARDO MOTTA COMPETÊNCIAS EXISTENTES Licenciados em Eng. Electrotécnica e de Computadores. Um reforçou os seus conhecimentos na área do processamento de imagem e visão através de um estágio numa empresa em Itália. O outro tem experiência profissional e académica no desenvolvimento de software específicos e ligados à área de negócio do projecto. DESCRIÇÃO DO PROJECTO/IDEIA Desenvolver novos produtos e soluções tecnológicas na área do processamento digital de imagem e visão por computador. Campos de aplicação possíveis: Vigilância Inteligente, Automação Veicular, Biométrica (segurança e controlo de acesso), Optical Character Recognition, Automação Industrial e Controlo de Qualidade. APOIOS DISPONIBILIZADOS Apoio técnico ao plano de negócios + Consultoria específica/ Orientação Data de início Abril 2001 Data de conclusão Novembro 2001 NOME DA EMPRESA CRIADA OBSERVIT

Exemplos de EBTs NOME DO EMPREENDEDOR ANDRÉ VASCONCELOS, NUNO PINELA & HUGO TORRES COMPETÊNCIAS EXISTENTES Um licenciado e mestre em Eng. Informática e de Computadores, com experiência profissional de acessoria estratégica em sistemas de informação. Um licenciado em Eng. Informática e de Computadores, com experiência profissional em CRM e gestão de call-centers. Licenciado em Eng. Electrotécnica e de Computadores DESCRIÇÃO DO PROJECTO/IDEIA Desenvolvimento e implementação de soluções de tecnologias de informação (TI), sendo que se encontra directamente vocacionada para a criação de software específico para entidades relacionadas com a área da saúde. APOIOS DISPONIBILIZADOS Apoio técnico ao plano de negócios + Consultoria específica/ Orientação Data de início Fevereiro 2002 Data de conclusão Setembro 2002 NOME DA EMPRESA CRIADA BIZINFOTEK

Exemplos de EBTs NOME DO EMPREENDEDOR SANDRA MONTEIRO & JORGE MONTEIRO COMPETÊNCIAS EXISTENTES Licenciatura em Psicologia, MBA com Especialização em Estratégia e Marketing e Mestrado em Gestão com experiência profissional relevante na área dos recursos humanos. Licenciatura em Matemáticas Aplicadas / Computação, Pós-graduação em Tecnologias e Ciências de Informação para as Organizações, MBA com especialização em Estratégia e Marketing, Mestrado em Gestão. Experiência profissional como analista/programador, consultor formador na área de gestão de projectos, em planeamento e desenvolvimento dos programas de avaliação, formação e compensação da organização. DESCRIÇÃO DO PROJECTO/IDEIA Clínica organizacional. Programas de Assistência e Serviços de Apoio Psicológico, aos colaboradores das empresas clientes. Usar tecnologias de gestão e as tecnologias da informação de forma a reduzir o stress organizacional, reduzir o absentismo, reduzir o turnover, reduzir os acidentes de trabalho, aumentar a saúde, segurança e comunicação. APOIOS DISPONIBILIZADOS Apoio técnico ao plano de negócios + Consultoria específica/ Orientação + Apoio logístico (local de trabalho) Data de início Fevereiro 2003 Data de conclusão Outubro 2003 NOME DA EMPRESA CRIADA OUTCOME - CLINÍCA ORGANIZACIONAL

Exemplos de EBTs NOME DO EMPREENDEDOR MANUEL RODRIGUES & MÁRIO GADANHO COMPETÊNCIAS EXISTENTES As actividades dos promotores incidiram exclusivamente em investigação na área da Microbiologia/Biologia Molecular, com reflexos no elevado número de publicações em revistas internacionais da especialidade, participações regulares em encontros científicos nacionais e internacionais e realização de estágios em laboratórios nacionais, para além da participação em vários cursos de microbiologia e Biologia Molecular. Um dos promotores está a concluir doutoramento na área da Microbiologia. DESCRIÇÃO DO PROJECTO/IDEIA A ideia de negócio apresentada pelos promotores assenta na criação de uma empresa na área da biotecnologia e especialmente direccionada para a prestação de serviços no âmbito das análises microbiológicas e ambientais. Biologia Molecular. APOIOS DISPONIBILIZADOS Apoio técnico ao plano de negócios + Consultoria específica/ Orientação Data de início Março 2003 Data de conclusão Dezembro 2003 NOME DA EMPRESA CRIADA BIOPREMIER

na do

TAGUSPARK – Construção de um Futuro 26 de Janeiro de 2004