EDIÇÃO Universidade Veiga de Almeida -> Comunicação Social <-

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
H cursista:Maridete Maria Haas professora:Liane Maria Sulzbach.
Advertisements

Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude 3ª Conferência do Esporte Mineiro.
Projeto Editorial do Jornal Diretriz
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
O Professor de Educação Física e os
EDIÇÃO Universidade Veiga de Almeida -> Comunicação Social
EDIÇÃO Universidade Veiga de Almeida -> Comunicação Social <-
ECA O RECONHECIMENTO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO DIREITO BRASILEIRO.
A informática na Educação Indígena
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
LINGUAGEM E ÉTICA NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA Fabíola de Oliveira Universidade do Vale do Paraíba – Univap Associação Brasileira de Jornalismo Científico.
METODOLOGIA DA PESQUISA
Quadro geral das Ciências da Educação.
Mapa Mural da Sustentabilidade
Télé-université Eduardo Davel A Universidade Os programas Formação de gestores sociais Disciplina a distância Aprendizagem pela prática Parceria institucional.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
Agentes de Desenvolvimento
Comissão Desenvolvimento Psicopedagógico Promover debates/discussões em grupos Promover palestras relacionadas a Educação, Saúde, Alimentação, Comportamento.
A IMPORTÂNCIA DAS MATÉRIAS DA GRADE CURRICULAR
Subtítulo EDITORIA Linha de apoio Título Olho Legenda fotos Box.
Núcleos de Extensão e Relações Comunitárias da UNISC
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Os Jogos Pan-americanos estão chegando e é a abertura de um tema vasto, rico, interessante, repleto de assuntos históricos e.
Pé no chão Mas que propor tem que conhecer a realidade Estar consciente dos indicadores sociais Identificar causas Planejar ações já prevendo.
SECRETÁRIO DO ESPORTE EVANDRO ROGÉRIO ROMAN. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é considerada epidêmica. Nos Estados Unidos estima-se.
Tecnologias aplicadas à educação
1 1º Conselho de Directores de Turma 2006/ de Setembro de 2006 E.B.I Fernando Casimiro P. Silva – Rio Maior Paulo Almeida.
DIAMANTINO Social Consolidado. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA PARA PROMOVER A CIDADANIA REDUZIR O NÚMERO DE PESSOAS EM CONDIÇÕES.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Qualidade de vida empresarial
ECA O Reconhecimento dos Direitos da Criança e Adolescentes no Direito Brasileiro.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Questionário para Diagnóstico Participativo
©Prof. Lineu MialaretAula /3Cálculo Numérico Cálculo Numérico – CN Prof. Lineu Mialaret Aula 20: Zeros de Funções Instituto Federal de Educação,
LOGO Progresso do Projecto
Rotinas Produtivas São as fases principais da produção informativa cotidiana que, conseqüentemente, incidem na qualidade da informação. Essas rotinas podem.
Conselho Tecnológico. A parceria Conselho Tecnológico.
Prática(s) Pedagógica(s) em Sala de Aula
Os nossos desafios no Esporte A realidade brasileira Estudantes entre 4 a 17 anos matriculados em escolas públicas e privadas: cerca de 42 milhões.
Projeto Arte, Ciência e Tecnologia
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA GESTÃO
Núcleos de Extensão e Relações Comunitárias da UNISC Núcleo de Gestão Pública Núcleo de Arte e cultura Núcleo de Educação Básica Núcleo de Ciências e.
humanos não podem ser vistas como desigualdades.
R. Jacob Martins Filho, 63, frente, Campinas. tel. (19) / (19) Deu click comunicação Jornalismo com comprometimento, confiança e credibilidade.
Outubro/2006. Professores das Escolas Estaduais e Multiplicadores do NTE do Município de Dourados-MS Outubro/2006.
Tecnologias Assistivas
MATEMÁTICA METODOLOGIA E PRÁTICA II
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
Profª Vanessa M. Gasquez Tutora: Lina de Almeida Gattai
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
I Colóquio de Análise de Redes e Prospecção Tecnológica Nilton Bahlis dos Santos Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública.
BRIEFING Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias Wallyson de Oliveira Sousa 1ºPP Manhã.
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
2010 MIX 4º Semestre PP e RP TEMA GERAL: COMUNICAÇÃO POLÍTICA
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
MATEMÁTICA CONCEPÇÃO DA ÁREA com Carla Miranda Cássia Andrade Ivanilda Mendes Valzenir Costa Roseli Santana Wilmara Fernandes ABRIL 2011.
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
1 AUDIÊNCIA PÚBLICA 03/06/2008 PROJETO DE LEI Nº. 1661/2008 PROJETO DE LEI Nº. 1661/2008 DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO.
Atualmente, não se concebe uma Educação Profissional identificada como simples instrumento de política assistencialista ou linear ajustamento às demandas.
Educação, Tecnologia e Sociedade Docentes: Alexandre Brasil
J UVENTUDE RURAL E CULTURA. Juventude rural, terra e migração Dos 51 milhões de jovens com 15 a 29 anos no Brasil, vive no campo. Comparando.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
O ensino aprendizagem da matemática no basquete
SUGESTÕES DE ACESSO APRESENTAÇÃO DA ÁREA.
QUALIDADE DE VIDA QUALIDADE DE VIDA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN CÂMPUS - PARNAMIRIM Disciplina – Qualidade de Vida e Trabalho.
Transcrição da apresentação:

EDIÇÃO Universidade Veiga de Almeida -> Comunicação Social <- Profa. Érica Ribeiro Contato: erica@ericaribeiro.com Aula 2 Notícia X Reportagem 27 de agosto de 2009 Pauta Valor de um fato Reunião de pauta

Edição | Aula 2 | 27 de agosto de 2009 NOTÍCIA X REPORTAGEM Gêneros jornalísticos Relatos No entanto: Notícia Cuida da cobertura de um fato ou de uma série de fatos e sua continuação (suíte) Reportagem Levantamento de um assunto conforme um ângulo preestabelecido “Noticia-se que um governo foi deposto ; fazem-se reportagens sobre a crise político-institucional, econômica, social, sobre a reconfiguração das relações internacionais...” (LAGE, 2005, p. 47) Edição | Aula 2 | 27 de agosto de 2009

Edição | Aula 2 | 27 de agosto de 2009 PAUTAS A PAUTA é o principal fator que distancia os gêneros Planejamento, projeto do texto, traz informações sobre o que é para ser feito OBJETIVOS: Planejar a edição Permite a gestão adequada dos meios e custos a serem utilizados ou investidos Garante a interpretação dos eventos de forma menos imediata, emocional e intempestiva Viabiliza a realização de pesquisa prévia para ampliar a cobertura. Diminui a pulverização de esforços em atividades improdutivas Edição | Aula 2 | 27 de agosto de 2009

Edição | Aula 2 | 27 de agosto de 2009 PAUTAS Notícia Reportagem São apenas indicações de fatos programados, da continuação de eventos já ocorridos e dos quais se espera desdobramentos. Deve indicar a forma como o assunto deverá ser abordado, que tipo e quantas ilustrações, o tempo de apuração, os descolamentos da equipe, o tamanho e até o estilo da matéria e pesquisa. Retranca / Assunto Evento Hora, local, mapas, etc Exigências da cobertura (credenciais, vestiments etc) Contatos Indicação de recursos e equipamentos Aproveitamento editorial (espaço, destaque) Retranca / Assunto Fato gerador de interesse (gancho) Natureza da matéria (expositiva, narrativa) Contexto Linha editorial Aproveitamento Entrevistados, contatos Recursos, suportes Edição | Aula 2 | 27 de agosto de 2009

Edição | Aula 2 | 27 de agosto de 2009 PAUTAS Observações: Preconceitos ou pressupostos ajudam pouco ou atrapalham muito em jornalismo Estar atento ao que está ao redor: muitas matérias resultam de observações Disponilizar informações previmente e indicar fontes de pesquisa conhecidas para preparação da matéria. Em uma reunião de pauta, utilize material impresso, recortes, textos, imagens para desenvolver as ideias. “A pauta não é normativa, não estipula uma linha de ação a ser obrigatoriamente seguida: é uma tentativa de orientar e dirigir metodicamente o trabalho do repórter, dentro dos parâmetros previsto” (BARBOSA e RABAÇA, 2001) Edição | Aula 2 | 27 de agosto de 2009

O que faz um fato virar notícia de jornal? VALOR DE UMA FATO O que faz um fato virar notícia de jornal? A seleção tem início no planejamento da edição, ou seja, durante a reunião de pauta. Essas pautas são hierarquizadas, ganhando maior ou menor destaque na publicação (edição). Não existe uma fórmula mágica para a escolha de notícias; assim, conhecer o seu leitor é um dos caminhos para se tomar decisões. Fatos de incontestável interesse geral e notícias de utilidade pública normalmente ocupam o topo dessa hierarquia A decisão sobre o que vai ou não ser publicado é função do gatekeeper, editor ou conselho editorial (Gatekeeping) Edição | Aula 2 | 27 de agosto de 2009

Edição | Aula 2 | 27 de agosto de 2009 VALOR DE UMA FATO Segundo ERBOLATO (1991, P.60), as notícias poderiam ser publicadas respeitando alguns critérios: Proximidade Rivalidade Marco geográfico Utilidade Impacto Política editorial do jornal Proeminência (celebridade) Oportunidade Aventura e conflito Dinheiro Consequências Expectativa ou suspense Humor (equívocos) Originalidade Raridade Culto de heróis Progresso Descobertas e invenções Sexo e idade Datas comemorativas Interesse pessoal Repercussão Interesse humano Confidências Importância Edição | Aula 2 | 27 de agosto de 2009

Gatekeeper (como filtro) VALOR DE UMA FATO Por outro lado, Junior traz para a discussão o fato da escolha “exploram os filtros objetivos que dão suporte a decisões editoriais nem sempre objetivas. Exemplo: Matéria 1 Matéria 2 Matéria 3 Matéria 4 Gatekeeper (como filtro) Falta de espaço, texto incompatível, falta de informações, linha editorial... Matéria 1 Matéria 4 Edição | Aula 2 | 27 de agosto de 2009

Edição | Aula 2 | 27 de agosto de 2009 *GATEKEEPING Como já dito: escolha do que será publicado ou não Normalmente, papel do editor Conceito do psicólogo social Kurt Lewin (1942), aplicado em um estudo sobre hábitos alimentares Em 1950, David Manning White aplica o conceito ao jornalismo para entender o fluxo de notícias “De origem funcionalista, o conceito de gatekeeper jornalístico integra a teoria dos sistemas sociais como um racionalizador dos inputs (demandas informativas) que ingressam na black box, a caixa preta do sistema. O turbilhão de estímulos da realidade é captado pelo gatekeeper, filtrado em inputs, que serão processados pela caixa preta até virarem outputs (notícia editada), capazes de gerar reações que vão retroalimentar o sistema (feedback), num ciclo permanente” (PEREIRA JUNIOR, 2006, p. 33) Edição | Aula 2 | 27 de agosto de 2009

Edição | Aula 2 | 27 de agosto de 2009 BIBLIOGRAFIA DE CONSULTA DA AULA BARBOSA, Gustavo e RABAÇA, Carlos Alberto. Dicionário de Comunicação – 2ª ed. rev. e atualizada. 3ª reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001. ERBOLATO, Mário L. Técnicas de codificação em Jornalismo: redação, captação e edição no jornal diário. São Paulo: Editora Ática, 1991. LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. Série Princípios. São Paulo: Ed. Ática, 2005. ___________. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística – 6ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2006. PEREIRA JUNIOR, Luiz Costa. Guia para a edição jornalística. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. Edição | Aula 2 | 27 de agosto de 2009

Edição | Aula 2 | 27 de agosto de 2009 1ª REUNIÃO DE PAUTA Edições 5 e 6 Outubro e Novembro Turma dividida em dois DEAD LINE Matérias: 10/9 Produto final: 24/9 Relembrando: Jornal Laboratório Foco -> Tijuca e adjacências Característica -> matérias curtas e voltadas para serviço Editorias*-> Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Bairro, Lazer (Diversão) e Ciência e tecnologia. *Possibilidade de editoria de Comportamento DESENVOLVER OS ASSUNTOS E ENTREGAR AO PROFESSOR A BASE DA MATÉRIA A SER APURADA (PAUTA) O EDITOR, JUNTO COM OS SUBS E DIAGRAMADORES, DEVERÃO PENSAR NA ORDENAÇÃO DAS MATÉRIAS (POSSIBILIDADES) Edição | Aula 2 | 27 de agosto de 2009