ATENÇÃO: PRÓXIMA AULA -> LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO GRÁFICO VISUAL
Advertisements

Luz É a energia que se propaga por ondas eletromagnéticas.
A luz e a cor existem na realidade como componentes do mundo de sensações dos seres vivos.
PROJETO GRÁFICO VISUAL
PROJETO GRÁFICO VISUAL Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite) PROGRAMAÇÃO Aula 5 – 21/9 Imagem bitmap Imagem vetorial.
Desenvolvimento histórico
Formação da imagem digital
ELEMENTO DA IMAGEM/LINGUAGEM VISUAL: COR
O claro-escuro no Romantismo
Monitor de Vídeo.
Prof. Roberto Cabral de Mello Borges
Design Leis do design Impressão e mídia digital
Cor Sensações da cores Tipos de cores Alguns termos técnicos
Movimentos da Psicologia
COR E TINTA.
COR.
Composição e Projeto Gráfico
Introdução aos Princípios e elementos de design
Vamos falar sobre a… TEORIA DA COR.
Introdução É simples colocar a cor em projetos? Porque? - Complexidade.
Expressão Plástica Luz / Cor.
curriculum vitae professora desde ago/2009 mestrado design de produto
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
GESTALT.
Teoria da Cor.
Composição e componentes (Classificação das cores)
Imagem: Cores.
(Classificação das cores)
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Para entender o design como uma atividade profissional que contribui no estudo de Interfaces Web é preciso entender.
C O R A Automático até acabar o som Prof. Luís pessegueiro.
Conceitos Fundamentais da Teoria da Gestalt
Aula 4 – Psicologia da Gestalt – Escola Forma
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
Educação Visual e Tecnológica
Teoria das Cores Cor Pigmento
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS VI
Teoria Da Cor.
A cor.
2.3 COR NO DESIGN A cor não tem existência material e é considerada muitas vezes como apenas um fenômeno da luz Os seus estudos passaram pela filosofia,
As cores fazem parte do nosso dia a dia impregnadas de simbologia e significados. Na natureza estão distribuídas harmoniosamente inspirando o homem na.
Cor O que é a cor? Eugénia João.
Cor Contraste.
Educação Visual e Tecnológica Maria João Jacinto
Multimédia Imagem digital
A COR “O olho é a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo.” (Leonardo da Vinci ) A cor expressa.
Cores de Contraste Também conhecidas como: Cores fisiológicas
COR Em que consiste LUZ-COR Análise dos círculos cromáticos COR-
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
Há muito tempo, descobriu-se que a luz proveniente do sol, da qual temos apenas uma percepção de intensidade, ou seja, de claridade, não é “branca”, ou.
PORTIFÓLIO.
A luz se compõe de uma mistura de radiações de ondas de diferentes espectros. A mistura uniforme e simultânea de todas essas ondas produz em nós a percepção.
Cor A UTILIZAÇÃO DA Rui Pinho - Educação Visual.
A COR Educação Visual e Tecnológica. A COR Educação Visual e Tecnológica.
Trabalho realizado por : DCA António Moreira nº5
As cores complementares são as que no círculo cromático
Síntese aditiva Baseia-se na adição de luz, por forma a obter cores cada vez mais claras até se atingir o branco. É o sistema utilizado em espetáculos,
IHC Aula 10.
No século XIX, o pintor Itten foi um grande estudioso da cor,
COR.
(A psicologia da Forma)
Gestaltismo ..
COR E LUZ.
GESTALT Trata-se da pregnância da forma.
As cores e os seus significados
A Cor 28/04/2017.
Artes Visuais A COR Parte 1 Prof. Magno Anchieta.
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Faculdade de Educação da USP.
1 Artes Visuais Parte 2 Prof. Magno Anchieta A COR.
Noções de cores Cor é como o olho dos seres vivos animais interpreta a reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio.
Transcrição da apresentação:

ATENÇÃO: PRÓXIMA AULA -> LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PROJETO GRÁFICO VISUAL PROGRAMAÇÃO Aula 3 – 31/8 Teoria da Gestalt Cores -> uso e processos Exercício em sala* e trabalho para casa ATENÇÃO: PRÓXIMA AULA -> LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

RELEMBRANDO: 1º TRABALHO. Entrega em 14 de setembro PROJETO GRÁFICO VISUAL RELEMBRANDO: 1º TRABALHO. Entrega em 14 de setembro Brienfing Você deverá produzir um cartão postal para a empresa Mica em uma homenagem à cidade do Rio de Janeiro (retratada por determinado Estilo Artístico Contemporâneo) Tamanho: 10x15 Individual Técnica: livre O trabalho deverá ser entregue junto à uma pequena pesquisa. Objetivo do trabalho: buscar referências visuais nos elementos que caracterizam o estilo proposto (linhas, cores, símbolos, etc) Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

Universidade de Frankfurt, Escola de Psicologia Experimental PROJETO GRÁFICO VISUAL GESTALT Universidade de Frankfurt, Escola de Psicologia Experimental Início do século XX (1910) Max Wertheimer (1880-1943), Wolfang Kohler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1941) Estuda o fenômeno da percepção e tenta entender os motivos pelos quais algumas formas são mais agradáveis que outras Ideia base: a percepção de um objeto não se dá por partes isoladas, mas sim por um todo Segue o princípio de que vemos as coisas sempre dentro de um conjunto de relações -> o que traz o significado Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS PROJETO GRÁFICO VISUAL AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

Linhas horizontais paralelas PROJETO GRÁFICO VISUAL AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS Linhas horizontais paralelas Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

PROJETO GRÁFICO VISUAL AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS Os quadrados magentas ficam com tonalidades mais escuras dentro dos verdes e mais claros nos quadradinhos brancos Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

PROJETO GRÁFICO VISUAL AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS Sensação de movimento Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

Maurits Cornelis Escher PROJETO GRÁFICO VISUAL AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS Subir e descer Maurits Cornelis Escher Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

PROJETO GRÁFICO VISUAL LEIS DA GESTALT Características da percepção comuns para a maioria das pessoas (FILHO, 2000): Unidade Segregação Unificação Fechamento Continuação Proximidade Semelhança Pregnância da forma Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

PROJETO GRÁFICO VISUAL UNIDADE Único elemento encerra-se e si mesmo ou como parte de um todo. Um ou mais de um elemento que constitui o objeto. Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

PROJETO GRÁFICO VISUAL SEGREGAÇÃO Percepção da forma por meio de constrates (cores, brilhos, matizes etc). Consegue-se separar e identificar as unidades Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

PROJETO GRÁFICO VISUAL UNIFICAÇÃO Harmonia, ordem e equilíbrio visual devem fazer parte da composição. Reforça a união da figura. Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

PROJETO GRÁFICO VISUAL FECHAMENTO Sensação de fechamento para uma unidade visual por uma ordem estrutural definida Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

Impressão de saber como as partes se sucedem PROJETO GRÁFICO VISUAL CONTINUAÇÃO Impressão de saber como as partes se sucedem (comum em teste psicotécnicos) Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

Nem sempre a proximidade forma unidade PROJETO GRÁFICO VISUAL PROXIMIDADE Elementos próximos tendem a serem vistos juntos e formar uma unidade Nem sempre a proximidade forma unidade Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

Igualdade, grupamentos de partes semelhantes – cor ou forma PROJETO GRÁFICO VISUAL SEMELHANÇA Igualdade, grupamentos de partes semelhantes – cor ou forma A Proximidade e a Semelhança normalmente agem juntos, fortalecedo ou enfraquecendo a composição. OBSERVAÇÃO Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

PROJETO GRÁFICO VISUAL PREGNÂNCIA DA FORMA Quanto melhor for a organização visual e mais rápida a sua compreensão, maior o indíce de pregnância (legibilidade, compreensão, máximo de clareza) Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

Meta de uma projeto: harmonia e contraste PROJETO GRÁFICO VISUAL USO DA COR Meta de uma projeto: harmonia e contraste Pela disposição dos elementos Cores utilizadas Fatores que influenciam a escolha das cores: Meio ambiente (contexto) Faixa etária Condições sociais Influências culturais Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

Mas há parâmetros que auxiliam na definição das cores (Brasil) PROJETO GRÁFICO VISUAL USO DA COR “Não existe norma para determinar a utilização da cor, porém os conceitos sensitivos transmitidos em relação a alegria, tristeza, seriedade, agitação, movimento etc. produzem uma reação que deve ser perseguida quando elaboramos um projeto gráfico” (COLLARO, 2000, P.73) Mas há parâmetros que auxiliam na definição das cores (Brasil) Vamos a eles Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

Elegância, sensualidade PROJETO GRÁFICO VISUAL PRETO Morte, luto, infortúnio Elegância, sensualidade Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

Violeta /tonalidades de lilás PROJETO GRÁFICO VISUAL Violeta /tonalidades de lilás Vermelho Misticismo, meditação, magia Alegria, força, vitalidade Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

Estático e frio, traz tranquilidade PROJETO GRÁFICO VISUAL Púrpura Verde Riqueza e dignidade Estático e frio, traz tranquilidade Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

Exprime profundidade. Introvertida e discreta PROJETO GRÁFICO VISUAL Azul Exprime profundidade. Introvertida e discreta Laranja Transmite radiação e expansão Branco: paz, solidão Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

As composições podem ser feitas de forma atenuante ou contrastante PROJETO GRÁFICO VISUAL UTILIZAÇÃO As composições podem ser feitas de forma atenuante ou contrastante Referência: o círculo cromático Amarelo Vermelho Verde Magenta Cian Azul São complementares Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

Cores próximas a complementar tendem a aparecer mais PROJETO GRÁFICO VISUAL UTILIZAÇÃO Cores próximas a complementar tendem a aparecer mais Contrastes: Com contorno em preto – ficam mais vistosas Com contorno em branco – ficam mais desbotadas Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

Primárias: cian, magenta, e amarelo Pigmento Diz-se: CMYK PROJETO GRÁFICO VISUAL NA PRODUÇÃO GRÁFICA Síntese Subtrativa Primárias: cian, magenta, e amarelo Pigmento Diz-se: CMYK Síntese Aditiva Primárias: vermelho, azul e verde Luz Diz-se: RGB Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

Outros sistemas de cores utilizados PROJETO GRÁFICO VISUAL NA PRODUÇÃO GRÁFICA Outros sistemas de cores utilizados Pantone Cores padrões. Possibilidade de cores não possíveis com o CMYK: metálicas, pastéis, fluorescente Cores indexadas Grupos de 16 ou 256 cores Ocupam menos espaço (bits) Menor para ambiente web Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

REPRODUÇÃO GRÁFICA Chapada -> 100% Retícula -> X% PROJETO GRÁFICO VISUAL REPRODUÇÃO GRÁFICA Chapada -> 100% Retícula -> X% Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

Cada cor é processada separadamente PROJETO GRÁFICO VISUAL REPRODUÇÃO GRÁFICA Cada cor é processada separadamente Assim, elas devem ser impressas em ângulos direfentes para evitar a justaposição Caso esse processo tenha problemas, causa o que é denomidado como MOIRÉ Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

TRABALHO 2: Produção do círculo cromático PROJETO GRÁFICO VISUAL TRABALHO 2: Produção do círculo cromático Individual Produzir o círculo cromático com as cores primárias, secundárias e, ao menos, uma terciária entre elas. Apresentação: hoje! TRABALHO 3: entrega em 14 de setembro Individual Achar imagens em jornais ou revistas que retratem cada lei da Gestalt. Colar em uma folha e abaixo defender a escolha e a relação com a lei. Fazer uma composição que retrate uma das leis e defender o projeto. Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

TRABALHO PARA AVALIAÇÃO FINAL: 1ª PARTE PROJETO GRÁFICO VISUAL TRABALHO PARA AVALIAÇÃO FINAL: 1ª PARTE A dupla deverá escolher uma publicação institucional (house organ) que não julgue adequado para fazer uma avaliação. Os estudantes deverão apontar os pontos positivos e negativos do projeto, trazendo possíveis soluções gráficas para os problemas apresentados. Analisar colunas, fontes, estilos, imagens, marca, disposição gráfica, papel, cores etc. – isso poderá ser feito por tópicos. Incluir um exemplar da publicação no trabalho ou reprodução (scaneada) O trabalho deverá ser entregue impresso no dia da P1 e conter no mínimo duas laudas e no máximo cinco. Lembrem-se que esse projeto será desenvolvido graficamente até o final do semestre Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)

REFERÊNCIAS UTILIZADAS PROJETO GRÁFICO VISUAL REFERÊNCIAS UTILIZADAS COLLARO, Antonio Celso. Projeto gráfico: teoria e prática da diagramação. São Paulo: Summus, 2000. FILHO, João G. Gestalt do objeto: sistemas de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras Editora, 2000. MARTINS, Nelson. A imagem digital na editoração: manipulação, conversão e fechamento de arquivos. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2003. Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite)