UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Proposta de implantação do módulo de Circulação e Empréstimo.
Advertisements

AUTOMAÇÃO DA BIBLIOTECA Conselheiro Nilton Leite da Costa
APLICAÇÃO DO SOFTWARE PHL NA BIBLIOTECA ESCRAVA ANASTÁCIA
AVALIAÇÃO DE SOFTWARES PARA BIBLIOTECAS
Maria Claudete Machado Ferreira Rudinei Kleiton Pedroso
Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Biblioteconomia Disciplina: CIN Automação de Bibliotecas Professora: Ursula Blatmann Alunas: Ana.
SUGESTÃO DO SOFTWARE SÁBIO PARA BIBLIOTECA DR. JOÃO BAPTISTA BONNASSIS
Eduardo Stevanato A solução que confere aos laboratórios de informática garantia de funcionalidade e melhor dinâmica de.
Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Escolha de um software para a biblioteca do IEE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN5018 – INFORMATIZAÇÃO.
Software de Gerenciamento de Bibliotecas SophiA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina Graduação em Biblioteconomia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Curso de Biblioteconomia Disciplina: Automação de Bibliotecas Professora: Úrsula.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Disciplina: CIN Informatização de Unidades de Informação.
Gerenciador de bases de dados
Ferramentas de Engenharia de Software
Universidade Federal do Rio Grande
Para a Biblioteca Nativa - Gestão de Biblioteca Padrão SQL / BROWSER
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA V FÓRUM DE EDITORES DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA UFRGS Por Ana Gabriela Clipes Ferreira.
Sistemas Operacionais de Rede Professor: João Paulo de Brito Gonçalves
: Fase off-line e on-line Sistemas e ferramentas desenvolvidos no próprio Instituto para catalogação, circulação e consulta de material bibliográfico.
Maria Aparecida Castro Livi
Luciano Marquardt Everaldo Artur Grahl
FUNDAMENTOS DE SOFTWARE
Projeto para Desenvolvimento de Sistema
Universidade Agostinho Neto
DISCIPLINA: AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS PROFESSORA: ÚRSULA BLATTMANN
É uma solução, via browser, para gestão de informações, com todas as rotinas necessárias para controlar, tratar, disseminar e circular as informações.
Paula Maria Abrantes Cotta de Mello Coordenadora do SiBI/UFRJ
Orçar Para Windows Orçar versão Bem vindo a apresentação do
CURSO BÁSICO DE WINISIS
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
AVALIAÇÃO DE SOFTWARE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPTO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROFESSORA: URSULA BLATMANN ACADÊMICA:MARIA APARECIDA.
Projeto para informatização da biblioteca do Sinepe/SC com o PHL
Projeto de Implantação do Software Biblioshop no Colégio Ilhéu
BIBLIOTECA DA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA
AVALIAÇÃO DE SOFTWARE PARA BIBLIOTECA DO BRDE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA: CIN Gerenciador de Base de Dados CDS/ISIS.
ACADÊMICOS ANA PAULA COSTA BEN-HUR MATEUS DOS SANTOS CAROLINE MIOTTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN Gerenciador de Bases de Dados CDS/ISIS Professora:
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA-UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO-CED CURSO DE BIBLIOTECONOMIA PROFESSORA:URSULLA BLATTMAMM DISCIPLINA: CIN 5046.
Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM
Apresentação do Sistema
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA ACADÊMICAS: FERNANDA GERBER PATRÍCIA SOUSA SILVEIRA DE MACEDO.
Biblioteca Prof. Joel Martins Faculdade de Educação UNICAMP - (BFE)
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Gnu / Linux Relatório de Portfólio Fernando Filipe Teixeira nº 3113 Beja 2007.
Internet na Educação Médica Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
Academia de Ensino Superior Teoria de Sistemas de Informação
A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase continuação Diagrama de Entidade - Relacionamento Representa o relacionamento de todas.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
O Papel do Bibliotecário na Avaliação de Softwares
Aula Inaugural Biblioteca
Firewall (Isa Server 2006) Curso: Ciências da Computação Disciplina: Rede de Computadores I Alunos: Anderson Mello, Bruno Macedo, Daniel Coelho, Indaian.
Wi-Fi Information Service Ademir José de Carvalho Junior Felipe Cavalcanti Ferreira.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Sistema de controle de Sindicato
Apresentação da disciplina
EEB Professora Zulma Becker Santo Amaro da Imperatriz – SC Sala Informatizada Diretora: Maria Aparecida de Souza Scotti Professor: Delcio Breda.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Seminário de Andamento.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROJETO DE INFORMATIZAÇÃO ALUNAS: BRENDA ISAMI CAROLINE CESCONETTO ELLEN INÁCIO LARISSA TEIXEIRA

UNIDADE DE INFORMAÇÃO BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL EDMUNDO DA LUZ PINTO- LOCALIZADA EM TIJUCAS-SC 43 ANOS DE FUNDAÇÃO 3 FUNCIONÁRIOS: 1BIBLIOTECÁRIA 2 AUXILIARES DE BIBLIOTECA APROXIMADAMENTE 10.000.00 ITENS NO ACERVO. TIPO DE MATERIAL: LIVROS; PERIÓDICOS; DICIONÁRIOS; ENCICLOPÉDIAS ENTRE OUTROS O EMPRÉSTIMO É REALIZADO ATRAVÉS DE CARTEIRINHAS MANUAIS. Objetivo - Implantação de um sistema de gerenciamento de bibliotecas para facilitar ao usuário o acesso ao acervo; Organizar e controlar o acervo da unidade de informação. ESCOLHA DO SOFTWARE BIBLIVRE- SUA ESCOLHA DEU-SE APÓS SER EFETUADO O ESTUDO DE VIABILIDADE DA UNIDADE DE INFORMAÇÃO, ONDE CONSTATAMOS LIMITAÇÕES DE RECURSOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE SOFTWERES ONDE PAGA-SE PARA MANTÊ-LOS ATIVOS.

Recursos: EQUIPE: 1 bibliotecário- realizar procedimentos técnicos (tratamento do acervo) 2 auxiliares- auxiliar nos registros; nos empréstimos e na ordenação nas estantes do material já registrado. 1assistência técnica/manutenção(solicitar quando necessário- empresa pesquisada: BASTOS INFORMÁTICA) VANTAGENS/DEVANTAGENS Vantagem: Maior facilidade na busca do material pesquisado Controle de circulação do material bibliográfico Desvantagem: Falta de assistência Orçamentário: Material necessário- 1 computador (características necessária): Pentium 4 1 MB de memória RAM 1 HD de 200 MB Com essa capacidade o BIBLIVRE registra até 50.000,00 registros.

Cronograma e planejamento Apresentação e implementação do software Treinamento com a bibliotecária e auxiliares. Atividades desenvolvidas JUNHO JULHO AGOSTO Análise da instituição x Análise do software Pesquisa em outras instituições IMPLEMENTAÇÃO DO SOFTWERE X TREINAMENTO conclusão do projeto

ORÇAMENTÁRIO: COMPUTADOR: 1.700,00 ASSISTÊNCIA BASTOS INFORMÁTICA: 200,00 MENSAIS IMPLEMENTAÇÃO E TREINAMENTO DO SOFTWERE: 3.500,00 ORÇAMENTO VALOR TOTAL SERVIÇO DE IMPLEMENTAÇÃO E TREINAMENTO 3.500,00 5.400,00 ASSITÊNCIA BASTOS INFORMÁTICA 200,00 COMPUTADOR 1.700,00

CARACTERÍSTICAS BIBLIVRE é um software desenvolvido para bibliotecas públicas, sendo aprovado pelo Ministério da Cultura, sob os auspícios da Lei Rouanet de incentivo ao desenvolvimento sociocultural (lei n. 8.313/91), o projeto Biblioteca Livre(BIBLIVRE, p. 1). MODULOS QUE COMPÕEM O SISTEMA: cadastro de funcionários e leitores, aquisição, catalogação, pesquisa no acervo, controle de acesso físico, empréstimos, módulos auxiliares de gerencia e relatórios. O sistema possui a plataforma MARC 21, Protocolo Z39.50, para fazer a busca de registros em bases locais ou remotas, importar dados. Os programas que compõe o Sistema BIBLIVRE, formam uma aplicação cliente-servidor baseada na Web. Os módulos são escritos em linguagem Java, com aplicação no Tomcat 5.5 e JSP. O sistema é licenciado gratuitamente pela LGPL (Lesser General Public License da Free Software Foundation), permitindo a sua difusão de uma forma ampla e garantindo a liberdade aos seus usuários para copiá-los, usá- los e redistribuí-los. A interface de administração do BIBLIVRE permite a gerência da tipologia de usuários: permissões de acesso e uso do sistema; Configurações do servidor Z39.50

Há algum usuário de referência para o sistema? Em Santa Catarina 94 bibliotecas já utilizam o BIBLIVRE, ou estão em processo de instalação. Algumas bibliotecas cadastradas em Florianópolis: Biblioteca Conselheiro Nilton Leite da Costa Sala de Leitura Salim Miguel (HU) Biblioteca - ABRH Regional Florianópolis Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina. No final de 2006, o grupo ITAÚ inteirou-se do objetivo e da relevância social e cultural do projeto e decidiu participar deste como patrocinador. O primeiro projeto de desenvolvimento do sistema BIBLIVRE foi proposto pela SABIN. Nesta ocasião, a IBM Brasil participou do projeto como patrocinadora. Parcerias: MinC (Ministério da Cultura), sob os auspícios da Lei Rouanet de incentivo ao desenvolvimento sociocultural; LPC - Laboratório de Projeto de Circuitos do PEE / COPPE / UFRJ (Professor Antonio Carneiro de Mesquita Filho e Professor Mario Vaz da Silva Filho); Especialistas em Biblioteconomia.

Qual é a linguagem de programação utilizada? O BIBLIVRE necessita de um sistema operacional Windows, Linux, Unix ou compatível. Sendo o Windows 2000, XP ou Superior. Não é possível instalar o BIBLIVRE no Windows ME, 98SE, 98 ou anteriores, pois são incompatíveis. Suporta internacionalização e localização para a linguagem de sua região? O BIBLIVRE pode ser instalado em qualquer sistema onde os seguintes programas funcionem adequadamente: Java Virtual Machine 1.6 ou superior* Apache Tomcat 5.5 ou superior* PostgreSQL 8.1 ou superior* * Superior desde que o sistema mantenha uma compatibilidade com os sistemas anteriores  Sim, alguns fóruns apresentam discussões sobre o BIBLIVRE, profissionais tirando dúvidas, fazendo sugestões. BIBLIVRE FGA Disponível em: <http://biblivrefga.forums-free.com/dificuldades-de- apoio-do-biblivre-t8.html>. Acesso em: 30 jun. 2010

Há livros, artigos ou textos publicados sobre o software? Sim, alguns artigos. PAIVA, Marília de Abreu Martins de. Bibliotecas públicas: Políticas do estado brasileiro de 1990 a 2006. 2008. 144 f. Dissertação (Pós-graduação) - Curso de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/ECID- 7HUKTJ/1/disserta__o_marilia.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2010. Tem sido acompanhado por analistas da área ou institutos de avaliação? Responsável: Ubaldo Santos Miranda (diretor executivo da SABIN) Professor Nelson Marcos Ferreira (ministra cursos sobre o BIBLIVRE) Rosalvio Sarttot – instalador do software em Santa Catarina

Referência:   BIBLIVRE, Manual. Disponível em: www.biblivre.ufrj.br. Acesso em: 20 junho de 2010 BIBLIVRE. Disponível em: < http://www.biblivre.org.br/joomla/>. Acesso em: 30 jun. 2010. PLANO Nacional do Livro e Literatura. Disponível em: < http://www.vivaleitura.com.br/pnll2/mapa_show.as p?proj=1041> . Acesso em: 30 jun. 2010.