UML – Visões Parte 1 Modelando um sistema
Fases do desenvolvimento de Software Análise de requisitos Análise Projeto Programação
Notação UML Visões: Mostram os diferentes aspectos do sistema, dando enfoque a ângulos e níveis de abstrações diferentes Modelos de Elementos: São os conceitos utilizados nos diagramas Mecanismos Gerais: Provém comentários, informações ou semântica sobre os elementos dos modelos. Diagramas: São gráficos que descrevem o conteúdo em uma visão
Visões Cada visão é descrita por um número de diagramas que contém informações que dão ênfase aos aspectos particulares do sistema Tipos: Visão de Componentes Visão de Casos de Uso Visão Lógica Visão de Organização Visão de Concorrência
Visão de Componentes Descreve a implementação dos módulos e suas dependências Consiste nos componentes (elementos) dos diagramas Não confundir com elemento “componente”
Visão de caso de Uso Descreve as funcionalidades do sistema desempenhada pelos atores externos É a visão central, base para as outras visões do sistema Descrita pelos diagramas: de Casos de Uso de Atividades
Diagrama de caso de uso Elementos Caso de Uso Nome do Caso ASSOCIAÇÂO ATOR REFINAMENTO
Diagrama de caso de uso Exemplo: Sistema Escola Cadastrar aluno Cadastrar Notas Cadastrar professor Listar alunos Gerente da escola Listar professores Calcular média
Diagrama de Atividades O Diagrama de Atividades mostra o fluxo de controle Eles capturam ações e seus resultados Eles focam o trabalho executado na implementação de uma operação (método) Tipicamente as atividades são estados de ação – estados que transitam para outro estado
Diagrama de Atividades Elementos INICIO Nome do Estado ESTADO FIM TRANSIÇÂO FLUXO PARALELO TOMADA de DECIÇÂO
Diagrama de Atividades Exemplo
Visão Lógica Descreve como as funcionalidades do sistema serão implementadas Especifica a estrutura estática e dinâmica Representada pelos diagramas: de Classe de Objetos de Estado Seqüência Colaboração Atividades
Diagrama de Classes É a descrição de conjunto de objetos que compartilham os mesmos atributos e relacionamentos (estado), operações e semântica (comportamento) O Diagrama de Classes mostra a estrutura estática do modelo da aplicação Este diagrama exibe as classes do sistema e o grau do relacionamentos entre elas
Diagrama de Classes Elementos ASSOCIAÇÂO COMPOSIÇÃO DEPENDENCIA GENERALIZAÇÃO REFINAMENTO AGREGAÇÃO
Diagrama de Classes Diagrama de classe (simples) Escola Professor Aluno Professor
Diagrama de Classes Exemplo: Sistema escola * * Escola 1 1 Professor alunos: Alunos[ ] professores: Professores[ ] adicionarProfessor (Professor p) : void adicionarAlunos(Aluno a) : void executar( ) : void listarAlunos( ): void 1 1 * * Professor nome: String matricula: int turmas: int construtor( ): Aluno nome: String matricula: int construtor( ): nota1: int nota2: int
Diagrama de Classes Exemplo
Diagrama de Objetos O Diagrama de Objetos é muito similar ao Diagrama de Classes e utiliza quase a mesma notação Este diagrama mostra uma “fotografia” dos objetos existentes em um determinado momento na execução do sistema São muito úteis para exemplificar relacionamentos complexos entre objetos em determinado momento
Diagrama de Objetos Exemplo
Diagrama de Estados O Diagrama de Estados serve para mostrar todos os estados possíveis dos objetos de uma classe do modelo Mostra que eventos do sistema causam essas mudanças de estado Não há a necessidade de representar os estados dos objetos de todas as classes.
Diagrama de Estados Exemplo
JUDE Criando Diagramas
JUDE Atividade Fazer o diagrama de atividades do Sistema Escola Fazer o diagrama de estados do Sistema Escola