Dicionário de Dados Eveline Alonso Veloso PUC-Minas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DFD - Diagrama de Fluxo de Dados
Advertisements

Introdução à Análise de Sistemas
Requisitos de Software
PORTUGUÊS ESTRUTURADO E PSEUDOCÓDIGO
Diagrama de Fluxo de Dados – DFD
Diagrama de Transição de Estado – DTE
Diagrama Entidade-Relacionamento – DER
O Modelo E-R Definição: Características
Modelo Ambiental Eveline Alonso Veloso PUC-Minas.
Especificação de Consultas
Especificação de Requisitos
Engenharia de Requisitos
Análise Estruturada Moderna
Validação de Requisitos
Especificação de Processos
15/1/2014 Professor Leomir J. Borba- – 1 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula.
Diagrama de fluxo de dados (DFD)
Gerenciamento do escopo do projeto
Modelagem Funcional.
Professora: Aline Vasconcelos
Análise Estruturada O mais amplamente usado dos métodos de modelagem de requisitos Modelos que retratam fluxo e o conteúdo da informação (dados e controle)
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – Noções de Engenharia de Software COINFO – CEFET-PB 7. Novas abordagens da análise.
7. Novas abordagens da análise estruturada e análise essencial de sistemas 7.1 Dicionário de dados 7.2 Especificação de processos 7.3 Análise essencial.
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – Noções de Engenharia de Software COINFO – CEFET-PB 7. Novas abordagens da análise.
6. Análise estruturada 6.1 DFD
Projeto e Desenvolvimento de Algoritmos
METODOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Prof. Dr. rer. nat. Daniel D. Abdala 1.
Análise Estruturada.
Análise Estruturada.
Análise Estruturada – Dicionários de Dados
Análise Estruturada Diagramas de Fluxo de Dados
Análise Estruturada – Diagramas Entidade Relacionamento
Sommerville – Pressman – UML 2 - Uma Abordagem Prática
Especificação de Processos e Dicionário de Dados
Fase de Elaboração: Fluxo de Análise Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
► METODOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Prof. Dr. rer. nat. Daniel D. Abdala 1.
MODELO ESSENCIAL Modelo Ambiental
Manual Protheus 11.
Silas Juccelino Artulanez.  O que é?  Notação  Estado  Mudança de estado  Condições e ações  Diagramas subdivididos  Passos na construção  Verificação.
Outubro de 2008Ciência da Computação – UGF – Candelária1 Diagrama de Fluxo de Dados & Dicionário de Dados Professor: Jucelito Wainer de Souza Alunos: Pedro.
Dicionário de Dados.
Profa. Reane Franco Goulart
Análise de Sistemas de Informação
REVISÃO DFD.
Analises de sistemas ESTRUTURADA Analise de sistema estruturada.
Higienização e Enriquecimento Base de Dados
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Objetivos Apresentar de forma breve a Metodologia de Modelagem Orientada a Objetos (OMT). A partir de um modelo de objetos de um sistema de informação.
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Análise e Projetos de Sistemas Prof. Jorge Manuel Lage Fernandes
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL UNIDADE 4 Itens fundamentais para Desenvolvimento de algoritmos.
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Laboratório de Programação
Financeiro – Boleto: Remessa e Retorno
Diagrama de Colaboração. Diagramas de Interação Expressam informações bastante similares porém de maneira diferente Diagrama de seqüência: – Interação.
Modelando Sistemas em UML
Puc-Minas / Pós Graduação 2006 Gestão Estratégica de RH Mensuração em RH Realidade X Modelo Realidade: Mundo real – nem sempre compreendida ou entendida.
IEEE Melhores Práticas para Descrições de Projeto de Software (DPS)
Análise Estruturada Prof: JOSE CARLOS MILLAN.
Sistemas de Informação (SI)
Análise Estruturada de Sistemas
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2012 Professor Leomir J. Borba-
Modelagem de Sistemas Orientada a Objeto Com UML
Modelagem de Dados Consiste em mapear o mundo real do sistema em um modelo que irá representar a realidade e o relacionamento existente entre os dados.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Projeto de Sistemas Análise Estruturada/Essencial 2011/02 UNIPAC – Araguari FACAE - Faculdade de Ciências Administrativas e Exatas.
BIBLIOGRAFIA - McMENAMIM, Sthephen M., and Palmer, John F., Análise Essencial de Sistemas, McGraw-Hill, SP, YOURDON, Edward,Análise Estruturada.
1 Especificação de Sistemas de Software e a UML. 2 Modelagem de sistema A modelagem de sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade do sistema.
Prof. Thales Castro. Depósito de dados Entidade externa Processo Fluxo de dados.
PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE MODELAGENS DIAGRAMA DE ENTIDADE E RELACIONAMENT(DER) DIAGRAMA DE TRANSIÇÕES DE ESTADO (DTE) DIAGRAMA DE FLUXO DE DADOS (DFD)
Dicionário de Dados.
Transcrição da apresentação:

Dicionário de Dados Eveline Alonso Veloso PUC-Minas

Bibliografia YOURDON, Edward. Análise Estrutura Moderna. Tradução da 3ª edição americana, Rio de Janeiro: Campus, 1992, capítulo 10. PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software. 5ª edição, Rio de Janeiro: McGraw Hill, 2002, capítulo 12.

O que é um Dicionário de Dados? Listagem organizada de todos os elementos de dados pertinentes ao sistema; com definições precisas e rigorosas; para que o usuário e o analista de sistemas possam conhecer: entradas; saídas; componentes de depósitos de dados do sistema.

Dicionário de Dados Define os elementos de dados descrevendo: o significado de fluxos, depósitos, entidades e estados; a composição de elementos de dados compostos que se movimentam ou são armazenados no sistema. Elementos de dados compostos são pacotes complexos; que podem ser divididos em elementos de dados mais elementares. Exemplo: Endereço pode ser dividido em itens elementares como logradouro, cidade, estado, etc; os valores e unidades de elementos de dados elementares. Elementos de dados complexos são definidos em termos de elementos de dados mais simples, e elementos de dados simples são definidos em termos das unidades e dos valores que eles podem assumir.

Notação Comum Símbolo Significado = é composto por * comentário + e (concatenação) () opcional {} iteração [] seleção | separador de opções alternativas na construção []

Definição A definição de um elemento de dados é apresentada pelo símbolo = é equivalente a; é composto por; é definido como; significa.

Definição Deve incluir: o significado do elemento de dados no contexto da aplicação do usuário; normalmente apresentado como um comentário através da notação * * a composição do elemento de dados; se ele for composto por componentes elementares significativos; normalmente apresentada pelo símbolo + os valores e unidades que o elemento de dados pode assumir; se ele for um elemento de dados elementar: que não possa ser decomposto; para o qual não exista decomposição significativa no contexto do ambiente do usuário. Elementos de dados complexos são definidos em termos de elementos de dados mais simples, e elementos de dados simples são definidos em termos das unidades e dos valores que eles podem assumir.

Definição Exemplos: nota fiscal = * nota fiscal emitida pelo sistema* nº da nota fiscal + data de emissão + nome do cliente + valor da venda peso = * peso do paciente * * unidade: quilogramas * * intervalo: 1-200 *

Elementos de Dados Opcionais Notação: ( ) Indica que o elemento de dados pode ou não estar presente; como um dos componentes de um elemento de dados composto. Exemplo: endereço do cliente = (endereço para entrega) + (endereço para cobrança)

Iteração Símbolo: {} Indica a ocorrência repetida de um componente de um elemento de dados composto; zero ou mais ocorrências repetidas do componente. Pode-se especificar os limites inferior e/ou superior da iteração. Exemplos: pedido = nome do cliente + {item} pedido = nome do cliente + 1{item} pedido = nome do cliente + 1{item}10 A definição de um depósito de dados deve vir entre {}; indicando a existência de zero ou mais ocorrências do elemento de dados.

Seleção Símbolo: [ ] O elemento de dados consiste em exatamente uma escolha; de um conjunto de opções alternativas. As opções alternativas são delimitadas entre []; e separadas por uma | Exemplo: conceito = [ O | B | F ] * O - ótimo * * B - bom * * F - fraco * estado civil = [solteiro | casado | divorciado | viúvo | outro]

Sinônimo Nome alternativo para um elemento de dados. Necessário quando os usuários usam termos diferentes para um mesmo dado. Exemplo: número do item = 1{dígito}5 número da peça = *sinônimo de número do item* Não devemos mostrar a composição de número da peça. Os detalhes do elemento de dados devem ser fornecidos uma única vez; para diminuir a redundância do modelo. dígito = [0 | 1 | 2 | 3]

Exemplo endereço do local da competição = *endereço de um local onde competições das Olimpíadas serão disputadas* tipo de logradouro + logradouro + número + (complemento) + bairro + CEP + cidade + estado tipo de logradouro = [‘rua’ | ‘avenida’ | ‘praça’] logradouro = {caracter} número = {dígito} complemento = {[caracter | digito]} bairro = {caracter} CEP = 8{dígito}8 cidade = {caracter} estado = {caracter} caracter = [ A-Z | a-z | - | ] dígito= [ 0-9 ]