An Automatic Proposal For Diagnosis Of Schistosomiasis

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Auditoria de Processo Marcelo Waihrich Souza
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Análise e Projeto de Sistemas I
AULA 02 PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA
Introdução a Algoritmos
Tecnologia da Informação para Valor de Negócio
Administração de Sistemas de Informação
Ana Karina P. Barbosa1, Magdala de A
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
INTELIGÊNGIA COMPUTACIONAL
1 e-Learning Fábrica de Educação a Distância (04/2005)
Engenharia de Software
RECONHECIMENTO DE CARACTERES MANUSCRITOS APLICANDO REDES NEURAIS
Mineração de Dados Avaliação de Classificadores
Processos de Software Introdução
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Uma aplicação de Programação Linear em uma empresa de serviços
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
Transporte em Tempo Mínimo
Introdução à Programação Fundamentos da Computação Prof. Filipo Studzinski Perotto 2009.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: A realização da atividade de inspeção e reparo no próprio local de operação das estruturas representa uma economia significativa.
IMPLANTAÇÃO DO PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE Oficina 10: O Sistema de Apoio Diagnóstico Laboratorial Prof. Pedro Guatimosim Vidigal.
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Apresentação TCC
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Objetivos do Workshop Divulgação da Metodologia desenvolvida
Sistema de Unificação de Cadastros
Engenharia de Software para Sistemas de Apoio a Decisão
Planejamento e Execução da Auditoria
Desenvolvimento de um Sistema de Visão 3D para Inspeção e Reparo Robotizado Submerso Mauricio Edgar Stivanello (bolsista); Armando Albertazzi Gonçalves.
Localização de fonte sonora utilizando microfones
Automação de Processos
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA IV ENGENHARIA DE SOFTWARE: DA TEORIA À PRÁTICA GRUPO 13.
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
Área de Pesquisa: Redes de Computadores
Informatização da Metodologia de Vendas - Maior Produtividade e Lucro
Arquitetura do Software
Aprendizagem de Máquina
Qualidade do Produto de Software
Marcílio C. P. de Souto DIMAp/UFRN
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 20 de Junho de 2006.
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Monitoramento e Avaliação dos Projetos PNAFM - 2ª Fase
A esquistossomose mansônica antes restrita a área rural, tornou-se um problema de saúde pública no nordeste brasileiro. O estado de Pernambuco apresenta.
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Projeto Final - APGS Adriana P. de Medeiros
Gestão de Remuneração Profª Bárbara Freixo.
Patrícia A. Jaques (orientadora) São Leopoldo, dezembro de 2007
UMA SOLUÇÃO PARA CAPTURA, COMPRESSÃO E TRANSMISSÃO DE IMAGENS UTILIZANDO JPEG2000 EM UM SISTEMA EMBARCADO Orientador: Prof. Dr. Carlos Miguel Tobar Toledo.
DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5
RUP - Cap. 3 – Processo Dirigido por Caso de Uso
Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciência da Computação
Sistema de Informações Baseado na Web para a Gestão do Conhecimento da Seção de Software Básico do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul UNIVERSIDADE.
Biometria Reconhecimento de Assinaturas
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: A utilização de técnicas de controle multiváriavel avançadas como MPC já se tornou bastante difundida na indústria, porém ainda.
Bem-vindo!.
Sistemas de Informação Inteligentes Prof. Nadilma Nunes.
Detecção de tráfego Skype na Web através de Redes Neurais Artigo Original: Freire, P. E., Ziviani, A., and Salles, R. M. (2008). Detecting skype flows.
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
 Objetivos do Projeto:  Automatizar um processo de estimativa de esforço para realização de tarefas num projeto baseado no método Wideband Delphi. 
USO DA REDUÇÃO DE PRESSÕES COMO POLÍTICA NA REDUÇÃO DO VOLUME DE VAZAMENTO.
Algoritmos BioInspirados: Inteligência de Enxames
Sistema de Minutas Sergio Osorio
Transcrição da apresentação:

An Automatic Proposal For Diagnosis Of Schistosomiasis ANDRÉ CAETANO ALVES FIRMO – UPE, CARMELO J. A. BASTOS FILHO - UPE, JONES ALBUQUERQUE, SILVANA BOCANEGRA - UFRPE, REINALDO SOUZA SANTOS - ENSP FIOCRUZ, CONSTANÇA S. BARBOSA - CPQAM FIOCRUZ

Motivação A tarefa de contagem de ovos de S. mansoni pode ser uma atividade árdua em muitos casos. Como o uso de tecnologia pode ajudar a resolver este problemas? A utilização de tais tecnologias pode ser empregada na rotina do diagnóstico laboratorial?

Introdução Este trabalho visa o desenvolvimento de uma solução, automatizada para a contagem dos ovos de S. mansoni nos exames parasitológicos de fezes. A solução é composta por um hardware de baixo custo e um sistema de classificação treinado a partir de uma técnica de inteligência computacional.

Metodologia Proposta da solução é descrita em 3 Fases:

Metodologia – 1ª Fase Captura de imagem continuamente. Requisitos para o equipamento. Captura de imagem continuamente. Resolução mínima de 352 x 288 pixels. Taxa de captura de vídeo de 30 quadros por segundo (FPS). Conectividade USB. Baixo custo de aquisição ( valor nominal inferior a R$ 100,00). Utilização simples e podendo ser usado em qualquer sistema operacional.

Metodologia – 1ª Fase Requisitos para a fixação da webcam no microscópio Preservar a integridade do microscópio sem alterá-lo ou danificá-lo Ser um sistema de fixação ajustável. Ser um sistema de baixo custo.

Metodologia – 2ª Fase Características de Haar – são retângulos compostos por áreas claras e escuras. Classificadores fracos – são algoritmos que identificam se uma determinada entrada atende a uma característica de haar. Cascata de classificadores – são vários classificadores fracos interligados formando um classificador forte, proposto por Viola e Jones.

Metodologia – 2ª Fase Treinamento – o treinamento da cascata é feito selecionando uma característica de haar para compor um classificador fraco. Cada estágio da cascata é composto por um classificador fraco que identifica uma única característica.

Metodologia – 3ª Fase Particle Swarm optimization (PSO) é uma técnica de inteligência computacional, bioinspirada no vôo dos pássaros, comumente utilizada para resolução de problemas de busca. É composta por um enxame de partículas, onde cada partícula representa uma possível solução do problema. As partículas se movimentam em função da sua qualidade e da qualidade do enxame. Foi utilizada esta técnica para selecionar as melhores características de haar para Compor os classificadores fracos da cascata de classificadores.

Resultados A taxa de acerto do sistema com 10 estágios e com a otimização (PSO) foi em média 30% melhor do que com o método de Viola e Jones e 3% melhor que o GA. Com relação à contagem dos ovos de S. mansoni o sistema obteve uma taxa de Acerto de 33,6%, sendo justificada pela pequena quantidade do conjunto de treinamento de menos de 10% do valor utilizado pela literatura. Melhor Resultado Viola e Jones 59,9% PSO 87,5% GA 84,2% Ganho em tempo de treinamento Viola e Jones GA Média 40 vezes 7 vezes Melhor 700 vezes 10vezes Acertos Falsos Alarmes Tempo de Treinamento Opencv 176 (0) 30636 (0) 275 s (0) PSO 231 (31) 24931 (8846) 6,5 s (0,7) GA 207 (79) 25833 (14368) 49,6 s

Conclusões Os primeiros resultados com o protótipo indicam que é viável a implementação para o diagnóstico da Esquistossomose e apontam para a viabilidade de uso desta solução para o diagnóstico de outras doenças baseadas na identificação de organismos microscópicos. Destaca-se: A viabilização da exposição das imagens microscópicas a um público, servindo como instrumento para o treinamento e divulgação de novas descobertas e a criação de um banco de dados de imagens das lâminas. O favorecimento da implantação de uma nova metodologia de trabalho aos técnicos laboratoriais onde dentre os benefícios estão a preservação da visão e a ergonomia.

Conclusões A realização dos exames em unidades móveis e com equipamentos portáteis e de baixo custo como netbooks e webcams. A criação de um banco de dados de resultados que pode ser integrado a um sistema de gestão por geoprocessamento com atualização on-line. Auditoria das etapas do exame desde a captura das imagens até o resultado. Divulgação de resultados on-line e em tempo de processamento entre várias unidades móveis à uma base centralizada. A viabilidade da fabricação de um sistema embarcado, portátil e de baixo custo capaz de realizar a contagem dos ovos de S. mansoni dispensando o uso do microscópio.

Agradecimentos Constança Barbosa – CPqAM/Fio Cruz Jones Albuquerque - UFRPE Prof. Carmelo Bastos – UPE Fernando e Barnabé – CPqAM/Fio Cruz Contato: caetanofirmo@gmail.com