Unidade 6: Vigilância de HIV/SIDA de Segunda Geração

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Transcrição da apresentação:

Unidade 6: Vigilância de HIV/SIDA de Segunda Geração #1-6-1

Questões de Aquecimento: Instruções Durante os próximos cinco minutos, responda às questões de aquecimento da unidade 6 do seu manual Por favor, não compare as suas respostas com as dos demais participantes As respostas não serão recolhidas nem avaliadas As respostas serão revistas no final da unidade #1-6-2

Conteúdo da Unidade No final da unidade, deverá estar apto(a) a: Definir a vigilância de segunda geração Discutir os diversos elementos do sistema de vigilância de HIV de segunda geração #1-6-3

Vigilância de HIV de Segunda Geração Desenvolvida pela OMS e UNAIDS, como resposta à complexidade da epidemia Resume actividades mais sofisticadas de vigilância Oferece entendimento mais abrangente das tendências da epidemia Aumenta efectividade de esforços de combate e prevenção #1-6-4

Figura 6.1. Componentes da Vigilância de HIV de Segunda Geração Gestão de Dados Vigilância de casos de SIDA Vigilância do HIV Vigilância de DTS/ITS Vigilância de factores comportamentais Uso dos dados para acção Estimativas e Projecções Análise e síntese Monitoria e avaliação #1-6-5

Componentes da Vigilância de HIV de Segunda Geração Vigilância de factores comportamentais Notificação de casos de HIV/SIDA Registos de morte Vigilância de DTS/ITS #1-6-6

Objetivos da Vigilância de HIV de Segunda Geração Melhor entendimento das tendências ao longo do tempo Melhor entendimento dos comportamentos que alastram a epidemia no país Foco em subpopulações de maior risco de infecção Flexibilidade para mudanças a partir do estado da epidemia #1-6-7

Tabela 6.1. Indicadores Biológicos Prevalência de HIV Incidência e prevalência de DTS/ITS Prevalência de TB Número de casos de SIDA em adultos Número de casos de SIDA pediátrico #1-6-8

Tabela 6.1. Indicadores Comportamentais Relação sexual com parceiros(as) eventuais nos últimos 12 meses Uso de preservativo na última relação sexual com parceiro(a) ocasional Idade da primeira relação sexual, para adolescentes Uso de equipamentos não-esterilizados entre consumidores de drogas injectáveis Número de parceiros na última semana entre trabalhadores do sexo #1-6-9

Tabela 6.1. Indicadores Socio-demográficos Idade, sexo Nível socio-económico e de escolaridade Paridade (para centros de pré-natal) Situação de moradia e migração Situação conjugal #1-6-10

Tabela 6.2. Métodos de Colecta de Dados Vigilância sentinela em subpopulações definidas (como pacientes de CPN, pacientes de DTS/ITS e trabalhadoras do sexo) Estudos comportamentais transversais periódicos com populações de maior risco Triagem regular de HIV em sangue doado Vigilância de casos de SIDA #1-6-11

Tabela 6.2. Métodos de Colecta – Dados Adicionais Rastreamento regular de coortes ocupacionais e outras subpopulações (p. ex., trabalhadores de fábricas, recrutas militares) Rastreamento para HIV em amostras colectadas para levantamentos na população em geral Estudos transversais comportamentais periódicos na população em geral Vigilância de casos de HIV #1-6-12

Tabela 6.2. Métodos de Colecta – Dados Adicionais, cont. Vigilância de registos de morte e mortalidade Vigilância de tuberculose (TB) e DTS/ITS Dados provenientes de ATV e programas de tratamento #1-6-13

Figura 6.2. HIV e Uso de Preservativo entre Mulheres Trabalhadores do Sexo, Abidjan, Côte d’Ivoire, 1992-98 Ano Fonte: Ghys et al. AIDS 2001. #1-6-14

Níveis da Epidemia de HIV/SIDA Nível baixo (Madagáscar, Seicheles) restrita a populações expostas a maior risco não excede 5% em nenhuma subpopulação Concentrada (Mauritânia, Senegal) acima de 5% em mais de uma subpopulação menor que 1% em mulheres grávidas de zonas urbanas Generalizada (maior parte da África Subsahariana) firmemente estabelecida na população em geral consistentemente superior a 1% em ATV ou em mulheres grávidas de áreas urbanas #1-6-15

Necessidades de Vigilância em Epidemias de Nível Baixo Existem grupos com comportamentos de risco? Quais são os principais comportamentos de maior risco? Qual a magnitude da infecção? Quem mais pode ser afectado e quanto? Nota: esta informação corresponde à tabela 6.3 do manual do participante #1-6-16

Necessidades de Vigilância em Epidemias Concentradas Qual a magnitude da infecção? Quais os principais comportamentos de risco e como eles mudam ao longo do tempo? Quem mais pode ser afectado e o quanto? Nota: esta informação corresponde à tabela 6.4 do manual do participante #1-6-17

Necessidades de Vigilância em Epidemias Generalizadas Quais são as tendências da infecção? Os comportamentos estão a mudar? As mudanças registadas ajudam a explicar as tendências da infecção? Qual é o impacto do HIV? Nota: esta informação corresponde à tabela 6.5 do manual do participante #1-6-18

Em Resumo O objectivo da vigilância de HIV de segunda geração é o de proporcionar um panorama mais completo da epidemia de HIV/SIDA, a partir do uso de métodos mais flexíveis As componentes utilizadas podem incluir vigilância comportamental, notificação de casos de HIV/SIDA, registos de mortes e vigilância de DTS/ITS #1-6-19

Revisão das Questões de Aquecimento Durante alguns minutos, volte às questões de aquecimento do início da unidade Faça as modificações que desejar As questões serão discutidas em alguns minutos #1-6-20

Respostas às Questões de Aquecimento 1. Qual das afirmações abaixo indicadas corresponde ao objectivo da vigilância de HIV de segunda geração? a. Melhor compreensão dos comportamentos que levam à epidemia b. Vigilância mais dirigida a subpopulações de maior risco de infecção c. Vigilância dos filhos de pacientes que adquiriram HIV na primeira onda de infecções d. Alternativas a e b e. Nenhuma das alternativas acima mencionadas #1-6-21

Respostas às Questões de Aquecimento, cont. 1. Qual das afirmações abaixo indicadas corresponde ao objectivo da vigilância de HIV de segunda geração? a. Melhor compreensão dos comportamentos que levam à epidemia b. Vigilância mais dirigidas a sub-populações de maior risco de infecção c. Vigilância dos filhos de pacientes que adquiriram HIV na primeira onda de infecções d. Alternativas a e b e. Nenhuma das alternativas acima mencionadas #1-6-22

Respostas às Questões de Aquecimento, cont. 2. Os elementos componentes da vigilância de segunda geração variam conforme o tipo de epidemia. Liste os três tipos de epidemia de HIV/SIDA #1-6-23

Respostas às Questões de Aquecimento, cont. 2. Os elementos componentes da vigilância de segunda geração variam conforme o tipo de epidemia. Liste os três tipos de epidemia de HIV/SIDA. De nível baixo, concentrada e generalizada #1-6-24

Respostas às Questões de Aquecimento, cont. 3. Verdadeiro ou falso? A vigilância de segunda geração é flexível. Ela pode mudar conforme as necessidades e o estado da epidemia num determinado país #1-6-25

Respostas às Questões de Aquecimento, cont. 3. Verdadeiro ou falso? A vigilância de segunda geração é flexível. Ela pode mudar conforme as necessidades e o estado da epidemia num determinado país. Verdadeiro #1-6-26

Respostas às Questões de Aquecimento, cont. Qual das alternativas abaixo indicadas não corresponde a um elemento regular de vigilância de segunda geração? rastreamento de sangue doado vigilância de factores comportamentais vigilância de infecções oportunistas coexistentes vigilância de SIDA #1-6-27

Respostas às Questões de Aquecimento, cont. Qual das alternativas abaixo indicadas não corresponde a um elemento regular de vigilância de segunda geração? rastreamento de sangue doado Vigilância de factores comportamentais vigilância de infecções oportunistas coexistentes vigilância de SIDA #1-6-28

Discussão em Pequenos Grupos: Instruções Reúnam-se em pequenos grupos para discutir as questões Seleccionem um membro do grupo para apresentar as respostas Terão 15 minutos para o exercício #1-6-29

Relatos dos Pequenos Grupos O relator do grupo apresenta as respostas Façam uma discussão com os demais colegas #1-6-30

Estudo de Caso: Instruções Leia o estudo de caso individualmente As respostas serão discutidas em aula #1-6-31

Revisão do Estudo de Caso Acompanhe a revisão do estudo de caso em aula Discuta as suas respostas com os colegas #1-6-32

Verificação do Processo Tem alguma dúvida quanto às informações vistas até ao momento? Está satisfeito(a) com a forma de trabalho da unidade 6? Gostaria de mudar alguma coisa, a fim de beneficiar o grupo? #1-6-33