Sociedade e Tecnologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ÁGUA.
Advertisements

Seca A importância da água !.
Água: importância, onde é encontrada e preservação do recurso
Escola Municipal Terezinha Nívia de Oliveira Lopes
Desperdiçar ou economizar
Água.
Rita de Cássia Perini Teixeira Costa
Prefeitura Municipal de Curitiba Secretaria Municipal da Educação III Miniconferência sobre Biodiversidade Aquecimento Global e Exploração dos Recursos.
tratamento convencional.
Como devemos preservar a água?
PREZADA TERRA Resposta do inquilino
Desenvolvimento Sustentável
Consumo e Gestão de Água
A Água -Ciclo da água - A Água na Natureza - A Água e os seres vivos
ÁGUA.
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
Dicas para economizar água.
Conservação de Energia
CAPELA 5° ANO 22 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Revisão de ciências Avaliação dia 04/09/2013.
22 de MARÇO de 2013 Dia Mundial da Água
A POLÍTICA DOS 3 R’s.
INTERESSE PELA COMUNIDADE SEMEAMOS ESTA IDÉIA COOPERATIVISTA!
NEP KIRANA LACERDA Trabalho elaborado pelo Prof.WILMAR.
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
PROJETO ÁGUA.
torneiras temporizadas
Trabalho elaborado por : Beatriz Flores nº2 5ºC
Hoje é terça-feira, 17 de junho de 2014terça-feira, 17 de junho de 2014terça-feira, 17 de junho de 2014terça-feira, 17 de junho de 2014terça-feira,
IADI colaborando com a natureza
A Água e o Futuro.
PROJOVEM URBANO TEMA INTEGRADOR MEIO AMBIENTE
Educação Financeira.
Dia mundial da água 22 de março
Ciclos da Água Objetivo
Água e Esperança Escola Básica 2,3 Ciclos Dr. Jesus José Neves Júnior
DESPERDICIO DE ÁGUA POTÁVEL
Como ajudar o ambiente a partir das nossas casas
Escola EBI/JI José Carlos da Maia
Trabalho elaborado por :
A importância da água Powerpoint Templates.
Instituto de Física de São Carlos Comissão de Gestão Ambiental
COMO EVITAR O DESPERDÍCIO
Água.
Hoje é quarta-feira, 22 de outubro de 2014quarta-feira, 22 de outubro de 2014quarta-feira, 22 de outubro de 2014quarta-feira, 22 de outubro de 2014quarta-feira,
USO RACIONAL DA ÁGUA 1) Ao escovar os dentes, deixe a torneira fechada e use um copo para enxaguar a boca. Consumo 0,2 litro com torneira aberta.
Cap. 11 – A qualidade da água
alguns aspectos gerais
10 DICAS PARA BEM USAR A ÁGUA, FONTE DE VIDA!
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
Dicas para preservar o Meio Ambiente em que vivemos
Escola Estadual Maria José
Henrique M.F.d’Andrea Português 7ºA
Camila Comassetto e Amanda Scherer
Aproveitamento da água da chuva
ETA CONVENCIONAL DE TRAMENTOCOMPLETO É a Estação de Tratamento de Água que apresenta todos os processos de tratamento: coagulação, floculação, decantação,
ÁGUA.
Maneiras de Reutilizar e Economizar a água
Produção de desperdícios da actividade humana
ÁGUA.
Água a energia da vida.
TRATAMENTO DE ÁGUA.
Estação de tratamento de água Prof: CLEVERSON
Nesta Campanha, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação do cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum.
CONSELHO NACIONAL DE DEFESA AMBIENTAL
Colégio Inedi Química, Turmas 101 e 102 Professor Luiz Antônio Tomaz.
Trabalho elaborado por: Carolina Ramos nº5 Cheila Ferreira nº6 Duarte Neves nº10 Francisca Costa nº12 Joana Pinto nº16 Escola básica nº2 e 3 de Arganil.
Transcrição da apresentação:

Sociedade e Tecnologia SLC 0567 – Prática do Ensino de Ciências Profa. Dra. Nelma Regina S. Bossolan Camila C. Silvestre Flávio R. Rosseto

Quarto Ciclo Tema: Tratamento de água

Problematização Inicial Conta de água e esgoto (consumo total e per capita; unidades; consumo mês/ano).

Desafio Calcule seu consumo doméstico de água e veja se você é um cidadão de bem com a natureza. Pegue uma conta de água de sua casa e calcule: a) O volume, em litros, de água indicado na sua conta (1 m3 = 1000 L). b) O volume de água utilizado na sua casa diariamente, levando em consideração o período de leitura. c) o consumo diário por pessoa na sua casa e compare com os valores dados. Para saber se você e os membros de sua casa são consumidores moderados de água, faça o desafio. Se o resultado em sua casa for menor que 150 L por pessoa, significa que vocês praticam a economia de água. Se o resultado for entre 150 e 300 L é sinal de que vocês estão no limite do bom senso. Mas se passar de 300 L, significa que vocês devem refletir sobre a utilização da água na sua casa, ou mesmo averiguar se este elevado consumo não seria por causa de vazamentos.

Para que serve a água? O ciclo da água, essa grande “máquina térmica” tocada a energia solar, além de alimentar os rios, e com eles a fertilização agrícola pela irrigação das margens, gera o meio dinâmico onde vivem os peixes, que também são alimento. Uma vez represada em grandes comportas, esse mesmo ciclo possibilita a hidreletricidade. Os mais diversos processos industriais utilizam a água, seja diretamente, para limpeza ou para refrigeração. PCN (p. 109) Página 109 do pCN “o ciclo da água…”

De onde vem a água que você usa? Página 109 do pCN “o ciclo da água…”

Você acha que um dia a água pode acabar? Página 109 do pCN “o ciclo da água…”

Organização do Conhecimento “A obtenção e o tratamento de água potável podem ser trabalhados,dando margem à experimentação e a compreensão dos processos envolvidos na purificação da água – floculação, decantação, filtração e cloração – e abordando-se as misturas e separações de substâncias. A distribuição de água limpa, caso não tenha sido abordada no 3º Ciclo, junto aos equipamentos do cotidiano, também pode ser trabalhada.” PCN (p. 109)

Visita Didática Visita à E.T.A. do SAAE

Visita Didática Objetivos: Relacionar conteúdo teórico com a prática; Compreender melhor os processos envolvidos na purificação da água; Conscientizar o aluno sobre a importância do tratamento da água para a sociedade.

E.T.A. SAAE – São Carlos

E.T.A. SAAE – São Carlos Chegada da água à E.T.A.

E.T.A. SAAE – São Carlos Cal hidratada Sulfato de Alumínio

E.T.A. SAAE – São Carlos Floculação

E.T.A. SAAE – São Carlos DECANTAÇÃO

E.T.A. SAAE – São Carlos Filtros de Areia

E.T.A. SAAE – São Carlos Painel de controle

E.T.A. SAAE – São Carlos Laboratório de Biologia Laboratório de Química

“Torneiras” – Reservatório E.T.A. SAAE – São Carlos “Torneiras” – Reservatório Reservatório de Gás Cloro

Visita Didática Proposta de trabalho: Propor ao aluno uma pesquisa sobre outros métodos para tratamento da água, principalmente, em locais onde não há uma estação de tratamento como a visitada. Pagina 63 do eduardo leite

Aplicação do Conhecimento Conhecimento e ação No banho desligue o chuveiro na hora de se ensaboar. (O chuveiro gasta em média 12 litros de água por minuto.); Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. (A torneira gasta em média 15 litros de água por minuto.); Use a descarga somente o necessário e não jogue objetos na privada que possam ser postos no lixo. (O gasto médio em cada descarga com válvula é de 30 litros. Substituindo-a por caixa acoplada há uma economia de 15 litros por descarga.);

Aplicação do Conhecimento Use balde para lavar o carro. (Ao lavar o carro, em 10 minutos são gastos 378 litros de água. Economize 300 litros lavando com balde.); Ensaboe a louça toda de uma vez para depois enxaguá-las. (Fechando a torneira ao ensaboar os pratos, dos 75 litros gastos em 5 minutos, você economiza 15.); Utilize a água das roupas para lavar o quintal. (Ao lavar a calçada, em 15 minutos são gastos 225 litros.); Mantenha as torneiras, descargas, chuveiros, bóias de caixa d’água e tubulações sem vazamentos; Mantenha a caixa d’água sempre limpa e bem fechada.

Aplicação do Conhecimento A fim de atender as propostas sugeridas no PCN, propõe-se ao aluno a construção de um histograma utilizando-se da mesma conta de água utilizada anteriormente. Com isso o aluno fará uma analise de seu caso em específico, descobrindo os meses em que ele gasta mais e q deve ter mais atenção na “fiscalização” do uso da água. Desenvolvimento de usos de gráficos e análises… Consumo (m3)

Avaliação das Atividades Propostas As atividades propostas durante o desenvolvimento deste conteúdo (desafio e o histograma) deverão ser entregues juntamente com uma terceira atividade referente a visita didática (breve descrição de todo o processo de tratamento da água). Estas atividades serão somadas a avaliação final do aluno. Com isso o aluno fará uma analise de seu caso em específico, descobrindo os meses em que ele gasta mais e q deve ter mais atenção na “fiscalização” do uso da água. Desenvolvimento de usos de gráficos e análises…

CD SAAE

Referências www.saaesaocarlos.com.br Acesso em 14 de Junho de 2008. CANTO, E. L. Ciências Naturais – aprendendo com o cotidiano. 1º Edição.Editora Moderna: São Paulo, 2003.

Agradecimentos Equipe do E.T.A.-SAAE São Carlos Rua Carlos Botelho, 1201 Tel: (16) 3371-8300 www.saaesaocarlos.com.br