Introdução à Finanças FINANÇAS:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração Financeira – I
Advertisements

CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Profª Larissa de Lima Trindade.
Administração Financeira e Orçamentária
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O que são Finanças?
GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL
Visão Geral da Administração Financeira
Administração Financeira. INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Finanças aplicação de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa.
Conceitos de Governança Corporativa
FINANÇAS EM PROJETOS DE TI
Contabilidade, Estratégia Financeira e de Capital de Giro
Visão Geral da Administração Financeira
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO
Administração Financeira e Orçamentária II Introdução
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ Secretaria da Ciência e Tecnologia FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ   CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA.
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Administração Financeira e Orçamentária
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores.
Gestão Financeira aula 2
Pauta Fundamentos, objetivos, funções e ambiente da administração financeira Evolução da administração financeira Administração financeira contemporânea.
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Administração Financeira
O que é Gestão: Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida.
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
Lei /2014.
ROTINAS ADMINISTRATIVAS Instrutora: Angélica
Gestão Financeira Aulas 2 e 3
Lavratti.com Slide 1/4 Formação Profissional IV Governança Corporativa A governança corporativa é uma relação entre três partes: A gestão da organização;
Princípios Básicos de Finanças
Administração Financeira
Objetivos de Aprendizagem
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais;
GESTÃO FINANCEIRA 1 CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
1-Demonstrativos contábeis básicos
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
Objetivos de Aprendizagem
GESTÃO FINANCEIRA EM RH
Princípios e Objetivos da Administração Financeira
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
TIPOS DE EMPRESAS.
Oportunidades e Carreiras em Finanças. Mercados monetários e de capital; Investimentos; Administração financeira. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos.
André Amorim. Para que o gestor das finanças consiga tomar as decisões adequadas, o mesmo deverá identificar o verdadeiro objetivo da empresa; Segundo.
TEORIA DA CONTABILIDADE
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Administração Financeira
Disciplina: Gestão Financeira
Engenharia de Produção- Facamp Introdução à Administração Nascimento da grande empresa comercial Outubro de 1893 – peça teatral contando as vantagens e.
“ O papel e o ambiente da Administração Financeira”
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Objetivos de aprendizagem
PAPEL E ATIVIDADE DE FINANÇAS
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
Disciplina: Organização do Trabalho
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
1 Capítulo 1 – Introdução à Administração Financeira – Prof.Mônica O papel da ética e o valor das ações Nos últimos anos, a ética das atitudes de algumas.
Quais são as Origens (Fontes) dos Financiamentos (Recursos) ?
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais; Gestão de investimentos; Finanças empresariais. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças.
Administração Financeira e Orçamentária I
FINANÇAS CORPORATIVA 2ª PARTE - EMPRESA E AS FUNÇÕES FINANCEIRAS.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Sylvio Augusto De Mattos Cruz
Administração Financeira
CONTABILIDADE APOSTILA N.º 1
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
O que são finanças. O que é Administração Financeira
Contabilidade Gerencial
Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.
Transcrição da apresentação:

Introdução à Finanças FINANÇAS: É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem dinheiro.

Introdução à Finanças Importantes áreas e oportunidades em FINANÇAS: Serviços Financeiros Administração Financeira

Introdução à Finanças SERVIÇOS FINANCEIROS Lida com a prestação de assessoria e produtos financeiros. Envolve uma variedade de oportunidades de carreira: em bancos, planejamento financeiro pessoal, investimentos, bens imóveis e seguros.

Introdução à Finanças ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Lida com a s obrigações do administrador financeiro na empresa. Os administradores financeiros trabalham em tarefas financeiras tão variadas como planejamento, concessão de crédito para clientes, avaliação de investimento, assim como meios para obter recursos para financiar operações da empresa.

Introdução à Finanças ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Os administradores financeiros gerenciam ativamente questões financeiras de qualquer tipo de negócio, seja ele público ou privado, grande ou pequeno, com ou sem fim lucrativo.

Introdução à Finanças FORMAS BÁSICAS DE ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL: FIRMA INDIVIDUAL SOCIEDADE LIMITADA SOCIEDADES ANÔNIMAS

Introdução à Finanças FIRMA INDIVIDUAL Empresa de propriedade de uma pessoa e operada para seu próprio lucro. Responsabilidade ilimitada: a condição de uma firma individual permitindo que o total dos bens dos donos seja tomados para satisfazer os credores.

Introdução à Finanças SOCIEDADE LIMITADA Um negócio que é propriedade de uma ou mais pessoas e operado com fins lucrativos. Contrato Social: Usado para estabelecer formalmente uma sociedade de negócios.

Introdução à Finanças SOCIEDADE ANÔNIMA Uma entidade de negócios intangível criada por lei (muitas vezes chamada de pessoa jurídica). Acionistas: os proprietários de uma sociedade anônima cuja propriedade é evidenciada por ações ordinárias ou por ações preferenciais.

Introdução à Finanças CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Grupo eleito pelos acionistas da Sociedade Anônima e que tem a autoridade final na condução dos negócios da Sociedade Anônima e na concepção da política geral da empresa.

Introdução à Finanças FUNÇÃO DA ADM.FINANCEIRA A administração financeira relaciona-se estreitamente com Economia e Contabilidade, mas difere bastante destas áreas.

Introdução à Finanças ORGANIZAÇÃO DA FUNÇÃO FINANCEIRA O diretor Tesoureiro é responsável pelas atividades financeiras da empresa, tais como planejamento financeiro e por captar recursos, tomar decisões de desembolso de capital, assim como gerenciamento de caixa, crédito e fundo de pensão.

Introdução à Finanças O controller é responsável pelas atividades de contabilidade da empresa, tais como a contabilidade, gerenciamento de impostos, contabilidade financeira e de custos.

Introdução à Finanças O controller é responsável pelas atividades de contabilidade da empresa, tais como a contabilidade, gerenciamento de impostos, contabilidade financeira e de custos.

Introdução à Finanças RELAÇÃO COM ECONOMIA O campo de Finanças se relaciona estreitamente com a Economia.

Introdução à Finanças RELAÇÃO COM ECONOMIA Microeconomia Macroeconomia Análise marginal: Princípio econômico segundo o qual devem ser tomadas decisões financeiras e realizadas ações somente quando os benefícios adicionais superarem os custos adicionais Exemplo

Introdução à Finanças RELAÇÃO COM CONTABILIDADE Regime de Competência Regime de Caixa Exemplo Tomada de decisões

Introdução à Finanças Monitora a condição financeira da empresa ATIVIDADES-CHAVE DO GERENTE FINANCEIRO Monitora a condição financeira da empresa Avaliar a necessidade de um aumento (ou diminuição) da capacidade de produzir Determinar o financiamento requerido

Introdução à Finanças METAS DO GERENTE FINANCEIRO LUCRO RISCO RIQUEZA

Introdução à Finanças VALOR ECONÔMICO ADICIONADO EVA (Economic Value Added) é a medida usada por muitas empresas para determinar se um investimento contribui positivamente para a riqueza dos proprietários.

Introdução à Finanças STAKEHOLDERS apesar de a maximização da riqueza dos acionistas ser a meta principal, recentemente muitas empresas ampliaram seu enfoque para incluir os interesses dos stakeholders, que são grupos como empregados, clientes, fornecedores e credores, que têm uma ligação econômica direta com a empresa.