1ª série do Ensino Médio Professor Fláudio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Física.
Advertisements

MOVIMENTO UNIFORME S.
Cinemática Movimento uniformemente variado
Movimento Retilíneo Uniforme
Capítulo 1 O MOVIMENTO Índice remissívo.
Mecânica.
Movimento rectilíneo uniforme  MRU
Retas Tangentes Para definirmos tangência para curvas em geral, precisamos de um método dinâmico que leve em conta o comportamento das secantes que passam.
Rotação dos Corpos Rígidos
Calculo da vm da esfera no intervalo 2s a 6s
Movimento Uniforme Definição: Movimento realizado com velocidade constante, ou seja, não há mudança no valor da velocidade. v0 = vm = v. v0  Velocidade.
Cinemática Principais Fórmulas Movimento Uniforme (MU)
CINEMÁTICA Velocidade.
Física.
O que você deve saber sobre O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU)
OS MOVIMENTOS.
Cinemática Escalar 1. Introdução ao estudo da velocidade escalar média. Classificação dos movimentos quanto: a. Ao sentido do movimento sobre a trajetória;
Velocidade A velocidade de um corpo é dada pela relação entre o deslocamento de um corpo em determinado tempo. Pode ser considerada a grandeza que mede.
Fenômenos do Deslocamento Quantidade de Movimento Movimento:
ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORME
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
CINEMÁTICA.
MOVIMENTO (2) Prof. Cesário.
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti

Física - Movimentos Adaptado de Serway & Jewett por Marília Peres.
OS MOVIMENTOS.
Física!!! A origem da Física como teorias e conhecimentos organizados está na Grécia. A palavra Física vem de Physis (no grego) que significa Natureza.
FÍSICA Prof. Emerson Módulo 5.
Interpretação Geométrica da Derivada, definição e taxa de variação
MOVIMENTO UNIFORME (Aulas 13 e 14) Física A
Física Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Movimento Uniformemente Variado Prof. Paulo Costa
Graficamente temos Espaço variável Velocidade constante
Capitulo 2 - Cinemática do ponto material
Movimento Uniforme e Movimento Uniformemente Variado
Gráficos e Funções Horárias
Gráficos e Função Horária
:: GRÁFICOS DO MU e MUV ::
Movimento Uniformemente Variado (MUV)
Movimento Retilíneo e Uniforme
Professor: Diones Charles
Física Cinemática – Gráficos do MU Ilan Rodrigues.
Física.
Movimento acelerado EREM TRAJANO DE MENDONÇA Disciplina: Física
MOVIMENTO EM UMA LINHA RETA
Site: Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site:
FÍSICA I CINEMÁTICA ESCALAR JOÃO VICENTE.
MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO - MUV
FÍSICA.
MOVIMENTOS E LANÇAMENTOS
Movimento O que é o movimento?.
Exemplo 7. Encontre a velocidade instantânea da partícula descrita na Figura 1 nos seguintes instantes: (a) t = 1.0 s, (b) t = 3.0 s, (c) t= 4.5 s, e (d)
MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
Massa Indica quantidade de matéria de um corpo e também a medida da inércia do mesmo; É uma característica do corpo, não do local onde ele está; A balança.
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
Movimento uniforme s =
2º/2015 MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME - MRU AULA Nº 1
Tableau Sistema Etapa Física 3º EM Frente A: Mecânica
Professora: Paula Melo Silva
Mecânica: Cinemática Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
Aula 3 Movimento Retilíneo Uniforme PRÉ FÍSICA 2015/1 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
Representação Gráfica do movimento
Cinemática John Física Disciplina Professor. Velocidade Média Aceleração Média Unidade [m/s] Unidade [m/s²]
Física I Aula02 – Movimento Unidimensional 2009/2010.
2 – Movimento Uniforme / MU Site:
Mecânica Mecânica: Cinemática UM e MUV ENSINO DE FÍSICA.
Cinemática Professor John Disciplina Física.
ESTUDO DO MOVIMENTO O movimento é uniforme quando a velocidade escalar do móvel é constante em qualquer instante ou intervalo de tempo, significando.
Transcrição da apresentação:

1ª série do Ensino Médio Professor Fláudio C I N E M Á T I C A 1ª série do Ensino Médio Professor Fláudio

Movimento Uniforme (MU) Neste tipo de movimento a velocidade é constante (v = constante). A posição do corpo muda com o passar do tempo. A posição (s) do corpo em cada instante (t) é fornecida pela expressão: onde So é a posição inicial e V é a velocidade. Esta expressão é chamada função horária da posição (s = f (t)) para um movimento uniforme. Exemplo: Para este movimento a posição inicial (quando t = O) é So = 10 m e a velocidade é 2m/s. Para cada novo instante (t) a nova posição (s) será:

V>0 movimento progressivo V<0 movimento retrógado Se construirmos o gráfico s x t para qualquer movimento uniforme obteremos sempre uma reta inclinada. S S S S0 S0 S0 t t t V>0 movimento progressivo V<0 movimento retrógado V>0 movimento progressivo O valor da inclinação da reta nos fornece a velocidade do movimento.

A variação de velocidade é chamada aceleração. Movimento Variado Um movimento é variado quando a sua velocidade muda com o passar do tempo. A variação de velocidade é chamada aceleração.

Aceleração Conceitualmente, a aceleração é a taxa de variação da velocidade ou ainda o quanto muda a velocidade por unidade de tempo. Matematicamente, a aceleração é a razão entre o quanto variou a velocidade e o intervalo de tempo em que ocorreu essa mudança. Se no instante ti a velocidade do corpo é vi e no instante tf a velocidade é vf, a aceleração média (αm) do corpo é dada por: Os movimentos que apresentam aceleração são chamados movimentos variados. Se a velocidade aumenta (α) o movimento é acelerado, se a velocidade diminui o movimento é retardado. A aceleração instantânea é a aceleração que um corpo apresenta num determinado instante.

Movimento Uniformemente Variado (MUV) Quando um corpo apresenta aceleração constante durante um certo intervalo de tempo, dizemos que ele é uniformemente variado nesse intervalo de tempo. Para esses movimentos a aceleração média (αm) é igual a aceleração instantânea (α) durante todo o intervalo de tempo. Nesse caso Teremos que é a função horária da velocidade para um MUV. (v = f (t))

Exemplo: Se um objeto tem movimento cuja velocidade obedece à seguinte função horária: ( Unidades SI ) Isto significa que no instante t = 0, sua velocidade é vo = 20 m/s e que apresenta aceleração constante de 4 m/s2. A velocidade deste objeto irá aumentar conforme a tabela: Podemos então construir o gráfico v x t para este movimento.

Para qualquer MUV o gráfico v x t será sempre uma reta inclinada.

movimento progressivo acelerado

movimento retrógrado acelerado

Num gráfico v x t, o valor da inclinação da reta nos fornece o valor da aceleração.

Variação da posição (s) num (MUV) Além da velocidade (v), a posição (s) também muda com o passar do tempo. Para um movimento qualquer Se o movimento for uniformemente variado Substituindo-se a expressão 2 na expressão 1 S – S0 = ( V0 + t = V0 ) t 2 S – S0 = 2 V0 . t + t2 2 2 Então: S – S0 = V0 . t + t2 2 S = S0 + V0 t + t2 2 Esta expressão é a função horária da posição em função do tempo para um MUV. Ela nos fornece o valor da nova posição (s) em cada instante (t), desde que conheçamos os valores de S0, V0 e α.

Exemplo: Um MUV obedece a seguinte função horária: Este movimento apresenta posição inicial S0 = 10 m velocidade inicial V0 = 2 m/s aceleração α = 6 m/s2 Se construirmos o gráfico S x t para esse movimento obteremos: A curva obtida, num gráfico S x t, para um MUV será sempre uma parábola, cuja posição, no plano cartesiano, dependerá dos valores de S0, V0 e α