Perfil do Trabalhador da Camargo Corrêa Na Camargo Corrêa, o trabalhador é de gênero predominantemente masculino e tem 35 anos em média.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Advertisements

Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Mesa-redonda Análise e avaliação da aprendizagem em suporte ao aluno
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Relatório Unicef O Relatório da Situação Mundial da Infância, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desde 1980, traz na edição.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
A Pirâmide Etária do Brasil
Nome do Município data. Nome do Município data.
Nome do Município 00/00/0000 Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil e das comunidades.
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
Encontro CONSEME - Sul Capão do Leão (RS) 18 ago 10.
Apresentação do Projeto
APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
Panorama Educacional Brasileiro
Ministério da Educação
Desafios aos Futuros Engenheiros
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Oportunidades / Desafios Brasília – 18 e Ministério do Trabalho e Emprego.
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
Cenário da Construção Civil
Estudo de Viabilidade para Inserção Segura de PCD na Construção Civil
Formação Profissional na Construção Civil
AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NO GOVERNO RELATÓRIO DA OCDE
Glauce-Mônica Vilela Souza
Apresentação. apresentação O curso de especialização em “Estratégias Competitivas” visa capacitar profissionais para melhor atuação no mercado, desenvolvendo.
Adelma Sobreira de Lima Mônica Alves da Silva Abril 2011
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
O que é o Pronatec? O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar.
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO E RENDA - SST DIRETORIA DE JUVENTUDE, TRABALHO, EMPREGO E RENDA – DJER.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Mapa Estratégico da Indústria
Logística Empresarial voltada ao Gerenciamento de Recursos Humanos
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Turismo: planejamento, diálogo e futuro 10º Fórum Panrotas 13 de março de 2012.
OBJETIVO: Desenvolver um sistema próprio de ensino bilíngue posicionando o Colégio AZ entre as melhores instituições da região. Na sequência, difundir.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
“Qualificação Profissional: construindo
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
PLANO DE METAS PELA EDUCAÇÃO DE ALAGOAS
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
O que falta ao trabalhador brasileiro
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Demanda e Capacitação de Recursos Humanos em Biotecnologia
A Política de Formação Continuada em Ouvidorias (Profoco), coordenada pela Ouvidoria-Geral da União (OGU), tem por finalidade capacitar trabalhadores em.
Produtividade, Formação Profissional e Crescimento Inclusivo
Como Atrair e Reter Associados
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
TransFormação: Habilidades para Produtividade
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Educação básica de qualidade para todos
ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PROJETO ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PALESTRANTE PRONATEC – AULA INAUGURAL.
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Sistema de Administração de Carreiras
A indústria transforma a sua vida: Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência na Indústria Florianópolis, 27 de julho de 2012.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
POLÍTICA SOCIAL IV UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS TRABALHO E RENDA Aluno: Cléber Tadeu Moraes Castro Profª: Cristine Jaques Ribeiro POLÍTICAS PÚBLICAS.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Coordenação Geral de Programas Especiais e Complementares
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
A relevância do setor de Contact Center na economia brasileira Setembro de 2014.
Visa favorecer o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais de universitários dos cursos das Áreas de Engenharia para atuar.
Transcrição da apresentação:

Perfil do Trabalhador da Camargo Corrêa Na Camargo Corrêa, o trabalhador é de gênero predominantemente masculino e tem 35 anos em média. Podemos dizer que mais de 40% dos trabalhadores são caracterizados como pertencentes à “geração Y”.

Gênero e Idade – Tendências Gênero – Participação feminina (em milhares) Idade – Participação dos jovens Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério do Trabalho Fonte: CPS/FGV a partir dos microdados da PNAD/IBGE A tendência é de diminuição do número de jovens na construção civil muito possivelmente devido ao aumento da escolarização e ao acesso a outras alternativas de trabalho. Na busca de melhora de seu nível educacional, o jovem brasileiro tem optado por começar a trabalhar mais tarde e escolhido ocupações menos braçais e mais qualificadas que as oferecidas no setor da construção (conforme pesquisa “Trabalho, Educação e Juventude na Construção Civil”). Há também um aumento no número de mulheres, apesar da fatia ser bastante pequena. De 2006 a 2008, 69 mil mulheres passaram a trabalhar nos canteiros de obras. Elas ocupam, normalmente, postos mais qualificados e, por isso, chegam a ter o salário individual médio 3x superior ao masculino.

Salário e Empregabilidade Salário de admissão dos trabalhadores da construção civil (R$ de março 2010) Desemprego do trabalhador na construção paulista Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério do Trabalho O salário médio de admissão do trabalhador da construção civil era de R$ 874,00 , em março de 2010. Os programas governamentais (ex: Minha Casa, Minha Vida), eventos internacionais (Copa do Mundo e Olimpíadas) e obras do PAC impulsionam a demanda por mão de obra e elevam os salários na construção civil, reduzindo a taxa de desemprego. Fonte: PNAD/IBGE.*Projeção FGV

Escolaridade Escolaridade dos trabalhadores Cursos de da construção civil Cursos de Educação Profissional Frequentou 17,8% (19,72%) Não Frequentou 82,2% (80,28%) Qualificação Profissional 15,29% (16,07%) Graduação Tecnológica 0,10% (0,11%) Ensino Médio Técnico 2,41% (3,54%) Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério do Trabalho Fonte: CPS/FGV a partir dos microdados da PNAD/IBGE A escolaridade do trabalhador da Construção Civil em 2010 ainda era de 1 a 8 anos, porém pode-se perceber uma tendência de aumento de profissionais de escolaridade superior a 8 anos. O profissional da construção civil, em sua maioria(aprox. 80%), não possui curso de educação profissional, e os que possuem têm preferência por cursos específicos de qualificação, como os do Senai.

Programas de Formação de Profissionais - Camargo Correa Programa Geração Sustentável, realizado na região da Usina Hidrelétrica de Jirau. Foram atendidos mais de 11.000 profissionais, das quais aproximadamente 8 mil foram formados. O projeto foi ganhador do Prêmio SESI Qualidade no Trabalho 2010. Programa de Operadores Polivalentes, tem o objetivo de capacitar os operadores de equipamentos pesados. Foram formados aproximadamente 2.600 profissionais, e aproximadamente 5700 foram habilitados como polivalentes. Programa de Treinamento e Valorização de Encarregados e Supervisores, que busca o aprimoramento da gestão do conhecimento operacional, reforçando os padrões da empresa e o papel de liderança do público-alvo. Já foram formados aproximadamente 2100 encarregados Capacitação profissional para funcionários e para pessoas das comunidades do entorno das obras por meio de parcerias com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – Plano Brasil Sem Miséria / Pronatec e com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Programas de Formação de Profissionais - Camargo Correa Programa Geração Sustentável, realizado na região da Usina Hidrelétrica de Jirau. Foram atendidos mais de 11.000 profissionais, das quais aproximadamente 8 mil foram formados. O projeto foi ganhador do Prêmio SESI Qualidade no Trabalho 2010. Programa de Operadores Polivalentes, tem o objetivo de capacitar os operadores de equipamentos pesados. Foram formados aproximadamente 2.600 profissionais, e aproximadamente 5700 foram habilitados como polivalentes. Programa de Treinamento e Valorização de Encarregados e Supervisores, que busca o aprimoramento da gestão do conhecimento operacional, reforçando os padrões da empresa e o papel de liderança do público-alvo. Já foram formados aproximadamente 2100 encarregados Capacitação profissional para funcionários e para pessoas das comunidades do entorno das obras por meio de parcerias com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – Plano Brasil Sem Miséria / Pronatec e com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Metodologia A qualificação profissional foi efetivada por meio de aulas teóricas e práticas, desenvolvidas pelo SENAI. O aluno receberá um kit individual, contendo material didático/consumo e camiseta como uniforme. Os cursos tiveram o módulo de competências básicas e Específico: QSMS – Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Social (20 H/A), que proporcionará ao aluno aprender a ser e a conviver no mundo do trabalho. Habilidades Básicas (08 H/A), despertar novas habilidades para um bom relacionamento com a equipe de trabalho. Específico na área com carga horária adequada ao curso.

Centro de Treinamento – Dentro da Obra

Unidade Móvel – Fora da Obra

Centro de Excelência em Educação e Tecnologia Sebastião Camargo

Programas de Formação de Profissionais - Camargo Correa Programa Geração Sustentável, realizado na região da Usina Hidrelétrica de Jirau. Foram atendidos mais de 11.000 profissionais, das quais aproximadamente 8 mil foram formados. O projeto foi ganhador do Prêmio SESI Qualidade no Trabalho 2010. Programa de Operadores Polivalentes, tem o objetivo de capacitar os operadores de equipamentos pesados. Foram formados aproximadamente 2.600 profissionais, e aproximadamente 5700 foram habilitados como polivalentes. Programa de Treinamento e Valorização de Encarregados e Supervisores, que busca o aprimoramento da gestão do conhecimento operacional, reforçando os padrões da empresa e o papel de liderança do público-alvo. Já foram formados aproximadamente 2100 encarregados Capacitação profissional para funcionários e para pessoas das comunidades do entorno das obras por meio de parcerias com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – Plano Brasil Sem Miséria / Pronatec e com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Conceito do Programa - PROP

Objetivo do Programa - PROP

Simuladores - PROP

Programas de Formação de Profissionais - Camargo Correa Programa Geração Sustentável, realizado na região da Usina Hidrelétrica de Jirau. Foram atendidos mais de 11.000 profissionais, das quais aproximadamente 8 mil foram formados. O projeto foi ganhador do Prêmio SESI Qualidade no Trabalho 2010. Programa de Operadores Polivalentes, tem o objetivo de capacitar os operadores de equipamentos pesados. Foram formados aproximadamente 2.600 profissionais, e aproximadamente 5700 foram habilitados como polivalentes. Programa de Treinamento e Valorização de Encarregados e Supervisores, que busca o aprimoramento da gestão do conhecimento operacional, reforçando os padrões da empresa e o papel de liderança do público-alvo. Já foram formados aproximadamente 2100 encarregados Capacitação profissional para funcionários e para pessoas das comunidades do entorno das obras por meio de parcerias com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – Plano Brasil Sem Miséria / Pronatec e com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Conceito Material todo ilustrado e graficamente trabalhado para apresentar os assuntos de forma leve e clara. Na aplicação dos módulos, as atividades são lúdicas, facilitando a absorção dos conteúdos e a integração dos participantes.

Identidade Visual Capas: Manual do Encarregado Fase 1, Fase 2 e Cartilha do SIGO

Programas de Formação de Profissionais - Camargo Correa Programa Geração Sustentável, realizado na região da Usina Hidrelétrica de Jirau. Foram atendidos mais de 11.000 profissionais, das quais aproximadamente 8 mil foram formados. O projeto foi ganhador do Prêmio SESI Qualidade no Trabalho 2010. Programa de Operadores Polivalentes, tem o objetivo de capacitar os operadores de equipamentos pesados. Foram formados aproximadamente 2.600 profissionais, e aproximadamente 5700 foram habilitados como polivalentes. Programa de Treinamento e Valorização de Encarregados e Supervisores, que busca o aprimoramento da gestão do conhecimento operacional, reforçando os padrões da empresa e o papel de liderança do público-alvo. Já foram formados aproximadamente 2100 encarregados Capacitação profissional para funcionários e para pessoas das comunidades do entorno das obras por meio de parcerias com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – Plano Brasil Sem Miséria / Pronatec e com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Oportunidades e Vantagens com a Parceria Legado para a comunidade com a formação de mão de obra capacitada e aumento da empregabilidade; Atendimento do histograma de mão de obra do projeto; Redução nos custos com recrutamento e seleção; Estreitamento das relações da empresa com parceiros no Governo Federal; Utilização estratégica e alinhada em cadeia dos recursos públicos; Ganhos de imagem para a empresa; Não gera custo de capacitação para a Camargo Corrêa.

Principais Desafios Diferença entre o timing dos Órgãos Público e da empresa; Complexidade da Implantação da Parceria em cada localidade; Planejamento antecipado da empresa para casar a demanda de capacitação com períodos de Pactuação do MEC; Demanda do mercado maior que disponibilidade orçamentária do MEC, restringindo o número de vagas disponibilizadas para área de Infraestrutura.

Carolina Righi De Stefano Gerente de Responsabilidade Social Contato Carolina Righi De Stefano Gerente de Responsabilidade Social crighi@camargocorrea.com f: (11) 2787-4290