ELABORAÇÃO DE PROJETOS

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Transcrição da apresentação:

ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens Ivinhema-MS-2011

Elaboração de Projetos Objetivos Elaboração de Projetos Propicia aos professores o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola.

2. ORGANIZAÇÃO DO CURSO: Duração de 8 a 10 semanas; Três eixos conceituais – Projeto, Currículo e Tecnologias; 1º Encontro presencial – Data 14-05-2011 Eixo 1 de estudos e prática: Projeto, com duração de três semanas; 2º Encontro presencial- Data- 18-06-2011 Eixo 2 de estudos e prática: Currículo, com duração de três semanas; 3º Encontro presencial- Data- 16-07-2011 Eixo 3 de estudos e prática: Tecnologia, com duração de duas semanas.

Avaliação e Certificação A certificação é de responsabilidade da Coordenação Estadual do Programa, representada pela Secretaria Estadual de Educação. Os critérios para obtenção da certificação são: a nota mínima final de 7,0 (sete inteiros) e 75% de participação nas atividades propostas nos encontros presenciais e a realização dos trabalhos a distância. A avaliação do Cursista é processual, isto é, considera a participação nos encontros presenciais e as produções individuais e grupais desenvolvidas a partir das atividades propostas com respeito aos objetivos de aprendizagem.

Eixo 1

Neste primeiro eixo do curso Elaboração de Projetos vamos estudar o conceito de projeto, fazendo um resgate histórico para conhecer suas características metodológicas e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem, principalmente quando se integra o uso das tecnologias e mídias.

Eixo 2

Eixo 2 No eixo 2 do curso Elaboração de Projetos, nos dedicaremos ao desenvolvimento do PITEC – Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo, em articulação com estudos que propiciem melhor compreender o que seja o currículo que se constrói à medida que se desenvolve o projeto.

Eixo 3

Neste terceiro eixo – o último – do curso Elaboração de Projetos, vamos analisar e sistematizar a experiência realizada com o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo – PITEC.

EIXO 1

OBJETIVOS DO EIXO 1 Planejar e elaborar o Projeto de sala de aula integrado com o uso das tecnologias e mídias; Propiciar a reflexão sobre a aprendizagem.

ATIVIDADE 1.1 – Meu projeto pessoal / profissional Relato (editor texto). Postar: Biblioteca – Material do aluno - Tema: Projeto pessoal/ profissional. Conhecer as atividades elaboradas pelos colegas. Após acessar o Fórum “ Meu projeto pessoal / profissional e postar um comentário sobre os relatos dos colegas. Realizar esta atividade no momento presencial.

ATIVIDADE 1.2 – Diálogo Teórico Escolher um dos teóricos apresentados e destacar um aspecto que considere importante para o trabalho por projeto. Compartilhar com os colegas no Fórum “ Diálogo teórico” Ler, observar e analisar dentre os aspectos destacados as ideias convergentes destes educadores em torno do conceito de projeto.

ATIVIDADE 1.3 – Projeto e suas características Ler a entrevista Como se trabalha com Projeto Escrever suas considerações e compartilhar no Fórum “Projeto e suas características” Ler as considerações dos colegas e contribuir novamente argumentando sobre a temática.

ATIVIDADE 1.4 – Banco de dados Elaborar um relato, conforme roteiro – experiência desenvolvida ou conhecida. Postar em “ Banco de projetos” – Biblioteca / Material do aluno. Acessar as atividades do colegas para conhecer seus projetos.

ATIVIDADE 1.5 – Proposta de projetos Anotar os aspectos relevantes observados no Banco de projetos; Levantar as tecnologias existentes na escola / outros materiais que julgar interessante para o trabalho com projeto; Compartilhar no Fórum “ Esboçando o Projeto” algumas estratégias como: levantar o tema, organização STE, registro e publicação do processo e resultado do projeto; Elaborar a proposta do Projeto, usando Roteiro Projeto; Postar em “Proposta de Projeto” na Biblioteca – Material do aluno.

ATIVIDADE 1.6 – Reflexão sobre a aprendizagem Acessar o item Diário de Bordo; Selecionar seu nome na listagem; Escrever sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo.

ATIVIDADE 2.1 – Painel da Proposta do Projeto Elaborar uma síntese com as principais características da Proposta do Projeto (Ativ. 1.5); Postar apresentação desta atividade na Biblioteca/ Material do Aluno, tema “Apresentação do Projeto”; Ler o trabalho dos colegas, anotando dúvidas e sugestões para participar da “Roda Reflexiva Coletiva” discutindo os aspectos levantados na turma; Atividade para ser apresentada no segundo encontro presencial.

SUGESTÕES: O Cursista precisa ser autodidata; Saber melhor forma de estudo; Realizar tarefas sem cobranças de um professor; Ser curioso; Questionar e dar sugestões; Explorar o material didático; Organizar uma agenda de estudos; Organizar um esquema próprio de acompanhamento de suas atividades; Organizar seu material de estudos; Buscar contato com seu tutor; Participar de todas as atividades propostas. Dúvidas acessar o wiki do tutor. Oficina, de apoio aos cursistas todas as quartas-feiras- Precisa confirmar antes por email ou telefone.

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO 1. O projeto do curso deverá contemplar ações de formação (STE) e ensino (professor regente com pouco utilização da STE); 2. Além de contemplar mídias, o produto final do projeto deverá ser um conteúdo disciplinar; 3. As ações de formação deverão ser inéditas, ou seja, ações com tecnologias e mídias diferentes das apresentadas no evento anterior; 4. Temas como folclore, meio ambiente, consciência negra, dengue deverão ser evitados; 5. Não serão aceitos projetos de formação e ensino já desenvolvidos em outros momentos ou ministrados pelo NTE; 6. Todas as etapas de execução do projeto (tanto formação como ensino) deverão ser registradas para posterior elaboração da apresentação; 7. O trabalho apresentado no evento será em forma de vídeo (de 05 a 08 minutos) com apenas uma introdução do Professor da STE (relato de experiência).

(...) Qualquer pessoa pode “começar", mas apenas os ousados “terminarão". (...) Napoleon Hill