Corrida de Orientação Pós graduação FMU, São Paulo, Agosto de 2009

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Normas da APA Tabelas e Figuras.
Transcrição da apresentação:

Corrida de Orientação Pós graduação FMU, São Paulo, Agosto de 2009 Professor: Rogério Campos 1 1

ORIENTAÇÃO É UM ESPORTE EM QUE O PRATICANTE TEM QUE PASSAR POR PONTOS DE CONTROLE MAR-CADOS NO TERRENO NO MENOR TEMPO POSSÍVEL, COM AUXILIO DE UM MAPA E DE UMA BÚSSOLA.

No terreno, são marcados: A PARTIDA

Os Pontos de Controle 5

A Chegada.

PONTO DE CONTROLE O ponto de controle é um acidente da na-tureza ou artificial sinalizado por um prisma equipado com material para o atleta provar a sua passagem.

PERCURSO DE ORIENTAÇÃO O percurso de orientação é constituído de triângulo de partida, pontos de controle, per-nadas e chega-da

Trilha de tráfego humano ou animais, permite velocidade de competição.

Indicadas pelo formato da planta horizontal. Construções Indicadas pelo formato da planta horizontal.

Tronco e outros objetos especiais vegetais Representada por um “X” (verde)

Representação: “X” cor marrom. Cupim e outros objetos especiais de altimetria Representação: “X” cor marrom.

Lago Representadas na forma de suas bordas (azul) Bordas pretas qdo intransponíveis.

Floresta Corrida Difícil. Pouca visibilidade e arbustos fechados reduzem a velocidade em 10-50% da normal. 13

14

15

8 5 7 6 9 4 10 3 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 H18/D20 2.2000m 190m - - 40 32 35 42 38 44 67 36 34 45 50 100m 2 11 1

67 países membros, 75 é o limite exigido pelo COI para as Olimpíadas IOF países membros, 2006 67 países membros, 75 é o limite exigido pelo COI para as Olimpíadas 17

ORIENTAÇÃO PEDESTRE Esta modalidade é disputada pelo competidor a pé nas distâncias sprint, média, longa e maratona.

Precisão

Sobre Bicicletas

Triathlon de orientação 21

Corrida de Orientação Indoor 22

Orientação por celular

Um desporto para toda a vida

25

Enduro a Pé Trekking de Regularidade Caminhada Esportiva Rally a Pé

(Enduro de Jipe + Caminhada Ecológica) ENDURO A PÉ (1989 - 1993) “Trekking” “Migrando” (Enduro de Jipe + Caminhada Ecológica)

O que é ENDURO A PÉ? Caminhada técnica de regularidade disputada entre equipes que devem percorrer uma trilha desconhecida, conforme planilha apresentada, mantendo a velocidade estipulada a fim de atingir o tempo ideal em qualquer parte do percurso.

OBJETIVO Realizar o percurso pré-determinado no tempo exato (velocidade média). Cada segundo adiantado ou atrasado, acumula-se pontos. A equipe que menos pontos acumular durante a prova é a vencedora.

“O ESPORTE QUE CAMINHA!” Esporte Fácil Baixo Custo / Investimento Interação com a Natureza Competitividade dentre várias faixas etárias Competitividade entre os sexos Baixa incidência de lesões

EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS Calçado apropriado para caminhadas (Bota ou tênis) Bússola / Relógio Digital Pochete / Mochila Squeeze / Cantil Prancheta / Caneta / Calculadoras Boné / Chapéu (Protetor Solar) Plástico de proteção Kit de 1º Socorros Lanternas e pilhas sobressalentes

Equipes com 3 a 6 integrantes Funções dentro da equipe: - Navegador - Calculista / Ritmista - Contador de Passos

NAVEGADOR Responsável pela leitura da planilha, leitura de bússola e pela orientação da equipe quanto ao caminho a seguir.

CALCULISTA Responsável por informar a equipe do tempo ideal (ou se está adiantado ou atrasado) durante todo o percurso através de contas elaboradas no momento ou antecipadamente

CONTADOR DE PASSOS Responsável por informar a equipe a metragem correta até determinado ponto, utilizando como método a contagem dos próprios passos.

A PLANILHA Tem desenhadas as “Referências” com as respectivas metragens e as setas com a direção a ser seguida. Pode conter em alguns quadros somente as metragens e em outros a indicação de um grau de bússola.

Velocidade média (em metros por minuto) a ser usada apenas neste trecho. Indicação de bússola. Pode ser “Siga sempre na direção” ou “Siga pela trilha”. Distância em metros desde a referência anterior. Referência visual. Pode ser uma curva, uma entrada de trilha, uma casa, etc. Distância em metros desde o início do trecho. Orientações extras. Devem ser lidas com extrema atenção. Número da página da planilha; categoria e nome do evento.

O CÁLCULO Para se conseguir o tempo ideal em determinado ponto, deve se usar a fórmula: Tempo = Espaço Velocidade Ex: A velocidade média é 50m/min...qual o tempo que estarei nos 150 metros? X = 150  50 = 3,00 minutos

O Posto de Controle (PC)

* Pessoa ou aparelho que anota o tempo exato da passagem da equipe e repassa esta informação para a organização. Podem ser: PC de Tempo – Anota o tempo de passagem da equipe. PC Virtual – Anota a metragem que a equipe diz que percorreu desde algum ponto informado na planilha. PC Especial – Anota pontos perdidos ou não pela equipe na realização de algum prova especial. PC do Erro – Colocado fora da trilha, marca 2000 pontos perdidos caso a equipe passe por ele.

Neutro: Parada para descanso, hidratação e alimentação. Deslocamento: Trecho em que não é necessária a manutenção de velocidade. Existe um tempo limite para se completar o percurso.

“Se a Aventura é perigosa, o tédio é letal!” MUITO OBRIGADO