O Planeta Terras.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cartografia.
Advertisements

Climas do Continente Americano
Prof. Adriana Amorim Ciências – 6º ano Colégio MV
A TERRA NO ESPAÇO.
Zona Climática.
O Planeta Terras.
PROF: EDUARDO ELIAS DE OLIVEIRA SOBRINHO
Sistema de Coordenadas Geográficas (Rede Geográfica)
Introdução a Geografia e Cartografia
Alterações Climáticas
translação e rotação da Terra e as estações do ano
Geografia -Localização-
COORDENADAS GEOGRÁFICAS, FUSOS HORÁRIOS E HORÁRIO DE VERÃO
Prof. Raphael Barbosa Ramos
TIPOS CLIMÁTICOS E FORMAÇÕES VEGETAIS
Estações do ano Hemisfério sul Hemisfério norte ٭ 21 dezembro = verão
MOVIMENTOS DA TERRA, ESTAÇÕES DO ANO,
O Planeta Terra As estações do ano.
Estações do Ano APRENDER JOGAR PRIMAVERA VERÃO OUTONO INVERNO
Movimentos de rotação.
As Estações do Ano.
A Astronomia e os Gnômons Caio B. G. C. Gnômon?
Estações do ano Sair Iniciar.
O frio do inverno passou!
Localização absoluta Recorremos à localização absoluta, baseada num sistema de círculos e linhas imaginárias dispostas de forma regular sobre a superfície.
COLÉGIO DOM BOSCO DE AMERICANA
Professora - Ana Maria 6º anos 2011
As Estações do Ano.
Capítulo 6 Os movimentos da Terra.
Ciências Físico-Químicas
Geografia 2011/12.
Cartografia II Movimento de rotação
Formas de Orientação: Localização Relativa e Localização Absoluta
COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE PLANETA TERRA – 5º ANO
Nosso planeta e sua vizinhança cósmica
A Terra: as estações do ano
Estações do ano André Luiz da Silva Minicurso de
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM ESTAÇÕES DO ANO?
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 4 - CONHECENDO MELHOR O PLANETA TERRA
Orientação e localização no espaço geográfico
Elementos geométricos do Globo Terrestre
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO
O que é clima? O clima é caracterizado pela repetição das condições de umidade e temperatura em um determinado lugar ao longo de um período de observação.
Capítulo 2 - Localização e orientação
Localização absoluta Trabalho realizado pela docente Sara Sousa.
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ EAM FUNDAMENTOS DE METEOROLOGIA
A Terra Forma e Movimentos.
MOVIMENTOS DA TERRA, ESTAÇÕES
EXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 02.
FATORES CLIMÁTICOS.
Trabalho de Geografia sobre as estações do ano
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 01.
Primavera, verão, outono e inverno
AULA 1 CARTOGRAFIA – PARTE 1
Coordenadas geográficas e movimentos da Terra
Formanda Conceição Mimoso
A Rede Geográfica.
Coordenadas geográficas e movimentos da Terra
SISTEMA DE FUSOS HORÁRIOS E ZONAS CLIMÁTICAS
GEOGRAFIA.
Planeta Terra Professor Diego Alves de Oliveira. Sistemas de referência Podemos nos orientar por dois modos básicos: 1) com objetos no espaço geográfico.
Movimentos da Terra e estações do ano
TEMPO X CLIMA Professor: Jeferson Geografia – 1º EM.
Escola Alternativo EJA Modalidade EAD Geografia: Dinâmica Externa da Terra Tutor Alvaro Amaral.
PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTOS.
ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO. COORDENADAS GEOGRÁFICAS São um conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre o globo que permitem localizar qualquer ponto.
Prof. José Victor Instituto GayLussac
AS Estações do ano.
Transcrição da apresentação:

O Planeta Terras

TERRA O LOCAL QUE NOS FOI CEDIDO PARA HABITARMOS A terra é de formato aproximadamente esférico, ou seja, ligeiramente achatada nos pólos o formato é demoninado geóide. E seus diâmetros, equatorial e polar têm 12.753 km e 12.711 km, respectivamente.

A terra se desloca ao redor do sol – movimento de translação 365 dias e 6 horas (5h:48min) e em 366 dias uma vez a cada quatro anos (ano bixesto), a uma velocidade aproximada de 30 km/segundo, percorrendo no espaço de um ano, perto de 965 milhões de km.

Ela também gira ao redor de si mesma ou seja do seu eixo imaginário – movimento de rotação – 24 horas, cumprindo uma rotação por dia sobre o seu próprio eixo – eixo terrestre. O eixo terrestre está inclinado em relação ao plano do movimento da Terra em trono do sol.

Curiosidade No planeta terra encontramos as coordenadas geográficas: latitude e longitude. Que é o conjunto de linhas imaginaria (paralelo e meridiano), traçado sobre mapas e globos.

Paralelas: São linhas horizontais, a principal é a linha do Equador a qual divide a terra em dois hemisférios Norte e Sul.

Lembrando que os pontos cardeais são: Norte – N Sul – S Oeste – O ou W Leste – L ou E

Pois as linhas paralelas recebem graus que varia de 0º a 90º ao norte e de 0º a 90º ao sul esses graus recebem o nome de latitudes.

As principais linhas paralelas são: Círculo Polar Ártico – 66º 33’- (latitude); Tropico de Câncer – 23º 27’ (latitude); Linha do Equador – 0º (latitude); Tropico de Capricórnio – 23º 27’ (latitude) Circulo Polar Antártico – 66º 33’ (latitude)

Alem dessas linhas imaginaria principais encontramos outras entre elas que podem varia de 15º, 20º. Lembrando que a ultima linha deve ser de 90º de latitude n/s.

Meridianos São linhas verticais traçadas a partir do pólo Norte ao Pólo sul, esses meridianos podem variar de 0º a 180 º a Oeste e de 0º a 180° a Leste essas medidas em graus recebem o nome de longitudes.

O principal meridiano é o de Greenwich o qual é o ponde de partida para Oeste ou leste, por isso sua longitude e de 0º.

Sendo assim a partir dessas linhas imaginarias paralela e meridianos a terra recebe luz e calor de maneira diversificada, por essa razão costuma-se dividir a superfície terrestre em zonas climáticas:

Devido a inclinação do eixo e a forma da Terra, a luz e o calor do sol, não chega com a mesma intensidade em todos os lugares do planeta.

Próximo ao equador a intensidade do calor é mais elevada; Já nos pólos o calor é menor intensidade.

Zona polar – Norte Zona Temperada – Norte Zona tropical – Norte Em função das diferenças de intensidade de luz e calor que recebe do sol, a Terra é dividida em três zonas climáticas: Zona polar – Norte Zona Temperada – Norte Zona tropical – Norte Zona tropical - Sul Zona Temperada – Sul Zona Polar – Sul

A principal conseqüência do movimento de translação é a determinação das estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Outono : De 21 de março a 21 de junho – No hemisfério Sul / hemisfério Norte (Primavera) Conhecido como o tempo da colheita. Os dias ficam mais curtos e mais frescos. As folhas e frutas, já estão bem maduras e começam a cair no chão. Os jardins e parques ficam, coberto de folhas de todos os tamanhos e cores.

Inverno: De 21 de junho a 23 de setembro - No hemisfério Sul / hemisfério norte (Verão). É a estação mais fria do ano. Os dias são curtos e por isso escurece mais cedo. No sul do Brasil é comum ver a neve cair, cobrindo o chão e as plantas. Já nas outras regiões como São Paulo e Rio de Janeiro, é a chuva quem dá o ar da sua graça. Como a temperatura cai nessa fase, às pessoas tendem a passar mais tempo dentro de casa, principalmente debaixo das cobertas!

Primavera: De 23 de setembro a 21 de dezembro Primavera: De 23 de setembro a 21 de dezembro. Hemisfério Sul / hemisfério Norte (Outono) Ah, essa é a estação mais florida do ano! Representa a época primeira, a estação que antecede o Verão. Com o fim do inverno, os voltam a ser mais longos e quentes. Este é o período em que os animais se reproduzem e constroem seus ninhos. Os insetos como as borboletas e abelhas, voam de flor em flor em busca néctar que as flores possuem. A temperatura não é tão baixa e nem tão alta fazendo da primavera uma época muito agradável.

Verão: De 21 de dezembro a 21 de março Verão: De 21 de dezembro a 21 de março. Hemisfério sul / hemisfério norte (Inverno) É a estação mais quente do ano. Muito calor e dias bem longos. As temperaturas estão lá em cima. As árvores estão verdes e carregadas de frutas. Neste período a Terra recebe mais chuva por causa da vaporização das águas. O céu fica, ás vezes, fica nublado com pesadas nuvens que são o acúmulo de águas dos rios e dos mares transportadas para a atmosfera em forma de vapor. O verão é uma estação muito gostosa, com a chegada das férias e um clima de alegria no ar.