A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Advertisements

AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
A Segunda Revolução industrial
Quem tem direito ? Video 2:53
A Revolução Industrial Séc. XVIII
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Atividade Industrial Setor secundário.
PIB- Produto Interno Bruto
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
A INDUSTRIALIZAÇÃO.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OBJETIVOS.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OBJETIVOS.
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
O IMPERIALISMO NA ÁSIA E NA ÁFRICA
Revolução Industrial Revolução ou evolução ?
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Crítica ao conceito revolução.
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
Século XIX Educação Nacional.
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
Geografia Geral Prof. JORGE.
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO DIT
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Introdução à Engenharia de Produção 1.º Semestre Eng.ª de Produção
A Revolução Industrial
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Prof. Everton da Silva Correa
Fatores que favoreceram o surgimento da Sociologia
Indústria Do artesanato ao robô.
MUDANÇA DO ESPAÇO URBANO
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS Revolução Industrial
A primeira Revolução Industrial
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
EUA final do século XIX e início do século XX.
AVALIAÇÃO BIMESTRAL -HISTÓRIA– VII ANO Professora: Poliane Camila
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
O CAPITALISMO CONCORRENTE E AS CIDADES
O desenvolvimento da produção – Substituição do trabalho artesanal pelo trabalho mecanizado: 1.1. Etapas do processo de produção: * Artesanal: O.
Capítulo 16 – Processo de desenvolvimento do capitalismo
Evolução Industrial.
Revolução Industrial na Europa (Séc. XVIII e XIX)
Aula Multimídia.
Revolução Industrial Slide já disponível em
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
A partir do século XVIII
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: transformação radical no processo de produção de produtos para o consumo, que provocou mudanças nas estruturas.
Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização
UFRN- CERES PIBID - GEOGRAFIA EEAA - ENSINO MÉDIO INOVADOR
O processo de desenvolvimento do capitalismo
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
DIT.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
A indústria.
História | Professora Arluce Dantas Bezerra | 8º ano
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
Professora Odeti Ertel. Começa na Inglaterra, em meados do século XVIII. Caracteriza-se pela passagem da manufatura à indústria mecânica. A introdução.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Israel Frois. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
Revolução Industrial. O que foi? Onde ocorreu? Conjunto de transformações ocorridas na Europa Ocidental, que substituiu o trabalho artesanal pelo trabalho.
Geografia Rede SESI de Educação.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Aula 66 – Capítulo 32. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
Geohistoriaenem.blogspot.com.br REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DEFINIÇÃO:  TRANSFORMAÇÕES TÉCNICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS QUE ALTERARAM A ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
Revoluções Tecnológicas. Primeira Revolução Esse processo trouxe modificações significativas na economia e na sociedade, que se tornaram mais complexas,
Transcrição da apresentação:

A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX. Ao longo do processo (que de acordo com alguns autores se registra até aos nossos dias), a era da agricultura foi superada, a máquina foi superando o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relação entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos. Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor.

Primeira fase da revolução Industrial Essa Revolução Industrial foi um processo iniciado na Inglaterra, aproximadamente na metade do século 18, que teve como um dos principais acontecimentos a invenção da máquina a vapor e sua aplicação na produção têxtil, ou seja, na fabricação de fios e tecidos, as cidades passaram a crescer, em alguns casos, num ritmo bastante acelerado; o campo conheceu um processo de mecanização.

máquina a vapor PRODUÇÃO TÊXTIL

Segunda fase da revolução Industrial Na Segunda Revolução Industrial, entre meados do século 19 e meados do século 20, diversos inventos passaram a ser produzidos e comercializados: automóvel, telefone, televisor, rádio, avião, sempre controlados pelas grandes empresas multinacionais que possuem sedes nos países desenvolvidos e por esses países mesmos. Essas situações de avanço tecnológico contínuo e modernização de equipamentos e produtos podem contribuir para que as pessoas desvalorizem o que não é moderno, inclusive, as sociedades que têm uma grande riqueza cultural, nas quais a criatividade humana está presente de forma marcante, como nas diversas sociedades indígenas que habitam o Brasil.

Telefone AVIÃO

Terceira fase da revolução Industrial Logo após a Segunda Grande Guerra, a economia internacional começou a passar por profundas transformações. Elas caracterizam a Terceira Revolução Industrial, diferenciando-a das duas anteriores, uma vez que engloba mudanças que vão muito além das transformações industriais. Essa nova fase apresenta processos tecnológicos decorrentes de uma integração física entre ciência e produção, também chamada de revolução tecnocientífica.

Industria de Automóveis Era digital

Movimento Operário Surgem dos conflitos entre operários, revoltados com as péssims condições de trabalho, e empresários. As primeiras manifestações são de depredação de máquinas e instalações fabris. Com o tempo surgem organizações de trabalhadores da mesma área. 

Era das Invenções  Nos séculos XVIII e XIX a tecnologia vai adquirindo seu caráter moderno de ciência aplicada. As descobertas e invenções encontram rapidamente aplicação prática na indústria ou no desenvolvimento da ciência. Os próprios cientistas, muitos ainda autodidatas, transformam-se em inventores, como Michael Faraday, Lord Kelvin e Benjamin Franklin.   

Curiosidade  Primeiro de maio - É a data escolhida na maioria dos países industrializados para comemorar o Dia do Trabalho e celebrar a figura do trabalhador. A data tem origem em uma manifestação operária por melhores condições de trabalho iniciada no dia 1º de maio de 1886, em Chicago, nos EUA. No dia 4, vários trabalhadores são mortos em conflitos com as forças policiais. Em conseqüência, a polícia prende oito anarquistas e os acusa pelos distúrbios. 

Quatro deles são enforcados, um suicida-se e três, posteriormente, são perdoados. Por essa razão, desde 1894, o Dia do Trabalho, nos Estados Unidos, é comemorado na primeira segunda-feira de setembro.

Consequência do Processo de Industrialização As principais são a divisão do trabalho, a produção em série e a urbanização. Para maximizar o desempenho dos operários as fábricas subdividem a produção em várias operações e cada trabalhador executa uma única parte, sempre da mesma maneira (linha de montagem). Enquanto na manufatura o trabalhador produzia uma unidade completa e conhecia assim todo o processo, agora passa a fazer apenas parte dela, limitando seu domínio técnico sobre o próprio trabalho. 

Ana Eliza nº 01 Guilherme nº 09 Ana Carolina nº 21 Adriano nº 23 Alunos: Ana Eliza nº 01 Guilherme nº 09 Ana Carolina nº 21 Adriano nº 23 Camila nº24 Calebe nº25