Corredores Ecológicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CARACTERIZAÇÃO E PLANEJAMENTO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Advertisements

1º Seminário Catarinense sobre a Biodiversidade Vegetal
Extinção e Recolonização Da ilha ao Continente De Ilha a Ilha
UM PATRIMÔNIO À PRESERVAR
RESTAURAÇÃO AMBIENTAL
Ecossistema: histórico
Finalidade das UCs Unidades de Conservação da Natureza são espaços onde as atividades humanas são restritas e manejadas para garantir a conservação da.
A Biodiversidade Escola Ensino Básico 2 e 3 Professor Amaro Arantes
Futuro da Humanidade vs Alterações climáticas
Ecologia.
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
AMEAÇAS À DIVERSIDADE BIOLÓGICA
Sucessão Ecológica Processo gradativo de colonização de um habitat, no qual a composição das comunidades - e do próprio ambiente – se altera ao longo do.
Renaturalização de cursos d’água
Reserva de Biosfera Universidade Federal de Campina Grande
Ecologia Níveis de organização: Conceitos Ecológicos:
Sucessão Ecológica Prof. Regis Romero.
PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
Gestão Ambiental Aplicada
Professor Guilherme Orlandi Goulart
FÓRUM MUNDIAL DE SUSTANTABILIDADE
1Santana, M.R.O.; 2Costa Neto, S.V.; 3Santana. L.O.
Universidade Federal do Amapá - UNIFAP Ciências Ambientais - CCAMB
- População: cerca de 5 milhões de famílias / 25 milhões de pessoas;
RECURSOS GENÉTICOS VEGETAIS
Profa. Maria Paula 3ª Série EM 2011 INTERAÇÕES DA VIDA.
As políticas florestais para o desenvolvimento sustentável devem reflectir um conhecimento aprofundado das consequências das alterações climáticas Medidas.
Reserva da Biosfera da Ilha do Corvo Proposta de candidatura
Projeto: Articulação entre o Turismo no Parque Estadual do Ibitipoca e seu Entorno Trabalho Disciplina IF 128.
Manejo de Recursos Naturais
Serviços aos ecossistemas, com ênfase nos polinizadores e polinização As abelhas, os serviços ecossistêmicos e o Código Florestal Brasileiro Vera Lucia.
RESÍDUOS.
SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
Ecologia de Populações e Comunidades
BIOGEOGRAFIA.
Gestão Territorial de Áreas Protegidas II Seminário Mosaico de Áreas Protegidas Manaus, 26 a 28 de Novembro 2008.
INTERAÇÕES DA VIDA Profa. Maria Paula
DINÂMICA POPULACIONAL
Problema 01 Ecologia da Restauração e Biomonitoramento Grupo 02 Professores: Eduardo Mendes Eduardo Mariano Neto Jeamylle Nilin.
Perda da biodiversidade no Brasil e no mundo:
2011 – Ano Internacional das Florestas. Se 2010 foi o ano da Biodiversidade, 2011 entra para a história como Ano Internacional das Florestas, segundo.
PROF.: MÔNICA PERNAMBUCO COSTA
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Conservação e Preservação
IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
Grupo 1 Empreendimento Imobiliário Definições consideradas “Causa, mecanismo ou restrição que explica um padrão (arranjo de entidades ou eventos no tempo.
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
Problema 6.
Unidades de Conservação de Santa Catarina
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
Problema 6 Estratégias para resolução do problema da perda na produção de maçãs por falta de polinização adequada.
IF 128 – Pratica II Geovana Pereira Guimarães
Conservação e gestão dos recursos naturais
Desmatamento Prof. Regis Romero.
Trabalho de Geografia Biomas Brasil
Embrapa Monitoramento por Satélite / Indiana University-ACT
Destruicão e perda de habitats naturais
Aula 5. Diversidade e Agrobiodiveridade
Situação de aprendizagem 1
Maria Aparecida Salles Franco
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
Diversidade Biológica
Escola de Agricultura Luiz de Queiroz LGN 478 Genética e Questões Socioambientais Gabrielle Ferrari
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NAS DEFINIÇÕES DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E DAS RESERVAS LEGAIS COM O ADVENTO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL"
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. PARQUE ECOLÓGICO Um parque ecológico congrega uma série de atividades, com objetivos específicos, de uma.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
Padrões de paisagem espaço-temporais nas microrregiões de Ribeirão Preto e São Carlos: Investigando a história natural da hantavirose a partir da análise.
Biogeografia e conservação. CE=crisis ecorregions; BH= hotspots; EBA= endemic bird areas; CPD= centers of plant diversity; MC=megadiverse countries; G200=
Transcrição da apresentação:

Corredores Ecológicos Uma ligação necessária!

O que são Corredores Ecológicos? Conceito LEI No 9.985, DE 18 DE JULHO DE 2000  Artigo 2, Item XIX São porções de ecossistemas naturais ou seminaturais, ligando unidades de conservação, que possibilitam entre elas o fluxo de genes e o movimento da biota, facilitando a dispersão de espécies e a recolonização de áreas degradadas, bem como a manutenção de populações que demandam para sua sobrevivência áreas com extensão maior do que aquela das unidades individuais.

Corredores na Mata Atlântica

Um problema histórico Mata atlântica Inúmeros fragmentos A Mata Atlântica está hoje reduzida a 12-16% de sua extensão original, sendo que somente 7% estão em melhor estado de conservação. Desde as primeiras etapas da colonização do Brasil, a Mata Atlântica tem passado por uma série de surtos de conversão de florestas naturais para outros usos, cujo resultado final observa-se nas paisagens hoje fortemente dominadas pelo homem. A dinâmica da destruição foi mais acentuada durante as últimas três décadas, resultando em alterações severas paras os ecossistemas que compõem o Bioma, especialmente pela alta fragmentação do habitat e perda de sua biodiversidade. De um modo geral a paisagem em todas as regiões está reduzida a arquipélagos de pequenos fragmentos florestais. Fragmentos menores de 250 hectares representam mais de 97% da cobertura florestal no bioma, o que demonstra o grau de perturbação dessa floresta. 

Fragmentos, um problema Separação Não! Atualmente grande parte dos biomas se encontra fragmentada. As espécies não tem mais área suficiente para suas relações ecológicas. A pressão das bordas interfere no ecossistema. A diversidade fica restrita a uma área pequena sem muitas variações genéticas.

Corredores ecológicos x Fragmentos Uma realidade Corredores ecológicos x Fragmentos A Usina Serra Grande, em Alagoas, exibe a paisagem típica da Zona da Mata nordestina, na qual as áreas remanescentes de floresta atlântica apresentam-se como fragmentos (ou ‘ilhas’ de floresta) imersos em uma matriz de cana-de-açúcar, formando os ‘arquipélagos florestais’ (foto: Adriano Gambarini)

Vantagens Corredores Ecológicos uma possível solução Regulação do microclima; Preservação dos recursos hídricos da região, Prevenção de desastres naturais.  Aumento da taxa de imigração, que pode levar a um aumento ou manutenção da riqueza de espécies e diversidade; Aumento no tamanho das populações e espécies diminuindo a probabilidade de extinções locais e prevenindo a depressão endogâmica, o que garante a manutenção da variabilidade genética nas espécies; Aumento da área de forrageamento das espécies, fornecendo uma gama extensiva de recursos; Aumento da área de cobertura para manter a relação predador-presa estável, permitindo o movimento por vários fragmentos; Proporcionamento de uma mistura de habitats que permite uma melhor organização successional nas diversas fases da vida de várias espécies; Proporcionamento de refúgios alternativos durante grandes perturbações e/ou catástrofes, como fogo ou pragas; Diminuição da poluição provinda dos grandes centros urbanos.

Maria Cecília - Coordenadora do Programa Mata Atlântica do WWF-Br Corredor ecológico na região do Pontal do Paranapanema (SP) “Para criar um corredor que ligue sua propriedade à do vizinho, uma área de dois mil hectares por exemplo, não é preciso acionar um ministro. Mas os secretários de Meio Ambiente e Agricultura do estado podem querer investir” Maria Cecília - Coordenadora do Programa Mata Atlântica do WWF-Br

Desvantagens necessárias Desvantagens existem, porém são poucas. Desvantagens necessárias Aumento da taxa de imigração pode facilitar a expansão de epidemias, pestes de insetos e espécies exóticas, ervas daninhas, espécies invasoras, entre outras que sejam indesejáveis; Diminuir o nível de variação genética entre as populações e subpopulações ou romper adaptações locais; Facilitar a expansão de fogo e de outras perturbações bióticas e abióticas como catástrofes ou doenças; Aumentar a exposição da vida selvagem a caçadores e/ou outros predadores.

Iniciativas pró Corredores Ecológicos

Conclusão Ligar Já! Os corredores ecológicos são uma estratégia útil e que deve ser incentivada É necessária a participação da população em conjunto com organizações Em um ambiente tão degradado unir esses fragmentos pode ser uma esperança para garantir a sobrevivência das espécies. Corredores ecológicos também trazem inúmeras vantagens para a população, não apenas local, pois pode contribuir para uma melhora nos recursos hidricos

Bons estudos! Referências http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/acoes-e-iniciativas/gestao-territorial-para-a-conservacao/corredores-ecologicos Acessado em: 09/06/14 http://www.observatorium.ig.ufu.br/pdfs/3edicao/n7/8.pdf http://redeglobo.globo.com/globoecologia/noticia/2011/07/projeto-corredor-ecologico-surgiu-por-negligencia-com-biodiversidade.html

Vamos Ligar! Atividade Proposta Descreva com as suas palavras a importância dos corredores ecológicos. Você conhece alguma ONG envolvida na criação dos corredores ecológicos? Qual a importância da consciêntização da população sobre corredores ecológicos?