TIPOS DE CADEIAS As propriedades físicas dos polímeros são uma função da sua estrutura molecular. Esta estrutura depende, por sua vez, da composição química.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Materiais poliméricos - Noções
Advertisements

Ligações Químicas Arranjos Atômicos.
Polímeros Ricardo Bentini.
QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS.
P MEROS L.
Forças Intermoleculares
Introdução à Ciência de Materiais
HISTÓRIA DOS PLÁSTICOS
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS
INTERAÇÕES INTERMOLECULARES
Características dos Compostos
ALGUMAS BORRACHAS IMPORTANTES
Físico-Química de Polímeros
Físico-Química de Polímeros Prof. Sérgio Henrique Pezzin
DEGRADAÇÃO E ESTABILIZAÇÃO DE POLÍMEROS
DEGRADAÇÃO TÉRMICA E PROCESSOS DE OXIDAÇÃO
Eletroforese de Proteínas em Gel de Poliacrilamida
POLARIDADE E LIGAÇÕES INTERMOLECULARES
POLÍMEROS CONCEITO Macromoléculas constituídas de unidades repetitivas, ligadas através de ligações covalentes; Moléculas são eletricamente neutras com.
Química Orgânica 2013 – prof Marcelove
Introdução Os polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular, resultantes de reações químicas de polimerização. Trata-se de macromoléculas.
Aula de Química Intensivo 31/10/2012.
Os átomos para adquirirem estabilidade, além de ganhar ou perder electrões, também podem partilhar electrões. Existem três tipos de ligações químicas:
Fórmulas Químicas Prof.: Renê Machado.
QUÍMICA ORGÂNICA CADEIAS CARBÔNICAS
ligados quimicamente entre si.
Ligações Químicas e Geometria Molecular
Engenharia de Materiais Introducao
POLÍMEROS CONCEITO Macromoléculas constituídas de unidades repetitivas, ligadas através de ligações covalentes. Moléculas são eletricamente neutras com.
A Base Molecular da Vida Prof(a): Alexsandra Ribeiro
CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS
2. Polímeros Polímeros naturais.
POLÍMEROS EM SOLUÇÃO 1- TIPOS DE POLÍMEROS LINEAR RAMIFICADO
Polímeros.
Universidade Federal do Espírito Santo
Níveis de estruturas proteicas
Os polímeros são macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monômeros).O número de unidades estruturais repetidas numa macromolécula.
Professor: Wanderson A7
POLÍMEROS EM SOLUÇÃO Polímeros em solução representa um sistema conveniente de estudo das propriedades macromolecular; Produção e controle da qualidade;
Poli = muitas; meros = parte
polímeros não bioquímicos
Ligações Químicas. Professora Magna.
PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
Ensaios Mecânicos de Polímeros
GEOMETRIA E POLARIDADE DAS MOLÉCULAS
Polímeros Até agora, estudamos apenas moléculas orgânicas relativamente pequenas, tanto no tamanho quanto na massa molar. Alguns tipos dessas pequenas.
2.2 Propriedades dos polímeros
POLÍMEROS.
Massas Moleculares Médias
Aula sobre compósitos – aula 1: introdução
ÁCIDOS NUCLÊICOS.
Aula 04 – Ciências dos Materiais
MATERIAIS POLIMÉRICOS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO.
Consolidação de Magmas
Disciplina : Ciência dos Materiais LOM 3013 – 2015M1
LOM3058 Prof. Fábio Herbst Florenzano
Materiais Poliméricos
CLASSIFICAÇÃO DE CADEIAS CARBÔNICAS
Universidade Paulista – UNIP Curso de Engenharia
2º ANO LIGAÇÕES QUÍMICAS
INTRODUÇÃO AOS POLÍMEROS
9.3 Tipos de substâncias. 9.3 Tipos de substâncias.
PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
Polímeros Priscila Sousa.
Disciplina: MAF – 2130 Química aplicada às engenharias
RESSONÂNCIA  RESSONÂNCIA EM QUÍMICA É USADA (PREDOMINANTEMENTE EM QUÍMICA ORGÂNICA) PARA APRESENTAR CERTOS TIPOS DE ESTRUTURAS MOLECULARES  A RESSONÂNCIA.
DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITOS COM MATRIZ PEBD E PEAD COM ADIÇÃO DE REJEITO DE BORRACHA SBR Química Orgânica. Cristiano Silva de Souza 1 (IC), Maria Ana.
Sociedade Brasileira de Química Condições de uso: Leia com atenção 1.Este material pode ser utilizado apenas para fins educacionais. O uso para fins comerciais.
POLÍMEROS.
Transcrição da apresentação:

TIPOS DE CADEIAS As propriedades físicas dos polímeros são uma função da sua estrutura molecular. Esta estrutura depende, por sua vez, da composição química e da sua arquitetura molecular.

TIPOS DE CADEIAS POLIMÉRICAS (a) Cadeia sem ramificações ou linear, (b) Cadeia com ramificações, (c) Cadeia com ligações cruzadas ou reticuladas.

CADEIA POLIMÉRICA É CONSTITUÍDA APENAS DE UMA CADEIA PRINCIPAL Cadeias lineares CADEIA POLIMÉRICA É CONSTITUÍDA APENAS DE UMA CADEIA PRINCIPAL Ex: PEAD, PP,PVC,PS,etc...

Cadeias ramificadas Ex: PEBD, ABS. DA CADEIA PRINCIPAL PARTEM PROLONGAMENTOS (QUE PODEM SER LONGOS QUANTO CURTOS). Ex: PEBD, ABS.

Cadeias com ligações cruzadas (em rede) AS CADEIAS POLIMÉRICAS ESTÃO LIGADAS ENTRE SI, ATRAVÉS DE SEGMENTOS DE CADEIAS LIGADOS POR FORÇAS PRIMÁRIAS FORTES. Ex: Fenolformaldeído

As características físicas e as propriedades mecânicas dos polímeros são diretamente influenciadas pelo tipo de cadeia que apresenta o material polimérico. Ilustração esquemática da estrutura de PEBD(a) e PEAD(b).

COPOLÍMERO Ex.: SAN, NBR, SBR, EVA Copolímero é um polímero que apresenta mais de um mero diferente na cadeia polimérica. Ex.: SAN, NBR, SBR, EVA

Em função do modo de distribuição dos diferentes meros dentro da cadeia polimérica, pode-se dividir os copolímeros nos seguintes tipo: ALEATÓRIO ALTERNADO EM BLOCO GRAFTIZADO B A

COPOLÍMERO ALEATÓRIO – A – A – B – A – B – B – B – A – A - As unidades de mero diferentes estão dispersas aleatoriamente ao longo da cadeia – A – A – B – A – B – B – B – A – A -

Estireno acrilonitrica- SAN Copolímero aleatório

As unidades mero alternam as suas posições na cadeia COPOLÍMERO ALTERNADO As unidades mero alternam as suas posições na cadeia – A – B – A – B – A – B – A – B – A –

– A – A – A– A – A – A – A – B – B – B – B – B – B – B – EM BLOCO Há a formação de grandes seqüências (blocos) de um dado mero se alternando com outras grandes seqüências do outro mero – A – A – A– A – A – A – A – B – B – B – B – B – B – B –

SBS Copolímero em bloco

GRAFTIZADO OU ENXERTADO Sobre a cadeia de um homopolímero liga-se covalentemente outra cadeia polimérica.

HIPS- POLIBUTADIENO COM ESTIRENO COPOLIMERO GRAFTIZADO