SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO PICA – PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE NO AMBIENTE DE TRABALHO AUTORES: Adão Vieira Gonçalves Adhemar Augusto Craveiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE
Advertisements

Projeto: Coleta seletiva do lixo
Aula BPF.
INTEGRAÇÃO ASA/ACE E ACS NA VIGILÂNCIA À SAÚDE –
Núcleos de Prevenção de Violências e
Saúde e Prevenção nas Escolas
Bruna Lima e Maryanne Morais
EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória Wesley e Jadiel 6ª A 6ª A.
SERVIÇOS E PROGRAMAS NA ÁREA DE SEGURANÇA NO TRABALHO
2 Dengue Conhecer para prevenir
Serviço de Segurança Especializado em Medicina do Trabalho
Gestão de Risco de Desastres no SUS Guilherme Franco Netto
GT Ampliado Dengue/SESAB
CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTE.
DEPARTAMENTO DE SAÚDE DO SERVIDOR ASSESSORIA JURÍDICA - DESS
DEPARTAMENTO DE SAÚDE DO SERVIDOR ASSESSORIA JURÍDICA - DESS
Núcleo Municipal de Mobilização Social:
Adilson Barbosa de Souza
LEVANTAMENTO DE RISCOS ERGONÔMICOS: O INÍCIO DE
Seminário Nacional de Segurança e Saúde no Setor Elétrico Brasileiro
Companhia Energética do Rio Grande do Norte COSERN
Responsabilidades.
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
O que é a Dengue? É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade Variável, causada por um vírus e transmitida principalmente pe- lo mosquito.
A MELHOR PREVENÇÃO É A INFORMAÇÃO
Drº. SERGIAN VIANNA CARDOZO
ERGONOMIA APLICADA, SUCESSO ALCANÇADO NAS MANUTENÇÕES DA UHE JUPIÁ
Programa de Controle da Dengue
SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Secretaria Municipal de Saúde
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
CONSCIENTIZAÇÃO DE SEGURANÇA = GRANDES RESULTADOS
CTR Nova Iguaçu.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
EE Edwards Corrêa e Souza Três Lagoas - MS
PROFESSOR: SANDRO RIBEIRO FERNANDES
SIMA – SEMANA INTERNA DE MEIO AMBIENTE NA CESP CESP – COMPANHIA ENERGÉTICA DE SÃO PAULO USINA HIDRELÉTRICA ENGENHEIRO SOUZA DIAS (JUPIÁ) AUTORES: Alessandro.
De 29 a 31 de Outubro de 2008 Faculdade de Ciencias Agronomicas – FCA – UNESP – Campus de Botucatu/SP INTRODUÇÃO O aumento populacional, assim como o desenvolvimento.
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 4 Prof.º Marivaldo Oliveira
Programa EESC Sustentável USP Recicla
Programas de Segurança e Saúde do Trabalho CAP – X (PAG 428 PLT)
Dengue.
A política de incentivo às Casas de Apoio para Adultos vivendo com HIV/aids como modalidade da linha de cuidados em HIV/Aids Programa Estadual de DST/Aids.
Prefeitura de Caratinga Secretaria de Defesa Social
3. Emprego. Taxa de crescimento do emprego formal nas microrregiões Jales e Andradina (SP), Paranaíba (MS), Frutal (MG), ( ) Fonte: Dados do IPEA.
Secretaria Municipal de Saúde de Paula Cândido PAULA CÂNDIDO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER CÉRVICOUTERINO Márcia Helena de oliveira Enfª. ESF.
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
SISTEMA DE GESTÃO DO TRABALHO SEGURO (SGTS)
SITUAÇÃO ENTOMOLÓGICA E MONITORAMENTO DO VETOR EM PORTO ALEGRE
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
Ginástica laboral é uma modalidade de atividade física destinada aos trabalhadores para que seja praticada no próprio local de trabalho com o objetivo.
Mapeamento de Processos
Vigilância Epidemiológica
NR – 32 A Norma do trabalhador da Saúde
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
Pesquisando o território: a dengue em Ilhéus
COSEMS Mato Grosso do Sul 19 de Março de AVALIAÇÃO DO COAP 2013.
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
Qual a doutrina do SUS.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Secretaria Estadual de Saúde de Tocantins
PESQUISA AÇÃO, EDUCAÇÃO BÁSICA E DENGUE: ESTUDO DE CASO EM JAGUARIBE - CE FRANCISCO RONALDO NUNES MARIA APARECIDA LIMA DE ASSIS MARIA ZULEIDE AMORIM MUNIZ.
Medida Provisória nº /03/2016 Amanda Borges.
MAPA DE RISCO NR -5 Ismael Pereira Pires Engenheiro Químico
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E DOS AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS Raio X da situação da epidemia do mosquito Aedes Aegypte nos.
Por Joára Mágna Alves Ferreira Entenda mais sobre o Zika Vírus.
F Ó RUM “ ACIDENTES DO TRABALHO: AN Á LISE, PREVEN Ç ÃO E ASPECTOS ASSOCIADOS ” EDUCA Ç ÃO CONTINUADA PARA A AN Á LISE E PREVEN Ç ÃO DE ACIDENTES Autores:
Transcrição da apresentação:

SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO PICA – PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE NO AMBIENTE DE TRABALHO AUTORES: Adão Vieira Gonçalves Adhemar Augusto Craveiro Neide Aparecida Leão Guesso Sandra Inêz Moura Aranha Pires Sarah Guzmán Candido de Souza

CESP – COMPANHIA ENERGÉTICA DE SÃO PAULO SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO PICA – PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE NO AMBIENTE DE TRABALHO CESP – COMPANHIA ENERGÉTICA DE SÃO PAULO USINA HIDRELÉTRICA ENGENHEIRO SOUZA DIAS (JUPIÁ) Total de empregados: CESP: 273 Contratados: 500

SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO PICA – PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE NO AMBIENTE DE TRABALHO OBJETIVO: PREVENIR E CONTROLAR OS POSSÍVEIS FOCOS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTY NAS DEPENDÊNCIAS DA USINA JUPIÁ, PARTICIPANDO DAS AÇÕES DE CONTROLE DA DENGUE NO ESTADO DE SÃO PAULO. 3

SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO PICA – PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE NO AMBIENTE DE TRABALHO 4

SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO PICA – PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE NO AMBIENTE DE TRABALHO INTRODUÇÃO: A situação da dengue no Estado de São Paulo vinha se agravando a cada ano, com registro em 2007 de 77.633 casos em 358 municípios paulistas. A Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo elaborou o Projeto de Controle da Dengue em Repartições Públicas . A CESP não ficou parada e criou a Comissão de Controle e Prevenção a Dengue na usina JUPIÁ. O projeto da coleta seletiva que já estava em andamento veio a contribuir ainda mais com as ações de melhoria. A conscientização e treinamentos dos empregados foram fatores determinantes para o sucesso do Projeto.

Vistoria e Mapeamento das áreas internas e descentralizadas; SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO PICA – PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE NO AMBIENTE DE TRABALHO AÇÕES DESENVOLVIDAS: Vistoria e Mapeamento das áreas internas e descentralizadas; Tratamento dos focos; Elaboração de Relatórios; Implantação da Coleta Seletiva / ECOTIME; Conscientização e treinamento; Teatro: Um jeito engraçado de combater a Dengue. 6

SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO PICA – PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE NO AMBIENTE DE TRABALHO 7

REDUÇÃO DOS CASOS DE DENGUE; SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO PICA – PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE NO AMBIENTE DE TRABALHO RESULTADOS OBTIDOS: REDUÇÃO DOS CASOS DE DENGUE; COMPROMETIMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO DOS COLABORADORES; MANUTENÇÃO DAS CONQUISTAS. 8

Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo; SEESMT e CIPA; ECOTIME; SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO PICA – PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE NO AMBIENTE DE TRABALHO PARCERIAS : Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo; SEESMT e CIPA; ECOTIME; SUCEM (Andradina - SP); Núcleo de Educação e Saúde (Três Lagoas - MS); Colaboradores das diversas áreas da Usina JUPIÁ. 9

SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO PICA – PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE NO AMBIENTE DE TRABALHO CONSIDERAÇÕES FINAIS: A Dengue é uma doença infecciosa e pode matar. As condições do meio ambiente favorecem seu desenvolvimento e proliferação. As parcerias foram fundamentais para o sucesso das ações implantadas no Projeto de Prevenção e Controle da Dengue no ambiente de trabalho. COMBATER A DENGUE É DEVER DE TODOS. 10